Conselhos para Pais e Filhos
Teus pais podem ter tentado te ensinar pela violência, mas você pode quebrar o ciclo e ensinar teus filhos através do afeto
Ser pai presente, é um desafio que apenas os perseverantes concluem.
Tem etapas em que os obstáculos não são seus! Quando se é presente, nenhum obstáculo é seu! Nenhum!
O tempo que dedicamos aos nossos filhos, vai fazer com que o caminho que terão que percorrer na vida, seja vencido com mais sabedoria e menos sofrimento.
As expectativas pré-natais dos pais e os projetos que envolvem a criança podem exercer pressão sobre ela, afetando seu desenvolvimento e bem-estar ao longo da vida.
Além de instruir competências socioemocionais, como estabelecer limites e demonstrar amor, os pais desempenham um papel fundamental na formação moral e ética dos filhos.
Eles são os primeiros educadores e modelos de comportamento, influenciando diretamente no desenvolvimento emocional e social das crianças.
Já a escola, não apenas transmite conhecimentos acadêmicos, mas também promove o desenvolvimento integral dos alunos.
Isso inclui a promoção da autonomia, da criatividade, do pensamento crítico e da convivência democrática, preparando os estudantes para lidar com os desafios do mundo contemporâneo.
Assim, a educação socioemocional e o cultivo do amor não apenas complementam os objetivos da escola, mas são pilares essenciais para um processo educacional verdadeiramente completo e enriquecedor.
Quando pais e escola trabalham juntos, oferecendo um ambiente de aprendizado e convivência positivo, os alunos têm mais chances de alcançar seu pleno potencial e se tornarem cidadãos responsáveis e conscientes.
Os pais têm o poder de decidir sobre a mudança das regras, enquanto a escuta requer respeito, não desafio. Seguir regras é parte natural da vida e não prejudica.
A certeza de um amigo sempre presente na figura de um pai é um pai sempre presente na infância de um filho.
Ser Pai,
É magicar aquela forma de sacar um sorriso
É fazer de conta...
Fazer de conta que se dorme para nos pintarem a cara, andarem com carrinhos nos nossos olhos...
Ser Pai... é fazer a comidinha com aquele amor interminável, é olhar, assim de lado e esperar que digam "papá gosto muito da tua papinha"
Ser Pai é lutar todos os dias para que me digam - Pai, és o melhor Pai do mundo!
Ser Pai é ter a certeza de que eu olho para as pessoas mais lindas do mundo sem me cansar, sem vacilar e com um respeito inigualável, inesgotável.
Ser Pai é ficar sentado na cama a olhar para o amor com forma, passar a mão pelos seus rostos, e dizer-lhes ao ouvido enquanto dormem. O papá ama-vos, até amanhã.
Ser Pai,
Ser Pai continua a exigir cada minuto, cada segundo,
Mas é, sem igual
A melhor coisa do mundo!
Em nossa cultura, quando uma criança não vai bem na escola, o pai considera geralmente o fracasso do filho como sinal de seu próprio fracasso. Pela mesma razão, o êxito do filho infla o ego do pai.
Ser um pai é ser amigo
É também participar
É oferecer abrigo
O conforto de um lar
Mas além de provedor
Tem que ser acolhedor
Para o filho o amar
Acompanhe os seus filhos e não seja negligente. Na ausência o filho chora. Ele logo se ressente. Brinque muito o ano inteiro. E não dê só o dinheiro. Seja sempre pai presente.
Um dia me disseram: Quem tem apenas um(a) filho(a) não tem nenhum.
Eu disse: quem tem um(a) tem um(a).
E a cada dia tenho mais certeza que a quantidade não significa mais amor.
Uma mãe ou um pai consegue suportar os erros dos filhos, mas os filhos muitas vezes não toleram a velhice dos mesmos e nem suas “chatices”.
Urgente
[5/4 11:53] Marcos Mantovan 👊😎: Moisés você é o filho que eu pedi a DEUS antes de conhecer a mãe.
[5/4 11:53] Marcos Mantovan 👊😎: Eu te amo filho
[5/4 11:56] Marcos Mantovan 👊😎: Somos fracos em sentir dores e isso nos deixa vulneráveis aos maus pensamentos mas se tem algo que nos faz continuar e vencer é a fé sobre natural.
[5/4 12:01] Marcos Mantovan 👊😎: Confio no SENHOR pois todas as vezes que passamos dificuldades a fé manteve-se em nós, quando quisemos desistir, abriram-se portas e novas ideias nos impulsionaram, quando falamos de amor sabemos que podemos confiar... eu em você, você na mãe, a mãe em mim e entre nós não existe barreiras para continuarmos acreditando um no outro.
[5/4 12:09] Marcos Mantovan 👊😎: Tenho feito uma reflexão desde que o vô nico se foi e essa reflexão se tornou mais fundamentada no caso da Paula. Temos um ao outro na história do passado e no presente e pro futuro sei que posso contar em ser lembrado que embora fraco o SENHOR nos faz forte 💪 . Digo isso sem o olhar religioso da existência de DEUS no fator transcendental é uma verdade absoluta um DEUS presente em nossas vidas. Onde não tínhamos esperança o SENHOR mostrou o caminho e andamos por ele, onde erramos o SENHOR concertou e só colhemos a misericórdia, onde houve falha o SENHOR cobriu com seu amor.
[5/4 12:14] Marcos Mantovan 👊😎: Somos exemplo pra nós mesmos da existência do SENHOR e a prova disso é nossa consciência que não seríamos hoje se o SENHOR não é, não seremos amanhã se o SENHOR não quiser, pois assim temos vivido, conquistado e amado e o SENHOR estará sempre com a gente em tudo.
Nossa história individual já seria um livro a ser lido mas a história de nós 4 hoje contada por nós 3 e um best-seller.
[5/4 12:15] Marcos Mantovan 👊😎: Eu te amo filho. Conto com você.
UM CARRINHO DE CARINHO ❤️
O afeto de um filho pode ser equiparado a um abraço acolhedor, capaz de aquecer o coração. Como pai, muitas vezes, necessitamos de um "carrinho" metafórico para transportar a imensidão desse amor que transborda em nossas vidas.
Pai…. Meu querido Pai!
Gostaria de deixar aqui meu agradecimento a Deus por ele ter permitido que eu nascesse seu filho.
Meu ídolo, meu espelho, meu orgulho!
Obrigado pelos ensinamentos na vida e pelos puxões de orelha…
Cada momento ao seu lado pra mim foi um aprendizado…
Hoje você completa mais um ano de vida, quero te agradecer por todos que eu pude passar ao seu lado!
Te Amo!
Feliz aniversário
Tenho uma grande preocupação com os cristãos que não são chegados a oração. Que tipo de filho somos se não gostamos de falar com o nosso Pai?
RONALD
Meu filho, desejo a ti
Saúde e felicidade.
Hoje é teu aniversário,
Tu completas nova idade.
Então, pequeno rapaz,
Que tenhas amor e paz,
Sorte e boas amizades.
Nasceste de sete meses,
Foi muita preocupação,
Mas logo passou o tempo,
É agora um garotão,
Menino inteligente,
Amigo de toda gente,
Bom filho e bom irmão.
Nas provas tens boas notas,
És aluno estudioso,
Recebes muito elogio,
Por ser calmo e amoroso.
No xadrez és campeão,
Xeque-mate com peão,
Eita, cara habilidoso!
Hoje vai ter brigadeiro,
Bolo, torta e comilança.
Por isso vou me apressar,
Pra não perder a festança.
Aproveita esse momento,
Pois em nosso crescimento,
O melhor é ser criança.
(*poesia dedicada a meu filho, Ronald, que completou 11 anos de idade em 15 de outubro de 2020)
Se alguma coisa acontecer com o filhote antes de deixar o ninho, a responsabilidade recairá sobre os pássaros pais.
