Conto Amor de Clarice Lispector
A lição do mar
Caminhando na beira do mar sentindo a brisa tocar meu rosto, um som divino das ondas quebrando, eu senti que o mar estava vivo, a sabedoria do mar é incomparável, me ensinou que assim como ele que tem as marés altas e baixas a vida também tem seus altos e baixos mas nunca para.
Aí de quem pensa que é dono do mar, ai de quem não respeita suas águas, ele pode ser calmo, brando as vezes mas ele também pode ser feroz, agitado e impiedoso.
Hoje muitas almas descansam eternamente em suas águas e outras muitas irão se juntar a ele, mas aqueles que reconhecem seus limites sabem que com o mar não se brinca, ao retornar à praia, se vire para ele e com um gesto agradeça por ter o privilégio de banhar-se em suas curvas.
Ao anoitecer mais uma vez eu estava a caminhar sobre suas águas na beira da praia, a brisa que agora se tornará um vento tocava mais uma vez meu corpo, o cheiro das águas entravam em minhas narinas, a temperatura era fria mas logo se acostumava, quando olhei para cima me deparei com um céu recheado de estrelas que pulsavam desesperadamente, milhões de estrelas nos observando, esperando alguém as observar de volta. Vez ou outra um risco azul, verde, amarelo ou vermelho riscava o céu e tão rápido quanto surgia desaparecia na escuridão, esses corpos celestes que riscavam o céu iam direto para o mar, sim, mais uma vez o mar. Me peguei pensando em quantas "estrelas" cadentes já se juntaram ao mar. Vish, não consigo imaginar na quase infinidade.
No dia seguinte estava eu mais uma vez caminhando sobre as águas do mar, sentindo a brisa tocar meu corpo, sentindo o cheiro e o som das ondas quebrando, recolhendo alguns presentes que ele nos traz para a praia. O sol estava nascendo, o céu estava um degrade de cores que iam de um azul escuro a um laranja, algumas nuvens passavam sobre mim.
Ao observar as nuvens eu pensei "e pensar que pequenas nuvens uma hora se tornaram uma linda tempestade escura" ao pensar isso olha só que loucura, mais água iria cair do céu e iriam parar onde? Sim! No mar.
Tem uma frase muito conhecida por todos que é "do pó viemos ao pó voltaremos" e então eu fiz uma frase que para mim faz todo o sentido "do mar viemos ao mar voltaremos". E antes de eu partir me virei para o mar e me curvei diante dele agradecendo pela sabedoria que me passou.
Incrível é:
a palavra que não abandona meu pensamento e se esconde entre interrogações...
o momento em que dou conta, que são já momentos e não foi apenas um instante.
este turbilhão de sensações inesperadas, que me faz sentir o teu roce sem te tocar.
não ter medo de olhar-te nos olhos e ver-me refletida neles
conhecer-te tao pouco e perceber tudo de ti.
a controvérsia entre medos e desejos,
sentir mil dúvidas e sem nenhuma, querer cair nos teus lençóis.
confundir o pensamento, trocar suores e sorrisos...
é desejar mais... enquanto fujo de ti, para mim.
Ei moça, calma. Pense direitinho, tenha paciência tudo vai melhor!
- Disse eles.
Eu sei. Ele é uma pessoa maravilhosa, tem boa índole. Logo arruma alguém que lhe der o valor que quer receber.
- Disse ela.
E você?...
-Disse eles.
Eu? (risos), muitos anos sendo de um cego, mudo e surdo. Agora eu sou minha, encontrei meu valor!
Eu não sei nada dela, apesar das lembranças desde criança.
Ela cresceu, parece saber o que quer para o amanhã, isso é bom!
Ela é estranha(riso).
Tem horas que parece querer conquistar o mundo com sua alegria, (será cachaça?rs)
Tem dias que parece se afogar no copo d´água, ela tem o mundo dela, (loucura,rs).
Ela está aqui?
- Sim!
Ela está lá também?
- Sim!
Ela está onde quer, ela precisa de atenção, ela não gosta de ficar braba com ninguém, mas ela fica, tem gênio forte. Eita!
O perfume que ela gosta tem que ter cheiro de respeito, gosta de pessoas com inteligência musculosa.
Mas eu afirmo, ela é estranha. Uma estranha de coração bom!
"Creio que as emoções não obedecem às leis do tempo.
Nunca será tarde ou cedo para amar, porque o coração não conhece o sentido da palavra tempo.
Quando se trata de amor, não há tempo pra pensar, só queremos vivenciar, mesmo que este amor venha carregado de dúvidas, de medo, de incertezas.
Que se dane o tempo que durará, não se prende a sua idade, porque às vezes pensamos que isso não é mais pra nós.
Mentira! Preconceito nosso acharmos que o amor tem tempo e idade certa.
Não! Não há tempo certo para amar, faça você mesmo seu tempo, esqueça os preconceitos.
O coração não tem idade para amar, não obedece às regras da razão, se jogue de corpo e alma nessa magia.
Viva intensamente cada momento, saboreia cada toque, sinta seus desejos carnais esvaziarem de seu corpo nos momentos que fazes amor.
O amor não é assunto para os sãos, e sim para os insanos, aqueles loucos para amar, loucos por prazer, loucos por se perderem nos braços de outro alguém.
(Roseane Rodrigues)
Faz pouco tempo que deixei de viver sob o mesmo teto dos meus pais, mas o suficiente para saber o que é caminhar com as próprias pernas. E o suficiente para me fazer refletir sobre todo o privilégio de alguém que tem - ou teve um dia - mainha e painho no quarto ao lado.
No meu caso, esse privilégio é ainda maior. É infinito. Pois, um dia, estive muito perto de não ter essas figuras ao meu lado para me ajudar a crescer. Mas fui escolhido. Fui adotado. Ganhei uma rainha, um super pai e uma família maravilhosa, que são os maiores responsáveis por tudo aquilo que sou.
E o que seria de mim sem vocês? Tentar dar uma resposta a essa pergunta é falhar miseravelmente. Eu nada seria. Obrigado, família, por essa oportunidade de viver.
(relato de um filho negro adotado).
ENTREVISTANDO JESUS
- Mestre! Existe vida fora da Terra?
- Na casa de meu Pai há muitas moradas. (Jo 14:2)
- Mestre! Quem se comportar muito mal nesta vida, sofrerá eternamente no inferno?
- Nenhuma de minhas ovelhas se perderá. (Mt 18:14)
- E quem se comportar muito bem nesta vida, já terá condições de adentrar o “Reino de Deus”?
- Aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus. (Jo 3:3)
- Nascer de novo? Mas qual a razão de reencarnar tantas vezes?
- Sede perfeitos. (Mt 5:48)
- Mas é muito difícil! Você teve de passar, também, por todas essas experiências no mundo material até alcançar a perfeição?
- No mundo, vocês terão tribulação, mas coragem! Eu venci o mundo. (Jo 16:30-33)
- Mas eu não sei se conseguirei vencer como você venceu. Talvez eu não consiga seguir o seu exemplo.
- Vós podeis fazer o que eu faço e muito mais. (Jo 14:12)
- Se eu pedir, em preces, força, paciência e bom ânimo para vencer, Deus me ajudará?
- Qual o pai, dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? (Lc 11:11)
- Mestre! No avançado degrau evolutivo em que você se encontra hoje, você já está em plena harmonia com Deus?
- Eu e o Pai somos um só. (Jo 10:30)
- E o que devo fazer para estar entre os mais felizes no mundo espiritual?
- Qualquer que, dentre vós, quiser ser o primeiro, será servo de todos. (Mc 10:44)
- De todos? E quanto àqueles que me odeiam, que falam mal de mim e que não se cansam de me perseguir e de me ofender. O que eu devo fazer?
- Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem. (Mt 5:45-47)
- Mas mestre! Como eu irei amar aqueles que não gostam de mim?
- Se amardes apenas os que vos amam, que recompensa tereis? (Mt 5:46)
- E existe algum outro roteiro que nos conduza de volta ao colo do Pai?
- Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém chega ao Pai, senão por mim. (Jo 14:6)
- Se eu não cumprir nenhum dogma ou ritual religioso, se eu não for adepto a nenhuma religião cristã nesta minha atual existência, ainda assim, eu poderei alcançar o Reino de Deus?
- O Reino de Deus está dentro de vós. (Lc 17:21)
- O que preciso fazer para, um dia, viver a felicidade plena?
- O que diz a Lei? (Lc 10:26)
- Que devo amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a mim mesmo. Correto?
- Respondeste bem. Faça isso e viverá! (Lc 10:28)
- Mas parece que não somos uma boa referência de como amar o próximo, pois ainda somos muito egoístas. O que devemos fazer então?
- Amai uns aos outros como EU vos amei. (Jo 13:34)
Os egoístas agridem quando lesados. Os hipócritas agridem quando desmascarados. Os intolerantes agridem quando contrariados. Os mentirosos agridem quando acuados. Perceba que a agressividade não é, necessariamente, uma imperfeição, mas reflexo de desequilíbrios psíquicos em estado frenético.
Quando Jesus orientou que fossemos mansos como Ele, certamente o Mestre não se referia à afabilidade dos gestos ou das palavras, mas à nossa agitação interna fomentada por hábitos primitivista. É por isso que o Ele recomenda que sejamos "mansos e humildes DE CORAÇÃO".
A mansuetude é uma conquista que só se adquire com a reforma interior e é, segundo Jesus, uma das condições para que herdemos a Terra!
O esforço vale quanto custa.
Dicas úteis para melhor conviver:
- Seja menos suscetível a contrariedades, pois ninguém veio ao mundo para satisfazer as suas expectativas;
- Aproveite os momentos de insatisfação com o próximo para aprimorar, em si mesmo, a arte da paciência e do perdão;
- Jamais utilize a intimidade como ponte para a hostilidade. Isso é uma armadilha da vida;
- Mesmo tendo autoridade moral para julgar, não o faça. A de Jesus era insuperável e Ele nunca julgou, só abençoou;
- Jamais crie desafetos por questões mundanas. No além, ninguém quererá saber o que vivemos, mas como vivemos;
- Saiba que o nosso verdadeiro educador, aqui na Terra, é o parente difícil. Ele é, para nós, ferramenta de autolapidação;
- Se a conversa declinar para a discussão, silencie-se. Quem grita, perde automaticamente a razão;
- Não confunda humildade com simplicidade ou modéstia. Ser humilde é baixar a guarda e deixar que a mão estendida nos alcance (seja qual mão for);
- Ajude sem esperar nada em troca, nem mesmo a gratidão, a não ser que você esteja fazendo por vaidade e não por caridade;
- Aprenda a lidar com os pequenos imprevistos do cotidiano. É assim que nos preparamos para os médios, grandes e inevitáveis imprevistos da vida;
- Não queira ser benfeitor de uma multidão se você ainda não aprendeu a servir meia dúzia dentro de casa;
- Resista sempre à tentação do revide. Um dia perceberemos que, no teatro da vida, é bem melhor ser o ofendido que o ofensor;
- E, por fim, lembre-se que amar como Jesus nos amou é perdoar qualquer ofensa e ser útil sempre, mesmo que a custa de muito sacrifício. No fim, terá valido a pena!
Estar no mundo é inevitável. Ser do mundo é facultativo. Pensemos nisso.
Mulher.
Viajo em seus horizontes e de teus olhos juro ver minha alma.
Seus beijos são embargados em desejo e sua fala é mansa e aveludada.
Com meus olhos te desenho, e minha mente viaja a ponto de me ver no espaço tempo, entre o certo e o errado.
Onde vejo-me presa fácil em suas mãos. Tento correr, mas minhas pernas trazem-me de volta a ti.
Talvez não devesse esconder esse desejo que queima em minha alma, o desejo de tê-la apenas para mim, de ouvir sua voz rouca de sono ao amanhecer e de esconde-la tão fundo em mim que ninguém seja capaz de roubá-la.
Sinto-me criança, sinto-me agitada, olho para ti e não enxergo mais nada. Seus risos, seus sorrisos e seus olhos me fizeram prisioneira.
São tantos planos, e de repente eles nascem, nos tomam por completo, nosso tempo, nossa vida, nossa alma. É um medo e um amor sem fim. E o tempo passa, e passa depressa...
Um dia, um mês... um ano. E o que vai ficando são as lembranças de tudo aquilo que, embora muitas vezes seja dor, só chamamos de AMOR.
Os ventos da noite sopram o que procuro
eu não desejo encontrar mais decepções
minhas escolhas soam como passos em uma dança na escuridão
A vida me dá razões para querer desistir dela
Eu não gosto de usar desculpas para certa decisões
Ultimamente tenho feito o inverso do que eu pretendia
O sol desapareceu mas um feixe de luz ilumina meu dia
Não siga meus passos nessa dança arriscada
A cada andar dessa escada volto dois e não avanço em nada
Junte-se a mim garota e venha dançar lentamente na escuridão
E eu pergunto: 'Por que tem tanto medo do fim?'.
Sendo que, é claro como o dia, você fica tão bem sem mim.
E eu pergunto: 'Por que tem tanto medo da solidão?'.
Sendo que, você paga com desprezo à quem te dá amor e paixão.
E eu pergunto: 'Por que tem tanto medo da mentira?'.
Sendo que, sempre que te digo a verdade é motivo de briga.
E eu pergunto: 'Por que exige tanta exclusividade?'.
Sendo que, nunca me trata como prioridade.
Tais perguntas não necessitam de respostas, pois quando a saudade vem, você bate à minha porta...
Foi-se noite, foi-se dia, manhã vem e não se vai minha agonia.
O que se foi? Minh'alegria.
Foi-se noite, foi-se dia, me vem o medo da despedida.
O seu amor? Minha terapia.
Foi-se noite, foi-se dia, Lua e Sol eu já não vejo.
O meu desejo? Teu beijo.
Foi-se, noite, foi-se dia, me pego em prantos, em desespero.
O meu refúgio? Teu aconchego.
E me vem a noite, me vem o dia, me vem a calma, minha alegria, você quem trouxe, minha menina.
O meu sonho? Te ter um dia, para sempre, sua companhia...
Da vida, não levamos nada ao partir.
Deixamos saudades, lembranças boas ou ruins e o que conseguimos plantar.
Semeie coisas boas, seja um ser humano bom. Para o dia que partir, deixar coisas boas para os que ficarão só na saudade.
Bens materiais não são nada, perto do amor, afeto e do carinho que vc pode deixar como herança.
Sinto-me às vezes tocado, não sei porquê
prenúncio de lágrima que não se materializa em dor,
é difícil descrever o que se sente, quando o sentir é o oposto
sendo a alma real e sentindo ela a realidade
como chorar, sorrindo na alma, esta verdade que se escreve?
Ocorrem-me casos, em que choro a distância
sorrindo pelo sentir que nos aproxima
corando a proximidade, suspirando pelo longe
somos assim uma dualidade macabra
de certos e errados, de mal e de bem, que querer e não querer…
(recordo-me do monstro da realidade)
Há homens que como eu, não vêem a sorte ali ao alcance da sua mão…
(os moveis estão montados, tudo esta pronto, apenas eu, me falto ali)
E nem a consciência da realidade que me atravessa o corpo,
deixa-me seguir o meu caminho…
ó maldita dualidade, tão orgânica
Tão vil e traiçoeira… crê e vai… tanto a ser vida…
Mentes dementes, carentes, inconscientes
Tratando conscientes como se fossem dementes e carentes
Te direcionam ao caminho da idiotização
Mostram que a ignorância generalizada é a solução
Subestimam as minorias, menosprezam seus ideais
Lutam o tempo todo pra provar que eles tem mais
Mais intelectualidade, cultura e informação
Assumem o discurso da pseudo-humildade
Afundam cada vez mais a humanidade
Num combo de arrogância, altivez e presunção
Vaidade de Vaidades, já dizia o poeta: Tudo é vaidade!
Difícil é caminhar pela cidade e ver tamanha desunião
A idiotização já fez escola e filiaram até aquele amigo que você chama de irmão
E cuidado se discordar dele daqui uns dias será chamado de ladrão
Exagero da minha parte? Tire sua própria conclusão
Vale lembrar que a gente ainda mata por politica, futebol e religião.
"Amar sozinho é: sofrer por alguém que é feliz sem você; encarar o fato de você ser um peso morto quando à procura; saber que ela não quer estar ao seu lado nem agora e nem nunca mais;
O nosso grande erro é esperar demais das pessoas que amamos, depositamos nossas esperanças e tudo aquilo que acreditamos no fim deixa de existir quando ela se vai, tudo desmorona ao seu redor e você se pergunta o porque daquilo tudo!?
Meu caro eu lhe digo seu erro, confiar cegamente em um ser humano tão falho quanto você, seu porto seguro deixou de te amar e agora você está a deriva esperando outra pessoa para se apegar não é mesmo?
Mas lhe digo aprenda a ficar a deriva um pouco mais, até entender que você deve ser o teu próprio porto seguro, porque no fim só temos a nós mesmos."
"Não sei o que aconteceu você sorriu para mim e eu senti meu coração bater mais forte
Eu me controlei para não passar a impressão que você me causou
O teu sorriso abriu a gaiola que mantinha preso todas as borboletas no meu ser e eu senti uma sensação boa, um frio na barriga, um arrepio no corpo, um choque no coração".
ŤË ÄMØ!
§ØŁ
POR QUÊ A VIDA É TÃO PRECIOSA?
Tudo a seu tempo,
Nada é eterno,
Nascer, desenvolver, ficar sábio e voltar para onde viemos.
As rugas fazem parte da Maturidade do corpo, bem como o AMOR por TODOS os seres é a Evolução do espírito.
Negar a Morte é viver sem aprender a finalidade desta vida humana.
Viemos ao mundo Nús sem nada e partiremos sem levar nada material,
Mas cheios de Luz, aumentada pelo Amor dado a cada um, que cruzou nosso caminho.
Só teme a morte quem não amou de VERDADE, pois amor não é apego.
Amar é dar o seu Melhor AGORA, para quem estiver ao seu lado neste exato momento.
Sorria para todas as pessoas,
Abrace bem apertado sempre,
Beije carinhosamente e faça com que os OUTROS sejam mais importantes que você.
Felicidade é coletiva, tudo que temos foi feito por alguém, nossas roupas, nossa comida, os remédios, nossa casa,
No entanto, tudo isso ficará aqui.
Só levaremos a GRATIDÃO por cada um, que contribuiu para nosso bem-estar.
Como é bom olhar no espelho e ver, que meu rosto já não é tão jovem como há 5 anos atrás, em compensação, no meu CORAÇÃO cabem mais pessoas, mais AMOR PURO sem preconceitos, sem julgamento.
Desejo a Paz para Todos!
Dulce Campos - 23.06.2017
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp