Deus Conserve a sua Vida

Cerca de 404292 frases e pensamentos: Deus Conserve a sua Vida

A velhice apenas priva os homens inteligentes das qualidades inúteis à sua sabedoria.

Para suportar a sua própria história, cada um acrescenta-lhe um pouco de lenda.

A vitória de uma facção política é ordinariamente o princípio da sua decadência pelos abusos que a acompanham.

Aquele pensa que sabe muito, mas não sabe de nada, e a sua ignorância é tanta que nem sequer está em condições de saber aquilo que lhe falta.

Que verdades conhecia o morto?
Quem estrangulou
sua palavra?

O dever dos juízes é fazer justiça; a sua profissão, a de deferi-la. Alguns conhecem o próprio dever e exercem a profissão.

Não há quem apresse mais os outros do que os preguiçosos depois de haverem satisfeito a sua preguiça, a fim de parecerem diligentes.

Com a sua intuição a juventude sabe que o mundo está cheio de forças; mas não chega a entender qual o papel que a fraqueza, nas suas diversas formas, desempenha no mundo.

Ninguém aqui morre só a sua morte; / é um pouco de nós todos que se vai / e naquele que nasce há um pouco de todos nós / que se torna outro.

O estilo não é a roupa, mas a pele de um romance. Faz parte da sua anatomia como as entranhas.

Grandeza, entidade variável mas que, apesar da sua variação, continua sempre a ser a mesma.

Tome cuidado com seus hábitos. Quanto melhores eles forem, mais seguramente eles serão sua ruína.

o lutador, na velhice,
conta à sua mulher o combate
que não devia ter perdido

Yosa Buson
O livro dos haikais. São Paulo: Massao Ohno, 1980.

Amar alguém de idade é embrenharmo-nos profundamente na sua companhia, num caminho de que teremos de regressar sozinhos, no escuro.

É próprio de um herético, quer dizer, daquele que tem uma opinião particular, aferrar-se às suas próprias ideias.

jardim sem flor
entre as páginas do livro
a rosa e sua cor

Somente os ricos elaboram as leis, somente eles distribuem os impostos, carregados na sua maior parte pelos pobres.

Só se pode julgar um escritor depois de terem morrido todos os críticos da sua época.

Quase toda a seita do cristianismo representa uma perversão da sua essência, com a finalidade de adaptá-lo aos preconceitos do mundo.

O que é persuasivo é o caráter de quem fala e não a sua linguagem.