Costumes e Cultura
"A cultura do consumismo e da aparência tenta nos escravizar pelo ego, mas nada é mais libertador que viver a verdade da sua própria essência, o expressar em atitudes a consciência de quem você é.
Legítimo é ser autêntico."
Raízes da Terra e do Mar.
Na dança dos tambores ecoa a herança ancestral
Cultura afro-indígena, raízes da nossa nação
Na pele, nas cores, a força de um povo imortal
Histórias entrelaçadas, em cada gesto e canção
Dos orixás aos pajés, o sagrado se revela
Em cada canto, em cada reza, a conexão divina
Na arte, na culinária, a sabedoria que se revela
Tradições que resistem, memórias que iluminam
Nas festas populares, a festa da resistência
Celebração da vida, da luta e da fé
Nos terreiros e aldeias, a força da existência
Entre rezas e cantos, a esperança se refaz
Cultura viva pulsando, no coração do Brasil
Afro-indígena é presente, é passado e é futuro
Nas danças, nos rituais, um povo em busca de paz
Lembrando sempre de onde veio e para onde aponta o rumo.
Todos falam em cultura,
nessas luzes da ribalta,
e na ânsia da loucura
andam todos à procura
da cultura que lhes falta.
O único lugar onde a intelectualidade, inteligência e cultura de uma mulher não faz a menor diferença é na cama.
"Um povo alienado, sem educação e/ou sem 'cultura' é muito mais fácil de ser controlado pela 'minoria' tendenciosa."
Toda cultura tem uma história. O problema é que algumas são excludentes e prejudiciais ao bom convívio de espécie na medida que elegem os eleitos e os não eleitos.
Riqueza não é ter dinheiro, carro do ano ou roupas caras. Riqueza é ter cultura, falar bem, ter educação, tratar bem as pessoas, ser generoso, ter fé e ser humilde. Acima de tudo a riqueza é encontrada na educação, sim na educação. Não fique preocupado(a) por não ter dinheiro, bens materiais ou por não ter estudado em grandes escolas. Preocupe-se em adquirir educação hoje, pois esta encontra-se aí, bem na sua frente, esperando apenas para ser apreciada e devorada.
Busque a educação, tenha anseio, sede e curiosidade pela mesma. Leia bons livros, conheça os escritores que fizeram parte da cultura do seu país, procure saber mais sobre a sua própria língua, assista jornais de diversos canais, não fique apenas com uma opinião, ouça música de qualidade, ela alimenta a mente e a alma, opte por não utilizar a calculadora em situações básicas, exercite a mente, aceite desafios, faça viagens, nem que estas tenham que ser através de livros ou filmes.
Enfim, busque a Deus, pois Ele é o verdadeiro alimento e acima de qualquer matéria, entender sua divindade exige uma sabedoria extensa e só quem a estuda, a compreende e consequentemente acredita e não duvida.
O churrasco é tradição, neste assado demonstro minha origem, minha cultura, orgulho que trago do pampa no coração.
A cultura, a saúde e a educação são, ou pelo menos deveriam ser, os pilares de toda a sociedade. É triste saber que alguns governos não levam isso à sério.
E a transgressão? E a cultura, e o mal da civilização? Mal estar?Isso tudo torna o amor infalível, é bicho inconcebível, o simples desejo de desejar e continuar…
O sujeito da “falta” nunca irar repousar
Por ela o mundo é movidos são dores, licores, amores e caprichos!
Do quê que vale um caminhão de cultura se não houver a estrada da sabedoria para deixar este transitar?
Então alguém se puder explica “que país é esse”, que lucra cotidianamente com a cultura negra e não permite que esses lucros cheguem aos negros, alguém se puder explica o que a melanina do nosso sangue interfere em nossa inteligência, capacidade e moralidade, alguém se puder explica qual a lógica usada para explicar o fato de que deve-se sentir vergonha de ter antepassados que foram escravizados e não deve-se sentir vergonha de antepassados que escravizaram, alguém se puder explica para o mundo a fome, a miséria, a submissão, a falta de oportunidades as quais sofrem milhões de negros nesse “Brasil Negro”.
Como gosto de conversar com pessoas invejosas e sem cultura e como assistir chaves nunca se canso do mesmo episódio.
Morar em outro país é se deparar com uma cultura diferente, língua diferente, culinária diferente, costumes diferentes, e por mais diferentes que aparentemente possamos ser, NOS SOMOS TODOS DE FATO, IGUAIS. O olhar amigável, o sorriso de uma criança, a moça do mercado te dar 'bom dia' em português, isso tudo é familiar e hoje me faz sentir em casa.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp