Conto Amor de Clarice Lispector
Não nasci pequena e antes que me acusem de arrogância, digo: nem você. Todos nascemos com nosso tamanho bem formado, contudo nos fizeram crer que estávamos do tamanho errado. E agora, precisamos colocar toda a nossa humana versão real, exposta como se fosse loucura, como se fosse doença, como se fosse incomum. Mas não meus senhores, essa nossa condição, só se manteve escondida por nossa própria aceitação de coloca-las bem ali, debaixo do tapete para que pudéssemos nos encaixar aos poucos comuns que sequer suspeitam da sua própria loucura e acham que se esconder faz parte da normal e real postura.
Então, visto o tempo de incubação ou germinação, eclodimos, estamos paridos novamente, este ser estranho, aparentemente catatônico e sem cópia. Então, vejam bem, é hora de pôr à mesa a abundância encolhida e por isso, acolhida. Hora, senhores... de ver!
Ah senhores senhores, doce e ingênua versão. Hora de repaginar, mudar, transformar e arriscar... sair do berço e cair no colo da Mãe, Mulher, Preta, Pobre, Silenciada pela falta e pela arrogância do mundo de interpela-la como escória ou como se não fosse competente o suficiente para responder ao mundo. E olha ela aí, viu? Se não, volte de novo porque é agora senhores... hora de se rever criatura!
Kátia de Souza - 17/01/2022
Carta de oração aberta á racionalidade:
Minha intenção não é ter razão, como um café com leite espero apenas ajudar a pensar.
Peço que leiam com a cabeça aberta.
Existem pessoas que não acreditam em Deus, mas acredite, Deus criou tudo com um propósito, inclusive os ateus, para que assim pudessem estudar e descobrir as maravilhas do universo e estimular a evolução de seus filhos. Se todos tivessem acesso a vibração divina, como se motivaria a fazer ciência?
Um dia todo existente fará sentido e a ciência se unirá com a espiritualidade provando a existência de Deus.
Deus nos guia, por etapas, prepara o terreno e realiza.
Nada existente é absoluto, tudo é mutável: tire suas próprias conclusões. Seja sábio.
Conhecimentos diversos são maravilhosos e conhecimento é tudo aquilo que ninguém pode tirar de você. Busque conhecer a essência das criaturas de Deus. Como? Aprendendo a interpretar e entender.
Quando for falar com alguém, pense: se eu tivesse vivido a vida que essa pessoa viveu, com essas experiências, pensando da forma que essa pessoa pensa, qual seria minha intenção?
Por exemplo, se eu dizer que gosto de bolo de ameixa e você tiver um entendimento preguiçoso, você pensará que quero comer bolo de cereja. Mas se você avaliar o contexto, você pode lembrar da minha essência e interpretar de outra maneira. Avaliando o contexto, você se lembra que eu faço dieta e não como açúcar pq pode desregular a grelina, mas pode indicar que estou com fome ou que, sabendo que você prestaria atenção, perceberia que lembrei que seu intestino é preso e a ameixa ajudará a solta-lo e assim te fazer bem aliviando a pressão da sua barriga sem que você pense que quero engordar.
Quando alguém te falar algo, não leve ao pé da letra nem deixe que suas fraquezas tomem conta de você, pense: qual a intenção por trás dessa palavra conforme a essência de quem fala? Aonde isso pode chegar em questão de todas as possibilidades?
Deus da liberdade de expressão a todos para que possa conhecer a alma e saber quem tem boas intenções, nada foge dos olhos de Deus.
Quem te esconde a verdade e só te mostra coisas boas nem sempre possui boa intenção, as vezes a distração pode ser uma forma de cegar. Quem te afasta de quem te ilumina com a verdade pode estar precisando de ajuda com algum medo, insegurança, ego, complexo de inferioridade... Olhe com amor e conduza bons caminhos.
Avalie todos os ângulos possíveis e entenda livre de padrões, até mesmo o silêncio de um olhar pode dizer muita coisa.
De tanto queremos não incomodar
acabamos sendo desagradáveis
Sendo que, pessoas que incomodam são as mais memoráveis!
E pessoas que não querem incomodar a todo custo, passam despercebidas
Então não se importe de incomodar um pouco, Porque o desagradável é muito mais memorável
Provavelmente só vai realmente gostar de algo
Se esse algo de alguma forma, influencia
No evangeliques de nosso tempo, parece que quanto mais degradante e pervertido é um homem(ou mulher) que se diz de Deus, maior lucro e promovido será.
Aprendam .. Deus se levantará contra toda impiedade e abominação de nosso tempo e não será o número de seguidores, sua fama , nem suas posses que irá os livrar da ira vindoura..
NEM PARA FRENTE, NEM PARA TRÁS. ("O vazio já tão acomodado dentro de mim, começou a fazer parte de quem eu sou." — Mariana Ávila)
Eu já desconfiava, mas, hoje, pensando nos dias do mês findo, percebi que em cada mês temos somente quinze dias bons intercalados, de cinco em cinco, por dias ruins. Nos quais, a consciência dói sem ter motivo algum. Então, percebi também que muito do que classifico como correto e verdadeiro não é mais adequado à realidade. Já me disseram que viver é um constante amassar barro, cinco passos para frente e cinco para trás. E se eu quiser continuar vivendo no mundo, devo fechar os olhos, fazer vista grossa, trancar os sentidos e ligar o "foda-se". Ainda que os espíritos das luzes e das trevas, continuam enviando-me setas; mas, também gritam para eu poder me desviar. Tudo é blá blá blá ou mimimi! No final, é apenas sobrevivência e mais nada. A zona de conforto era o útero da mãe acomodativo. Pátria não é mãe de ninguém! No pesadelo, não consigo fugir do bicho-papão: corro; porém, não saio do mesmo lugar. Por isso, parei de estudar, meus pontos de vista, já formados, são suficientes, expô-los já é automático. Não se trata mais de êxito, pois meus maiores interesses no momento têm um pouco de bem e o mal. OBRI(GADO) A VIVER !
Caminho estreito, seguir diligentemente para não se ferir às margens da vida. Há uma saída, viver intensamente cada lapso temporal em lucidez, compreendendo o significado que cada fração de tempo na vida só se vive uma única vez.
Viva a vida, não tem como voltar, é via de mão única.
Vivem dizendo que a fantasia não existe e não ensina nada
Isso não é só mentira, como uma descrença danada
Pois a fantasia, é uma das coisas que mais ensinam sobre a vida
Nos colocam em outras emoções, momentos e pontos de vistas
Nos levam a outras lugares que carro nenhum levaria
Nos faz sentir vivos e cheios de energia
E você ainda tem a ousadia de dizer que fantasia não serve pra porcaria nenhuma?
Isso sim, é loucura
Os QUE REZAM POR VOCÊ, NÃO QUEREM SUA MELHORA ("Numa só semente de trigo há mais vida do que num montão de feno". — Khalil Gibran)
Depois do tratamento do câncer que o Diabo me emprestou, voltei a fazer minhas caminhadas na pista. Alguns estão dizendo, ao me verem por ali: — "... essa desgraça devia ter morrido". Outros me cobraram: — "você vai pagar as velas que ascendi recomendando a sua alma ao céu". Enquanto isso, estou trabalhando e analisando nosso professorado, a partir dessas reações de quem estudou. Deve ser muito importante estudar, pois os cursos de licenciatura estão cheios nas universidades! Talvez muitos estão se esquecendo das leituras de mundo que fizera o ex-presidente FHC: Que o professor era um profissional fracassado (Não deu certo em outra profissão e migrou). E dizem mais: Só os alunos medíocres do Ensino Médio vão para a pedagogia! O professor já está humilhado; arrastado pelos caminhos incertos de todas as metodologias "inovadoras", nada dando certo, e sua fama de desmerecido aumentando nesse modelo de trabalho nem lá e nem cá: híbrido. Disfarçado de palhaço ou coisa do outro mundo, agora vou ministrar minhas aulas com a boca tampada, antigamente era só amordaçado... O bom é que não precisam lhe adicionar o colete a prova de bala e um capacete blindado, só uma máscara de pano, pois as aulas são remotas também. Seleção natural: Por último, o mimetismo é válido como proteção. (CiFA
Caixa de pó
Seguro a caixa de pó de arroz
Como se guardasse prata, ouro e só.
Na falta do cheiro que inexiste
Ficou triste o tempo agora.
Apesar de as nuvens fazerem
No céu os mesmos desenhos
Tingem em nossas mentes
Momentos felizes de outrora
Em que os rostos pintávamos
De juventude
Mas o tempo e sua amplitude
Vai apagando nossas glórias
Fazendo da memória uma caixa
Vazia de pó e só.
Fotografia no túmulo
Oh, quanto eras bela!
Chegaste à formosura
da juventude
E em uma aquerela
pousaste,
feito asas de borboletas
resequidas aos ventos!
Os olhos ainda é da juventude.
Paraste o tempo em plenitude
e recortaste o olhos de sua mãe
a pele do teu pai sobre as narinas!
E então pousou-se sobre um sepulcro
onde as aves revoam em vultos
cantoralando, quase um cordel
de rimas que se alcançam o céu.
Eras, pois a formosura da irmã
que antes de envelhecer
te oferecias o afã. da música sepulcral
a oferecer-te sob o véu.
E foi assim o tempo
com teu lamento de pássaros
em arrulhos, diferente do teu barulho
que agora deixa-te no silêncio.
Sono
Não perturbe o sonos dos que dormem
Porque talvez amanha mesmo há de acordar.
Nina-os com uma flor e um pequeno sussurro
Do teu falar.
Não derrame sobre a tumba a lágrima
Quente dos teus olhos
Em que faz nascer abrolhos
No recôndito berço a descansar.
As sombras! Bastam-lhes as sombras
De arvores antigas e as raízes das urtigas
Tateando-lhes o rosto!
Nada é preciso senão a entrada triunfal
Do paraíso.
Deixem-nos dormir em paz.
Eu sou a louca.
A que coleciona borboletas
transparentes e pretas na gaiola mágica
Sou a ninfeta que cortou
os cabelos de Maria Antonieta,
para ouvir de mansinho o tic tic da tesoura trágica.
Sou a desgraçada
Que veio ao mundo sem nada,
assim como Jó que veio do pó e,
ao mesmo pó hei de regressar,
sem tempo para re-pensar.
Eu sou a ostra da sereia
que hospedou areias e devolveu-lhe pérolas belas!
Eu sou a descomedida, a vida, ou a morte
que leva quem está desprovido de sorte.
Eu sou!
O que voou nas asas do serafim
ao encontro do seu próprio fim.
Mas também o que pousou nas entranhas
e de uma forma estranha decolou.
Eu sou a sina que assina tal sorte!
A vida vivida... A morte!
DEVOLVA-ME
(E foi assim que um poeta virou livro. Inspirou outro poeta)
__Devolva-me as palavras doces
e as mais puras gargalhadas...
que te tocaram-lhe os ouvidos!
__Devolva-me !
__Devolvam-me os beijos que com sofreguidão te dei.
__Devolva-me!
As carícias que só eu soube (ou não soube),
mas que desenhei em seu corpo
as marcas da felicidade efêmera.
__Devolva-me!
E se quiseres, te devolverei também os beijos e os abraços.
__Conceda-me uma noite apenas!
E daquela estrada, peço que me retornes de onde parti contigo,
Pois não sei mais voltar, estou perdida.
__Devolva-me!
__Devolva-me a direção do caminho!
Não sabes quem sou e eu não sei quem és.
Talvez nunca saberemos, e fica a ruminação
do quem será, como seria?
E isso remete a nós mesmos,
do quanto não sabemos que somos,
cada qual perguntando de si próprio,
se deslocando ao outro.
Seria uma forma de projeção
em busca da nossa real essência,
da qual nem sobre ela temos o poder
do verdadeiro encontro?
Que o homem mau, afaste-se do mal, e pratique o que é bom e agradável aos olhos de Deus, que o homem de bem e justo, nunca se desvie do bom caminho, vindo a juntar-se com o homem que andando no mau caminho, pratica o que é mal. Porque tanto o homem bom, quanto o mau, ambos receberão das mãos do Senhor a sua justa recompensa.
TODA AULA É UM ASSÉDIO ("À beira da estrada Com o pelo tão sedoso O cachorro morto". — Paulo Franchetti)
Quando os políticos decidirem acabar com a pandemia, eu continuarei sonhando com as boas relações. Então, abriram as escolas. Oba! Tenho a oportunidade de conhecer novas pessoas. Por serem a maioria delas crianças e adolescentes, nem por isso, vou achar inexpressivas e de pouca colaboração para meu desenvolvimento. Elas podem ser úteis e levar-me ao merecido lugar através das diversas opiniões a meu respeito, que com certeza, chegarão a ouvidos importantes. Essa é minha intuição e com determinação serei poderoso, pois saber o que quero e o que tenho de fazer para chegar lá é o segredo. Esperei só o cair da tarde, e o amanhã do outro dia veio. As surpresas desagradáveis começaram: Era uma atividade simples, porém reveladora, para dar visto no caderno. Esbocei as exigências do poema que queria valorizar. Era um soneto clássico com o esquema de rima: ABBA/CDC/DCD. À mesa, fui ameaçado de processo por assédio moral porque não aceitei outro tipo. Quando a aluna disse que fez assim porque era o ponto de vista dela, e era assim que sabia fazer. Por isso, eu era obrigado a aceitar. Assim, assinei meu visto antes de não poder contar com mais ninguém. O cachorro voltou ao vômito.
Bem
O que seria "estar bem"?
Para o tímido é apenas uma forma de fugir da atenção,
desses olhares, julgamentos, que mesmo empáticos...
São sempre recheados de preocupação.
Tirando-o do conforto. Conforto esse, lúdico, fantasioso, ...cruel.
Mas que ele só consegue na mais pura e singela solidão.
Um pouco de poesia...
O encontro...
Penetro no oceano intempestuoso de te tua alma
Naufrago nos profundos sonhos do teu ser
Estendo as mãos à menina de teus olhos
E me resgato em você...
Vejo e sinto o universo da vida
Envolto na inconstância do querer
Espero as ondas me conduzirem
Ao terreno sólido da praia...
Penetro na areia de que foi feito
Sinto que o barro perfeito
Hoje feito e modelado segue em sopro e vida...
Espero como barco não naufragado
Feito ancorado
No mais profundo do teu barro
Ser teu porto a luz do sol e na obscuridade da tempestade...
DORMINDO COM O INIMIGO, ACORDANDO AMARRADO ("O amigo é-me querido, o inimigo é-me necessário. O amigo mostra-me o que posso fazer, o inimigo, o que tenho de fazer". — Friedrich Schiller)
Na escola, sou professor de tantos anos sob o comando de muitos coordenadores, que já não ensinam mais, só organizam, à altura de um conhecimento experiencial. Posso avaliar, com categoria, quem me julga constantemente: Coordenador pedagógico ruim é aquele que defende o aluno do professor, fingindo apoio ao professor, quem dera fosse defender o professor do aluno, fingindo ensiná-lo lições de um bom funcionário, ainda sonha com corporativismo da categoria. Mas, o sistema quer os dois tipos, segundo a conveniência, para mascarar o caos.
ANIMALIZADOS COMEM HUMANIZADOS ("O bem e o mal não é nada mais que estado de consciência do ser humano animalizado"! — Glycon)
Eu disse aos meus alunos, em uma aula de reflexão, que não gostava dos animais. Aliás, gosto mesmo deles só no prato! Brincadeiras à parte; porém, não entendo os ativistas hipócritas que ganham a vida "protegendo" os animais e não são vegetarianos; amam tanto os animais que os comem também. Eu era assim, até o câncer me achar... Então repensei no que disse o Dr. Lair Ribeiro: "se pescarmos um peixe no rio Tietê, operar eu tumor maligno, depois soltá-lo no mesmo rio, que progresso fizemos?" Devido a isso, adotei o regime ovolactovegetariano. Alguma coisa tinha de mudar...! As recomendações são muitas, pois somos formados do que ingerimos. Agora gasto mais com minha alimentação já que não bebo, nem fumo, nem como carne. Não me presto mais nem para matar os bichos para comer. Esclarecendo que não é por fanatismo religioso ou exagero ideológico, é mera necessidade, e consciência lógica. Todavia, chegará o tempo em que os animalizados serão comidos pelos humanizados.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp