Como a Vida Imita o Xadrez de Gary Kasparov
Tempo… Como diz a música: “um dos deuses mais lindos.”
O tempo é dono da mudança dos nossos pensamentos, das nossas atitudes e dos nossos sentimentos.
O tempo cicatriza feridas, te faz enxergar um novo horizonte, e o mais importante: te faz perceber que tudo muda. E, às vezes, é difícil para nós aceitar certas mudanças.
Algumas até que são fáceis de aceitar: aquela dor que se esquece de doer, aquela decepção superada, aquela frustração que serviu como otimismo em tempos difíceis…
Essas sim, nós aceitamos de bom grado e até agradecemos ao tempo por isso.
Mas outras não: aqueles entes queridos que o tempo leva sem pedir permissão e que nunca mais iremos ver, aquela velhice que se aproxima e que nos põe um certo medo ou receio, aquele sentimento que algumas pessoas disseram ter por nós e que só agora percebemos que aquelas palavras foram ditas no calor da emoção…
Ah, como isso machuca. Ver que o tempo, tanto pode ser um dos deuses mais lindos quanto um dos deuses mais cruéis.
Às vezes, me pergunto se não dá pra congelar certos sentimentos de maneira que ele não possa mudar ao longo do tempo. Mas talvez a culpa deles mudarem, não seja do tempo, e sim, de nós mesmos que usamos o tempo como pretexto para se conformar com términos.
Somos nós quem usamos a frase “o pra sempre, sempre acaba” para permitir que pessoas saiam da nossa vida.
Somos nós…
Somos nós quem vivemos sofrendo por dores tão antigas que, se pararmos pra pensar, nem dói mais, mas nós preferimos sempre recorrer a elas para simplesmente nos magoar.
Somos nós, e não o tempo.
O tempo passa e, às vezes, algumas sacolas de tristezas, mágoas, frustrações, decepções que deveriam ser deixadas pelo caminho, nós insistimos levá-las conosco por muito tempo. E sinceramente, eu não sei o porquê disso.
Cara, como nós somos complicados…
Sabe?
O tempo quer sarar essa dor.
O tempo quer te trazer um novo amor.
O tempo quer te mostrar que a felicidade está tão perto que você acaba não percebendo a presença dela.
O tempo quer te fazer chorar ao te transbordar com essa felicidade.
O tempo quer apagar algumas coisas que sua mente insiste lembrar.
O tempo quer te fazer descobrir que existem outras fronteiras, e que você pode chegar a elas se quiser.
Ouça a voz do tempo.
Ouça-o pedindo sua mão.
Ouça-o querendo andar de braços dados contigo.
Pra que esperar?
Antigamente, não era tão visto a assinatura em papéis como prova de que o indivíduo iria, ou não, cumprir com sua palavra. As pessoas tinham palavra, tinham caráter - o que hoje ainda resta em alguns.
Hoje, tudo que você for fazer, tem que está documentado, assinado... Isso é visto como uma "garantia". As pessoas não querem mais te ouvir falar. Elas querem provas concretas de que sua palavra é verdadeira. Até aí, eu concordo em partes, mas o estranho é que isso vá parar na área dos sentimentos, como se alguém fosse capaz de expressar a totalidade do que sente.
"Mas eu quero que você prove que me ama."
Provar? Como? Não dá pra provar um amor fazendo uma declaração numa escola ou em um lugar que tenha um grande número de público, gritando "eu te amo", "você é o amor da minha vida", pra todo mundo ouvir. Quantas dessas pessoas que fizeram isso nem se lembram mais da pessoa por quem gritou "eu te amo"? E pra muitas pessoas, isso é uma prova de amor. Francamente...
Palavras podem ser mentiras, mas atitudes também podem ser forjadas ou passageiras.
Falam de provar sentimentos como se a pessoa ouvinte fosse um professor, a pessoa que está falando fosse um aluno, e o amor, um simples papel a ser preenchido. Daí você senta na mesa, pega esse papel, uma caneta e começa a preencher os requisitos que a pessoa ouvinte quer ouvir. Terminada a prova, a pessoa dirá se você passou ou não. Fala sério... Dá vontade até de rir.
Com essa historinha de "me prove" é que muitos não enxergam o que está diante dos olhos.
Eu amo, eu sinto, mas não faço a mínima questão de dar certo tipo de prova. Se você acostumar uma pessoa a sempre dar provas concretas do que você fala, ela nunca vai acreditar na sua palavra.
Sei que é difícil, no mundo em que vivemos, acreditar em alguém, porque há pessoas que conseguem mentir olhando no fundo dos seus olhos, mas nem todas são assim. Eu não perco meu tempo tentando convencer uma pessoa que não acredita no que eu falo. Sabe por quê? Palavras, atitudes, momentos... Tudo isso é passageiro. Um amor será realmente provado nos momentos de uma vida e pra isso, temos que vivê-los com a pessoa.
"Ah, mas como eu vou saber que é verdadeiro?"
Sinto informá-lo, mas não há como saber. Você não consegue ler o pensamento das pessoas, nem fazer uma viagem para dentro delas, muito menos, sentir o que elas sentem.
Tenta, acredita, "dar teu sangue"... Quem hoje conseguiu é porque um dia acreditou e tentou.
Como é poder abraçar a pessoa que você ama?
Como é olhar o relógio e contar os segundos para poder vê-la?
Como é poder ligar pra ela sempre que sentir vontade?
Como é dizer um "eu te amo" e escutar um "eu também"?
Como é?
Como é escutar um "senti sua falta"?
Me fala! Qual a sensação?
Como é poder ouvir alguém dizer "cuida bem dela pois ela te ama"?
Como é passar horas e horas ao lado dessa pessoa planejando o futuro?
Qual é a sensação ao receber um "sim"?
Como é se sentir importante para alguém?
Qual a sensação de você dizer que não vai poder ir a uma festa e ouvir a pessoa dizer:
"Ah, sem você não vai ter graça!"
É boa? Me diz! Eu preciso saber...
Mais que saber. Eu preciso sentir...
Geralmente o ser humano não procura viver de acordo com a existencia verdadeira (perene), como se houvesse só esta vida, e o pior ainda, ao contrário da eterna realidade.
A virtude pode ser considerada como sendo a ação boa que existe na essência de tudo - e que quando não for cumprida tornará a pessoa enferma.
Tente me convencer
Algumas pessoas, encaram minha falta de sentimento como maldição, outras como privilégio.
Perguntam a receita, mas na verdade o único segredo é pensar no meu bem estar, condene os que quiserem me condenar.
As pessoas que passaram na minha vida, nem deveriam existir, essas me pisaram, como se pisam em pedras, sempre gostei dessa comparação, pois as pedras são fortes.
Alguns ao me verem, não sabem me definir, essa é minha grande qualidade, sou atriz, poeta, louca, boba, infeliz, ou alegre demais, as opiniões são várias, escolha você, algum desses conceitos, apenas aprendi a sonhar com os pés no chão.
Prove-me você, a existência da felicidade plena ao se conviver a dois.
Diga-me, o quanto é maravilhoso, viver dando satisfação, ou visitando a casa da sogra, como se fosse, sua única prioridade.
E sem falar nas contas vencendo no final do mês, e você precisando retocar a raiz do cabelo, e seu dinheiro indo como água.
Em dias de chuva, acorda bem cedo e cuida da casa, porque serviço doméstico é por conta da mulher, legal hein.
Ele assistindo jogo de futebol, aos domingos com os amigos dele, sensacional, você sujando toda a sua cozinha, preparando petiscos, aliás, os amigos dele, são bem legais, principalmente quando colocam o copo de cerveja, na sua mesa nova, e derramam molho de cachorro quente, no seu sofá, por sinal estava salgado, pega leve no sal, mais ainda bem que não economizou e comprou um sofá de couro preto,
No começo, tudo muito lindo, ele roncando, o chulé, deixando a toalha molhada em cima da cama, e você adora catar as roupas sujas dele, quando chega do futebol, tarde da noite, ainda recebe uma massagem na panturrilha, tadinho, ele tá cansado, trabalha tanto, deixa ele se divertir.
Aos finais de semana, ele prefere comer uma comida caseira, a semana foi tão desgastante, o Facebook é o melhor remédio, afinal, lá ele se distrai com tantas outras coisas, menos com você.
Mas jamais cobre nada dele, porque você é tão chata, grudenta, lave e passe todos os dias o uniforme do trabalho, ele vai adorar te vendo fazer os afazeres de casa, menos jogando a colheita feliz, por favor.
E ao tratar seu príncipe com indiferença, cuidado ele pode achar que você tem outro, pois não tem motivos para reclamar, você tem o melhor homem do mundo ao seu lado, sua boba.
Ah! Eu jamais poderia deixar de falar dos filhos, são bênçãos de Deus, em nossas vidas, é claro!
Desde que você esteja preparada, para isso, assumir a maternidade e a paternidade juntas.
Os chorinhos de madrugada, as tosses, as fraldinhas, que lindo, cuidado nega, o chorinho do bebe vai acordar o papai, que amanhã levanta cedo para trabalhar, as idas constantes aos médicos, ficaram por sua conta, os boletins com notas vermelhas, as malcriações sempre terá culpa, lindinha.
As perguntas lógicas também, você saberá responder, como a sementinha do papai, foi plantada na sua barriga.
Enfim, são essas e outras mil questões que fazem pensar, repensar se essa seria a maneira mais linda de ser feliz.
.'. Ouvi dizer...
Não pude saber...
O desconhecido parece ser amigo...
Mas como saber se não há alguém que possa dizer?...
Não tenho medo...
Acordo cedo, como não se tivesse adormecido...
Porém, a falta de merecer saber me faz empobrecer.
Quem seria agraciado ou escolhido?
Em meus sonhos sou eu, mas não eu mesmo.
Fundidos em um só eu sou maior e ao mesmo tempo o menor...
Entre grandes e pequenos, todos igualmente são um.
Quem sou eu?
Parece-me que me vejo gerar, e ainda vou nascer...
Quem poderá essa linguagem responder?
Afinal...
Quem hei de ser?
.'. Somente ouvi dizer...
Pelo motivo de nossa inversão, sempre escolhemos a mentira, o estelionato, a gatunagem, como se fossem o máximo de realização e vantagem - e não gostamos de ver que só nos trazem as doenças e o infortúnio, para não dizer de uma eternidade infeliz.
O homem é um ser incrivel, que rejeita ser superior, como é - daí, as enormes dificuldades que arranjou contra sua vida.
Sei como fazer você se apaixonar por mim e de pouco em pouco sem você perceber já estará apaixonada por mim.
Eu não preciso provar pra ninguem como eu sou uma pessoa de Deus, não preciso mesmo... Deus já sabe de tudo que se passa em minha vida e em meu coração, tudo o que faço e deixo de fazer, não preciso da aprovação de ninguem para que Jesus viva em meu coraçao e habite em minha vida ! Graças a Deus. =)
Ela sempre terá uma atração misteriosa, difícil de decifrar.
Como pode ela rir, quando quer chorar?
Ela sempre terá algo bom a te dizer.
Como pode depois de tudo ela ainda gostar de você?
Ela sempre estará lá pra te abraçar.
Como pode ela em ti, ainda confiar?
Ela sempre continuará a te esperar.
Como pode? Ela nem sabe se você um dia vai voltar.
Como dói
O silêncio de palavras
Não ditas.
Cada qual
Uma ilha perdida
No oceano.
Silêncio compartilhado
Este sim
Tem sabor de
Comunhão
E transcendência.
É silêncio construtivo.
Silêncio de porto seguro.
Como fomos criados dentro do universo espiritual continuamos habitando-o, mesmo que não tenhamos total percepção - de qualquer modo estamos inteiramente entranhados com Deus, os anjos e também todos os seres humanos que já passaram pelo mundo
- Relacionados
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
- Mensagens de reflexão para encarar a vida de outra forma
- Frases sobre a morte que ajudam a valorizar a vida ✨
