De Repente Nao mais que Derepente

Cerca de 781104 frases e pensamentos: De Repente Nao mais que Derepente

SENTIMENTO PREMIADO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Sempre fui mais feliz do que você, justamente pela ilusão da qual vivi. Tive na inocência o poder de acreditar em mentiras e dissimulações que abracei como verdades incontestáveis. Ainda hoje sou mais feliz, porque posso cultivar as saudades que só eu tenho do que só existiu em meus sentimentos. Quando quero, revisito emoções guardadas em um lugar inacessível para você.
Jamais tive que achar entre mil expressões, maquiagens ou traços de felicidade. Não precisei usar máscaras tecidas por trejeitos, palavras e ações. Efeitos especiais para mostrar, sabe-se lá por que razão, inexistentes desejos; prazeres; vontades. Fui o que sou com quem foi o que não é. Foi tão somente para mim. Nunca para si própria, porque temia o fim do que sequer começou em seu coração.
Meu amor a punia por ser fingida e me premiava pela transparência. Enchia minh´alma de sorriso e vida, com sua conivência equivocada. Foram muitas as flores que lhe dei... que se tornaram espinhos em seus recantos obscuros. Tentei fazê-la feliz, e fui usado... usado e feliz, porque me deixei fluir livremente no folhetim escrito por sua infelicidade natural.

Inserida por demetriosena

DOM QUIXOTE

Demétrio Sena, Magé - RJ.

É mais fácil brigar contra seres de sombra,
inimigos gasosos que moram na mente,
massacrar a serpente na imaginação,
derrotar uma besta no campo dos sonhos...
Afinal, nossos sonhos nos dão armaduras;
neles temos a força que nos torna heróis,
damos voz de prisão, exilamos demônios
previamente vencidos; presentes do céu...
Só assim não teremos que vencer pessoas,
combater injustiças, desbravar caminhos,
assumir os espinhos cravados na carne...
Será sempre mais fácil ser o Dom Quixote
que abastece a coragem de puro festim
entre lendas do início; do fim; do infinito...

Inserida por demetriosena

PREVISÍVEL DESENCANTO

Demétrio Sena, Magé – RJ.

O que assusta quem chega mais em mim
é saber que sou mesmo igual propago,
não me apago nem perco a consistência
do que nunca pintei pra ser bem visto...
Minha fama de mau eu mesmo faço,
ponho às claras meu eu mais obscuro,
me repasso em avisos pra quem tente
apostar no meu muro tão pichado...
Foi por ser verdadeiro que a frustrei;
sua lei que tentou me olhar com luzes
violou toda minha honestidade...
Ver quem sou e notar que já sabia,
deu à sua utopia o desencanto
da verdade que nunca se omitiu...

Inserida por demetriosena

TURISMO VISUAL

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Meu olhar desconhece um prazer mais fiel
que tomar os caminhos notórios em ti,
resvalar no teu céu entre nuvens de rendas
e sonhar que cheguei, como nunca será...
Faço ebó ao delírio dessa encruzilhada,
quando cruzas os rumos que levam à fonte;
como quem não quer nada, nada quero além
do que as águas discretas que brotam ali...
De repente os teus montes me chamam curvados;
quero todos os lados; não paro em nenhum
e me perco tentando encontrar equilíbrio...
É apenas turismo dos olhos vencidos
pela breve paisagem de todos os dias;
umas vãs utopias que brotam da pele...

Inserida por demetriosena

BICHO BELEZA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Sei que bichos mais livres estão por aí;
o calango, a serpente, o gavião e o lobo;
será bobo quem julgue ter mais céu ou chão
pra chegar e sair quantas vezes quiser...
Depois deles sou eu quem tem mais liberdade
de sonhar e querer, de sentir e pensar,
ter a própria verdade, criar sua lei,
ser caçado e caçar ao sabor dos instintos...
Não há bicho tão livre para ser quem é;
ser ateu e ter fé; cair fundo e voltar;
conquistar e perder, sem se perder de si...
Revirando meu lixo concluo e confesso;
muitos bichos mais soltos estão neste plano,
mas dos bichos humanos ninguém é mais bicho...

Inserida por demetriosena

CONFISSÕES

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Para me aprofundar nas amizades com quem mais me cativa, o parágrafo único de minha lei é que tais pessoas sejam da mesma faixa etária que eu. Sendo assim, tenham boa visão do mundo e considerável grau de vivência; de compreensão das complexidades do ser humano. Sobretudo, condições de não confundir ou distorcer as minhas esquisitices.
Advogo em causa própria, pois tenho muitas esquisitices. Uma delas é a já citada classificação etária por natureza de relação e comportamento. Passei anos e anos tentando vencê-las, mas na verdade fui vencido por elas. E ao me permitir o aprofundamento nas amizades em questão, me torno confidente. Deixo de me obrigar certas composturas e confio plenamente no outro, como confio na confiança plena que o outro tem em mim.
Evidentemente, as tais amizades também têm seu parágrafo único: a opção de jamais se deixar aprofundar. Ou de retornar ao estágio comum; trivial. Sem maiores demonstrações de afeto, confiança, cumplicidade ou entrega. Só a leveza dos cumprimentos, das conversas breves, dos encontros ligeiros e casuais; a simpatia; o coleguismo.
A máxima de que é preciso saber viver passa por aí. É preciso saber com quem se lida; em quem se confia. Quem confia em nós, até quando e onde. Saber entrar, sair e transformar uma relação. Toda forma de amor e amizade vale a pena, se a nossa carência for seletiva, observadora, criteriosa e de brio.

Inserida por demetriosena

NATUREZA, PAI E MÃE

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Seja sempre o rosto mais visto. O calor mais sentido. A voz mais ouvida. Os ouvidos mais abertos e atentos. No tempo que você tem para ser para ser pai ou mãe, seu amor deve ser o mais presente. Não serve de alma, em espírito e pensamento, se a sua presença física não for constante nas oportunidades que sobram das obrigações de sobrevivência. Em alguns casos, também da eventual partilha ou alternação de guarda.
E seja sempre a verdade mais notória. Faça hoje, uma história bem vivida lá na frente. Uma vida real nas vivências de quem mais importa ou pelo menos deveria importar para você. Seja sua rotina, o que há de mais perto, a lua tocável sob todas as fases. Não seja um oásis em seus desertos casuais, mas a companhia insistente nesses desertos.
Dê a certeza da mão sempre alcançável; dos braços infalíveis; os olhos de plantão. Ame com o coração, está certo, mas ame ainda mais com gestos, atitudes, conversas, criação. Esteja sempre lá, nas horas fáceis ou difíceis em que seu filho não quer estar com outra pessoa. Aceita e obedece, considera e tem carinho, mas é o seu colo que faz falta. É a você que ele quer. Seu amor estatutário. Não terceirizado nem extraquadro.
Pai e mãe são instituições insubstituíveis. Entidades indelegáveis. Filhos não querem liberdade sem fim. Eles querem brincar, ter colegas, visitar parentes, mas não são felizes quando percebem o pouco apego, as desculpas, a constância e a facilidade com que são entregues aos cuidados de quem é querido, mas não tem as atribuições naturais do amor extremado e das atitudes à risca obrigatórias a pai e mãe. Só a pai e mãe.
Seja pai ou mãe. Único. Exclusivo. Crianças cheias de pais e mães substitutos recebem amor fragmentado. Educação confusa e contraditória. Cuidados casuais e atenção enviesada. Favores afetivos. Fatias da generosidade que sobra do amor que já tem donos mais autênticos; mais consanguíneos. Mais justos, por instituição e natureza.

Inserida por demetriosena

MAIS DA VIDA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Queira mais do que o todo ao alcance da mão,
voe mais do que as máquinas que o mundo fez,
pra chegar ao desvão das verdades ocultas
onde a voz ou a vez do infinito nos quer...
Tudo é tão inexato que pede um mergulho;
tão profundo e guardado que nos desafia;
quebre todo esse orgulho do seu pé no chão,
para dar fantasia e sentido aos instintos...
É que a vida real não precisa ser tanto,
seu encanto está justo no lado abstrato
dos caminhos tomados para qualquer parte...
Busque o bem que seus bens não conseguem pagar;
há um ar de mistério que ninguém desvenda
e se alguém o fizesse não teria encanto...

Inserida por demetriosena

PRA SEMPRE ATÉ NUNCA MAIS

Demétrio Sena, Magé - RJ.

A idade me tornou mais pra sempre do que nunca, nos assuntos de afetos como amizades e amores. Meu pra sempre ainda não é ao pé da letra, mas ganhou consistência. Deu leque às possibilidades de confiança, entrega e relaxamento.
Com esse progresso do meu pra sempre até que se justifique o nunca mais, ampliei os laços; as relações interpessoais. Fiquei bem menos antissocial, menos antipático, baixei bastante o nariz e suavizei os traços de suspeitas. Nem tudo nos outros é malícia; má intenção; desejo esquivo de me passar para trás ou se aproveitar do santo que, convenhamos, nunca fui.
Confesso, entretanto, que justamente por causa da inédita longanimidade do pra sempre, o meu nunca mais, este sim, se tornou pra sempre, quando vem. Ficou mais nunca mais do que nunca, porque passou a ser construído pacientemente pela eficiência do pra sempre quase pra sempre, mesmo.
Quero dizer com isto, que hoje as pessoas que me rodeiam podem abusar muito mais de mim; aprontar bastante comigo por muito mais tempo. Mas, caso cheguem ao ponto de já terem passado das medidas do meu pra sempre, além de me perderem perderão completamente a chance de reatarem comigo.
Acho que a idade, já bem curtida em meu couro e minh´alma não terá mais tempo de fazer o meu próximo nunca mais voltar a ser pra sempre. Nunca mais será mesmo nunca mais, até que o nunca mais se confirme com o meu... nunca mais.

Inserida por demetriosena

VIVA E PRONTO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Viva o todo. E se o todo for nada mais que parte, seja vivo. viva-o todo. Procure não partir o que já é partido. O tempo é arte que as nossas mãos modelam nas medidas do sonho e da esperança.
Queira e vá, mesmo sem a certeza do sucesso da ida. Saiba que a simples menção de não ir aleija e alija seus projetos; é uma espécie de bullyng contra o temor. Tem humor tragicômico e confuso, desses de chorar e sorrir da própria treva.
Caso morra o futuro logo ali, a poucos metros do presente, não importa. Logo ali já é futuro. Viva o logo. E viva-o logo, antes que o logo nem tenha chance de ser passado. Gaste o fogo do qual dispõe. Não goste nem da ideia de parar no meio do caminho.
E não se deixe acabar de tanto não viver. Também não se exceda, porque viver tem seus critérios de cuidado e observação. Jamais se tranque no próprio eu. Nunca seja um mistério para si mesmo.

Inserida por demetriosena

DECISÃO

Demétrio Sena, Magé – RJ.

Agora está decidido: nunca mais deixarei que me deixem sem chão. Que me façam, seja como for, perder a firmeza dos passos. Por mais que algo me tente, que alguém me dê um empurrão para o caos, direi meu não à vergonha de me olhar no espelho de qualquer atitude ou olhar que me crive, de frente ou de viés.
Não terei mais temor de me perder de mim, quando alguém atentar contra minha verdade. Na contramão dos intermináveis nãos de seja lá quem for, direi sim à coragem de mostrar aos olhos a minha cara de alguém que se conhece a fundo. Que já sabe que o mundo é como é, mas aprendeu a viver nele.
Demorei a fazê-lo, mas tomei nos meus braços a certeza de cada sonho que teço. Agora sei que aconteço e me deixo desacontecer quando quero, apesar da incerteza de quando e onde, que sempre chega não sei como e se perde aonde não sei. Com todas as leis da vida e do tempo, minha a lei me ampara.
Embarquei neste bonde para qualquer lugar ao sol, ciente de que mereço a sombra, quando queira. Sigo para qualquer lugar que não seja ficar entre o sou e não sou bem próprio dos que vão e não vão. Dos que se deixam para depois, porque não se julgam prioridade. Sou alguém que decidiu ser alguém.

Inserida por demetriosena

QUERO-QUERO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Nada mais quero
do Quero-Quero,
do que saber o que quer o Quero-Quero...

Inserida por demetriosena

TEU...

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Fui mais teu do que a voz é do tenor;
do que a dor é da carne, o dom da alma;
ou a palma da mão, a paz do monge,
mais que o longe pertence ao vasto azul...
Era teu como a farsa dos poderes,
como nunca fui meu com tanto empenho,
um engenho pertence ao seu senhor
e ao mesmo senhor pertence o servo...
Na verdade nem sei como fui teu,
mas fui mais do que o sonho é do poeta,
do que a reta se rende ao horizonte...
Só eu sei como eu era, e quão não sei;
tão sem lei, tão além do que se é;
fui mais teu do que a fé não é do ateu...

Inserida por demetriosena

PAPEL DE PRESENTE

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Apostei no que fomos, o meu afeto mais sincero e profundo. Fiz isso, até já não sermos. Foram anos e anos de sonhos que eu poderia julgar em vão, mas não o faço, porque mesmo assim fui feliz... porque tive a miragem que gerou raiz em meu coração, cresceu e deu frutos.
Sou quem viveu de verdade; quem se doou de fato, porque fiz da quimera um enredo perfeitamente palpável... meu aqui, meu agora, o presente futuro num papel de presente que a saudade sempre afagará, das mais doces formas de nostalgia. Terei sempre o que reviver, para ser feliz de novo, junto ao ser feliz como sou neste momento, pelo meu poder de acreditar.
Hoje, além de viver do presente, usufruo dos juros daquelas juras de afeto, que saíram falsas de seus lábios e chegaram reais ao meu íntimo. Preservei o que fomos, e o faço quando já não és. Tenho asas para voltar ao passado somente meu e suprir a esperança de um novo dia, cada vez que os meus olhos se fecham para uma nova noite no céu das minhas expectativas.
Enquanto perdias tempo enganando a ti mesma, ganhei tempo construindo história. Renovei meu império sentimental, enriqueci ainda mais meu mundo, e fui ao centro de tudo para me reaver; me recriar. Pesquei para mim, todos os tesouros do tempo que perdeste.

Inserida por demetriosena

TER QUE TER

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Admiro terrenos bem mais do que às casas
com as suas mobílias, os lustres, detalhes,
abro as asas pro ar, não pras grades douradas
que despertam desejos e depois os prendem...
Gosto mais do caminho que do caminhão,
mais da fé, propriamente, que do seu efeito,
quero a mão mais que todas as luvas do mundo
e do mundo só quero meu saber viver...
Precisamos de coisas, a vida requer,
mas as coisas não devem nos coisificar;
sei amar o meu corpo vestido de alma...
Somos mais do que o ter, temos tudo que somos,
é melhor do que os cromos os traços que o ganham,
entre o ter e não ter não quero ter que ter...

Inserida por demetriosena

INFINITO PROVISÓRIO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Hoje sinto que o sempre se fez nunca mais,
todo amor é nenhum, vejo a cara do nada,
tudo jaz onde o jazz nos tirou pra dançar
no salão das quimeras que dão rumo à vida...
Porque fomos eternos provisoriamente,
nossa chama imortal foi chamada e se foi,
deu à mente o que outrora foi do coração
e não disse a que veio, quando disse adeus...
Acabou essa estrada que não tinha extremo,
é de não acabar que se acaba o que paira
sobre o caos insondável de muitos mesmismos...
Já não resta sentido para sentimentos
que perderam a graça, todo viço e vício,
nosso amor foi comício pros ébrios da praça...

Inserida por demetriosena

AMBIÇÃO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Descobri exatamente no que chamam de acomodação, a mais ambiciosa forma de viver bem.

Inserida por demetriosena

MAU PAGADOR

Demétrio Sena, Magé - RJ.

O que faço é sentir que avancei mais um dia
ou pulei outra casa do jogo no fim,
sei de mim mas não sei do momento seguinte
que releva e vou indo como pouco importa...
Não é choro de alguém que se cansa do mundo,
mas de quem já viveu e não chora por mais,
é a paz de saber que já chegou a conta
e não vejo motivo pra fingir que não...
De repente o que faço é gastar os trocados
do meu troco previsto e dos dons perecíveis
que não foram quitados por todo esse tempo...
Minha vida parece brincar de credor
sem apego ao montante que devo e não nego,
não me apego nem pago e me deixo fluir...

Inserida por demetriosena

AQUELE AMOR

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Nunca mais repeti aquele amor
que me dava mais forças pra viver,
um torpor que acendia o corpo inteiro
e fazia sonhar com tudo eterno...
Fui feliz; de sentir que até doía;
de querer duvidar por precaução,
mas a minha emoção gritava forte
pra deixar a loucura ser maior...
Um amor que me deu raiz e chuva,
chão e sol pra florir e vingar fruto,
fez da uva o meu vinho precioso...
Foi a minha ilusão bem verdadeira,
minha beira de abismo rumo ao céu
que só pude alcançar naquele amor...

Inserida por demetriosena

AQUELE AMOR

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Nunca mais repeti aquele amor
que me dava mais forças pra viver,
um torpor que acendia o corpo inteiro
e fazia sonhar com tudo eterno...
Fui feliz; de sentir que até doía;
de querer duvidar por precaução,
mas a minha emoção gritava forte
pra deixar a loucura ser maior...
Um amor que me deu raiz e chuva,
chão e sol pra florir e vingar fruto,
fez da uva o meu vinho precioso...
Foi a minha ilusão bem verdadeira,
minha beira de abismo rumo ao céu
que só pude alcançar naquele amor...

Inserida por demetriosena