Crenças
"O local próprio para o estudo das crenças religiosas é em uma igreja ou no templo, em casa, ou em um curso sobre religiões comparativas, mas não numa aula de biologia. Não há lugar no nosso mundo para uma ideologia que procura mentes fechadas, força obediência, e retorna o mundo à um paraíso que nunca existiu. Os estudantes devem aprender que o universo pode ser confrontado e entendido, que idéias e autoridades devem ser questionadas, que uma mente aberta é uma coisa boa. A educação não existe para confirmar a superstição das pessoas, e as crianças não aprendem a pensar quando elas são alimentadas apenas com dogmas."
Eu não sou normal, minhas crenças são diferentes, meu ponto de vista poucos entendem, meu jeito é bizarro, meu certo para maioria é errado.
O triste é que não podemos pensar em assuntos alheios ás crenças nossas, tudo que pensamos, para os outros,parece um reflexo de nós.
"...Ah...como sou cheia de fendas e apegos, claro que sinto saudades das crenças. Tudo, era tudo tão menos trágico para mim. Eram “suicídios” mais involuntários, tenho a mera impressão de que eu era até menos frágil. Hoje, me borro num pestanejar e sei que desacreditar pode ser até estúpido, entretanto, acho mais estúpido me manter em postura e nos “pliês”, sempre cair em pedaços no chão..."
(Texto a fê chora das impossibilidades)
"Oração"
Eu que não tenho deus, eu que não tenho crenças
Eu que não tenho santos,
Desde que te vi,
Todas as noites à hora de me deitar
Cerro os olhos e penso em ti...
E todas as noites, desde então
Sem querer
Sem notar,
A minh`alma em meus lábios começa a rezar...
Todas as noites, à hora de dormir,
Digo o cântico dos cânticos da minha oração...
E quantos terços rezo em teus lábios, enchendo-os
De rosários de beijos
No altar onde te vê minha imaginação...
Todas as noites,
Nas horas doces em que me abandono
Como à espera do sono,
Em minha estranha liturgia
Tomo-te entre os meus braços, triunfante,
E penso tudo o que desejo e quero
Se fores minha um dia...
Eu que não tenho deus, eu que não tenho crenças,
De olhos cerrados a esperar o sono
Ou fitando as belezas das noites tranqüilas,
Também sei rezar...
- no meu templo, que tem por vitrais as pupilas,
diante da tua imagem toda noite eu digo
uma oração de amor antes de me deitar:
"Bendita sejas tu entre os meus braços!
Bendita a nossa vida pelo nosso amor
E bendito, também,
O pecado que um dia há de tornar-te minha,
E há de unir numa vida as nossas duas vidas...
Amém..."
Quando formos capazes de ler, ver e ouvir até o fim, tudo o que antes abalava as nossas crenças, significa que nos tornamos seres humanizados.
11-Reflecti comigo: em que época surgiram as idéias que formam vossas crenças religiosas? Não eram tempos aqueles mais cruéis do que os nossos? Pois bem! E, contudo, ainda desejais cultivá-las? Sabei que ao reproduzirdes tais sistemas de pensamento perpetuais a justificação da crueldade e da intolerância. 15/11/10
A religião nada mais é do que crenças organizadas no incerto. A ciência, por sua vez, oferece bases organizadas beirando o exato.
Sobre as crenças
Se uma coisa só se confirma como tal em referência a outras coisas, como crer em uma verdade única?
Não se deixe levar pelas crenças de que tudo se resolve pela fé, ou pela boa vontade, é necessário o autoconhecimento, para avaliar-lhe a mísera condição de aprendiz.
Não se nivele ao ignorante, para que não seja igual a ele.
Não responda nem se altere, continue sua caminhada, em busca de consciência tranquila, e não modifique seu modo de viver, só para agradar e concordar com os detentores da verdade.
Não lhe obedeça e nem ofereça munição para discussões infrutíferas.
Talvez tenha melhores resultados em recolhimentos meditativos.
Vambor
A ciência não é meu sistema de crenças, minha religião. Eu aceito os fatos que considero coerentes e plausíveis. É isso!
De uma árvore de Natal nascem sonhos, surgem crenças e a fé na magia de um mundo que tem muito mais a oferecer, além daquilo que se pode ver.
Quando criança você recebeu crenças de terceiros, essas que não são suas porque passar a vida seguindo algo que não escolheu sem se fazer perguntas.
