Críticas
Criticar os erros alheios é uma forma dissimulada ou despercebida de vangloriarmo-nos dos nossos supostos acertos.
Existem dias em que você trava uma batalha sozinho e ninguém vê, mas que vão falar e até te criticar caso você possa comemorar.
Ensine sem criticar as pessoas; se criticar dê três soluções: a primeira para que na próxima vez a pessoa faça melhor; a segunda para que ela mude os maus hábitos ou maus comportamentos e a terceira, para que ela possa tirar proveito da ajuda alheia.
Críticas sem solução a gente põe na balança da justiça de Deus e pede por misericórdia para livrar o peso da consciência do próximo.
Se a língua perder o controle para censurar, criticar, falar mal e acusar quem quer que seja, deveria experimentar a Inteligência Espiritual para produzir os efeitos positivos da boa educação e da paz do coração.
Conheça o seu canteiro de ansiedade, aprendendo como lidar com suas emoções nos campos das críticas, maledicências e julgamentos, nos quais a maioria das pessoas se afogam ou revidam com emoções negativas
Quando uma pessoa abre a boca para falar mal ou criticar um justo, ela está atraindo uma doença para o seu corpo: depressão ou AVC.
Todos os partidos políticos são fragmentados e malditos, porque querem ganhar as eleições criticando aqueles que tentaram fazer o melhor para o Brasil.
Palavras torpes ou críticas ofensivas levam à separações conjugais, desfeitas de acordos e desentendimentos entre amizades.
Líderes de igrejas, uma vez que são criticados, porém levados à soluções positivas e nada fazem, são os piores obreiros do rebanho, porque têm medo de mudanças ou de perderem suas funções para os mais inteligentes e ativos.
Experimente falar com calma, evitando conflitos emocionais maiores quando sua família lhe critica sem conhecer os fatos, fazendo-a entender melhor a sua posição e expressando sempre atitudes de paz, sabedoria e compreensão.
Estabeleça limites quando as críticas forem prejudiciais, desenvolvendo uma comunicação de ordem, reflexão, respeito, introspecção, liberdade e, acima de tudo, empregando ou aceitando o perdão no momento oportuno.
Procure não tomar como um ataque pessoal quando lhe fizerem críticas; mas, exerça a posição de uma pessoa sábia, comedida, cheia de paz e aborde as pessoas com empatia, mostrando um outro lado de como fazer críticas pessoais para que elas cresçam, sabendo usar a posologia da verdadeira comunicação em um relacionamento familiar ou social.
Ouvir críticas com paciência, respeito e compreensão pode ajudar a melhorar o seu relacionamento e as suas realizações, sendo paciente para tirar proveito da situação em detrimento da sua educação, responsabilidades e objetivos de vida.
A maioria das pessoas alheias aos processos da análise crítica tem maior facilidade em acatar as opiniões dos outros em vez de formar ou assumir as próprias. A pessoa que não quer ou não pode pensar por sua própria capacidade, tende a aceitar prontamente quem o faça por ela, vivendo sempre na dependência de “pensadores de plantão”.
Defeitos, limitações, falta de conhecimento, críticas negativas e estilos decadentes de pregações não invalidam a mensagem da Palavra de Deus, mas afastam os seus ouvintes.
Os que criticam são cooperadores das trevas, porque na luz não conseguem trazer soluções, senão tropeços, inimizades e ignorâncias.
Criticar aquele que fala com sabedoria é o mesmo que ignorar o aviso de tubarão na praia e pula no mar.
