Cronica de Graciliano Ramos
Velejar mar adentro com um simples barquinho de papel é subestimar a bravura e o furor do oceano, negligenciando o poder existente em tal esfera terrestre. Sendo assim, antes de se aventurar em universos maiores do que o seu, reflita, pondere e busque ser prudente, pois assim procedendo, você não estará correndo o risco de ver seus projetos afundar (assim como o barquinho), por conta da imaturidade e total tolice de uma criatura que pensa que pode destronar uma rocha apenas usando as mãos.
A vida acontece enquanto desperdiçamos o nosso precioso tempo com coisas inúteis, plantar temporariamente passos mal dados significa colhe-los eternamente, somos escolhas, essa sim é a forma genuína de dizer quem realmente somos, as aparências enganam ilimitadamente e somos responsáveis por não estarmos atentos a cada detalhe, quanta diferença faz um minusculo detalhe, tudo isso nada mais são do que falhas, é fácil olhar sem perceber, difícil é estarmos atentos ao que pode acontecer, não há como prevê, se pudêssemos saber o quanto uma escolha bem feita não vale duas mal feitas, evitaríamos o mal e consagraríamos: verdade, idoneidade, doçura e amor, nada mais do que vida.
Sabe quando você tem a sensação de ser um ”incomodo” na vida das pessoas ? Como se a sua presença fosse insignificante? Ai você vai para casa chorar, porque é a unica coisa que te resta. Fica rezando para que o outro dia seja diferente. Que as pessoas te valorizem mais. Mas acontece sempre a mesma coisa e você só consegue ficar no seu quarto escutando a musica que te lembra aquela pessoa.. ai você só espera, espera, espera as coisa mudarem, mas elas nunca mudam.
Estou sem sono. Isso já virou rotina. Você me tira o sono. Estou escutando uma musica, o nome dela é “vida após você”. Sabe, essa musica me faz querer estar ao seu lado, mesmo sabendo que não posso fazer isso […] A vida depois de você, sabe, não consigo entender isso, pelo simples fato de não existir vida depois de você. Eu quero você agora. Quero passar cada segundo da minha vida ao seu lado […] Se algum dia você me deixar, eu simplesmente vou perder a vontade de viver. Eu sou completamente sua e não quero ser de mais ninguém, porque você me completa, você me faz bem, você me faz feliz, você me faz ter coragem para levantar de manhã e encarar a sociedade, você me faz ter vontade de viver[…] Então eu digo e repito: " Não haverá vida após você ”.
Eu estava triste, chorando. Mas não era um choro comum, era um choro de sofrimento, de dor. Não era um choro normal para quem passou por muita coisa nessa vida. Sentada no chão, abraçando minhas pernas, abaixei a cabeça e comecei a chorar. Ninguém poderia me escutar chorando, então resolvi me trancar no banheiro. Somente eu, Deus e minha lamina. Estava prestes a fazer o último corte que me levaria a morte, comecei a lembrar de todos os momentos bons e ruins da minha vida. Eu estava fraca, quase sem sangue, eu sabia que aquilo seria o meu fim, mas eu realmente não queria morrer. Então comecei a gritar, mas minha voz era fraca de mais para me ouvirem, ela ia enfraquecendo cada vez mais. Até que eu percebi que estava morrendo aos poucos, as lagrimas escorriam pelo meu rosto. Então comecei a ficar mais calma, tentei me focar só na minha respiração, ela estava fraca de mais, meu corpo estava amortecido, então escutei as palmadas que a minha mãe dava na porta do banheiro, tentando abri-lá para me salva. Era tanto sangue que chegava a passar em baixo da porta. Eu realmente não queria morrer, eu estava sem forças e tentava ficar só na minha respiração, ela estava cada vez mais fraca, eu sentia meu coração parando de bater, então comecei a rezar para que Deus me perdoasse pelo que eu tinha feito. Então vi que minha respiração estava parando totalmente, tentei puxar o ar com toda a minha força, mas eu estava fraca demais. Me lembro das minhas ultimas palavras: ” Tudo vai ficar bem ”. Repetia isso para mim varias vezes. Logo passou um ”filme” de toda a minha vida na cabeça: o dia em que perdi o meu primeiro dente, o dia em que aprendi a andar de bicicleta, vi meu avô fazendo suas brincadeiras só para me fazer rir, vi a tarde que passei junto a minha tia, também lembrei das tardes que passava junto com a minha vó, lembrei de tudo que a minha mãe tinha feito por mim, lembro de todas as piadas sem graça do meu pai, lembrei até das brigas com a minha irmã, lembrei de quando a minha vó deixava de fazer as coisas dela para me cuidar, lembrei de todos os meus amigos e de todos os momentos que vivi com eles, lembrei do meu amor e de todas as vezes que ele me fez rir, lembrei de cada detalhe, lembrei de TUDO que eu já tinha vivido. De repente meus olhos foram se fechando, dei um ultimo suspiro e meu coração parou de bater.
Eu te amo. Eu preciso de você. Amo cada detalhe que há em ti. Amo seu sorriso. Amo seus olhos. Amo sua boca. Amo o jeito como anda. Amo o jeito como meche o cabelo. Eu amo o seu sorriso, porque ele é o motivo do meu. Sem ele, meu dia fica triste, sem graça. Eu fico triste só em pensar em te perder. Juro que prefiro morrer do que ficar sem você, de ficar sem todos esses motivos que me fazem te amar cada vez mais. Espero que também tenhas medo de me perder. A sua felicidade, gera a minha. É como se fossemos uma pessoa só. Se você sente dor, eu sinto. Se você chorar, eu também choro. Se você fica feliz, eu fico. E vai ser assim, pra sempre. Por mais que todas essas barreiras me impeçam de te ver, eu nunca irei de desistir de você. Como dizem por ai que nunca devemos desistir dos nossos sonhos, eu não irei desistir de você, pois você é o meu sonho. Você é o meu anjo, só que sem asas. Você é a minha vida, sem exceção.
Lembra das nossas promessas? Lembra de quando você disse que nunca iria desistir de mim?Lembra que você disse que me amava? Lembra que você disse que iria ser eu, pra sempre? Lembra quando você me fazia sorrir ? lembra quando a gente ficava horas e horas conversando? Lembra quando ainda existia amor? Acho que ainda existe, mas só dentro de mim. Lembra quando eu te disse que nunca iria te esquecer? Vou cumprir minha promessa até o meu ultimo suspiro. Mas você, ta me esquecendo. Você não tem noção do quanto isso dói, do quanto isso machuca. Cada palavra sua, tem muito impacto em mim. Mas me diz você. Tudo isso que temos, ou tínhamos, vai acabar assim? Sem ter lutado? Sem antes ter comprido suas promessas? Isso tudo vai ficar no passado? Eu só quero saber o que se passa na sua cabeça, no teu coração. Ele ainda me pertence? Todo mundo me pede pra te esquecer, mas eu te amo demais para fazer isso, eu te amo demais para e abandonar. Acho que sou idiota de mais, mas uma idiota que vai te amar, para sempre.
"E agora, José? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, José? E agora, você? Você que é sem nome, que zomba dos outros, você que faz versos, que ama, protesta? E agora, José? Está sem mulher, está sem discurso, está sem carinho. Já não pode beber, já não pode fumar, cuspir já não pode. A noite esfriou, o dia não veio, o bonde não veio, o riso não veio, não veio a utopia e tudo acabou e tudo fugiu e tudo mofou, e agora, José?
Encontrei-a tão distante, perdida em meio a recordações e me perguntei por qual razão viver bons momentos, se tudo sempre termina da mesma forma? Se der errado; esquecê-los, se der certo; relembra-los, se pensarmos que cada lágrima representa um momento de felicidade perdida, choraríamos menos e viveríamos mais, sem dúvidas e questionamentos aproveitaríamos cada instante por inteiro sem promover o desgaste emocional que atordoa a nossa alma, retornaríamos a ser quem éramos sem rancor ou sensação de perdas, mas com adição de ganhos, armazenar momentos é fácil, difícil é fazê-los ruir.
“No meu caminhar, senti pesares, também senti temores, já senti o mundo escurecer em minha volta, senti espinhos feri os meus pés, a ponto de parar no meio do caminho, mas também senti que não conseguiria viver sem meu Jesus, e isto foi o motivo maior de suportar tudo, e continuar caminhado até lá chegar, pois Ele é a minha maior Esperança”.
“As pessoas que amamos são as maiores perdas da vida. Se pudéssemos perder a morte, perderíamos e não nos importaria em perdê-la, pois teríamos a vida, com ela desfrutamos do carinho, da amizade, da companhia das pessoas que amamos. A morte é a maior tragédia que pode acontecer na vida do ser humano; o maior pesadelo; o maior vilão da história. Por isso digo: “Pra mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. Filipenes 1:21. Nisto consiste o único benefício que a morte pode fazer para aqueles que estão em Cristo Jesus, pois quando ela vem, nos leva a descansar nos braços eternos de Deus”.
Como um amor faria um efeito imediato em uma situação de desespero, mas como alguém vai ter amar se você mesmo não se ama? Olhe pra si e descubra a sua beleza. Aprenda a gostar de si mesmo. Se você se olha e não gosta do que vê, então mude! Torne-se a pessoa que você gostaria de ser. A verdade é que só depende de você. Basta tomar a decisão!
Uma conversa é feita de perguntas e respostas (óbvio). Eu respondo, debato....mas de alguma forma evolui....Se vc ficar em silêncio,eu suponho o seu silêncio, afirmo, atiço, atiro no escuro...observo vc ... e te traduzo por conta própria...Mas sempre acho....uma conversa tem que ser feita de perguntas e respostas.....
Me falaram que quando se deixa de amar algo, na verdade é porque nunca se amou. Talvez o que eu tenha sentindo por ti, tivesse sido um engano, numa tentativa desesperada para me libertar dessas amarras. Um novo dia surgiu e eu deixei de ser aquela menina. Aquela menina que fazia brilhar os seus olhos, aquela menina que tinha uma voz fofa. Aquela menina se tornou uma estranha, que nem ela mesma reconhecia. E então da forma mais dura e triste, o que era um amor eterno, acabou. É talvez eu não soubesse amar, ou não quisesse ter aprendido, talvez se eu tivesse ido com calma, talvez se eu tivesse esperado o tempo agir. Talvez tivesse dado certo. Mas a vida é feita disso, de novos recomeços.
A Corte divertia-se, como sempre se divertiu, mais ou menos, e para os que transpuseram a linha dos cinquenta divertia-se mais do que hoje, eterno reparo dos que já não dão à vida toda a flor dos seus primeiros anos. Para os varões maduros, nunca a mocidade folga como no tempo deles, o que é natural dizer, porque cada homem vê as coisas com os olhos da sua idade. Os recreios da juventude não são decerto igualmente nobres, nem igualmente frívolos, em todos os tempos; mas a culpa ou o merecimento não é dela, – a pobre juventude, – é sim do tempo que lhe cai em sorte.
Sua natureza exigia e amava essas flores do coração, mas não havia esperar que as fosse colher em sítios agrestes e nus, nem nos ramos do arbusto modesto plantado em frente de janela rústica. Ela queria-as belas e viçosas, mas em vaso de Sèvres, posto sobre móvel raro, entre duas janelas urbanas, flanqueado o dito vaso e as ditas flores pelas cortinas de caxemira, que deviam arrastar as pontas na alcatifa do chão.
No que se refere ao amor, gosto do equilíbrio, da firmeza, o conteúdo, da suavidade sim, mas definitivamente, não sou racional. Sou totalmente passional. Corro riscos? Sim é daí? Imprevisível é viver. E eu vivo. Como bem disse Dalai Lama "Ame profunda e passionalmente. Você pode se machucar, mas é a única forma de viver o amor completamente".
"Os inteligentes são aqueles que vivem por tentar traduzir as coisas da vida, já os sábios são aqueles que procuram viver as coisas da vida e não utilizar tempo com tradução , pois sabem que a vida é curta, e que a sabedoria maior, se encontra em viver em quanto sua essência lhe permite vida"
" Tudo é uma questão de crer, se você acredita em Deus ele existirá para você, não apenas incluindo instituições surgidas ao longo do tempo, mas no ser em si. Se acredita na teoria do surgimento ela será para você verdadeira, contudo, se não acredita em nada, nada será verdadeiro, tudo é crer".
Não sei se há verdade no que sinto. Há uma vontade imensa de transmutar certas tristezas. Há sempre uma espécie de embriaguez fingindo alegria. Há sempre uma espécie de lucidez trazendo a raiva à tona. Há sempre uma espécie de entendimento que me deixa vulnerável, emotiva e crítica. Não sei se no auge da minha perspicácia eu admitiria tanta bondade, nem sei se vivendo o meu cotidiano com toda a minha racionalidade eu admitiria tanta ternura. Não há um absolutismo nessa sensação que as palavras causaram montando uma história bonita. Às vezes, de tão insegura, por tanto medo de cambalear entre as palavras, risco o papel até rasgá-lo, tamanha minha força. Essa força que só quem tem muito medo dentro de si sabe usar.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp