Descoberta de Si Mesmo

Cerca de 190755 frases e pensamentos: Descoberta de Si Mesmo

Não é apontando erros do outros,que você vai consertar os seus mais é corrigindo a si mesmo.

Com um olho procure o mundo exterior, enquanto com o outro olhe para dentro de si mesmo.

Chorar é a maneira mais bonita de dizer para si mesmo: eu te amo.

Aquele que sempre quer agradar a todos nunca conseguirá agradar a si mesmo

Ame a si mesmo. Nada, nem ninguém pode ser tão especial que pode te fazer mal.

Se você percebe que você é o problema, então pode mudar a si mesmo e tornar-se mais sábio. Não culpe outras pessoas pelos seus problemas.

As únicas perguntas que realmente importam são as que você faz a si mesmo.

Ter disciplina é conseguir obedecer a si mesmo, controlar seus impulsos, superar a preguiça e entender verdadeiramente a importância do que você deve fazer. É, mesmo com tantas opções mais legais do que se fazer, executar aquilo que precisa ser executado e ignorar todo o resto. É saber respeitar o seu próprio crescimento, seu propósito, e agir alinhado com seus objetivos, deixando de lado tudo que é secundário e menos relevante. É executar as tarefas que você se propôs a executar sem se utilizar de desculpas, mesmo que elas sejam verdadeiras.

Mudar por alguém é perder um pedaço de si mesmo.

O inteligente cobra dos outros, mas o sábio cobra de si mesmo e deleita-se.

Não acredite em mim, aprenda a ouvir. Não acredite em si mesmo, aprenda a ouvir. Não acredite em ninguém, aprenda a ouvir. Ao final, só a verdade sobreviverá! ~ Inspirado nos ensinamentos de Don Miguel Ruiz ~

Quem julga o outro acaba condenando a si mesmo.

Você não é fraco! Só não acredita em si mesmo. Na sua própria capacidade. Você não se aceita como é… você só tem medo das responsabilidades que lhe serão atribuídas quando seu sonho for realizado. Esse medo precisa ser destruído… Você chegou a um ponto do comodismo onde mover um simples dedo para acender uma luz se tornou uma tarefa difícil e impossível. Mas tenho uma solução para você: TENTE. Comece a priorizar seus sonhos quando o medo e a insegurança vir te abocanhar, revide… REVIDE! Sussurre para si próprio: Eu sou capaz. Eu POSSO fazer isso. Eu VOU fazer isso. E vai perceber uma mudança estrondosa. As palavras que vão sair da sua boca serão fortes o suficiente para te mostrar que tudo pode se tornar real e que só depende de você. Ficar sentado murmurando da vida e do quanto ela é injusta com você não vai te levar a lugar nenhum. Comece, também, a agradecer as coisas que tem: você têm dois braços e duas pernas. Uma boca. Um nariz. Dois olhos. E é perfeitamente saudável. E, caso alguma dessas coisas esteja lhe faltando, lembre-se que você ainda tem dentro de si o desejo de querer mudar, de querer ver seus sonhos realizados e isso é o suficiente. Seu sonho só será realizado quando você começar a murmurar suas qualidades ao invés dos seus defeitos. Agradecer ao invés de murmurar. E correr atrás ao invés de esperar por um milagre… Lembre-se sempre: VOCÊ NÃO É FRACO! VOCÊ É CAPAZ! E pode conseguir. SÓ DEPENDE DE VOCÊ!

Mais textos, acesse: https://emanuelhallef.wordpress.com/

Na angústia não acontece nenhuma destruição de todo o ente em si mesmo, mas tampouco realizamos nós uma negação do ente em sua totalidade para, somente então, atingirmos o nada. Mesmo não considerando o fato de que é alheio à angústia enquanto tal, a formulação expressa de uma enunciação negativa, chegaríamos, mesmo com uma tal negação, que deveria ter por resultado o nada, sempre tarde. Já antes disto o nada nos visita. Dizíamos que nos visitava juntamente com a fuga do ente em sua totalidade.

Só os idiotas são felizes
Nada mais libertador do que rir de si mesmo

Idiotice é vital para a felicidade.
Gente chata essa que quer ser séria, profunda, visceral. Putz, coisa pentelha.
A vida já é um caos, por que fazermos dela, ainda por cima, um tratado do Schopenhauer? Deixe a pungência para as horas em que ela é inevitável: mortes, separações, dores. No dia-a-dia, pelo amor de Deus, seja idiota. Ria dos próprios defeitos, tire sarro de suas inabilidades. Ignore o que o boçal do seu chefe proferiu. Pense assim: quem tem que carregar aquela cara feia, todos os dias, inseparavelmente, é ele. Pobre dele.
Milhares de casamentos acabaram-se não pela falta de amor, dinheiro, sexo, sincronia, mas pela ausência de idiotice. Quem disse que é bom dividirmos a vida com alguém que tem conselho pra tudo, soluções sensatas, objetivos claramente traçados mas não consegue rir quando tropeça? Que sabe resolver uma crise familiar mas não tem a menor idéia de como preencher as horas livres de um fim de semana? Sim, porque é bem comum gente que fica perdida quando se acabam os problemas. E daí, o que elas farão se já não têm por que se desesperar? Em suma: desaprenderam a brincar. Eu não quero alguém assim comigo. A realidade já é dura; piora se for densa. Dura e densa, ruim. Brincar, legal. Entendeu?
Esqueça o que te falaram sobre ser adulto, tudo aquilo de não brincar com comida, não falar besteira, não ser imaturo, não se descontrolar, não demonstrar o que sente. É muito não. Dá pra ser feliz com tanto não? Pagar as contas, ser bem-sucedido, amar, ter filhos – tarefa brava. Piora, muito, com o peso de todos aqueles nãos. Tenha fé em uma coisa: dá certo ser adulto e idiota. Aliás, tudo fica bem mais fácil ser for regado a idiotice, bom humor. Manuel Bandeira foi um grande homem e um grande poeta. Disse certa vez: “E por que essa condenação da piada, como se a vida fosse só feita de momentos graves ou só nesses houvesse teor poético?” Estava certo.

Empine pipa
Adultos podem (e devem) contar piadas, ir ao fliperama, beliscar a bunda da mulher, sair pelados pela cozinha. Ser adulto não é perder os prazeres da vida – e esse é o único “não” aceitável.
Teste a teoria. Uma semaninha, pra começar. Veja e sinta as coisas como se elas fossem o que são: passageiras. A briga, a dívida, a dor, a raiva, tudinho vai passar, então pra que tanta gravidade? Já fez tudo o que podia para resolver o problema? Parou, chorou, pediu arrego? Ótimo, hora da idiotice: entre na Internet, jogue pebolim, coma um churrasco grego. Tá numas de empinar pipa no sábado? Vá. Quer conversar com sua namorada imitando o Pato Donald mas acha muito boçal? E é, mas e daí? Você realmente acha que ela vai gostar menos de você por isso? Ela não vai, tenha certeza. Só vai gostar mais, porque é delicioso estarmos com quem sorri e ri de si mesmo.
Eu fico chateada por não ser tão idiota quanto gostaria; tenho uma mania horrível de, sem querer, recair na seriedade. Então o mundo fica cinza e cada lágrima ganha o peso de uma bigorna. Nessas horas não preciso de cenhos franzidos de preocupação. Nessas horas tudo de que preciso é uma bela, grande e impagável idiotice. Como sair pra jogar paintball – ou, melhor ainda, me olhar fixamente no espelho até notar como fico feia com os olhos vermelhos e o nariz escorrendo. Como fico ridícula quando esqueço que tudo passa.

Ailin Aleixo

Nota: Texto inicialmente publicado na coluna de Ailin Aleixo na Revista VIP, em setembro de 2002, e postado no seu blog Mulherhonesta em 09/06/2005. É muitas vezes atribuído, de forma errônea, a Arnaldo Jabor.

...Mais

O amante egocêntrico é um apaixonado por si mesmo que não desenvolveu a capacidade de amar as pessoas, mas busca, desesperadamente, ser amado pelas mesmas.

Cada um deve ser e proporcionar a si mesmo o melhor e o máximo.
Quanto mais for assim e, por conseguinte, mais encontrar em si mesmo as fontes dos seus deleites, tanto mais será feliz.
Com o maior dos acertos, diz Aristóteles: A felicidade pertence aos que se bastam a si próprios.
Pois todas as fontes externas de felicidade e deleite são, segundo a sua natureza, extremamente inseguras, precárias, passageiras e submetidas ao acaso; podem, portanto, estancar com facilidade, mesmo sob as mais favoráveis circunstâncias; isso é inevitável, visto que não podem estar sempre à mão.
- Arthur Schopenhauer

A vida é ingrata no macio de si; mas transtraz a esperança mesmo do meio do fel do desespero. Ao que, este mundo é muito misturado.

Guimarães Rosa
Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

Eu - Refletindo

Essa é a sensação do louco, a sensação da não existência de si mesmo, sair de si, perder à mente, ou existir e não existindo. Ter uma visão de si, dessa forma é nada mais nada menos que angustiante, deparar-se com a insanidade, com a loucura, com o não eu.

Não estará seguro de si mesmo com armas alheias. As armas alheias ou escapam ao teu controle, ou te pesam ou te constrangem.