Conto Amor de Clarice Lispector
Anjo da Guarda
Ainda que eu esperasse por mil noites
E despertasse ao nascer do sol todos os dias,
ainda assim não poderia te acordar.
Porque nos teus sonhos te ensino a voar
e te levo às estrelas, a vida encantar.
A tua voz soa em silêncio,
ouço em palavras um único sentimento.
Mas quando teus olhos abrirem
e o mundo desejar te levar,
seja forte, te ensino a lutar.
E se nada parecer dar certo,
ainda assim conseguirei te mostrar
como é bom aqui estar!
Queria tanto que soubesses,
mas este segredo fui proibido de revelar.
Eu sou teu anjo e enfrentaria o que for.
Fui enviado para te guardar,
nasci só pra proteger,
mas aprendi a te amar!
Glory to God
A minha voz transformo em música,
Canto a vontade de lutar,
Expresso esperança,
Vejo brilho nos olhos de uma criança.
No sorriso levo atitude.
Decidi a Ti amar,
Encarar a vida sem medo de errar,
Aprender a perdoar...
Pedir por favor, lhe entregar uma flor,
Fazer amizades, viver sem idade.
A Deus faço louvor.
Sei que devo ser sempre melhor do que sou,
Viajar pelo mundo, e por onde for...
Com o dom de cantar...
Canto por amor.
O mundo que me trouxe flor.
Precisei de uma flor para alegrar a casa.
Busquei a mais bela e perfumada.
De tão linda, até brilhava...
Tinha um tom meio rosado, aveludado.
Fiquei até surpreso na primeira vez que sorriu.
Pensei que seria normal, mas foi especial.
Quão raro foi lhe encontrar!
Fui ver o mundo e vi o mundo girar.
A flor da terra que nasci começou a me encantar.
Transformou sonho em realidade.
E tudo que, juntos, queremos
é amar de verdade.
Não há tempo no mundo, não há distância,
só existem sonhos para quem quer realizar
e amor para quem quer amar.
A moral e o valor são o resultado das escolhas nas entrelinhas de um fatídico cotidiano.
No abismo do consciente caminham lado a lado o homem e a mulher, o amor e o ódio, o céu e o inferno, a fé e a descrença, a política e a religião como facetas de uma mesma moeda. Sobre tudo um magnífico deus e um diabo estúpido também aliados e dependentes entre si.
Poesia
Quer saber quanto doi a saudade? Escolha amar alguém do sertão.
Quando olhei nos olhos dela, foi tão gostosa a sensação, minhas mãos gelaram na hora, meu coração disparou e em meio àquele furor nossas almas se encontraram e eu pude perceber, o que é tanto alguém querer mesmo tendo outra opção.
Ela pra mim sorriu e minhas mãos alcançou, eu retribui com um beijo e o abracei com desejo pois sabia que ali encontraria abrigo pra meu coração ferido, carente e cheio de amor.
Quer saber quanto doi a saudade? Escolha amar alguém do sertão.
Os dias foram passando e ela ao meu lado a sorrir, mal sabiam nossas almas que no fim daquele dia, ai meu Deus que agonia, ele teria que partir.
E na despedida eu fui traído, mal sabia a bandida, da tristeza malvada, o quanto seria invocada para o nosso amor levar. E hoje te espero agoniado, volta logo para casa que aqui é o teu lugar.
Quer saber quanto dói a saudade? escolha amar alguém do sertão.
Desde então aquele dia, a vida se tornou vazia, olho o mapa todo dia, querendo um jeito encontrar de te ver mais perto chegar.
E em desespero clamo, pra que Deus por um engano, abrevie a saudade, que tanto meu peito invade, que tanto me faz chorar.
Amor te espero ansiosa, olhando aquelas orquídeas, que me faz feliz da vida, me lembrando que na hora da partida, me prometeste voltar.
Volta logo pra o aconchego, que aqui eu te espero sem medo, só em ti encontro sossego e eu prometo sem segredos que pra sempre vou te amar.
Pessoas...
A sombra da paz, da saúde e alegria não são capazes de proteger todas as pessoas que gosto...Mas posso ver na luz do sol o quanto elas são importantes para mim,elas são insubstituíveis, são inesquecíveis…
Quero sempre ter forças e sorrisos para enfrentar as dificuldades, as tristezas e as desilusões da vida...
E se meu sorriso for interrompido pelo sopro do medo e da tristeza?
Que eu consiga transmitir a paz e o amor de Deus, para os que estiverem ao meu redor...
No divã das minhas loucuras valorizo quem sou, não o que tenho…
O amor existe…
Ainda que hoje alguém espere meu fracasso, amanhã estarei na apoteose dos meus sonhos e propósitos, porque nunca vou perder a liberdade de dizer: O amor é especial e importante para
mim, nada é em vão… O
amor existe, eu encontro o amor nas pessoas, não conheço nenhuma outra razão para amar...
Você não soube entender
Você não cedeu nem um pouco
Você não quis amar
Você não pode sonhar
Você me fez sofrer
Você me fez chorar
Você me fez desistir de acreditar
Você sugou minha força
Você sugou minha vida
Você sugou meus sonhos
Agora estou vazio
Agora estou triste
Agora estou parado
Por que aconteceu isto
Por que aconteceu tal rápido
Por que aconteceu comigo
Reprise de uma história
Hoje sentir algo estranho
Uma reprise de algo perdido
Parei então para refletir
O que é ser feliz
De repente estava imóvel, apostando em meus pensamentos
Então me dei conta, que não tinha alguém perto de mim, que fosse carinho de verdade
Lembrei que um dia tive tanto e mesmo assim, não precisei fazer quase nada
Do passado vêm músicas, livros e poesias
Pois é parte de algo simples e verdadeiro em mim
Agora sempre fico repetido que estou lutando por alguém
Só agora percebi que o amor não pode ser uma batalha ou uma conquista
Sabe quando parece que tudo que é certo parece errado
O amor é algo que completa nosso ser
Amor é a exceção do simples e do complexo que é a vida
Não posso ser algo que não sou
Querer ver, o bom, o mau em quem tá próximo de mim
Não quero fazer comparações dos momentos bons em analogia aos ruins
Quero somente algo que seja simples
Que me faça um cara melhor
Não quero ser alguém que recebe folhas em brancas
Para escrever histórias a serem reescritas e apagadas com o tempo
Sou romântico busco a eternidade das palavras pelo AMOR
Amo escrever palavras simples
Já que viver deveria ser assim
Não preciso ser um filósofo
Para entender como preciso de você
É bem simples mesmo
Viver ao seu lado
Minha princesa
Pois é como o dia e a noite
Um não existe sem o outro
Eu preciso somente olhar para você
Pra saber que fui abençoado
Com a dadiva de poder amar
Você é poesia em minha vida
Seus versos estão guardados em minha alma
Não sou mais um livro em branco
Você é minha história
Meus versos e minhas palavras
POEMA: SAUDADE
Vc ja se apaixonou, por algo ou alguem, q só de imaginar viver sem, seu peito parecia sangrar, sentia vontade de explodir e gritar. Vc ja se apaixonou, de uma maneira arrebatadora e quando perdeu, sentiu-se perdido num infinito mar de dor, aquele momento, em q vc se sente, em um filme de drama, q ate o caminho q vc faz, ouvindo uma musica romantica é triste, é tudo paradigma do q vc ja foi.
Sim!!!
Aquele beijo na chuva, aquelas brigas devastadoras, aqueles momentos unicos, só de vcs, tudo aquilo q fez especial e que te assombra, esse tipo de amor, sim pq isso é amor, ESSE TIPO DE AMOR, nunca morre, apenas fica guardado em um lugar chamado PRA SEMPRE e esse pra sempre é oq deixa ele lindo e restaurado.
Ame
Se deixe amar
Viva
Se deixe viver
Tenha
Se de ao amor
E não peça nada em troca
PEÇA SOMENTE AMOR NA MESMA INTENSIDADE.
BY Grazielle Mendes
(Ps: Mais um de mim, por mim mesma)
Amigo
"Amigo é coisa pra se guardar de baixo de sete chaves, dentro do coração"?
Uma letra linda realmente, porém, AMIGO é alguém pra se vivenciar, AMIGO é alguém a se dar amor, AMIGO é alguém a se dar carinho. AMIGO é complexidade de encontrar seu eu em outro alguém, de uma maneira que vc não consegue dizer o quão improvável é a semelhança na alma de vcs.
Então guarde amigos, proteja, vivencie-o, mas nunca o abandone, pois um amigo abandonado é um ser amargurado, um ser que produzia luz, mesmo sem querer uma fagulha de escuridão sairá daquela personificação de não mais paz e fará com que o próximo a lhe chamar de amigo entenda as consequências de quem já sofreu por um amigo que não foi AMIGO.
Seu entusiasmo, sua empolgação, fazem você seguir adiante, se ao seu lado está alguém que te puxa pra baixo, que te impede de ser você, que obrigada sua alma a ficar escura, pare e pense, essa pessoa vale a pena?
Não pertença a alguem que corte suas asas, muitas pessoas deixam de sonhar e ter esperança, acabam projetando em você essa escuridão.
Faça o contrário tente levar essa pessoa para luz que está sua alma e se isso não acontecer, siga adiante, você certamente irá encontrar alguém que realmente mereça sua luz.
E então em uma frase você percebe.
Percebe que você nao teve os caminhos corretos para chegar onde chegou.
Você sempre deixou as pessoas te amarem, mas te amarem do jeito que quiseram.
Te amar sem compromisso ou até com compromisso, mas sem dignidade.
Você nunca foi pedida em namoro.
Você nunca foi pedida em casamento.
Você nunca foi amada durante uma gestação como um ser humano.
Você não foi amada verdadeiramente numa discussão.
Você não foi amada de forma real nem quando criança.
Você sempre se deixou ser usada e já sabia que lá na frente seria colocada como um degrau na vida de alguém.
Nunca pediu nada mais que respeito.
Não ligou de fazer todos os momentos marcantes na vida de alguém custasse o que custasse o percurso ou a viagem, vc se dedicou a fazer.
Nunca pediu mais que respeito.
Nunca pediu mais que respeito.
Fingiu não gostar de muita coisa, só por saber que seriam coisas (flores, passeios românticos, surpresas, pedidos de casamento)que você não ganharia, assim não seria um estorvo a quem tivesse com você.
Você esteve ali e se pois a cuidar do outro, de uma forma dedicada que até adoeceu por se deixar de lado.
Só lembrou de si, quando foi para tentar tirar sua vida e a única coisa que perdeu foi a vesícula.
Porém ontem você percebeu que não importa, nada do que você faça, se você não pode provar, você não fez. Se você não tocou na cara você não fez e pior de tudo, se veio de você, você não fez.
Uma vida baseada em ser e dar sem ter reconhecimento.
T-O
Poderia faltar tudo no mundo, todas as belezas do universo, mais não poderia faltar você.
Que os aromas das flores se desvaíssem, que as estrelas do céu sumissem, e que o sol se apagasse nesse momento.
Ainda assim teríamos você, num instante terno e infinito, para poder comtemplar, o que é realmente bonito.
Perceber no seu olhar, o mesmo brilho que as estrelas tinham, em sua pele o mesmo perfume que as flores exalavam, e no seu sorriso, a certeza que as coisas mais simples são as mais belas.
Poderia sim faltar tudo no mundo, mais se faltasse você, ele com certeza seria um pouco mais sem brilho e sem vida.
Que com essa singela mensagem de natal, eu consiga de alguma forma tocar no teu coração, fazer ele se alegrar e sorrir, não só hoje mais em todos os outros dias.
Afinal hoje é dia de celebrar, comemorar e não só se fazer feliz, mais como também contagiar os outros com essa felicidade. Abrace um desconhecido, conforte um coração aflito, e mate a fome do corpo e da alma de alguém. Assim você se transformar em seu melhor, por ter feito o melhor que pode pelo os outros.
Feliz Natal
"Um dia acreditei em princesas, sendo que me revia sempre, em cima de um cavalo, com um escudo e uma espada na mão!
Princesas com escudos e espadas na mão, até podem ter vestidos compridos e bonitos, mas o seu brilho não reluz pelos adornos que as "embrulham".
Princesas com escudos e espadas na mão, acreditam em causas e lutam ao lado dos seus príncipes e cavaleiros. Nem sempre se casam nem constroem tradicionais famílias, mas podem ter filhos e acreditar na felicidade.
Princesas com escudos e espadas na mão, tem sentimentos e por vezes deixam que um verdadeiro amor as invadam.
Princesas com escudos e espadas na mão, um dia percebem que para além das ferramentas de defesa e ataque, há uma misteriosa arma eloquente: o som do amor.
E o som do amor é o maior mistério da natureza, uma arma usada apenas por sábia nobreza. Não se pode racionalizar, apenas sentir.
Princesa de escudo e espada na mão, baixa a guarda e deixa-te ir".
MEMÓRIAS
Tiro estas memórias de uma gaveta
memórias estas que me atormentam.
Posso limpar a gaveta?
Mudar a ordem do que me atormenta?
Encontrar nova ordem para as arrumar?
Deitá-las ao lixo, uma opção
rasgá-las, uma boa razão
Mas será que vão para sempre?
Nunca terei a certeza.
Talvez o melhor seja,
olhar de novo para elas,
tentar dar-lhes outra solução.
Vou limpar a gaveta,
dar-lhe alguma beleza.
Tirar o pó que a contamina,
dar-lhe uma certa leveza.
O que fazer às memórias?
Não tenho previsão,
mas vou confiar na vida,
e tratá-las com o coração.
Tanto mal, talvez não me fizeram
pois se aqui escrevo, sobrevivi.
Por mais que isso me custe,
(vou ter que admitir),
fazem parte da minha vida,
com elas, também cresci.
Aceito a nova decisão,
sobre a forma como as vou tratar.
Entranho-as nestas páginas,
agora com uma nova visão,
de que, para crescermos na vida,
é também preciso, sentir a desilusão.
Bem arrumadas na gaveta,
já sem o pó que as contamina,
fico mais leve,consciente.
São apenas alguns momentos,
alguns instantes da minha vida.
NOVO CAMINHO
Saudades, disse-me.
A vida é assim.
Sem querer somos abençoados, com uma dança na rua. Um estranho que nos toma e nos leva por sua mão ...
Não há poesia, mas há magia. E assim as
saudades vão.
Simples sentimentos, parte das opções que fazemos na vida, dos novos caminhos que escolhemos percorrer.
Saudades, disse-me.
Também já as tive e usei-as para pensar honestamente, sobre quem sou e o que ando por aqui a fazer.
Que não me tome por vulgar passado, nem tão pouco esquizofrênico presente.
Dei o melhor de mim, até de "mins" que desconhecia.
Mas quando o caminho escolhido é outro, por favor, que me deixe seguir no meu.
Gosto de te ver, disse-me.
Mas teus olhos a mim já não são foco de luz.
O meu caminho está feito. Gosto de mim e respeito-me.
Enfrentei os meus “fantasmas” pois, quem não enfrenta os seus, dificilmente se encontra. Saltita entre soluções desenfreadas, por caminhos de sol ateu, para tentar descobrir uma essência num percurso de vida que é apenas seu.
Deixei que a dor me consumisse até que me faltasse o ar e que todas as lágrimas de tristeza e mágoa criassem um lago chamado passado. Um passado que deixei para trás, longe da felicidade que merecemos viver e do amor que merecemos receber.
Às vezes temos tudo nas mãos e por incapacidade, deitamos tudo a perder. Não há culpas nem culpados. Apenas caminhos a percorrer.
Quando os meus olhos se encontram com os teus e me confronto com a minha própria ilusão, cresço por dentro e desafio-me, a manter um sentimento de amor digno, integro e incondicional e que não sirva de alimento a qualquer vazio que ainda exista dentro de mim. Talvez por isso, agora não te queira eu ver.
Felicidade só se pode desejar, a quem escolhe exacerbada realidade, de densa energia satisfatória acompanhada de uma verdade tão igual, a sua própria ilusão.
NINGUÉM SALVA NINGUÉM
Por vezes acordamos perante uma angústia pela constatação de que não podemos ajudar nem salvar todo o mundo.
Ajudar o próximo, é um dos pontos enraizados na cartilha da vida com que nascemos e somos criados. Fazer bem ao outro, camuflando a sensação de prazer que nos move nesse sentido.
Conheci um mendigo, o “Menthos”, que me deu a primeira de várias grandes lições sobre ajudar o próximo, depois de lhe querer retribuir a sua acção em me salvar de uma previsível história que poderia ter acabado mal para o meu lado.
” Eu não quero sair da rua”- Disse-me.
“Quando quiser, sei como o fazer. Agradeço todo este tempo em que ficaste a falar comigo. Não falo com alguém há algum tempo! As pessoas passam por aqui para deixar comida e roupa, para se sentirem bem com elas próprias ao acharem que estão a fazer uma boa acção, mas não conseguem parar para falar um bocadinho!”
Mais tarde, um vendedor de rua num país africano, voltou a agradecer-me o mesmo e de seguida, quando andava desenfreada a “tentar salvar” aquele pequeno mundo que me rodeava, um maduro senhor sábio disse-me: ninguém salva ninguém senão quando se salva a si próprio!
Desisti dos outros e comecei a olhar para mim. Percebi que aqueles que julgava eu que salvava, davam-me daquilo que eu precisava para a minha própria salvação. E passei humildemente a agradecer, colocar-me ao mesmo nível da condição humana que todos somos, distanciados apenas pela (in)capacidade de sermos felizes e vivermos tranquilamente no papel da vida que desempenhamos, de acordo com o contexto em que estamos inseridos.
Ninguém pode salvar ninguém, mas sim ajudar-se a si próprio, sem mendigar amor, família, filhos, nem companheiros. Independência emocional, independência financeira. Largar o estado de “vitima-auto manipuladora” (des)responsabilizando os acontecimentos externos como causa da “sua vítima” que não evolui.
Aquilo que atraímos na vida é fruto da forma como vibramos, enquanto campo electromagnético que somos, nomeadamente através dos meios onde decidimos estar inseridos.
“90% da nossa mente é subconsciente. As situações aparecem para revelar o que não está acessível à mente consciente e que no fundo determina 90% das nossas vidas.”
Ninguém pode salvar ninguém senão a si próprio.
Medo da mudança? Medo do compromisso? Medo do fracasso? Medo de arriscar? Pois quando se arrisca com o coração, descobre-se a secreta e fabulosa sensação de se estar vivo. O que está certo de acordo com aquilo que é para nós, vem a seguir!
O dinheiro nunca é a verdadeira causa de não fazermos aquilo que queremos. Ninguém salva ninguém senão se salvar a si próprio primeiro!
SER QUE NÃO É!
Penso que penso,
quando na realidade não existo.
Penso que sou,
daquilo que desejaria ser.
Penso que amo,
enquanto a mim não me amo,
Penso que dou,
do que não consigo ter.
Existo, quando não penso,
Que sou, quem não preciso ser.
Amo, porque amo
Sem desejar receber.
