Conhece-te a Ti
Conhece-te a ti mesmo
Ser forte
não é fingir que não dói.
É aceitar que sente
e, ainda assim, permanecer inteiro.
Minha natureza é essa:
eu sinto.
Eu respeito.
Eu me importo.
Mesmo quando isso parece tolice para o mundo.
E enquanto muitos usam o poder
para dobrar os outros,
eu escolho o poder que me liberta:
o de permanecer quem eu sou.
Porque, no fim,
o sábio
não é quem vence disputas...
é quem não se perde de si.
Epílogo do LIVRO DAS REFLEXÕES
por Danyyel Elan
Lançamento em breve.
O maior filósofo grego dizia: "Conhece-te a ti mesmo".
A Bíblia diz: "Conhece a Deus".
Hoje, o mercado do trabalho exige que você conheça bem a sua área de atuação.
Percebe como tudo envolve o conhecimento?
Conhece-te a ti mesmo!
“Apesar de muitas vezes abusarem do coração maravilhoso que Deus me deu, eu odiaria ser diferente“.
Concordo com o pensamento. A minha mais pura verdade e pensamento constante.
Musas inspiradoras para autoanálise
O que penso sobre mim fala muito mais de mim do que o que pensam de mim.
Porque, se eu me deixar levar pelo que pensam de mim, eu posso correr o risco de deixar de ser eu mesma. Eu não posso perder a minha identidade por causa dos outros; eu preciso ser eu mesma. Eu não posso ser o que querem que eu seja, nem pensar como querem que eu pense, nem fazer o que querem que eu faça para satisfazer os seus caprichos. 
Logo, não importa o que pensam ou dizem de mim quando eu sei o que Deus pensa e diz sobre mim. Porque o que dizem ou pensam de mim pode até estar certo, às vezes, e pode até me ajudar se estiverem certos, mas com certeza o que Deus diz ou pensa de mim é o que verdadeiramente devo considerar acima de qualquer opinião humana porque isso sim é plenamente certo.
Não é que eu me ache perfeita e “sempre certa”, mas porque é uma realidade que a gente reconhece dentro de si mesmo pelos próprios atos apesar de não acreditarem na gente. Uma pena!
Eu sei quem eu sou quando acerto e também quando eu erro apesar de pensarem que eu não reconheço minhas próprias falhas. Mas Deus sabe o quanto eu as reconheço: ciúmes, inveja, raiva, entre outros sentimentos ou emoções ruins, e bons também.
Essa assunção de si mesmo não é algo simples de se fazer, mas extremamente necessário para que possamos vencer a nós mesmos em nossas debilidades humanas. Se não for assim, se não houver confissão e desejo de autocorreção, estaremos dando brecha para depressões, desânimos, falta de paz. Se eu não reconhecer essas coisas diante de Deus a cada vez que elas se manifestam, eu jamais alcançarei a minha libertação para alcançar a minha paz. E Deus sabe que isso é verdade.
É porque as pessoas não nos conhecem como Deus nos conhece. Elas nos confundem devido às suas pessoalidades. Quando o seu modo de ser e de pensar, ou seja, quando a sua concepção de vida destoa da nossa, torna-se realmente difícil um compreender o outro.
Porém, uma coisa eu tenho aprendido na vida: eu preciso aprender a me adaptar às pessoas e não esperar que elas se adaptem a mim. Esse é um grande começo para uma grande conquista de paz interior e exterior.
Tornamo-nos desamados sem mais nem menos, sem mais nem porque de quem menos se espera. Muitas vezes o desamor surge gratuitamente, sem maiores explicações para o desamado porque só quem entende esse desamor é quem passa a desamar pelos motivos que só ele conhece.
Deus nos ajude a sermos cada dia melhores. Amém.
DEUS É BOM O TEMPO TODO
Quando o "conhece-te a ti mesmo" dito por Sócrates nos esplendores da Grécia me atropela, penso, penso, penso e me chega Santo Agostinho e o próprio João Batista, acompanhado de mais convidados com idêntica querela. Adentra São Francisco abraçando lobos, Buda falando de equilíbrio e eu em pleno descompasso num mundo de traições, crimes e guerras em dor...
Se me deixo conduzir por tais informes das TVs e de jornais, rodo a tramela e tranco o imenso sol ainda oculto na linha do horizonte, ínsito á área de serviço num quarto escuro que se amplia sem esperança, sem otimismo, sem janela.
Mais de 2500 anos se passaram desde que Sócrates sentenciou: "Conhece-te a ti mesmo" e o homem ainda não conseguiu. Alguns pensam que sim.
É um convite para reflexão interna, do nosso próprio ser. Conhecer a si mesmo e desfrutar das belezas que ainda não vê.
Quem se acha maduro demais acaba por não ficar além;
Ou quem se acha maduro demais acaba apodrecendo.
(10/03/2018)
Às vezes temos que parar de ouvir os outros para parar para ouvirmos nós mesmos. (A vida é um relacionamento vl2). (19/12/2017)
Onde mora o conhecimento?
no meu interior? ou no meu campo de percepção? não seria os dois apenas um?
Conheces realmente a ti mesmo? ou só sabes que nada sabes? consegues enxergar a tua insignificância? vislumbra a tua própria ignorância? ou contínuas a iludir o teu eu, com as insanidades que incham o teu ego em tuas vãs convicções.
RESPINGOS
Nem tudo é o que parece
As andanças são distintas
Resta invocar uma prece
Quando se está na berlinda
Quanto mais a ti conheces
A Virtude te respinga!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp