Como a Vida Imita o Xadrez de Gary Kasparov

Cerca de 443123 frases e pensamentos: Como a Vida Imita o Xadrez de Gary Kasparov

⁠⁠Negacionistas é como a ciência chama àqueles que negam tudo do que não entendem, ou criam versões próprias da realidade para eles mesmos. Só não lhes ocorre que a verdade continuará sendo a que é, independente de a aceitarem ou não, o que deixará a descoberta mais traumática do que optar pela dúvida até que ela se revele de forma inequívoca e incontestável.

Inserida por bodstein

⁠⁠Usar de adjetivos como “verdadeiro” ou “autêntico” para se referir a um naturista não é apenas desnecessário, mas também redundante. Sua natureza, por si mesma, já o torna assim, pois todo aquele que não esconde o corpo mas não vive o naturismo não vai além de nudista.

Inserida por bodstein

⁠Não é papel nosso atuar como juízes de realidades diferentes da nossa. O nome dado a tal ato é preconceito. Precisamos é tentar entendê-la. Se não for possível, pelo menos respeitá-la.

Inserida por bodstein

⁠Acreditar ou não num deus é uma crença como outra qualquer: apenas se crê que exista ou se crê que não exista. Mas, apesar disso, os dois lados se veem no domínio de uma "verdade", inalcançável a ambos, de que se utilizam para menosprezar-se mutuamente em vez de tentar entender que são exatamente iguais, somente seguindo em direções contrárias.

Inserida por bodstein

⁠Resposta à Fernanda Young, para sua Carta à Tristeza:

Pois é, Fernanda. Folgada como é, comigo ela faz o mesmo. Vez por outra bate na porta,e quando abro ela ai entrando de mala e cuida, se achando a dona do pedaço, como é dedeu feitio. Pensa que vai chegar e se instalar de vez, pois abre o guarda-roupas e ocupatodos os meus cabides – com toda pompa e circunstância – como se fosse ficar para sempre.

Mas como sei bem como ela é, num primeiro momento finjo que concordo. Por educaçãopermito que entre e ocupe todos os meus espaços sem oferecer resistência, como aconteceuainda esta semana mesmo. Mas no dia seguinte já deixo claro que se trata do meu espaço,e que sua estada é – e sempre o será – bem breve, deixando a mala dela bem à vista para
que não se esqueça. Sempre que chega faço assim: não a ignoro nem a expulso; só nãodeixo que se assenhore de tudo.

Logo na primeira vez em que tentou se instalar, disposta a transformar sua vida em casamento,falei em alto e bom tom que isso nunca aconteceria, pois que temos naturezas bem diferentes:e o rompimento se daria em seguida por absoluta incompatibilidade de gênios: ela é amargae eu amo a vida, ela torna tudo pesado e eu curto ser leve, ela gosta da noite e eu adoro o sol.
Então não batemos! Acho que funciona, pois logo ela faz as malas de novo e procura outro lugarpra ficar, já que sabe que por aqui nunca vai passar mesmo de uma hóspede rápida e passageira!

Sei que agora você vai ficar bem, como eu já estou desde que ela desistiu e se foi daqui de novo,em busca de outro lugar pra morar. Sempre tenta, é claro, mas em algum momento vai acabarentendendo que por aqui é que não vai ser!

Espero que se recupere tão rápido quanto eu, e ponha pra fora esse seu sorriso outra vez.

Um beijo pra você!
Luiz Roberto Bodstein

Inserida por bodstein

⁠Ensinaram-nos desde sempre a tratar a dor como inimiga. Daí que quando se aproxima nossa atitude é tentar afugentá-la, ignorar sua presença, ou escapar para algum lugar onde não esteja, como se ela não fosse esperar por nossa volta!Isso é um erro, pois não a podemos enganar. Acolhe-a, portanto, dá-lhe atenção, deixa que fique o tempo que precisar e decida quando ir por si mesma, como faz todo bom professor. Sem tua resistência aprenderás mais rápido e ela retomará seu caminho, pois tem muitos alunos como eras até descobrir que tinhas ao teu lado o melhor dentre todos os teus amigos!

Inserida por bodstein

⁠Quando penso em desistir lembro que não posso pensar como indivíduo, mas como espécie... E como espécie o que menos importa é o que faço, mas seu significado.

Inserida por bodstein

⁠O caráter é como a lâmina de uma faca que pede reação ao primeiro sinal de ferrugem: quando aparece pode ser removida com um leve passar da esponja, mas logo se integra para fazer com ela uma coisa única que não permite mais separar-se uma da outra.
E não sendo logo retirada do faqueiro a corrosão se estende a todas as que lhe estão próximas, não restando uma que não se transforme em prolongamento da que deixou de ser aço para ser ferrugem.

Inserida por bodstein

⁠Toda ciência humana só se faz confiável quando toma o aqui e agora como parâmetro para qualquer realidade que tente provar. Sempre que for utilizada para embasar conceitos definitivos se terá apenas uma nova crença – não importando sua natureza – mas nunca ciência.

Inserida por bodstein

⁠Calcula-se que menos de 10% das pessoas enfrentam a verdade tal como é, por mais assustadora ou dolorosa que se mostre. Dentre as demais, outro décimo é das que a negarão até o último de seus dias, mas nada a lamentar neste caso, já que escolheram o próprio destino. O mais triste são os 8/10 restantes de pessoas boas que se descobrirão equivocadas até aquele exato momento, mas nunca terão coragem o bastante para confessá-lo sequer a si mesmas.

Inserida por bodstein

⁠⁠Não! Eu não sou tão corajoso como você imagina. Sou apenas persistente, e nunca desistir de tentar de novo me dá força e fôlego o bastante para não permanecer no chão!

Inserida por bodstein

⁠Alguém já teve notícia de santo de casa que fez milagre? A história geralmente os descreve como gemas descobertas em porta-jóias alheios, e das quais os seus se apropriam depois como os mais devotados “herdeiros in memorian”.

Inserida por bodstein

⁠Alguns fazem uso da filosofia como quem decora uma taboada, sem nunca explorar a fórmula que os aproxime de onde a experimentação pode conduzi-los.

Inserida por bodstein

⁠O câncer do obscurantismo não é uma expressão de retórica. Como qualquer câncer, é uma doença incurável que permanece latente na célula do organismo social por longo tempo e periodicamente escapa do núcleo onde se esconde, espalhando-se descontroladamente pelas células saudáveis para minar-lhes a resistência até a completa extinção da vida. Como todo parasita que se nutre sem nada dar de si – já que mata por natureza – ao final do processo terá destruído o hospedeiro para morrer com ele, sem lógica ou propósito, posto que nunca os teve.

Inserida por bodstein

⁠Como ponto de equilíbrio entre o crer e o não crer, o mínimo que o bom-senso nos cobra é nos mantermos abertos para o mistério.

Inserida por bodstein

⁠Não se pode tomar como confiável qualquer conceito legado que nos chegue pela fé, pela formação de berço ou por livre transmissão entre pessoas antes de submetê-lo a cuidadoso processo de análise contextual e adequação temporal ao meio em que se queira inseri-lo, sob pena de consolidar distorções de viés dogmático que ameacem a prática da reflexão e do senso crítico.

Inserida por bodstein

⁠Destrancar uma porta usada pelo outro lado como acesso ao seu celeiro particular, e para o qual não contribuiu com qualquer semente ou com uma única hora de trabalho, é nao fazer distinção entre "resgate" e idiotice.

Inserida por bodstein

⁠É a política que precisa estar em sintonia com seus princípios, não o contrário. Como estes são – ou deveriam ser – constantes, a hora de combater ou apoiar é que deve variar.

Inserida por bodstein

⁠Integridade é algo inerente a quem não a tem como mero objetivo, mas como componente natural e inalienável de sua completude. É intrínseca ao todo, e não apenas acessório, e assumida como obrigação ao invés de virtude!

Inserida por bodstein

⁠Um erro recorrente sobre a ciência é vê-la como guardiã e arcabouço de respostas, quando seu papel mais importante é o de fórum para se fazer as perguntas.

Inserida por bodstein

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp