Culpa
Eu vou te esquecer
A culpa não é minha foi de você
Foi você que
Me abandonou
Quando lembrar
Vai se arrepender querer voltar
Vai chorar por não
Querer mais você
'Não faça das SUAS PALAVRAS e ATITUDES argumentos para por a culpa em alguém quando algo não der certo... Lembre-se : A vida é uma estrada de mão dupla, são os que dirigem na contra-mão, responsáveis pelos ACIDENTES.
É sempre mais fácil trazermos a culpa pra gente do que assumir a decepção com quem a gente quer bem.
Hoje eu queria falar de pressa, da urgência que temos das coisas e de culpa – culpa por não querer protelar as emoções. Na verdade, nesse momento, quero me ater ao discurso sobre o amor, ou melhor, à urgência que temos de amar, sem nos preocuparmos com julgamentos. De tanto amar errado, percebi que estamos muito mal acostumados com os padrões. Por exemplo: se conhecemos alguém, e em menos de 24 horas sentimos vontade de casar com essa pessoa, nos culpamos, pois aprendemos que mostrar interesse rápido por alguém nos faz perder o respeito do outro, nos faz parecer franzinos. Se nos encantamos no primeiro encontro, e saímos por aí divulgando isso aos quatro cantos, com um sorriso de fora a fora no rosto, somos precipitados, imaturos, iludidos. E é sempre assim: para a grande maioria, relacionamento só dá certo se um dos dois se faz de difícil. Teorias que não passam de teorias, apenas.
Não tenho tido muita paciência para ficar na fila do “mais do mesmo”. Talvez por isso tenho pedido menos conselhos, lido menos livros de autoajuda e me comparado menos com os outros. Levantei a bandeira, joguei a toalha, entreguei as cartas, saí fora dessa redoma que acha que felicidade é produto, que pode ser fabricada, que tem fórmula pronta – fórmula da indiferença, da cara feia, do nariz empinado.
Queria muito entender porque damos tanta importância ao que os outros pensam. Isso é cultural, eu sei. Vivi assim por anos. O que me intriga é ver essa seita com milhares de seguidores fiéis – milhares de pessoas que deixam de dizer ‘eu te amo’ porque isso só se pode dizer com o passar do tempo. Acho isso tão cruel: abafar felicidade. Acredito piamente que temos mais é que dizer as coisas no momento em que estamos sentindo. Sufocar emoção dói, angustia, nos traz um falso ar de superioridade – eu disse ‘falso ar de superioridade`. Deixar de dizer o que se sente não faz ninguém mais forte. Não existem argumentos para essa defesa. O problema é que pensar assim, sozinho, é complicado. Se o outro não entende e prefere dar valor a quem se faz de difícil, a quem deixa o ‘eu te amo’ entalado por tempos na garganta, é natural que você balance, titubei, chore, perca forças…Mas uma coisa é certa:nada dói mais que mentir pra si mesmo.
A pior traição não é de alguém a você, esta não é culpa sua, A pior traição é a de você a seus valores, essa é sua culpa.
A ausência de culpa, liberta a pessoa para fazer errado novamente. O perdão a outrem não ajuda ninguém, o verdadeiro perdão, é quando a pessoa se conscientiza, de que nunca mais fará aquilo novamente.
Os fascistas na Alemanha colocaram a culpa nos Judeus, os fascistas do Brasil colocam a culpa no Nordestino.
Quando estamos tristes, não olhamos ou não queremos olhar e ver que o que aconteceu, foi culpa nossa, ai então ficamos culpando todo mundo, até mesmo DEUS, mas nós se esquecemos que deus nos colocou no mundo e nos deu o livre arbítrio, para que nós seguíssemos o caminho que nós achássemos melhor e para nós fazermos nossas próprias escolhas, então se algo deu errado foi culpa nossa, não de DEUS e nem de ninguém foi nós que fizemos errado talvez ele até tentou nos mostrar o caminho certo, mas nós nem se quer paramos para olhar para ele.. pensem nisso.
Quanto mais você corre atras menos você significa pra ele (a) e pra você .. ♥
A culpa do seu sofrimento não é do(a) "ex" , não é das coisas que ele(a) apronta , não é do ciúmes que ele(a) desperta em você , não é das palavras grotescas e humilhantes que ele(a) te fala cada vez que você insiste em reatar o que já se foi , não é da maneira como ele(a) te trata hoje depois de um tempo juntos , a culpa do seu sofrimento é sua , pela não aceitação do fim , pela falta de amor por si mesmo , por não se olhar no espelho todos os dias e reconhecer o tamanho valor que você tem . Eu realmente acho extremamente desgastante você correr atrás de quem só te despreza , isto gera feridas , isto mata a auto estima , te faz se sentir inferior , te cega mediante ao que a vida tem pra te oferecer e ao que Deus tem preparado para você . Quanto mais você corre atras menos você significa , pra ele(a) por se achar "super demais" , e pra você por se menosprezar por um sentimento que eu nem chamaria mais de amor , mas dependência , carência , medo , apego . Infelizmente é assim que acontece , não digo a maioria , mas certas relações quando chegam ao fim, nem sempre é pelos dois corações e o que ama verdadeiramente sofre sim pelo tanto que se ofereceu , pelo tanto que se dispôs a cuidar do outro , pelo tanto que ainda sente , porém não é legal você deixar de viver a sua vida , pra viver de marcação , perseguir , destruir qualquer outra relação que ele(a) tenha pela rejeição que você sofreu . Eu acredito no tempo para todas as coisas , eu boto fé nas vira voltas da vida e sei que tudo passa , tudo mesmo , que a dor desperta a nossa vontade de crescer e que mesmo que ele(a) te despreze hoje a vida um dia faz ele(a) lembrar quem foi você.... Se aquiete , se cuide , se ame , se reconheça e não vacila com o seu coração ..
..."Não se apresse para apontar as culpas alheias; veja qual a parte dessa culpa lhe cabe, para que a hipocrisia e a covardia não sejam desonestas com você mesma."... Ricardo Fischer
Nem todos que a ceitam uma determinada culpa sao verdadeiros culpados ,mais sim incaram como alternativa.
A culpa é um sentimento negativo avassalador. É um sentimento que aniquila a vida da pessoa, afasta o otimismo e a felicidade e deixa o coração amargurado. A principal e mais grave punição para quem cometeu um erro está em sentir-se culpado. O remédio para este grande mal é o arrependimento e a reparação, só eles podem anular as nossas faltas e erros. A culpa sempre nos paralisa e o arrependimento sempre nos liberta para uma nova vida.
Sei que não justifica, mas é tudo culpa do amor. Quando te trato mal, quando brigo por ciúmes, quando me calo. É tudo culpa do medo de te perder, quando não consigo segurar a lágrima, quando repito que te amo mais de uma vez, quando começo a falar sem parar sobre a gente. Sei que não posso passar a vida te pedindo desculpas. Sei que tenho que me livrar das minhas amarras, trancar meus bloqueios e a insegurança em uma gaveta e jogar a chave fora. Mas sei também que sozinha eu não consigo. Queria te dizer que procuro sinais em tudo o que me diz e faz pela gente. Preciso te dizer que eu me alimento das suas palavras, mas só as suas atitudes me dão o que preciso. Fazia tempo que não me sentia plena e realizada. Você sem saber tem me ensinado muitas coisas, tem me ensinado a ser menos egoísta, mais madura, mais mulher. Te agradeço pela paciência, por aguentar quando choro por nada, e quando começo a falar de tudo. Confesso que sou complicada, ciumenta e difícil de lidar. Confesso que tenho medo de estragar tudo com o meu jeito meio sentimental, meio impulsivo. Mas o que eu posso te prometer é que eu vou estar sempre aqui, mesmo quando o seu humor ácido me magoar; mesmo quando os dias forem difíceis; mesmo depois dos desentendimentos. Não posso te prometer que serei a melhor mulher do mundo, mas posso jurar que diante as dificuldades continuarei te olhando com afeto; que todos os dias cuidarei para que o nosso amor cresça e crie raízes; que nunca vou esquecer dos motivos pelo qual me apaixonei por você. Prometo ter maturidade para entender que o amor não é cor-de-rosa como nos filmes da Disney. Prometo ter sabedoria para entender que só se constrói um relacionamento quando se está disposto a ser tolerante com os erros, o jeito e os defeitos do outro. Prometo ser paciente quando discordarmos em algum assunto, quando discutirmos por ciúmes e quando brigarmos pela falta de jeito do outro. Prometo lembrar que dias difíceis fazem parte da rotina de um casal; prometo lutar para que esses dias passem rápido, e prometo também, aprender com cada erro nosso. Prometo que quando os dias bons chegarem, lembrarei que cada obstáculo vencido valeu a pena. E se você me prometer ficar ao meu lado, segurar minha mão e lutar pelo o nosso amor, então serei ainda mais feliz.
No amor perdido, não chore, não lamente-se, não se faça de vítima. Se a culpa foi sua, corrija-a! Se não for esqueça. Leve esta experiência para um novo amor.
