Depoimento De Mae Ausente
Obrigado mãe, por não ter desistido do meu estudo, quando eu mesmo quis desistir. Hoje, no futuro, vejo o quanto foi bom ter terminado o curso de inglês.
Mãe e manas,
Sempre que me veem cruzar aquela porta e partir para o terreno, sei que olham para a farda, para a postura e para o dever. Mas o que eu queria que soubessem — e que as palavras raramente me deixam dizer — é que, em cada despedida, eu assino um contrato com o destino, escrito com o sangue do meu próprio medo.
Eu aceito ser o escudo das famílias moçambicanas que nunca vi. Aceito colocar o meu peito na frente de desconhecidos e dos meus irmãos de farda, acreditando piamente numa promessa silenciosa: eu cuido dos deles hoje, para que, se amanhã a terra me reclamar, eles cuidem de vocês por mim.
Cada vez que volto para casa e me fecho no silêncio, não é frieza. É cansaço de carregar o peso de um mundo que insiste em arder. Eu guardo o horror nos meus olhos para que ele não contamine os vossos. Escondo o perigo em "depósitos de honra" porque o meu maior sonho é que vocês vivam numa Moçambique tão segura, que cheguem a acreditar que o mal é apenas uma ficção.
O meu silêncio é o muro que eu construo à volta da nossa casa.
Se por vezes pareço distante, é porque estou a tentar apagar as chamas que vi lá fora para que elas não cheguem ao nosso jardim. Prefiro que me achem frio, prefiro que reclamem da minha ausência, do que ver o brilho do medo nos vossos olhos.
Porque, no fim do dia, a minha vida não me pertence. Ela é o preço que eu pago para que vocês nunca precisem de descobrir quão escuro o mundo pode ser.
Amo-vos mais do que o dever, mas é por vos amar que o dever é a minha única escolha
368🙏🌹Filhos que tratam seu pai e sua mãe apenas como figura decorativa, com falta de atenção sem dar-lhes o devido apoio e o suporte necessário em suas vidas, muita das vezes com indiferença e por obrigação estão cometendo um grave equívoco esquecendo que são suas origens, não devem ser colocados de lado esquecidos, não são parentes são seus pais, sua família, não devem caminhar sozinhos não foi isso que eles fizeram por nós, é o início de suas famílias, o respeito e dedicação não é obrigação, é dever de cada ser, dar atenção aos pais com amor e carinho sempre, a casa dos pais é o porto seguro dos seus, tudo que os pais fizeram na nossa infância não pode cair no esquecimento, cuidem de seus pais...🌹🙏BOM DIA FAMÍLIA. Ayache Vidal.
Quer carinho? Peça a sua mãe!
O mundo é pai, ele te da oportunidades, desafios.
Ele te testa, te eleva ao seu limite.
Ele te força ser melhor.
Se não aguenta, corre pro colo da mamãe.
A ressurreição de Cristo nos ensina, de forma tão humana quanto o coração de uma mãe, que mesmo quando tudo parece perdido, Deus ainda traz vida, levanta o que caiu e devolve esperança a quem pensava que não tinha mais forças.
Aproveite a companhia da sua mãe, curta ela, tenha paciência, seja gentil, peça perdão todos os dias, peça bênção, um dia você vai sentir falta, até dos defeitos dela, vai procurar colo e vai fazer muita falta. Dê valor agora, dê flores 💐 e diga que a ama. Não espere perdê-la: faça agora. 😉
COMO CHEGUEI ATÉ AQUI?
Meu Pai não hesitou em ter filhos;
Minha mãe não deixou de acreditar e apoiar nas capacidade do marido e dos filhos;
Dos filhos/as do meu pai, se ele tivesse concordado com a visão do conceito humano, talvez teria sido um erro, e minha esposa não teria me conhecido; por fim Deus teria lhe demonstrado por longos anos da vida da sua existência.
Aprendemos que o amor de mãe é incondicional. Aprendemos também que a vida deve nos servir que as árvores nos dão frutos, os mares e lagos nos oferecem água para saciar a sede, os peixes nos alimentam, a chuva faz tudo florescer. Mas existe um momento em que essa ideia se quebra. É quando a realidade encontra a fantasia. No inverno, não há frutos. A árvore não se importa se você está com fome, se tem filhos, ou se vai sobreviver ela apenas segue seu ciclo. A chuva, quando tarda, não se preocupa com suas plantações, com seus animais ou com o sustento da sua vida. E o leão não pergunta se hoje de manhã você fez caridade, ele apenas precisa se alimentar. A vida não gira em torno de nós. E é nesse entendimento que algo desperta. Percebemos que viver exige responsabilidade: planejamento, esforço, adaptação. Aprendemos a lidar com a seca, com a escassez, com a ausência e, principalmente, a não depender daquilo que não controlamos. Isso é despertar. Isso é sair da ilusão. Mas a natureza ensina, ensina a se respeitar. Eu dou o meu melhor fruto, mas quando chega o inverno, eu me recolho e me respeito, reconheço meus limites. É em silencio ela diz’’ assim como não esperei você vir me regar para gerar meus frutos, também não me espere para se alimentar.
CIRCULARIDADES EM IMACULADAS
Onde a força que rege é da Mãe Santíssima, existe além da forte luz, um amor que transcende.
De mãos dadas, corações conectados e vivos, esse amor se fortalece, o brilho se intensifica e as faces desabrocharam-se em alegria e flor.
O movimento circular emite dos saberes adivindos do Mestre, que em seu caminhar e histórias vivídas, conduz viagens internas profundas e reconectivas.
A gratidão pulsa em cada olhar e vai muito além de ser um simples verbo expressivo.
Essa leveza amorosa e criativa realmente é santíssima!
Que por meio do saltitar dos pés e da união de muitas mãos, o renascer do amor de Maria proporcione coragem e fé àqueles que a clamam.
Inspirando o caminhar e os belos encontros.
Vivificando o lumiar aos olhos, a beleza do sorriso e o amor verdadeiro do acolhimento vivo na Mãe Maior.
No encontro extravagantemente bendito, quantos aprendizados…
União, conhunhão e Religare!
A circularidade da mãe santíssima no amor profundo que cura e nos conduz, sejamos quem realmente somos! Luzes Marianas nessa Terra de Deus.
Erikah Aparecida - ABR2026
Como calar as vozes da nossa mente?
Quando morre a mãe da gente, é o momento que a gente entende de verdade que não somos imortais.
É como se caísse a ficha de uma vez por todas que, o colo que só uma mãe pode nos dar, não nos pertencesse mais, mãe é aquela que nos alicerça
E como lidar com o desamparo que maltrata tanto?
Uma vez me questionaram sobre o tempo do luto e quando isso ia passar?
As pessoas só entendem essa dor, quando dói na carne delas.
E não é sobre superar, é sobre resignificar.
A saudade vem , numa terça feira qualquer, as vezes vem num almoço de domingo, ou mesmo numa festa incrível que você só queria a companhia daquela pessoa.
A vida tem que continuar, e continua mesmo, nos primeiros segundos da perda a gente já sente o desabor do luto.
Mas muitas vezes o mundo está a todo vapor e você no meio disso tudo não tem outro caminho a não ser correr junto nessa maratona que é a vida.
Que possamos nos curar das dores silenciadas, das palavras ouvidas, dos julgamentos. Das vezes que dissermos que estava tudo bem e sorria para camuflar a dor.
Das indiferenças, dos pesos, dos julgamentos.
Pode ser que em um futuro próximo
(bem próximo!!!)...
as pessoas que depredam
a Mãe Natureza
venham a ser depredadas por ELA...
✍©️@MiriamDaCosta
@miriamdacostamiry
A Natureza é Mãe sábia e generosa,
em seu tempo paciente e produtivo
nos oferece flores e frutos,
respostas sutis para cada exigência,
mesmo diante das intempéries
das estações cada vez mais perplexas...
A Natureza é Mãe de seios fartos,
sábia na carne do tempo,
generosa até na dor dos ventos...
Ela nos despeja flores e frutos
como quem entrega remédios e bálsamos
para resistirmos ao caos crescente
das estações confusas e doentes...
A Natureza é Mãe que acolhe em silêncio,
com paciência borda o tempo,
com generosidade nos embala em flores,
nos acaricia em frutos doces,
mesmo quando o calendário se perde
nas estações que já não sabem o seu lugar...
✍©️@MiriamDaCosta
- Relacionados
- Frases de filho para mãe que são verdadeiras declarações de amor
- Frases de mãe e filho que mostram uma conexão única
- Frases de Mãe para Filha
- Mensagens sobre ser pai e mãe
- Textos para mãe: declarações emocionantes que tocam o coração
- Poemas para mãe que celebram e expressam amor
- Frases para mãe com reflexões emocionantes
