Crônicas de Amor
"Verdadeiramente, para amar é preciso aprender e se esforçar. Nós estamos imersos em uma cultura que equivocadamente nos transmite que 'toda forma de amor' é válida e quase tudo é amor. Vivemos uma banalização do amor, fala-se muito sobre ele quando se está, na verdade, falando de licenciosidade, promiscuidade, libertinagem e desrespeito. Eu sei que vocês me entenderam: amor é um estado de quase-morte. Mas o que vemos por aí não passa de êxtase da carência, sentimentos fugazes à flor da pele, desejos incontroláveis."
Troquei minha paz para te amar, minha vida para te esquecer. Um dia você aprende que as coisas boas não são aquelas que te chamam a atenção, mas sim as que chegam sem avisar. Tem dias que parecem noite!!! Tem horas que parecem eternas. Eu grito em silêncio apenas o vento espalha no tempo o meu lamento. A noite está fria, escura e chuvosa, meus sentimentos confusos voa em direção a você já sinto seu perfume escuto sua voz estou naquela inesquecível noite onde fizemos e falamos de tudo mais não tive coragem suficiente para te dizer te amo. O tempo passou por entre nós e não nos demos conta. Boa noite.
Não tenho medo de amar, não tenho medo de gostar, de se apaixonar e depois quebrar a cara. Medo de se iludir? Claro que não, pra que mais ilusória que a própria vida? Quebrar a cara é preciso, para nos tornar pessoas fortes e sábias, que não tem medo de nada, que não tem medo de se entregar! Vai menina, mergulha nisso tudo, faz o que tiver vontade... se der certo bem, se não é aprendizado. Pense que um dia tudo isso vai passar e mais na frente você vai se perguntar: "Poxa vida porque eu não fiz aquilo?" "Como seria se eu tivesse ido?" Eai? Nada feito! Antes acordar arrependido do que dormir na vontade!
A culpa é sua, apenas sua, por me ensinar a amar você mesmo não te conhecendo, a culpa é sua por ser essa pessoa fantástica maravilhosa, a culpa é sua por meter o pé na porta do meu coração e arrebentar com meus sentimentos por você, a culpa é sua por fazer eu te amar mais a cada dia, a culpa é sua.... apenas sua....
Quero te amar pelo teu cheiro e pelo teu doce mistério, quero te amar pelo seu piscar de olhos, pela fragilidade que é a vida, que quando menos se espera revela deixa-me AMAR mais a cada dia que passa, pois o sussurrar do vento te leve um beijo carinhoso e eterno... e deixe em seus pensamentos para que a distância não apague em ti a minha existência!
Não tem como eu não te amar. Porque você foi o único que apesar de tudo sempre esteve comigo. Você é uma criança em corpo de homem. Você é complicado.. age feito criança, pensa feito homem as vezes faz tudo ao contrário. Mas não tem como não te amar ... você foi o único que ficou comigo mesmo depois de descobrir quem eu realmente era. Você me olhava dentro dos olhos e via meus olhos brilhando, pedindo por um abraço seu e você continuava ali mesmo morrendo de medo. Você me via chorar sem motivos, e mesmo morrendo de medo de ser o motivo do meu choro você continuava comigo. Você ouvia cada suspiro de que eu dava por medo de te amar. Você sempre soube de tudo. Mesmo fingindo não saber. Hoje eu consigo enxergar isso com mais clareza .. e mesmo parecendo loucura, depois de tudo o que passamos eu não consigo deixar de te amar. Não totalmente. Eu já não sinto mais a sua falta, e não me importo se você não me telefona. Mas quando você me encontra e me abraça eu ainda me sinto protegida. Porque o seu abraço ainda é o melhor do mundo. Todos os dias quando acordo vejo a sua foto na cabeceira da minha cama, aquela que sua mão está segurando a minha... é engraçado olhar para aquela fotografia e ver seus olhos na minha direção. Ontem, eu fiquei observando a chuva cair e na minha mente só via você e seu olhos. Não tem como eu não te amar, porque a verdade é que eu sempre fui a criança, você é que sempre foi o adulto. O seu silêncio que me magoava mais do qualquer palavra. Hoje eu entendo. Magoar com o silêncio é melhor do que magoar com as palavras. O silêncio é seu e eu interpreto como eu quiser, mas você tem a consciência limpa de que nunca falou. Não tem como eu não te amar. Porque apesar de tudo você foi o único que eu amei. E eu sei que falei que não ia mais escrever sobre você, mas não tem como eu não escrever pra você ou sobre você ... porque você é o único que me faz querer sentir qualquer coisa. Não tem como eu não te amar porque você é o único que eu amo. E amor não morre. Mesmo que eu te esqueça, mesmo que eu fuga ... dentro de mim, lá no fundo, embaixo de toda poeira ele vai está lá, o meu amor por você. Amo você porque você foi o único que não foi embora por saber que era amado.
Gosto de muita gente,admiro algumas e respeito todas que fazem por merecer, no entanto,amar só consigo poucas e, elas sabem que mesmo que eu não usando essas palavras com frequência, eu sinto. Não vivo de palavras não sou dicionário,gosto de atitudes pois, elas são autenticas e mostram o caráter de um individuo, só se engana quem quer.
Meu coração te guarda no silêncio do calar da noite, se te amar for minha cina, vou apenas esperar minha vida se acabar, então deixarei de te amar, não importa a distância, ou quantos anos se passaram, so preciso te ver com os olhos, e te sentir com meu corpo, você está em minha mente nós sonhos, e está se tornando em realidade, então por isso te sinto meu amor aqui
"Evangelizar é obedecer a Cristo, amar o próximo e deixar que o Espírito Santo nos use como instrumentos da salvação. Não é uma opção, mas um mandamento que revela nossa maturidade espiritual e nossa gratidão pela graça recebida. Todo discípulo é chamado a anunciar Cristo com palavras, com a vida e com urgência, confiando que o poder está no Evangelho e a obra é de Deus."
A DIFERENÇA ENTRE PAIXÃO, GOSTAR E AMAR, a paixão é temporária, egoística e só pensa em si própria. Gostar, no sentido de um relacionamento intimo, é apenas uma amizade com requintes de afinidade, como um alimento que vc pode enjoar com o tempo. Uma amizade verdadeira sem nenhum outro interesse pode durar para sempre, nem o tempo, nem as circunstâncias conseguem deteriorar. O amor é completamente diferente de tudo isto. O amor não é enquanto dure, como disse o poeta, talvez o poeta confundiu amor com paixão. O amor dura para sempre, quanto mais o tempo passa mais vc ama, mais vc deseja, mais vc sente saudade. Quem ama e convive pode testificar isto. Tenho 39 anos de casado, amo, desejo e sinto saudades. Deus criou o amor e em seguida criou a distância para q existisse a saudade e o amor fosse revelado. Amar é ser fiel na ausência e a saudade é a testemunha do amor.
Quando digo que não quero mais você, não quer dizer que deixei te amar. Na verdade, significa que cansei de sofrer. Você me fez muito feliz por um bom tempo, mas perdemos tudo. Como é que conseguimos deixar tudo isso para tras, como pudemos brigar e chorar tanto. Não soubemos unir nossas diferenças, sonhos e infelizmente, nosso amor não foi suficiente para passar por cima de tudo. Hoje eu sei que devo seguir em frente, porque da mesma forma que você me tirou da sua vida, eu sei que preciso fazer o mesmo.
Dê valor àqueles que te amam.
São eles que sempre fazem o possível pro teu dia melhorar.
Dê valor àqueles que te oferecem amizade e afeto.
Quando tu mais precisares, eles vão estar do teu lado.
Dê valor aqueles que dedicam parte do seu tempo apenas para te fazer sorrir, quando tu estás triste.
Dê valor àqueles que sempre te levantam quando tu cais, e tentam te avisar sobre um iminente tropeço, mesmo que tu não enxergues a pedra no meio do caminho.
Dê valor àqueles que, quando tu estás em dúvida, sempre te apontam o melhor caminho a seguir.
Dê valor àqueles que, por te amarem, não ignoram teus defeitos, mas te ajudam a transformá-los em qualidades.
Dê valor àquelas pessoas que, no futuro, quando você mais precisar, vão te alcançar um copo de água, um prato de comida, uma coberta quentinha, um remédio, um cuidado.
Dê valor às pessoas enquanto estão por perto, pois sentir saudade não é motivo suficiente para tê-las de volta.
Dê valor àquelas pessoas que te oferecem amor sincero, e tu serás feliz.
Os Amantes
Amaram-se como amam dois amantes
Da felicidade beberam toda a taça
Todo o vinho, todo o cio... de graça
Amaram-se como amam dois amantes
Somente pele e boca e mamilos e mãos
Em cada grito, greta, gole... mãos
Amaram-se como amam dois amantes
Sem palavras, sem pressa, sem “não”
Sujaram-se e fundiram-se no chão
Dois amantes não fazem escolhas
São como o tempo passando
Ou uma brisa espalhando as folhas
Nascem e renascem se amando
Ciclo da Vida
A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso.
Daí viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder aproveitar sua aposentadoria. Aí você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara para a faculdade.
Você vai para colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando. E termina tudo com um ótimo org*sm*! Não seria perfeito?
Nota: Tradução livre e adaptada de um texto do autor. O pensamento surge por vezes atribuído a George Carlin, George Constanza ou Woody Allen e até Charles Chaplin, mas a sua autoria foi reclamada por Sean Morey no seu site oficial.
...MaisFeliz aniversário.
Um momento especial de renovação para a sua alma e o seu espírito, porque Deus, em sua infinita sabedoria, deu à natureza a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós a capacidade de recomeçar a cada ano. Desejo a você um ano cheio de amor e de alegrias.
Afinal, fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas. Sorrir novos motivos e chorar outros, porque amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes.
Fazer aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus. É ser grato, reconhecido, forte, destemido. É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo.
Parabéns a você nesse dia tão grandioso.
SEJA UM IDIOTA
A idiotice é vital para a felicidade.
Gente chata essa que quer ser séria, profunda e visceral sempre. Putz! A vida já é um caos, por que fazermos dela, ainda por cima, um tratado? Deixe a seriedade para as horas em que ela é inevitável: mortes, separações, dores e afins.
No dia-a-dia, pelo amor de Deus, seja idiota! Ria dos próprios defeitos. E de quem acha defeitos em você. Ignore o que o boçal do seu chefe disse. Pense assim: quem tem que carregar aquela cara feia, todos os dias, inseparavelmente, é ele. Pobre dele.
Milhares de casamentos acabaram-se não pela falta de amor, dinheiro, sexo, sincronia, mas pela ausência de idiotice. Trate seu amor como seu melhor amigo, e pronto.
Quem disse que é bom dividirmos a vida com alguém que tem conselho pra tudo,soluções sensatas, mas não consegue rir quando tropeça?
hahahahahahahahaha!...
Alguém que sabe resolver uma crise familiar, mas não tem a menor idéia de como preencher as horas livres de um fim de semana? Quanto tempo faz que você não vai ao cinema?
É bem comum gente que fica perdida quando se acabam os problemas. E daí,o que elas farão se já não têm por que se desesperar?
Desaprenderam a brincar. Eu não quero alguém assim comigo. Você quer? Espero que não.
Tudo que é mais difícil é mais gostoso, mas... a realidade já é dura; piora se for densa.
Dura, densa, e bem ruim.
Brincar é legal. Entendeu?
Esqueça o que te falaram sobre ser adulto, tudo aquilo de não brincar com comida, não falar besteira, não ser imaturo, não chorar, não andar descalço,não tomar chuva.
Pule corda!
Adultos podem (e devem) contar piadas, passear no parque, rir alto e lamber a tampa do iogurte.
Ser adulto não é perder os prazeres da vida - e esse é o único "não" realmente aceitável.
Teste a teoria. Uma semaninha, para começar.
Veja e sinta as coisas como se elas fossem o que realmente são:
passageiras. Acorde de manhã e decida entre duas coisas: ficar de mau humor e transmitir isso adiante ou sorrir...
Bom mesmo é ter problema na cabeça, sorriso na boca e paz no coração!
Aliás, entregue os problemas nas mãos de Deus e que tal um cafezinho gostoso agora?
A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, chore, dance e viva intensamente antes que a cortina se feche!
Nota: Versão adaptada da crônica "Só os idiotas são felizes" de Ailin Aleixo (erradamente atribuída a Arnaldo Jabor).
...MaisPromessas matrimoniais
Em maio de 98, escrevi um texto em que afirmava que achava bonito o ritual do casamento na igreja, com seus vestidos brancos e tapetes vermelhos, mas que a única coisa que me desagradava era o sermão do padre: "Promete ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-lhe e respeitando-lhe até que a morte os separe?" Acho simplista e um pouco fora da realidade. Dou aqui novas sugestões de sermões:
- Promete não deixar a paixão fazer de você uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do seu amado, lembrando sempre que ele não pertence a você e que está ao seu lado por livre e espontânea vontade?
- Promete saber ser amiga e ser amante, sabendo exatamente quando devem entrar em cena uma e outra, sem que isso lhe transforme numa pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romântica?
- Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se concretizar?
- Promete sentir prazer de estar com a pessoa que você escolheu e ser feliz ao lado dela pelo simples fato de ela ser a pessoa que melhor conhece você e portanto a mais bem preparada para lhe ajudar, assim como você a ela?
- Promete se deixar conhecer?
- Promete que seguirá sendo uma pessoa gentil, carinhosa e educada, que não usará a rotina como desculpa para sua falta de humor?
- Promete que fará sexo sem pudores, que fará filhos por amor e por vontade, e não porque é o que esperam de você, e que os educará para serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguarda?
- Promete que não falará mal da pessoa com quem casou só para arrancar risadas dos outros?
- Promete que a palavra liberdade seguirá tendo a mesma importância que sempre teve na sua vida, que você saberá responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com sua própria solidão, que casamento algum elimina?
- Promete que será tão você mesmo quanto era minutos antes de entrar na igreja?
Sendo assim, declaro-os muito mais que marido e mulher: declara-os maduros
Satânico é meu pensamento a teu respeito, e ardente é o meu desejo de apertar-te em minha mão, numa sede de vingança incontestável pelo que me fizeste ontem. A noite era quente e calma, e eu estava em minha cama, quando, sorrateiramente, te aproximaste. Encostaste o teu corpo sem roupa no meu corpo nu, sem o mínimo pudor! Percebendo minha aparente indiferença, aconchegaste-te a mim e mordeste-me sem escrúpulos.
Até nos mais íntimos lugares. Eu adormeci.
Hoje quando acordei, procurei-te numa ânsia ardente, mas em vão.
Deixaste em meu corpo e no lençol provas irrefutáveis do que entre nós ocorreu durante a noite.
Esta noite recolho-me mais cedo, para na mesma cama, te esperar. Quando chegares, quero te agarrar com avidez e força. Quero te apertar com todas as forças de minhas mãos. Só descansarei quando vir sair o sangue quente do seu corpo.
Só assim, livrar-me-ei de ti, pernilongo filho da...
Ter ou não ter namorado
Quem não tem namorado é alguém que tirou férias não remuneradas de si mesmo.
Namorado é a mais difícil das conquistas.
Difícil porque namorado de verdade é muito raro. Necessita de adivinhação, de pele, saliva, lágrima, nuvem, quindim, brisa ou filosofia. Paquera, gabiru, flerte, caso, transa, envolvimento, até paixão, é fácil.
Mas namorado, mesmo, é muito difícil. Namorado não precisa ser o mais bonito, mas ser aquele a quem se quer proteger e quando se chega ao lado dele a gente treme, sua frio e quase desmaia pedindo proteção. A proteção não precisa ser parruda, decidida; ou bandoleira basta um olhar de compreensão ou mesmo de aflição.
Quem não tem namorado é quem não tem amor é quem não sabe o gosto de namorar. Há quem não sabe o gosto de namorar. Se você tem três pretendentes, dois paqueras, um envolvimento e dois amantes; mesmo assim pode não ter nenhum namorado.
Não tem namorado quem não sabe o gosto de chuva, cinema sessão das duas, medo do pai, sanduíche de padaria ou drible no trabalho.
Não tem namorado quem transa sem carinho, quem se acaricia sem vontade de virar sorvete ou lagartixa e quem ama sem alegria.
Não tem namorado quem faz pacto de amor apenas com a infelicidade. Namorar é fazer pactos com a felicidade ainda que rápida, escondida, fugidia ou impossível de durar.
Não tem namorado quem não sabe o valor de mãos dadas; de carinho escondido na hora em que passa o filme; de flor catada no muro e entregue de repente; de poesia de Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes ou Chico Buarque lida bem devagar; de gargalhada quando fala junto ou descobre meia rasgada; de ânsia enorme de viajar junto para a Escócia ou mesmo de metrô, bonde, nuvem, cavalo alado, tapete mágico ou foguete interplanetário.
Não tem namorado quem não gosta de dormir agarrado, de fazer cesta abraçado, fazer compra junto.
Não tem namorado quem não gosta de falar do próprio amor, nem de ficar horas e horas olhando o mistério do outro dentro dos olhos dele, abobalhados de alegria pela lucidez do amor.
Não tem namorado quem não redescobre a criança própria e a do amado e sai com ela para parques, fliperamas, beira - d'água, show do Milton Nascimento, bosques enluarados, ruas de sonhos ou musical da Metro.
Não tem namorado quem não tem música secreta com ele, quem não dedica livros, quem não recorta artigos; quem gosta sem curtir; quem curte sem aprofundar.
Não tem namorado quem nunca sentiu o gosto de ser lembrado de repente no fim de semana, na madrugada, ou meio-dia do dia de sol em plena praia cheia de rivais.
Não tem namorado quem ama sem se dedicar; quem namora sem brincar; quem vive cheio de obrigações; quem faz sexo sem esperar o outro ir junto com ele.
Não tem namorado quem confunde solidão com ficar sozinho e em paz.
Não tem namorado quem não fala sozinho, não ri de si mesmo e quem tem medo de ser afetivo.
Se você não tem namorado porque não descobriu que o amor é alegre e você vive pesando duzentos quilos de grilos e medos, ponha a saia mais leve, aquela de chita e passeie de mãos dadas com o ar. Enfeite-se com margaridas e ternuras e escove a alma com leves fricções de esperança. De alma escovada e coração estouvado, saia do quintal de si mesmo e descubra o próprio jardim.
Acorde com gosto de caqui e sorria lírios para quem passe debaixo de sua janela. Ponha intenções de quermesse em seus olhos e beba licor de contos de fada. Ande como se o chão estivesse repleto de sons de flauta e do céu descesse uma névoa de borboletas, cada qual trazendo uma pérola falante a dizer frases sutis e palavras de galanteria.
Se você não tem namorado é porque ainda não enlouqueceu aquele pouquinho necessário a fazer a vida parar e de repente parecer que faz sentido. ENLOU-CRESÇA.
O que é que ele vê nela?
E o que é que ela vê nele? Nossos amigos se interrogam sobre nossas escolhas, e nós fazemos o mesmo em relação às escolhas deles. O que é, caramba, que aquele Fulano tem de especial? E qual será o encanto secreto da Beltrana?
Vou contar o que ela vê nele: ela vê tudo o que não conseguiu ver no próprio pai, ela vê uma serenidade rara e isso é mais importante do que o Porsche que ele não tem, ela vê que ele se emociona com pequenos gestos e se revolta com injustiças, ela vê uma pinta no ombro esquerdo que estranhamente ninguém repara, ela vê que ele faz tudo para que ela fique contente, ela vê que os olhos dele franzem na hora de ler um livro e mesmo assim o teimoso não procura um oftalmologista, ela vê que ele erra, mas quando acerta, acerta em cheio, que ele parece um lorde numa mesa de restaurante mas é desajeitado pra se vestir, ela vê que ele não dá a mínima para comportamentos padrões, ela vê que ele é um sonhador incorrigível, ela o vê chorando, ela o vê nu, ela o vê no que ele tem de invisível para todos os outros.
Agora vou contar o que ele vê nela: ele vê, sim, que o corpo dela não é nem de longe parecido com o da Daniella Cicarelli, mas vê que ela tem uma coxa roliça e uma boca que sorri mais para um lado do que para o outro, e vê que ela, do jeito que é, preenche todas as suas carências do passado, e vê que ela precisa dele e isso o faz sentir importante, e vê que ela até hoje não aprendeu a fazer um rabo-de-cavalo decente, mas faz um cafuné que deveria ser patenteado, e vê que ela boceja só de pensar na palavra bocejo e que faz parecer que é sempre primavera, de tanto que gosta de flores em casa, e ele vê que ela é tão insegura quanto ele e é humana como todos, vê que ela é livre e poderia estar com qualquer outra pessoa, mas é ao seu lado que está, e vê que ela se preocupa quando ele chega tarde e não se preocupa se ele não diz que a ama de 10 em 10 minutos, e por isso ele a ama mesmo que ninguém entenda.
