De Repente Nao mais que Derepente

Cerca de 796069 frases e pensamentos: De Repente Nao mais que Derepente

A única dignidade realmente autêntica é a que não diminui ante a indiferença dos outros.

O homem é a criatura que não pode sair de si, que só conhece os outros em si, e, dizendo o contrário, mente.

Não há prazeres verdadeiros senão com necessidades verdadeiras.

A glória é a sombra da virtude, e acompanhá-la-á sempre, mesmo se esta não quiser. Mas, assim como a sombra ora precede, ora segue os corpos, a glória às vezes mostra-se visível à nossa frente, outras vezes, vem atrás de nós.

A fé é uma visão das coisas que não se veem.

Um saber múltiplo não ensina a sabedoria.

Quem não sente amor, deve aprender a adular; caso contrário, não consegue viver.

A moda, afinal, não passa de uma epidemia induzida.

Ele fixara em Deus aquele olhar de esmeralda diluída, uma leve poeira de ouro no fundo. E não obedeceria porque gato não obedece. Às vezes, quando a ordem coincide com sua vontade, ele atende mas sem a instintiva humildade do cachorro, o gato não é humilde, traz viva a memória da sua liberdade sem coleira. Despreza o poder porque despreza a servidão. Nem servo de Deus. Nem servo do Diabo.

Lygia Fagundes Telles
A disciplina do amor. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

Nota: Trecho do conto Sou um gato.

...Mais

A maior eloquência não é a palavra pronunciada, mas a verdade em ação.

Não faças a outro o que não queres que se faça a ti. Eis toda a Lei. O resto é comentário.

É monstruoso dizer-se que o artista não serve a humanidade. Ele foi os olhos, os ouvidos, a voz da humanidade. Sempre foi o transcendentalista que passava a raios X os nossos verdadeiros estados de alma.

As obras de arte dividem-se em duas categorias: as de que gosto e as de que não gosto. Não conheço outro critério.

Só não conhece o ódio quem nunca amou na vida!

Deus criou o homem e, não o achando bastante solitário, deu-lhe uma companheira para o fazer sentir melhor a sua solidão.

Quando é preciso escolher entre liberdade e erudição, quem não dirá que prefere mil vezes a primeira?

Quando se sofre, julga-se que para lá do círculo existe a felicidade; quando não se sofre, sabe-se que a felicidade não existe e sofre-se, então, por não sofrer.

O amor não se confunde com a vida, não é amor verdadeiro; o verdadeiro amor é hábito.

Não vos parece que certos pais querem castigar nos filhos a má educação que lhes deram?

O amor arranca as máscaras sem as quais temíamos não poder viver e atrás das quais sabemos que somos incapazes de o fazer.