Cronicas de Luiz Fernando Verissimo Pneu Furado

Cerca de 33404 frases e pensamentos: Cronicas de Luiz Fernando Verissimo Pneu Furado

Petrarca busca um mundo ideal que é diferente da sua realidade concreta. Ele discorda dos filósofos de sua época e procura nos antigos uma perfeição intelectual que ele não encontra no mundo que o rodeia. Sobre a possível oposição entre o humanismo e o cristianismo ele afirma que os filósofos antigos não tinham a fé cristã, mas tinham a virtude e na virtude o pensamento antigo e o cristão se encontram e não estão em contradição.

(sobre a filosofia de Petrarca)

Inserida por DavidFrancisco

Meu eu

Em cada espaço da minha história a pedaços de encantamento de uma vida dinâmica e cheia de auto conhecimento e de descobertas. São inúmeros os momentos da minha jornada que se escondem quando o Sol deita e dorme sem pressa para levantar, dando vida a Lua que ilumina suavemente as minhas lembranças transformando os meus dias dourados em uma locomotiva de emoções que passam por estações antes desativadas pelo meu verdadeiro eu.

Inserida por Ricardossouza

O Homem sem reflexo

Conta que há muitos anos atrás viveu um homem que um dia teve uma interessante passagem. A história foi contada e ganhou repercussão a centenas de quilômetros de onde morava.
Tudo começou quando o homem deparou-se frente ao espelho para barbear-se. Enxaguou sua face próximo a torneira e quando levantou o rosto para iniciar a apara percebeu algo incomum. Sua mão direita segurava o barbeador e deslizava de cima a baixo em movimentos suaves. Na terceira vez que realizou o movimento olhou para o espelho no instante e percebeu que seu reflexo não o seguia. Estava ali parado olhando lhe nos olhos. Ficou perplexo, nunca havia acontecido e jamais tivera conhecido alguém que tenha lhe falado de algo parecido. Continuou a barbear-se e a encarar sua imagem estática com metade da face ainda por fazer. Não era possível. Como poderia ser real uma coisa dessa.
Mexeu os ombros. Porém a sua imagem refletida no espelho parecia ter vida própria. Não o imitava. Simplesmente estava ali, congelado o fitando. Ficou muito confuso pensando estar com algum transtorno, tinha medo de contar aos amigos pois seria imediatamente diagnosticado como paranóico.
Passou alguns dias. Aquele acontecimento não lhe saia da cabeça.
Numa manhã de domingo parou de frente ao espelho e gesticulou. Não houve respostas, sua imagem estava lá mas não repetia seus movimentos.
Saiu de casa, contou aos amigos que riram. Mas convidou-os a ver com os próprios olhos. Já em casa com os amigos presentes provou lhes o que falará. Todos espantados saíram correndo do local.
Anos mais tarde disseram que o tal homem solucionou este problema. E nunca mais aconteceu de novo, pois retirou o espelho do banheiro.
Não sabemos porém, se o espelho não refletia corretamente ou se o homem não tinha reflexo.

Inserida por rafaeloleme

Mas uma vez eu disse que ia dar certo
Hoje paguei minha língua quando vi você partir
Nem você ter partido literalmente tinha doído tanto quanto hoje
Minha vida se torna constante local de passagem para pessoas que mudam rápido de ideia
Eles vêm, ficam o necessário e vão embora
É que você me prometeu que seria prasempre, assim, sem vírgulas nem espaço
E o nosso prasempre durou tão pouco
Quando lembro da até sensação de sufoco
Engulo até seco só de lembrar
O quão tão rápido você me fez gostar
E me acostumar
A te ter
Aqui
Não de corpo, mas de alma
Te amo prasempre

Inserida por Kekemoliveira

UM FATO

Eu guardei todos os meus argumentos, porque não acredita que pessoas também poderiam significar tipos de problemas, escolhi não julgar, criei uma nova perspectiva sobre a realidade, olhei para dentro de mim.

Em busca da alto-compreensão e entendimento sobre essas posturas e fatos que eu não compreendia, caminhei, mas quanto mais longe eu chegava percebia que não conseguia falar das falhas que enxergava em outras pessoas, apenas assumia a responsabilidade, verificava o processo e consertava o erro; um erro fatal que estava cometendo.

Eu fui obrigado a tratar de forma indiferente aquela postura imatura que observei e aquele argumento desprezível de atenção que fui obrigado a ouvir.

Inserida por meuspensamentosBruno

A "DOUTA IGNORÂNCIA"

Para alcançarmos a verdade de alguma coisa, o caminho mais utilizado é relacionarmos algo que temos por verdadeiro com algo que temos incerto de ser verdadeiro. Esse método funciona para as coisas finitas que podem ser de fácil ou difícil entendimento.

Mesmo se alguma coisa finita é de difícil compreensão, é possível conhecê-la, ainda que não no presente, mas no futuro. O mesmo não acontece com algo que for infinito, pois do infinito não temos como fazermos relações, não temos como conhecer sua dimensão.

Não pode haver simetria entre o finito e o infinito. A mente humana é finita e ignora o conhecimento do infinito. Reconhecer essa incapacidade é a Douta Ignorância.

(sobre a filosofia de Nicolau de Cusa)

Inserida por DavidFrancisco

" Na calada da noite
quando teu cheiro invade meus sonhos
quando nas madrugadas, quase sussurrando,
posso gritar seu nome
o lençol confessa que lembrei de você
crio castelos maravilhosos, nossos
paraísos onde o mar é de água cristalina
nessa busca perco a noção
então num misto de torpor e desejo
me entrego à felicidade
mesmo sabendo
que somente na noite seguinte
serei feliz de verdade...

Inserida por OscarKlemz

" Ouviram os livros cantarem
e o gosto da vida atiçou
uma sede de justiça
outras páginas formarão novas rimas
para fardados munidos de canetas
celebrarem o novo mundo
cantarão vitórias
mas antes,
precisarão de muitas borrachas
para apagarem do futuro
o insano e inesquecível passado...

Inserida por OscarKlemz

Dos anti-olavistas dos anos 90, a única recordação ainda viva são as piadas que fiz sobre eles. O mesmo destino aguarda os de agora. Que cada um dê logo sua gozadinha diante do espelho, pois o fim da festa está próximo.

Será que são mesmo tão estúpidos ao ponto de achar que suas fofoquinhas do dia suprimirão o lugar permanente que os meus livros já conquistaram na história da cultura nacional?

A coisa mais óbvia em tudo quanto essa gente escreve a meu respeito é a sua total incapacidade de apreender minha obra numa visão de conjunto, que então os bobocas substituem por invencionices pueris camufladas em dialeto uspiano kitsch.

A única esperança desses bostas é o fim do Brasil, pois não há outra maneira de me fazer desaparecer junto com eles.

Inserida por LEandRO_ALissON

O Bronislaw Malinowski, antropólogo polonês, inventou a técnica do 'observador participante', na qual o estudioso se abre pessoalmente a correntes culturais, movimentos políticos, experiências religiosas várias, sem nenhum escudo defensivo interior e sem deixar-se hipnotizar por essas forças. Foi assim que passei pelo comunismo, pela astrologia, pela psicanálise, pelo esoterismo islâmico etc.
Cretinos que só concebem a adesão cega e acrítica ou a rejeição total não podem compreender nada da minha carreira nem das minhas idéias.

Inserida por LEandRO_ALissON

O amor dói, machuca, dilacera o coração.
Amar não é fácil, não é sensato, amar é dar sem esperar nada em troca, é viver uma ilusão, é acreditar que a vida seria melhor ao lado de quem se ama. Então por que amar? Se é tão dificil, por que tentar? A verdade é que só quem ama sabe o por que, o por que de ficar até tarde pensando em alguém, o por que de querer dar tudo por ela, o por que de querer dar a vida só para vê-la sorrir. Amar faz sofrer mas sem esse sofrimento, nada valeria a pena.

Inserida por jorge_andre_de_souza

Desequilibrado

O meu equilíbrio foi rompido, a paixão está atropelando a razão, os meus sentimentos e as minhas emoções estão em parafuso! Tanto faz se eu estou dormindo ou acordado o meu cérebro que já não está pensando com clareza, continua fabricando situações em cima de situações involuntariamente envolvendo nós dois em mais de mil formas de como devo explorar o nosso amor. Tudo parece tão sólido e real em alguns momentos, já em outros parece tão louco, ilusório e surreal. Viver neste ciclo caótico e vicioso virou minha vida de cabeça pra baixo e perturba meu coração, se me faz mal ou me faz bem, ta tudo bem!

Inserida por Ricardossouza

Espelho, espelho meu!

Hoje tentei me vê na frente do espelho e me deparei com o reflexo da minha ausência, surtei ao me sentir um vampiro sucumbindo no vazio e no frio da solidão, não vi meus sonhos, não vi esperanças, não vi o meu amor.
Renascerei todos os dias até me reencontrar novamente na frente daquele espelho.
Vida ou morte, nós podemos enxergar todos os dias na frente de um espelho.

Inserida por Ricardossouza

Segundo Pedro Pomponazzi, os antigos filósofos fizeram bem em colocar o homem entre as coisas eternas e as temporais, pois ele não é nem eterno nem puramente temporal. O homem participa das duas naturezas e está metade numa e metade noutra, assim sendo ele pode viver na natureza que desejar. Alguns homens parecem dominar o seu lado vegetativo e sensitivo e tendem a se tornar quase totalmente racionais. Outros mergulham nos sentidos e parecem animais. Outros ainda assumem o verdadeiro sentido da palavra homem e vivem segundo a virtude, sem entregar-se totalmente ao intelecto nem aos prazeres do corpo.

(da filosofia de Pedro Pomponazzi)

Inserida por DavidFrancisco

(Na madrugada)
.
" Se somos assim tão bem resolvidos
por que temos que ser atrevidos
e covardes ao mesmo tempo
por que se sabemos da proteção de Deus
desconfiamos tanto
por quais razões choramos por amor
e rimos por qualquer motivo de ódio
se o contrário é o que faria total sentido
se por medo ligamos as luzes
ascendemos estrelas
por coragem pulamos de pontes
desafiamos o futuro
por que meu Deus
o que era paraíso sucumbiu
o que foi preciso, para tudo acabar
por que meu Deus
não aprendemos a amar???

Inserida por OscarKlemz

É comum ouvir alguém analisando e criticando uma atitude de forma puramente teórica, já que não imergiu na situação analisada, tampouco se colocou a prova em situação similar, para autoanálise. Não é incomum eu ter o mesmo impulso crítico, sendo incomum eu não me auto questionar, ainda que posteriormente.

Aproveitando-me do momento da crítica teórica, pego um fato similar passado envolvendo o crítico e o confronto com o presente alvo de seu julgamento para um choque de realidade. Afinal, por que me arriscaria entrar em um conflito se nem conheço o criticado? Porque o crítico é mais importante que o criticado, além do conflito não ser um caminho obrigatório e sim uma escolha. A consequência da minha ação é um caminho bem conhecido, a pessoa se ofende e tenta defender-se. Mas, por quê? Ego, carrasco da emoção e dilacerador da razão. Há dúvidas que se eu usasse como exemplo uma terceira pessoa, ausente e desconhecida, o crítico não se ofenderia? Em razão disso, eu deveria me desculpar? Desculpar-me por ter tido a intensão de ofender ou pela pessoa ter se ofendido? Está clara a não intensão ofensiva, então por que assumir a propriedade de algo que não me pertence? No mínimo minhas desculpas seriam uma apropriação indébita, mas esse não é um delito que esteja no código dessa sociedade de egos carregados de míopes conceitos e exarcebado coitadismo. É evidente que dialogar com a sinceridade de seus pensamentos é se expor, é se desnudar ante uma sociedade adaptada a dançar em bailes de máscaras, é assumir riscos próprios da existência, por outro lado, a omissão ou a dissimulação leva a aniquilação da personalidade. Se, de forma diversa, eu concordasse com o crítico, massageando o seu ego, desculpas seriam devidas?
E por que não me usar como exemplo? Porque, para certas atitudes, eu não sirvo como exemplo e é exatamente por isso que evito fazer críticas, além disso creio que precisamos calçar os sapatos de quem criticamos e caminhar para sentir os calos. Será que minha postura é uma crítica ao crítico? Não creio, mas aceito que discorde. Eu apenas disse: "o cliente diz que o barulho é do motor e você diz que é da suspensão, vamos dar uma volta, quem sabe não pode ser do escapamento".

Concluindo, as pessoas se colocam como se fossem os seus egos e deixam os seus egos demonstrarem quem elas não são

Inserida por Matheusfv

meu caminho é
contorcido
retorcido
distorcido
amanhecido
cheio de ruido
bem batido
muito comprido
com fruto colhido
ao máximo curtido
tudo eu que decido
um tanto doído
meio caído
provido
outras vezes sem sentido
vou com o coracao munido
cheio de obstáculo surgido
achado e perdido
lindamente florido
a minha missão eu tenho cumprido
subido e descido
qtas vezes forem necessários
por Deus benzido
e nele tenho vivido
e ao mesmo tempo morrido
a cada dia sofrido
mas valeu a pena ter insistido
e meu objetivo ser atingido
e eu mais uma vez ter conseguido
e concluído
o que aqui eu vim fazer!!!

Inserida por fernanda_de_paula_1

meu caminho é
do sol e do pensamento
esquentados
é do mar e lágrimas
salgados
é da areia e da vida
inconstantes
é da alegria e felicidade
abundantes
é da praia e floresta
encantadas
é do vento e da brisa
assobiantes
é de céu azul e brancas nuvens
colorantes
é de pássaros e borboletas
dançantes
é de flores e jardins
divinos
é de fé e esperanças
contagiantes
é de amor e saudades
constantes
é de bençãos e virtudes
do Cristo!!!

Inserida por fernanda_de_paula_1

meu caminho é assim
mais florido do que percorrido
mais colorido do que corrido
mais árido do que úmido
mais azulado do que estrelado
mais extenso do que intenso
mais alargado do que estreitado
mais alongado do que encurtado
porque cada vez que eu acho
que cheguei ao fim
foi só mais uma curva que venci
e ele continua assim
encantado aos meus olhos
emocionado no meu coracao
eu não sei onde o meu caminho acabará
e nem quando no meu objetivo eu vou chegar
mas caminho satisfeita
com gosto
com sorriso no rosto
feito uma boba alegre
porque vou "sozinha"
acompanhada somente
dos meus anjos celestes
cumprir meu destino
louca pra vencer
e minhas imperfeições morrer
junto com meu corpo perecível
e quando minh'alma liberta
vou de asas abertas
voar bem rasteiro e rasante
e no meu propósito vou avante
cheia de segredos e códigos
que decifrarei lá em cima
no céu escurecido ou aclarado
vai depender do que eu merecer
quando cometi tamanho desatino!!!

Inserida por fernanda_de_paula_1

meu caminho é
desgrenhado
como os meus cabelos
minha vida
meus desejos
minha partida
nada está no lugar
nada está sob controle
nada daqui eu levarei
nada vezes nada
é a conta que eu faço
só sei que vou acertar as contas
de uma forma nada amigável
vou me descabelar
chorar
espernear
gritar
por socorro
por ajuda
por uma luz no fim do túnel
por uma saída, do beco sombrio
e eu vejo o rosa das flores
o azul do céu
o verde das matas
o marrom da terra firme
ainda estou por aqui
por cima do chão batido
ou por cima da carne seca
mas será por pouco tempo
porque daqui a pouco
estarei debaixo de tudo e todos
por baixo do meu orgulho
e da minha arrogância
sem alguma esperança
de subir ao céu
ficarei vagando
a esmo
sem beira e nem eira
somente a expiar
quem fui
o que fiz e deixei de fazer
o que sou agora
depois em espírito retornarei
pra casa do Pai
peço-Lhe licença
para adentrar o Seu reino
para me tornar outra vez rainha
da (des)ilusão
da conversão
da auto-transformação
com gratidão no coracao
obrigada Senhor
por me aceitar
do jeito que sou!!!

Inserida por fernanda_de_paula_1

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp