Desespero

Cerca de 2407 frases e pensamentos: Desespero

Após, o decimo sétimo aniversário, esperamos ansiosos para comemorar o próximo, depois de alguns anos, rezamos desesperadamente para que o tempo pare.

Sinto um vazio parece que a felicidade nunca é alcançada, pois não há cores, não há amores, não há valores.

Se palavras descrevessem o estado da minha alma, talvez não passaria os dias em exílio,
nem afundaria na maré...
No entanto, é impossível descrever o quanto dói:
A dor de se viver aquilo que se é.

Amigos são pessoas à quem confiamos nossas qualidades e defeitos. Melhores amigos são pessoas que nos mostram qualidades que nem sabíamos que tínhamos quando em nós mesmos apenas enxergamos defeitos.

Hoje marquei a data da minha morte.
Por que?
Cansei de exigir atenção para aqueles que nem se importam com a minha presença.

Seu sucesso em investimentos dependerá em parte de seu caráter e sua intuição, e em parte em sua habilidade de se dar conta no topo da euforia e no fundo do desespero de que isso também passará.

Existe algo de poético e mórbido na vida de homens que se dedicam à violência. Mais ainda na daqueles que se isolam nela. Porque é preciso muita energia para um homem querer ser ruim o tempo inteiro; e dedicar a existência a isso. Porque a raiva corrói e o ódio cansa a mente inquieta; e, se um homem dedica seu tempo para ser um servo do caos de si próprio, é porque procurou respostas de enigmas pessoais dentro de si e se desesperou quando não as encontrou.

Montanhas não se movem, nem rolam, nem andam, rochas sobre rochas, vidas sobre vidas, pessoas sobre pessoas, imoveis, inertes, paradas no tempo, no espaço e no caos cotidiano, de mãos atadas para o meu futuro, de braços amarrados para minha própria vida...
Dizem para ir até a montanha, mas como? Nem ao menos tenho braços pra me arrastar, pois, ataram-me de tudo, de todos, excluiram-me do mundo como uma pedra embaixo da montanha, dizer que os sustento é apenas reforçar uma mentira, me debatendo abaixo das rochas, gritando abaixo do mundo, asfixiando sobre a terra que cobre minha existencia...
Rezo para o terremoto, para que a montanha caia, para que aqueles que me cativam rolem para o lado, dai-nos espaço para ser algo, não apenas a pedra calada abaixo de todos e tudo...

(diálogo entre deuses):

Prometeu: “Graças a mim, os homens não mais desejam a morte”.

As ninfas: “Que remédio lhes deste contra o desespero?”

Prometeu: “Dei-lhes uma esperança infinita no futuro”.

As ninfas: “ Oh! Que dom valioso fizeste aos mortais!”

Prometeu: “Além disso, consegui que eles participem do fogo celeste”.

As ninfas: “O fogo!... Então os mortais já possuem esse tesouro?”

Prometeu: “Sim; e desse mestre aprenderão muitas ciências e artes”.

(Prometeu Acorrentado)

⁠Não sabemos o que fazer, o que tá acontecendo ou quanto tempo podemos sobreviver. Mas ainda estamos vivos. Não podemos superar esse desespero, mas eu tenho certeza de que há um fim. E vamos resistir e lutar até o final.

O tempo é uma das coisas mais tristes que estou a observar.⁠

⁠Senhor, perdoa-me por qualquer dor que causei e cura os feridos. Deus, Tua bondade é infinita. Não deixemos o desespero dominar, mas busquemos a Ti em qualquer situação. A verdadeira fé se revela em nossas ações.Que nossa conduta mostre nosso compromisso com o bem, apesar do sofrimento.

⁠Os homens ainda não entenderam que o tempo das admirações superficiais passou, e que um grito de desespero é bem mais revelador do que a mais sutil das argúcias; que uma lágrima tem sempre fontes mais profundas do que um sorriso.

Emil Cioran
Nos Cumes do Desespero. São Paulo: Hedra, 2012.

O lirismo representa uma expansão dispersiva da subjetividade, porque ele indica, no indivíduo, uma efervescência incoercível que visa incessantemente expressar-se. Esta necessidade de exteriorização é tanto mais urgente quanto mais é o lirismo interior, profundo e concentrado. Por que o homem se torna lírico em meio ao sofrimento ou ao amor. Porque estes dois estados, ainda que diferentes por sua natureza e orientação, surgem - de alguma forma - do âmago do ser, do próprio centro da subjetividade

Inserida por lucas_nunes

Algumas pessoas só se tornam líricas nos momentos decisivos de sua existência; para outras, é somente no instante da última agonia, quando o passado faz-se presente com todo o vigor de uma torrente.

Inserida por lucas_nunes

Você é um pedacinho do céu, que pra desespero de Deus caiu aqui na terra, e pra alegria de nos homens, caiu em forma de mulher!

Angústia, exaustão, confusão, desespero, exagero, saudade, solidão, rancor e um pouco de ansiedade — Assim tem sido meus últimos dias — ou talvez todos, mas que nunca haveria reparado.

"Não tenho medo de ficar sozinha, não me desespero por isso.
O único medo que tenho medo é de ficar vazia."

A depressão começa no momento em que, através dos nossos pensamentos de dor sofrimento e desespero, atraímos para o nosso lado, espíritos, também depressivos, com dor, sofrimento e desespero. Podemos também atrair, através de pensamentos de mágoa, ódio, rancor e inveja, espíritos com esses mesmos sentimentos. Portanto, para nos livrarmos da depressão, precisamos atrair com muita luz e pensamentos de fé, do perdão e confiança, espíritos amigos e de luz. Nós, através do livre arbítrio somos os únicos que podemos curar nossa depressão. Vamos escolher a nossa companhia?

Precisamos selecionar o que queremos com sabedoria, nada de deixar o desespero ir na frente, se acontecer de ter que esperar para o aperfeiçoamento: espere. O tempo é o mestre.