Cronica de Graciliano Ramos
Vou contar uma historinha pra você….
Era uma vez um homem, homem lindo, perfeito, ele era maravilhoso e muito rico, tinha todo o poder do mundo, o universo inteiro cabia em uma palma da mão dele, e ele tinha um tesouro, tesouro que era maior que tudo o que ele tinha: era um filho. Esse filho não era apenas um filho, ele era um filho maravilhoso, obediente, lindo, amoroso, bondoso, e assim como o pai, tbm poderoso e muito rico. Esse filho com certeza tinha sido o melhor presente que este homem já devia ter recebido. Ele o amava muito.
Esse homem era muito poderoso, ele tinha o poder do mundo todo nas palmas de suas mãos, ele era o dono do universo, podia fazer o que quisesse com ele, foi então que ele começou a ‘inventar’: “vamos ter pássaros, peixes, cachorros, todos os tipos de animais. Vamos ter tbm água, muita água, e terra firme.”, foi dito e feito. Apesar de ter isso tudo já criado, o tal homem poderoso sentiu a falta de algo, ou melhor, de alguém a mais, foi aí que ele criou o primeiro homem do mundo: Adão, e depois veio Eva, a mulher de Adão. Mas no jardim onde eles moravam havia uma cobra muito má, ela fez com que Eva fosse ~na onda~ dela, fazendo com que Eva errasse, pois como toda a criação que já existia e como principalmente como o criador de tudo aquilo, tudo lá era perfeito, sem defeito nenhum, mas aí veio essa cobrinha, e acabou fazendo com que Eva e Adão errassem. E assim foi indo, todos que nasciam depois daquele dia já nasciam sem ser perfeitos como poderiam ser, por causa do erro que Eva e Adão cometeram, e assim todos os seres humanos começaram a pecar….
O tal do homem todo poderoso ficou muito triste com isso, pois ele tinha feito tudo com tanto carinho, tanto amor, com tanta perfeição, e aquilo se foi =S
E o tempo passou…..
Você lembra daquele fiilho que eu disse que esse homem tinha que era o maior presente dele? Pois então, esse homem chamado “Deus”, decidiu enviar esse filho dele ao mundo dos que erram, pra sofrer e morrer, no lugar de todos aqueles que erraram, o ignoraram. Deus estava louco? Não. Acredito eu que quando amamos alguém nós fazemos de tudo para o bem desse alguém, e Deus, como criador de tudo e todos, amava esses homens muuuuito, apesar de tantos o ignorarem. Na verdade, nunca havia tido antes, nem há, e nem nunca haverá, prova de amor tão linda quanto essa que Deus deu. Ninguém jamais conseguirá superar esse amor todo.
Esse filho de Deus, chamado “Jesus Cristo”, veio ao mundo, sofreu por mim e por você (sem nem termos nascido ainda) e morreu em nosso lugar, pra gente um dia poder ser feliz, poder ser salvo. Viu quanto amor? Deus deu o único filho dele, o bem mais precioso que ele tinha, pra morrer por um “bando” de pecadores, pecadores que as vezes o ignoravam, o rejeitavam, o maltratavam. Mesmo assim Jesus Cristo não desistiu. Ele seguiu em frente, mas ele poderia ter parado por ali mesmo, e desistido, desobedecendo ao pai dele, mas ele preferiu sofrer tanto, por nós ♥
Quem tem mais amor? Deus ou Jesus? Talvez haja igualdade nisso? Bem capaz. Deus foi maravilhoso por mandar o filho único dele pra morrer em nosso lugar, e Jesus tbm foi maravilhoso ao obedecer a ‘loucura’ do pai, cumprindo o que ele havia pedido, ou seja, sofrendo e morrendo, por nós ♥
Jesus morreu. 3 dias depois ele ressuscitou como havia dito que iria ressuscitar, e foi aí que todos então perceberam e disseram: “Ele tinha razão, Ele era o filho de Deus e havia vindo aqui realmente para nos salvar.”. E tanta gente o ignora. Por que disso? Deus não éh mal, pelo contrário, Ele éh amor, A-MOR, preciso falar sobre outras provas de amor que ele já deu pra vocês que não acreditavam nisso, passar a acreditar?
Deus te ama, não pelo que você tem, não pelo que seus pais são ou eram, nem por causa de religião. Ele te ama “simplesmente” pq Ele éh AMOR, não existiria amor no mundo se Ele não existisse, e se Ele viesse a parar de existir, o Amor com certeza tbm pararia.
Jesus te ama, mais que todos os outros, mais até que os teus pais, pois Deus éh pai de Cristo, e éh pai de todos nós, até de seus pais. Então creia na promessa que Ele fez, se arrependa dos seus pecados e creia que Ele éh o Senhor e Salvador, pois nem eu nem você estaríamos aqui se não fosse por Ele. Não importa se éh evangélico ou católico ou se não tem nenhuma religião, mas creia no Amor dele, no que Ele fez por ti e por mim.
“Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa” - Atos 16:31
Quem tem mais amor? Deus ou Jesus? Talvez haja igualdade nisso? Bem capaz. Deus foi maravilhoso por mandar o filho único dele pra morrer em nosso lugar, e Jesus tbm foi maravilhoso ao obedecer a ‘loucura’ do pai, cumprindo o que ele havia pedido, ou seja, sofrendo e morrendo, por nós ♥
Deus te ama, não pelo que você tem, não pelo que seus pais são ou eram, nem por causa de religião. Ele te ama “simplesmente” pq Ele éh AMOR, não existiria amor no mundo se Ele não existisse, e se Ele viesse a parar de existir, o Amor com certeza tbm pararia.
Jesus te ama, mais que todos os outros, mais até que os teus pais, pois Deus éh pai de Cristo, e éh pai de todos nós, até de seus pais. Então creia na promessa que Ele fez, se arrependa dos seus pecados e creia que Ele éh o Senhor e Salvador, pois nem eu nem você estaríamos aqui se não fosse por Ele. Não importa se éh evangélico ou católico ou se não tem nenhuma religião, mas creia no Amor dele, no que Ele fez por ti e por mim.
“Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa” - Atos 16:3
Sombra
"Na parede vi minha sombra desenhada como espelho a refletir minha alma"
Então senti o abraço quente do sol
Que ao entrar pela janela
Seus raios, clarearam a minha face.
E em tão pouco tempo se foi
Pude perceber
O quanto momentos rápidos e únicos
Podem ser tão incríveis
Agarrei-me a vida como se fosse
A última gota de lágrimas que iria derramar...
Tudo é pouco, muito pouco e passageiro.
E ainda há flores no jardim a brotar!
Marlene Ramos Martins 2011
Queria
Queria tanto ter-te nos dias de verão
Andar de mãos dadas,,,
E no cair da chuva dançar contigo
Fazer amor na varanda de casa antes de entrar
Ah como eu queria ter-te nas noites de verão
Transpirar com um beijo
E no lençol deslizar gotas de amor
Amamhecer e querer-te muito mais nos dias de verão.
Marlene Ramos Martins
14/02/2019
Aflorais
Abriguei-me a teu ninho as duras penas da felicidade em um universo em que criei para minhas ilusões
Em meu interior as chaves inebriantes da minha própria natureza esfíngica
Verdades sombrias da realidade de ser eu no meu egocentrismo não abarquei minha consciência externa
A exatidão dos assomais sentimentos seguem-se a inverter a doçura que destila da minha excessiva ironia
Marlene Ramos Martins 24/10/2021
Alma Profunda
Em águas calmas, minha alma se esconde,
Profunda e vasta, onde o silêncio responde.
Cada emoção, um oceano a explorar,
Segredos guardados, difíceis de decifrar.
No fundo do ser, um universo inteiro,
De sonhos, medos, e um amor verdadeiro.
A profundidade da alma é um mistério sem fim,
Onde a luz e a escuridão dançam em mim.
Ecos de vidas passadas, sussurros no vento,
Histórias antigas, que o tempo levou, lento.
Em cada batida, um pulsar de eternidade,
Reflexos de uma alma, em busca de verdade.
@poesiaescondida72
@jramosneto72
Há quem diga que o caminho para a plenitude de um homem se faz através da estrada da felicidade. E o meu caminho eu faço na estrada do seu corpo. Onde, que por um descuido ou "malandragem", quase me perco buscando algum tipo de atalho... Mas, respiro fundo, e me acho! E quando penso que me acho... Outra curva, chamada silhueta, eu derrapo, ao olhar, ainda que por um triz, para os seus lindos quadris, que me remetem a uma obra de Arte, que o Grande Artista fez o mapa do teu Corpo com a tela de fundo do Céu, buscou inspiração nos mistérios do Oceano e usou todo o Brilho da Lua em seu olhar, a fim de que o seu brilho fosse o satélite natural usado na busca do Paraíso Encantado, que eu sempre acho, quando por você sou Beijado... Por fim, não tem jeito, acabo sendo arrebatado!
Jairo Ramos
Rj, 19 de Maio de 2019
Por tantos motivos, eu escolhi sorrir.
Entre tantos desejos, um deles foi sorrir.
Sorrir muito, sorrir de tudo...
Sorrir para os amigos, sorrir para a vida,
sorrir quando estou triste,
sorrir quando tenho vontade de chorar.
Sorrir para agradecer, sorri para agradar.
Sorrir quando nada vai bem...
Sorrir sempre para a vida melhorar.
2020
Vou contar-te como faz me sentir, seja com um toque de mãos,
Dos lábios que de tão íntimos, pareciam se conhecer há décadas
Das conversas que me levam a outra dimensão,
Os castanhos dos teus olhos que quando os vejam tão perto
É mel de nova colmeia, margem do Rio Negro ao meio dia, barezinho gelado.
Quero noites contigo como as estreladas para
Te beijar escorado no parapeito do teatro,
Sob olhar tímido celestial de júpiter e ao fundo evidências
Como uma grande orquestra, perfeitamente ensaiado.
O mundo sem você era inimaginável
E não aceitava o eminente fim
Perdoei o que não era maleável
Assim mesmo não quis ficar, pobre de mim
Chorei o que não podia
E todos os teus retratos dei fim
Amei quem não devia
Assim mesmo não te esqueci, pobre de mim
As vezes me vi caindo
Sem ter onde me apatifar
As vezes me vi voando
Ensaiando outra vez amar
Mas não, chega
Se for pra viver assim, pobre de mim
Sapo e seus amores rasos
Cantava e dançava a beira da poça, choveu a tarde inteira, e pela noite foi festa. O sapo nadava, gritava e não queria nada mais da vida, era só alegria, na poça tinha tudo o que queria.
Uma vez perguntaram:
- Sapo, o que essa poça tem de tão especial? Tem milhares como ela só nessa trilha, e quando o sol vem, ela se vai, não te precisa, já tu, fica sem ter onde pular. Não acha melhor parar de se jogar assim ?
BESTEIRA! Disse o sapo. Amar é assim mesmo, nem sempre da pra se doar, está presente, a ausência é necessária pra poder sentir saudade.
Pobre sapo, amou sempre poças, quando o amor é mar.
Meu primeiro soneto
E todos os barés saberão
Que em meu peito oscila,
Hora o amor, hora a dor,
Castigo de quem sente.
O amor que te ofereço é de graça,
Não tem cor e nem raça,
É seu, feito a mão,
E Deus o artesão.
Ah! Mas a dor...
Ela sim é a pintada tropicana,
Feroz e impiedosa!
Me rasga o peito de uma vez,
Devore em uma só bocada,
Tudo isso que sonhei.
Eu amo você!
Tuas mãos, seus braços, o teu pescoço, teu rosto, o cheio, tuas linhas, curvas, teus pelos e o teu gosto. Não precisa me fazer mil juras, já faço por nós. E todos os dias idealizo o nosso reencontro e meu amor vai faltar carne nos lábios. Te ver era como uma típica tarde manauara, e tem chovido todos os dias desde aquela sexta."
O tempo corre sem rumo ou direção
Anda sempre às pressas, ora tropeça
Ora voa como a penagem sobre as árvores
Passado era como criança desleixada
É jovem como as garotas vaidosas
Sabia como a velhice que a todos pega neste presente
Onde se espera um futuro melhor
Tempo que tropeça e espanta
Eu a vi e já não mais o vi parada
Congelada no tempo da era...
Mês vencido...
Um mês que
para alguns passou rápido,
já, para outros...
tão devagar
que parecia que não
iria acabar.
Passamos por cima
das dificuldades.
Lutamos com dignidade,
com a cabeça erguida e
vencemos.
Agora, é esperar que Outubro
seja mais generoso.
Entregarei nas mãos de Deus
e tenha a certeza que ele fará o seu melhor
por mim e pelos outros.
As vezes me aquieto num canto. Não por preguiça, nem por covardia e nem para não sair da minha zona de conforto.
Mas, para aquietar meu coração, acalmar a minha alma e a minha mente, as vezes tão barulhenta.
Não posso ser útil para alguém se não estou fazendo bem pra mim.
Silencio-me para fugir dos inconvenientes.
Silencio-me para não me sufocar com as palavras que mal ditas me tiram o ar.
A vida precisa de pausas, de recuos, de saídas.
E o silêncio é uma delas.
26/06/2018
E a vida segue...
Segue independente de nós, dos nossos desejos e sonhos.
Segue sem mesmo nos perguntar se estamos bem, se estamos dispostos ou prontos para seguirmos juntos.
Os dias terão sempre as manhãs, as tardes e as noites não faltarão.
Se não aproveitarmos todos os acontecimentos, bons ou não, estamos desperdiçando aprendizados... experiências.
Então, devemos agradecer por cada momento, cada alegria ou cada lágrima rolada. Pois sabemos que um dia tudo se vai, até a vida.
Que possamos abastecer nosso coração com amor, nossa alma com fé, e os nossos dias com perseverança. Trazendo para o nosso presente, alegrias, sem deixarmos de ter para o nosso futuro, esperanças.
25/06/2018
E o que eu desejo para todos nós, é muito
amor, amizade, saúde, respeito, e alegria espontânea. Sim, muita alegria.
Que a gente não perca mais tanto tempo esperando essa tal felicidade, simplesmente, porque já temos.
Já somos felizes e não sabemos.
Mesmo com tantas perdas nessa vida, mesmo com as decepções que já tivemos.
Mesmo elas não sendo totalmente superadas, estamos aqui. E graças a Deus, ainda cheios de esperanças, vivendo com dignidade, com força e confiança.
Então, que possamos aproveitar tudo de bom que temos e pararmos de nos lamentar o que já perdemos. Pensarmos no que ainda podemos conquistar. Nos reconstruindo todos os dias. Usando a nosso favor os nossos medos, os nossos receios e enfrentá-los.
Isso é alegria, satisfação de superar o que por tempos nos fez recuar.
23/06/2018
Não perca o seu valor, a sua essência e a sua humildade por sentir-se inferior a algo ou alguém.
Ultimamente as pessoas estão demostrando ser quem não são e procurando mostrar algo que não tem.
Talvez, isso seja por conta das redes sociais, onde todos aparecem sorrindo como um comercial de creme dental, como se ninguém tivesse problemas, e causando uma enorme frustração.
Não, a vida não é assim. E todos nós temos problemas sim!
Temos tristezas, mau humor, dor de dente, de cabeça, celulite, rugas, pés de galinha, gorduras localizadas e muito mais.
Rede social é só aparência, ninguém quer sair feio na foto.
Então meus queridos, sejam vocês!
Ninguém é tão bonito e perfeito. Todos tem algum defeito.
Não se menospreze, mas também, não se acomode. Se alguma coisa não vai bem, procure melhorar, mas não tente se igualar ao outro. Admire-o sem inveja-lo. Seja você. Sorria sem se preocupar se vão aparecer as suas ruguinhas embaixo dos olhos. Nada mais bonito que quando você sorrir, os seus olhos sorriem juntos.
Autenticidade e naturalidade fazem bem!
Para! Eu digo.
O teu bater de canto me adoece!
Não tem gaiola pra não habitar em minha sala,
Voa pra bem longe!
Eu te odeio!
Um urubu caiu nas minhas costas, ele não tinha a intenção, se arrastou para baixo do carro e me olhou triste, pediu desculpas.
Tu és canário, alegre, bate à porta e ceia em minha mesa, não me espreita.
Eu sei que não desejas devorar a pele dos meus ossos quando cair morto, a tua diversão é cantar, pular e gritar, enquanto vivo em dor.
Morra!