Democracia
Sou amante da justiça, por minha veia jorra sempre o sangue da democracia, sou a voz da liberdade e dos ideais republicanos, apanágios deste povo do Vale do Mucuri, não defendo a indústria do ódio, tampouco a beligerância que tanto mal faz a sociedade. Não se pretende jamais defender o crime; mas é preciso que se respeite com absoluta fidelidade o devido processo legal, seus desdobramentos, e corolários decorrentes, como princípio do juiz natural, contraditório e ampla defesa, e existência de dolo ou culpa na conduta de cada investigado ou acusado. Colocar todo mundo no mesmo balaio é clara manifestação de revanchismo e grave violação dos direitos humanos, simples assim. Destarte, a sociedade deve ter ojeriza de bandidos desalmados que se ocupam os holofotes midiáticos e se intitulam como legítimos representantes do povo.
As células da democracia são corrompidas pelo vírus do autoritarismo abjeto que conduzem a ruptura do Estado Democrático de Direito
Na essência da filosofia que ecoa,
Pavinatto sua sabedoria deixaram,
A democracia, como a luz de uma tocha,
Ilumina nossos passos e alicerça nossa lei.
Liberdade de expressão, tesouro valioso,
Que floresce no solo da constituição,
Permite a voz do povo, no seu zelo generoso,
Exaltar a justiça e promover a evolução.
Mosaico de ideias, opiniões diversas,
Constelações de pensamentos a brilhar,
A democracia abraça todas as conversas,
Respeitando a pluralidade que nos faz avançar.
Nesse espaço de debates e discussão,
Aprimoramos a sociedade e suas tramas,
Unindo forças na busca pela melhoria,
Da constituição que guia nossas almas.
Que a democracia seja sempre a fonte,
De inspiração para nosso viver,
Que a voz de todos, sem distinção,
Traga a melhoria que desejamos ver.
Acreditar que o Brasil será de fato uma democracia voltada para o bem de seu povo, é o mesmo que acreditar que um prédio se sustentará em pé, utilizando-se de quantidade insuficiente de concreto.
É frequente a repetição, também, da expressão "democracia coroada", para definir o regime. Sem falar nos imoderados elogios ao imperador, cidadão sábio e virtuoso, contra o qual se cometeu a suprema ignomínia de uma deposição apressada
A REPÚBLICA, pág. 11
Discurso em nação livre tem erros e acertos, do tamanho que toda democracia livre e desempecida é capaz de suportar. Através dela, o poder que emana do povo se solidifica mais e mais…
Lembrando o óbvio: Democracia não é Teocracia - governo de Deus. Democracia é - governo do povo. E se não houve manipulação eleitoral, a democracia ganhou, mesmo que no futuro todos possam perder.
Uma democracia ampla implica em respeito e sujeição à constituição federal, com sensibilidade às necessidades prioritárias da população, que consiste no direito amplo e irrestrito de ir e vir, pensar e se expressar.
Democracia não é governo de crente ou descrente. Também não é teocracia - governo de Deus. É governo do povo. Da maioria simples ou representada.
A DEMOCRACIA NÃO PODE MORRER, Mas, é bom lembrar que,o socialismo usa a democracia e os pobres para chegar ao poder, prometendo aos miseráveis uma falsa prosperidade, objetivando criar a propalada “ditadura do proletariado” - maioria encurralada na miséria; adotando uma espécie de religião utópica, onde o líder é divinizado e seus seguidores, com a mente capturada, aceitando como destino - sofrer as agruras da vida como prêmio de militância. “Eles amam os pobres” por isso os preservam.
Penso que democracia - governo do povo é o melhor sistema de governo que possamos ter. Mas ela contempla os que pensam diferente. Quem vota nesse sistema já se manifesta concordando. O resultado das urnas deve ser respeitado. Quem acusa sem prova, transgride a lei e fica sujeito à penalidade. E se tiver prova? Recorre à justiça, que por mais imperfeita que seja, é melhor do que a justiça pessoal. É no pluralismo que a justiça, como virtude moral, pode ser melhor aplicada.
Sempre é bom lembrar, que a democracia, em qualquer parte pode sofrer ataque, tanto da esquerda quanto da direita. Cabe ao povo o dever de preservar este grande patrimônio.
Quem tem a mente autoritária, ama a ditadura, e o que mais teme é a liberdade que a democracia conquistou.
