Da Lutas e Decepcoes da Vida vem a Vitoria
Agora tens força
pra me derrubar...
É a vida. É a lei.
Foi de muito me dar,
que te amei dessa forma
com que te armei.
Precisamos ter em mente que a vida ensina, é claro, mas que a tão propalada faculdade da vida não nos favorece quando resolvemos desprezar a escola.
VIVER É SAGRADO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Se deixo a vida fazer
curso em mim,
não é senão porque sonho
ter um final;
e não um fim...
E vivo desde a raiz,
do "inicial",
pois uma história se faz
do se fazer,
do não ficar para quando
o todo jaz;
deixa de ser...
Eu bato ponto no mundo;
marco presença na vida;
se tenho tempo a ganhar,
pago pra ver,
porque viver é sagrado
e não me agrado
de morrer
até morrer...
RUPESTRE
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Uso a vida pra ser o que me cabe,
levo o mundo nas malhas do meu sonho,
ponho a sorte na conta do futuro
e me deixo seguir sem grandes medos...
Tenho tudo apesar de quase nada,
quase vivo de grilo e mel silvestre,
sou rupestre nos vãos contemporâneos
destes tempos pra lá do meu conceito...
Aprendi a viver onde já sei
que no fundo se morre até à morte
pela lei de viver além da conta...
Quero apenas o quanto me provê,
ter o céu que a tevê mudou de cor
e o amor que as novelas não fraudaram...
SONHO E PROJETO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Nenhum sonho de vida pode ser simplesmente um sonho. Ele tem que ser, também, um projeto. Sonhos não dotados desta composição não têm pés, mãos, direção e asas, pois o projeto é, por si só, esse conjunto que sugere ação. Atitude.
Quem sonha sem projeto apenas dorme, ainda que acordado. Com as janelas da cara visivelmente abertas, mas as da alma, totalmente fechadas para o perfeitamente viável, mesmo que difícil, como quase tudo que vale a pena.
Sonhar com projeto, é fazer; caminhar; voar; tomar atitude. Um resumo fiel e contundente do que significa, em sua essência, viver de verdade. Sonho só se funde com vida, quando se confunde perfeitamente com projeto.
MUNDO PLURAL
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Hoje o tempo é meu sócio na vida que levo;
tenho mundo cabível na concha das mãos;
dou aos nãos do que sonho a medida real
do caminho de flores, mas também de farpas...
Não farei latifúndio do espaço excedente,
plantarei onde os olhos, a semente alcançam,
porque gente precisa partilhar o chão
pra fazer o seu campo e trasladar o céu...
Aprendi a ter tudo sem que seja o todo;
que meu tudo é meu algo, basta que me baste
sem desgaste ou batalha de vencer alguém...
Vejo além o bastante pra saber parar
onde o mar adverte que pertence ao peixe;
onde o feixe de sonhos encheu a braçada...
O PODER DA ÉTICA
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Usava de todos os artifícios para tumultuar a vida do ex-cônjuge, com o qual tinha um filho de 11 anos. Além dos inúmeros truques que dificultavam a comunicação, quando ela estava com o filho, ainda criava inúmeras situações como inventar motivos para dizer desaforos com os quais tentava travar bate-bocas. Tentava, mas o ex-cônjuge sabia se conter; tinha calma e zelo pela ética e os bons modos, mesmo quando a tinhosa tinha coragem de ligar a cobrar, com o único objetivo de gritar impropérios. Ele atendia, ouvia tudo em silêncio, até o momento em que ela batia o telefone, para não ouvir a resposta. Uma resposta que ele não daria mesmo, porque não valia o seu esforço.
Com o tempo, o filho começou a se revoltar com a mãe, o que era natural, mas a mãe não entendeu a mensagem da natureza, e ainda se viu no direito de acusar o ex-cônjuge de falar mal dela, quando estava com a criança. Louca por uma confusão, a mulher nervosa foi cobrar satisfações. Mais uma vez com calma, o sujeito explicou que jamais falara mal. Que ao contrário, fazia de tudo para minimizar a revolta da criança, justamente falando bem. Muitas vezes até justificando as atitudes maternas com explicações bem difíceis, porque no fundo, não havia de fato justificativa.
Mesmo sem saber, aquele homem mentiu para a ex-mulher. Ele falava mal, sim. Sem querer, mas falava. A cada vez que o pai passava o telefone para o filho e ponderava: “Filho; ligue para sua mãe, pois ela deve estar tentando falar com você...”, o menino fazia, no coração e na mente, suas comparações. Toda vez que o pai falava bem da mãe, o menino se lembrava das vezes em que a mãe falava mal do pai. Sempre que o pai cumpria regiamente uma palavra dada à mãe, a criança recordava o número de vezes que a mãe faltou com a palavra dada ao pai. Ao ver o pai ponderar diante dos desaforos, inclusive quando ela ligava a cobrar para dizer tais desaforos, a comparação do filho era inevitável. Com a comparação, a revolta, sem qualquer tentativa paterna.
Ser honesto, ponderar, jogar limpo, ter calma, não aceitar provocações nem ser vingativo foi o que levou aquele homem a depor eficientemente contra aquela mulher. Ele não precisou pronunciar palavras... nem olhares e silêncios para seu filho. Ter postura, bom senso, ética e respeito era o quanto bastava para que sua imagem fosse a melhor possível perante aquela criança. Era dispensável qualquer discurso. Bastava ele ser do bem, para falar mal dela.
TEMPO DE VIVER
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Dizem que tempo é dinheiro. Não; não é. Tempo é vida. E não há quantia capaz de pagar a vida desperdiçada por quem usa o tempo todo para ganhar dinheiro.
FÓRMULA-VIDA
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Os últimos serão simplesmente os últimos. Os ótimos serão os primeiros.
As pessoas sentem que aquilo que acontece na vida amorosa delas é relevante para o resto do Universo. Na realidade, não é.
Aquele que permite que o mundo, ou sua parte do mundo, escolha para si seu projeto de vida não precisa de qualquer outra faculdade a não ser a da imitação, como os símios.
Quem quiser colher felicidade e satisfação na vida, que evite sempre a cultura superior.
Quem está confortável com a sua identidade sexual não se sente ameaçado com a vida privada dos outros.
Todo o prazer insaciado é uma oportunidade perdida pela vida.
O sono faz esquecer o drama da vida, as suas complicações, as suas obsessões; cada despertar é um recomeço e uma nova esperança.
Essa espécie de mal-estar quando tentamos imaginar a vida cotidiana dos grandes homens... Por volta das duas da tarde, o que fazia Sócrates?
O segredo de minha adaptação à vida? Mudei de desespero como quem muda de camisa.
Explorei os vales sombrios da vida por muito tempo para que consiga me contentar com seus planaltos ensolarados por mais de algumas horas seguidas.
É fácil ver o absurdo na vida dos outros. Na nossa, tudo sempre parece normal e justificável.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases de otimismo para manter a fé no que vem pela frente
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
- Falsas Amizades: reflexões para evitar decepções