Despedida do meu Pai que Ja Morreu
A beleza física com o passar dos tempos vai perdendo o brilho
Já a beleza da alma, mesmo com o passar dos anos, podemos evoluir e melhorar. Existem muitos olhinhos enrugados, que se você olhar no "fundo do seu espelho", verás a beleza de um ser que vive e paz, com amor e gratidão pela vida.
Permita se evoluir, na beleza da sua criação.
Paz no coração
Olhando a lua lá em cima
vejo como ela é tão linda
e sempre vai me lembrar você.
Já cheguei a comentar com meus amigos
o quanto você mexe comigo,
quando eu vejo a lua crescer.
Ficou marcado na minha história
e sempre na minha memória
digo que:
A Lua está linda igual a você.
A vida é um sopro.
Quando menos se espera, a passagem por aqui acaba. Já era. Por isso, tente não brigar com as pessoas, seja mais tolerante, viva, cante e curta mais. Queira beber, gritar, correr e beijar muito. O fim da vida não traz arrependimento; apenas será você e sua consciência. Por isso, nunca se apegue a bens materiais e status. Tente desapegar da arrogância, abrace a humildade e busque, todos os dias, a felicidade nos momentos mais simples. A vida é muito breve para que você queira sempre ter razão; por isso, tente diminuir essa ideia a cada dia, policiando-se para não discordar de todos e passar o tempo discutindo, apontando e julgando. Agora, enchi uma taça com vinho, brinde à vida e decida manter apenas boas relações. Queira ser uma pessoa que seja lembrada com gratidão e saudade. Goste de pessoas que gostam de pessoas, faça a vida valer a pena e, ao seu lado, só estarão pessoas que valham; afinal, a vida tem começo, meio e fim. Você já parou para pensar em qual estágio da sua passagem por aqui você está e o que vai deixar? Pense nisso... e viva!
Você já viveu
Cresce em mim um sentimento de raiva e tristeza devido aos meus fracassos, como se uma navalha cortasse a minha garganta e a sufocasse para que eu não pudesse expressar como estou. Sinto-me preso numa gaiola abandonada em algum lugar longe, indesejado e deixado a perecer. Eu nunca troquei comida por sementes de pássaros, mas parece que eles pretendiam que sim. Eu não trocaria a minha fala ou a minha liberdade, mas era o que eles queriam fazer.
Nunca conseguirei ser quem sou com eles, nunca poderei abrir as minhas asas ou ser quem sou.
Aparentemente, a experiência vivida no passado não foi suficiente para eles. Eles também desejam viver a minha e posicionar-se semelhantes.
A mentira é a forma de esconder as suas tramas.
Meus pensamentos é colorido, ja pensei em várias coisas boa e ruim, já pensei em sumir, tentar viver minha vida ser outra pessoa, sumir viajar pelo mundo preencher o vazio do espaço e colorir esse mundo, eu tento ser feliz ao poucos sempre querendo viver sem medo de errar, com vontade de acertar, eu não sou o culpado si eu errar porquê tô aprendendo com o mundo.
É vazio e frio sem você... Você já não mora mais aqui.
Fui eu quem te tirei daqui.
Sou grata por isso, porque, apesar de você esquentar meu coração; você o super aqueceu.
Você fez com que se tornasse o inferno.
Fez com que minha mente se corroesse por completo.
Meu coração engoliu pedaços de si, para preencher o estrago que fizeste.
Eu fui engolida por uma onda e me afoguei, para não lidar com você.
Não lidar com meus e seus sentimentos.
Não lidar com nossos ‘eus’.
Não lidar com nossos corpos.
Não lidar com minha angústia e confusão, que cresce a cada dia. Que aumenta como uma onda.
Tão rasa, mas em segundos se transforma em um tsunami.
Eu me permiti afogar na onda, apesar de rasa.
Quando pude fechar os olhos e parar de tentar sobreviver;
Eu me senti livre.
Liberta.
Me prendia tanto a você e os sentimentos que isso me causava que nunca me permiti sentir.
Eu me livrei do peso do desespero que sua presença causa.
Me afogar foi melhor do que lidar contigo.
Me afogar me deu paz.
Me afogar me fez finalmente viver.
Me afogar foi melhor.
Sensação de grandeza
Ja tivestes a sensação de que o mundo inteiro está contra ti? Quando no paradoxo perfeito de que se Deus é onipotente porque existe um mal? Ou sendo mais complexo dizendo que para ir a qualquer lugar você deve andar primeiro até metade do caminho e depois andar mais metade desse percurso e assim por diante, ate o infinito e então descobrir que o movimento não existe!
E esse exemplo segue para a vida, basta um piscar de olhos e uma mae, com toda a sua maestria e superioridade de ser em relação ao homem, gera uma vida!
No mesmo piscar de olhos, essa ou qualquer outra vida pode não existir, então o que é que define vida?
Como chegamos ao ponto de fazer foguetes andar de re e não sabemos explicar como surgimos, porque partimos, para onde vamos, o que nos espera e se existir algo, quem seremos? Voltaremos?
Se sodoma e gomorra foram destruídos, como é possível tanta gente se aniquilando vestindo bandeiras com sensação absurda de grandeza!
Sera que nos mesmo somos o paradoxo perfeito?
Já pensou que incrível
seria se as pessoas
defendessem seus
trabalhos assim como
defendem alguns
políticos?
TODAS AS FORMAS DA ESCRAVIDÃO
.
.
Desde que somos país, já estava aqui este povo,
contraparte de sua carne, de sua alma e seus valores.
O último deles aqui chegou – proibido, em contrabando.
As correntes – do mar e ferro – trouxeram-no quase ao fim
da forma antiga da escravidão.
.
Talvez fosse mulher, talvez homem...
Vou supor seu retrato: porém, jamais revelado;
vou pensar o seu corpo: ferido-acorrentado.
Para nome, darei Maria,
para não dizer que é João.
.
Vocês queriam canções: doce-brancas como açúcar...
Mas, do oceano que lambe as praias, eu só quero falar destas gentes:
dos males que lhes fizeram, do pouco que lhes demos, do tanto
que lhes devemos
(vou me ater, no entanto, a Maria – aos seus filhos e pentanetos
Vou lhes seguir cada passo, geração a geração).
.
Deste povo, “Todas e Todos”,
todos nós temos um pouco.
Levante a primeira gota quem souber ou achar que não,
e depois disso se cale, ou se vá para a Grande Casa,
se não se sentir como irmão.
.
Primeiro nasceu Pedro, já depois da Abolição.
Filho enfim liberto de Maria, quase ficou famoso
por ser primo do já célebre Operário em Construção.
Mas não encontrou trabalho,
e, por isso, roubou um pão.
.
Foi linchado em via pública
por gente de bom coração,
e isso na mesma época, em que num país mais ao norte
– entoando canções patriotas – matava-se à contramão.
.
Pedro, coitado, nascera
na Era dos Linchamentos.
Já longe, entregue ao rio dos tempos,
ia-se a Era Primeira – a da velha Escravidão.
Ao norte, matava-se à farta – aqui, por um pouco de pão.
.
Mas então nasceu Jorge – de uma nova geração.
Chamaram-lhe para uma guerra, para defender o país
dos tais fascistas que nos queriam impor outra escravidão.
Como neto tão direto de Maria, não lhe deram qualquer patente,
mas lhe atribuíram missão: deveria buscar minas (quando fosse a folga
de ser bucha de canhão).
.
Em um passo em falso, pisou na morte!
Não teve sequer a sorte – o bravo soldado forte –
de merecer uma Missa Breve, ou de ganhar um monumento
(“É um pracinha desconhecido, de fato, mas não é da cor que queremos;
o mármore que temos é branco, passemos a honra ao próximo:
eis aqui a solução”).
.
Iam-se os tempos da Escravidão,
fora-se a Era dos Linchamentos,
acabara (de acabar) a Idade da Desrazão.
Abria-se novo momento: A Era-Segregação!
.
Datam de então as Favelas
tão próprias para todos; mas especialmente talhadas
para os bisnetos de Maria.
E ali, no calor de um dia,
nascia o nosso João:
finalmente um João!
.
Pouco sabemos dele
por falta de documentos.
Dizem que morreu das meninges
no mais duro chumbo dos anos tristes,
na época em que a doença – proibida nos jornais –
aceitava a segregação.
.
Só sabemos que foi pai
do Trineto herdeiro de Maria.
Este, por falta de qualquer emprego,
e por vergonha de pedir esmola,
tornou-se um bom ladrão.
.
Roubava dos ricos para dar a pobres,
ainda que nem precisasse tanto:
seu destino já fora traçado,
indiferente à profissão,
nesta Era da Prisão.
.
Também ele deixou filho
– o brilhante e sábio Tetraneto de Maria –.
A vida deste bateu na trave: quase recebeu a cota!
Mas então soube que já chegava
a Era da Assombração.
.
[BARROS, José D'Assunção. publicado na revista Ensaios, 2024].
Já faz 6 meses que começamos a nos falar, você perguntou como eu estava e o que eu estava fazendo, eu disse que eu estava passando por alguns problemas e que eu estava pensando em como resolvê-los. Já faz 1 dia que n vejo seu rosto, eu pensava que eu não iria me importar com alguém depois de tantos desastres, vc é o tipo de pessoa que faz eu parar com tudo aquilo que estou fazendo apenas para conversar com vc, eu não sei fazer nada, e o nada que eu faço são coisas inúteis, então eu vou apenas olhar para o seu rosto, sinto um aperto no peito sempre que vc aparece na minha mente, me pergunto se Deus mandou você para me socorrer. Não queria poder seguir com esses sentimentos, sempre que me apaixono eu desmorono, mas, mas esses sentimentos em relação a vc, não sei é amor, não sei se é paixão, talvez eu esteja confundindo as coisas, mas mesmo assim, esses sentimentos não estão me fazendo desmoronar, me sinto extremamente feliz, seguro, confortável com esses sentimentos, escrevi no meu último texto que quando estou com vc, me sinto num jardim de rosas, só que, os espinhos não me machucam, eles me curam e secam minhas lágrimas, garota eu quero poder estar apenas com você, extremamente confuso e problemático, esse sou eu, meus relacionamentos foram todos falhas, um relacionamento com vc seria um sonho, porém, fico inseguro e um pouco em Pânico, porque sei que vc é pura demais para isso. Vc é boa demais para mim, eu sou ruim demais para te manter por perto, estou muito triste e sozinho, mas ainda assim te quero pra mim. Menina, me sinto ótimo com vc, não sei sobre seus sentimentos, mas espero que vc tbm se sinta bem cmg, ann, eu acho que te amo… No livro da minha vida não existe um final feliz, no livro da minha vida não existe um final feliz. Durma bem linda, vc aparece todos os dias nos meus sonhos, é estranha essa sensação, sempre que olho para você, sinto um "Deja vu", saiba que eu estou sempre torcendo e prezando por vc. Garota eu gosto de você, eu gosto, quero fazer compras com vc, passear com vc, será que vc me colocaria em seus planos? Vc é tão linda, é tão fofa, até um pouco meiga, nunca que eu entenderia o que seu ex namorado te falou e fez. Não sou uma pessoa má, não é como se eu fosse aquele garoto que pensam que sou, as pessoas têm uma imagem ruim de mim, mas oq me importa é a imagem que você vc tem sobre mim, toda hora eu me perco pensando qual a imagem que vc tem de mim, às vezes falo brincando: "que imagem vc tem de mim garota" eu realmente queria poder saber. Não vou deixar a tristeza apagar meu brilho, não preciso que minha mãe me ame para eu ser feliz, só preciso de mim mesmo e daquela que um dia vai me amar… eu prometo pra vc que ficarei bem, você é só o amor da minha vida. Eu não quero te decepcionar, não quero, eu te daria tudo se pudesse. Amar você é como um conto de fadas, mas a vida não é um conto de fadas.
A CARTA
.
.
Me perdi de mim!
Desde então, já não mais me encontro.
Não sei o que quero... não sei o que quis...
Não sei, mesmo na imaginação,
o que um dia fiz.
.
O futuro era promissor:
Eu tinha uma carta de instruções,
com uma frase escrita em letras góticas
pela azul magia dos próprios anjos.
Ela, Ela, Ela – Carta-Chancela
do mais Alto dos Cartórios,
dizia tudo o que eu faria
quando enfim-nascido
– quando,
por fim chegado,
àquilo que me cabia –.
.
Estava no bolso, bem me lembro disto:
a carta no seu envelope – minha tão cara carta!
Dela me lembro com a tal nitidez
das brumas do Paraíso.
.
Mas a carta
escapou voando,
faceira, cruel e cínica.
Zombando da distração fatal,
foi-se ao sempre, longe pela janela
da suave estrada conducente
ao calor do ventre.
.
Já no útero,
levei as mãos aos bolsos;
vi que, tolo, já não tinha bolso.
.
O que a carta – tão vital – traria?
Seria a alegre ordem, para fazer rir?
Um pedido para deixar chorar?
Ou seria um país difícil
para em vão liderar?
Seria talvez uma arte?
Ou quem sabe uma ciência
dessas que se acham em parte?
Seria uma daquelas missões
no coração da África?
Uma criança triste
para alegrar?
.
Já não posso saber,
pois me perdi de mim;
e não mais me encontro
para ler a carta: Ela, Ela, Ela.
.
Sozinho, caminho sempre,
confuso e triste, pelo azar da estrada.
Busco o que não posso, mas não encontro nada.
Se me perguntam o que quero, digo que não sei,
pois perdi a carta, tão imprescindível.
.
Se me apontam uma direção,
por ela sigo com frio entusiasmo,
na esperança de encontrar a mim,
para ler a carta.
.
Ah, felizes de vós
que me ouvem agora!
Felizes daqueles que sequer sabem
que existem cartas escritas pelos anjos.
Felizes de vós, que as perderam,
mas não se lembram disso;
e disso não se verão
cobrados.
.
Felizes, de tu e de ti,
os que não sabem que se perderam!
Felizes todos os que não sabem que nasceram
sem a carta que traziam
ao suave calor
do ventre.
.
.
[BARROS, José D'Assunção. Publicado na revista Juçara, vol.6, nº1, 2022]
O amor devia ser a prioridade,
Mas os cães não param de ladrar.
Com tanta adversidade,
Já pensei em viajar.
E entre uma conversa e outra, alguns beijos e cafuné...
O dia já se foi embora
e a gente nem deu pé.
Existem pessoas que parecem, já viveram muito, mas a aparência desmente. Já outras nunca vão amadurecer.
- Relacionados
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Frases de saudades de quem morreu para manter viva a sua memória
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte
- Mensagem para Amigo que Morreu
- Poemas Despedida
- Mensagens sobre ser pai e mãe
- Feliz aniversário, meu amor: frases para uma surpresa inesquecível