Coleção pessoal de VilmarBecker

21 - 40 do total de 293 pensamentos na coleção de VilmarBecker

Meu Natal individual
E é nisso que eu parei para pensar hoje. Nas oportunidades! A oportunidade de olhar todos os erros do ano que passou, e tentar corrigi-los no novo ano, ou então, não errar novamente o mesmo e velho erro. A oportunidade de agradecer todas as vitórias e todas as derrotas. A oportunidade de agradecer as alegrias e tristezas. A oportunidade de ter conhecido as amizades que ganhou no ano que passou, e a oportunidade de ganhar novas amizades e conhecer mais pessoas neste novo ano que virá. A oportunidade de sorrir mais, de ajudar mais pessoas, de ver como a vida é bela, de agradecer, de sentir o vento no cabelo, de abraçar uma árvore, de brincar como uma criança, de ter esperança!
E a oportunidade de perceber que estamos vivos! Por mais um segundo, mais um minuto, mais uma hora, mais um ano!
Quero escrever em uma folha de papel uma carta para aquelas pessoas que fazem parte desta data desejando o melhor, escrever a elas todas as coisas e sonhos indispensáveis e no final escrever: “Obrigado! Por aquilo que conquistei e aquilo que perdi. Porque toda perda me fez e fará, capaz de alcançar algo maior! Obrigado! Por todas as pessoas que ocupam minha vida, e por todas as alegrias – porque parte de mim foi feito por elas e por estes momentos. E obrigado pela oportunidade de estar vivo por mais um minuto.” – E depois ler todos os nomes, coisas e sonhos, e imaginar porque são tão especiais para mim. E se não for pedir demais, gostaria de escrever no livro da vida de cada amigo(a) um pouco do que sou, para um dia ser lembrado do que fui.
Porque meu maior presente seria ver as pessoas felizes. Seria chegar ao fim deste dia e assistir o pôr-do-sol sentado na área da minha casa e fechar os olhos e ter a certeza de que as pessoas sabem ver a beleza nas coisas mais simples e verdadeiras, e poder agradecer não só pela minha felicidade, mas pela felicidades de todos nós. E então sorrir por saber que estou vivo por mais um minuto!
“E foi neste texto, com palavras simples. Que eu pedi o meu maior presente. E foi com este texto que esperei esperançoso que as pessoas que o lessem, entendessem e enxergassem as coisas mais belas de suas vidas. E foi com este texto, que esperei que entendessem que o sentido da vida era este: agradecer mais um minuto de vida, e sorrir – até chorando, por poder estar aqui”. Feliz Aniversário não a mim, mas a nós – por mais um minuto.

Como definir servidão segundo Ettiénne La Boétie? E o que seria a servidão?
Se a liberdade é um bem tão caro e tão precioso para nós, por que alguém consentiria em se submeter e ainda contribuir voluntariamente para a privação dela? Por que apoiar de modo voluntário essa condição que ninguém quer estar? O que temos que observar para se ter uma ideia do absurdo que é estar submetido a um tirano, é que o tirano é um homem só, uma pessoa como qualquer outra, de carne e osso e com limitações humanas comuns a todos. Como é que um único homem pode inspirar medo em milhares de outros? E será que, quem o serve voluntariamente, o faz por ter medo? A possibilidade de que a covardia é a causa da servidão é imediatamente descartada, é possível que um homem tenha medo de outro, mas impossível que cem milhões tenham medo de um só, para manter os outros sobre o seu jugo, o tirano utiliza uma hierarquia de pequenos tiranos abaixo dele, um grupo pequeno de bajuladores que se aproximam dele com o objetivo de obter vantagens e com isso tornam-se cúmplices de sua tirania. A esse pequeno grupo de indivíduos é dado o poder sobre uma determinada província. Cada um deles tem um conjunto de subordinados que dão apoio ao seu poder. Estes por sua vez também tem seus subordinados que possuem outros subordinados e assim, por conseguinte até chegar às massas. Com isso, o tirano mantém seu poder através de uma hierarquia de indivíduos que estão interessados em participar do poder do tirano para adquirir benesses, condição do ser submisso a uma servidão voluntária, além dessa hierarquia, o tirano também usa outros artifícios para manter seu poder. Eles privam seus súditos da educação, pois aqueles que pensam representam uma ameaça em potencial ao poder deles; eles embrutecem o povo, ou seja, idiotizam as massas através de "iscas da servidão", como a política do "pão e circo" por exemplo; utilizam a religião como meio para manterem os súditos obedientes e sempre lançam mão de discursos demagógicos onde afirmam que seu objetivo é o "bem público e o interesse da nação".
Como nos habituamos facilmente a servidão e como ela é uma força que contribui para perpetua-la através de vontades submissas. Indivíduos livres, quando imediatamente subjugados, servem ao tirano de modo forçado. Porém, quando os indivíduos já nascem sob o jugo da servidão, encaram seu estado como natural e dessa forma, a sujeição ao tirano é aceita e passivamente consolidada. Isso significa que quando alguém nasce numa sociedade onde servir voluntariamente é um costume de todos, essa vivência acaba sendo incorporada à formação e ao desenvolvimento do indivíduo. Assim, ele aprende a encarar com naturalidade a estar submetido ao tirano e enxergar isso como algo absolutamente normal.
Como acabar com a servidão? Ettiénne La Boétie nos traz uma resposta simples, porém profunda: não consentindo com ela. Deixando de financiar o tirano. Não consentindo. O tirano só tem o poder porque existem pessoas que estão dispostas a servi-lo. Se essas pessoas simplesmente deixassem de obedece-lo, o poder dele ruiria naturalmente, sem que fosse necessário fazer qualquer esforço. Não é necessário nem que haja uma luta armada para derrubá-lo. Basta simplesmente que ninguém o obedeça. O poder do tirano é como o fogo, para extingui-lo, não é necessário jogar água, basta apenas que não seja alimentado, diz Ettiénne Lá Boétie, aos cúmplices do tirano que servi-lo em troca de bens é a pior decisão que eles podem tomar, algumas razões para isso:
(1) servindo ao tirano eles acabam renunciando a própria liberdade.
(2) não basta obedecer ao tirano, é necessário também agradá-lo.
(3) O tirano será inconstante para defendê-los e os esmagará sem remorso quando lhe for conveniente.
(4) não se pode esperar amizade do tirano pois ele não vê seus cúmplices como amigos, mas como pessoas que trapaceiam e mendigam seus favores.
(5) O tirano nunca ama e nunca é amado.
(6) O tirano é alguém que aprendeu que está acima de todos, que nenhum dever o obriga e que sua vontade é a lei.
A liberdade é um direito natural, sendo totalmente desnecessário questionar isso, pois não se pode manter alguém em servidão sem prejudicá-lo, todos nascem com a paixão pela própria liberdade e ninguém é privado dela sem antes oferecer firme resistência. Ettiénne exemplifica isso mostrando que os próprios animais resistem quando vão ser capturados, acostumados desde sempre à vida livre, quando são capturados, não resistem ao cárcere, definham e acabam morrendo precocemente. Quem mantém alguém em servidão, comete injustiça e não há nada que seja mais contrário a natureza do que a injustiça. Nossas diferenças de aptidões naturais e talentos, como força e inteligência que são mais presentes em uns do que em outros, não existem para que vivamos guerreando uns contra os outros, essas diferenças são úteis para que aqueles que tem mais possam ter a oportunidade de demonstrar afeição fraterna para os que tem menos. A ideia de que só é feliz quem decide ser livre de toda servidão, mas não abandona seu ser por uma liberdade mórbida de um passeio no shopping atrás de cérebros.

Todos nós sabemos que ninguém é perfeito e isso não é nenhum segredo. Mas todos podemos ser melhores, ou fazer o máximo para não falharmos ou errarmos com quem amamos.
Muita gente por medo de se magoar acaba se fechando, sendo frio, as vezes grosso, e acabam deixando de valorizar quem realmente vale a pena.
Mas isso não adianta, porque mesmo sendo frio e parecendo ignorante as vezes, essas pessoas também tem sentimentos e temos que ser paciente com elas. De tanto sofrerem e se machucarem, elas tem medo de se envolver de novo e acabam sendo assim. É aquela igual aquela frase antiga, "Dê tempo ao tempo". Quanto mias você forçar a barra, mais a pessoa vai se sentir ameaçada e acabar se fechando de vez.
É difícil, é duro, mas vale a pena esperar, um dia elas vão ver que realmente você vale a pena e vão acabar melhorando e tentar mudar para ficarem bem de novo, com elas mesmo e com você.
Coisas que vem fácil vão fácil, pessoas que entram na sua vida e demonstram tudo de repente, também vão de repente.
Na verdade essas pessoas, precisam só de alguém que prove que você ama ela, que você não vai deixar ela quando ela mais precisar, que você não vai abandonar ela quando a situação estiver difícil.
Essas pessoas que se fecham geralmente são as que mais valem a pena, porque de tanto sofrerem e se machucarem, não vão fazer isso com ninguém porque sabem como é triste e difícil viver se magoando, e quando elas demonstrarem os sentimentos de verdade, não fuja, não se assuste, elas realmente amam de verdade quando demonstram. O negócio é esperar, mas continuar insistindo, persistindo e se dar ao máximo para conquistá-las.
Se tá difícil, pode ter certeza de que quando você conquistar, vai valer a pena.
E não sofra antecipadamente, tenha paciência e se errar recomece de novo, afinal, ninguém é perfeito.

Queria ter a certeza de que apesar de minhas renúncias e loucuras, alguém me valorize pelo que sou, não pelo que tenho. Que me veja como um ser humano completo, que abusa demais dos bons sentimentos que a vida me proporciona, que dê valor ao que realmente importa, que é meu sentimento e não brinque com ele. E que esse alguém me peça para que eu nunca mude, para que eu nunca cresça, para que eu seja sempre eu mesmo. Não quero brigar com o mundo, mas se um dia isso acontecer, quero ter forças suficientes para mostrar que o amor existe, que é superior ao ódio e ao rancor. Que nunca deixe minha esperança ser abalada por palavras pessimistas. Que me lembre sempre que levamos alguns socos da vida, mas só assim percebemos que não somos feito de vidro. Que me faça inteligente a ponto de rir de mim mesmo, e não como os ignorantes que só conseguem rir dos outros. Que me acalme pelos dias sujeito a falhas e picos de estresse devido ao excesso de informações, que o meu passado pode até fazer parte do que sou, mas não me define em quem realmente sou e quero me tornar, porque eu nunca tive medo de mostrar quem eu realmente sou, porque todos temos defeitos. E falsidade não é um dos meus, que me lembre sempre que, fácil é abraçar, apertar as mãos, beijar de olhos fechados, mas que o difícil é sentir a energia que é transmitida. Aquela que toma conta do corpo como uma corrente elétrica quando tocamos a pessoa certa.

Há palavras que são abraços na distância, quando o silêncio que toca nosso coração fere nossa alma, enquanto a vida nos escapa entre os dedos como um punhado de areia.

Posso não ser o que muitas pessoas esperam, mas jamais serei o que elas querem que eu seja.

Sempre temos duas formas de fazer as coisas, nervosos ou tranquilos, e a tranquilidade é a melhor conselheira!

É preferível um futuro incerto, do que um passado cheio de dúvidas, pois assim sabe-se que está olhando para frente.

ESPERO ALGUÉM QUE NÃO DESISTA DE MIM…

Eu espero alguém que não desista de mim mesmo quando já não tem interesse.
Espero alguém que não me torture com promessas de envelhecer comigo, que realmente envelheça comigo. Espero alguém que se orgulhe do que escrevo, que me faça ser mais amigo dos meus amigos e mais irmão dos meus irmãos.
Espero alguém que não tenha medo do escândalo, mas tenha medo da indiferença. Espero alguém que ponha bilhetinhos dentro daqueles livros que vou ler até o fim. Espero alguém que se arrependa rápido de suas grosserias e me perdoe sem querer. Espero alguém que me avise que estou repetindo a roupa na semana.
Espero alguém que nunca abandone a conversa quando não sei mais falar. Espero alguém que, nos jantares entre os amigos, dispute comigo para contar primeiro como nos conhecemos.
Espero alguém que goste de dirigir para nos revezarmos em longas viagens. Espero alguém disposta a conferir se a porta está fechada e o café desligado, se meu rosto está aborrecido ou esperançoso. Espero alguém que prove que amar não é contrato, que o amor não termina com nossos erros. Espero alguém que não se irrite com a minha ansiedade.
Espero alguém que possa criar toda uma linguagem cifrada para que ninguém nos recrimine. Espero alguém que arrume ingressos de teatro de repente, Espero alguém que não largue as mãos dadas nem para coçar o rosto. Espero alguém que me olhe demoradamente quando estou distraído, que me telefone para narrar como foi seu dia. Espero alguém que procure um espaço acolchoado em meu peito. Espero alguém que minta que cozinha e só diga a verdade depois que comi.
Espero alguém que leia uma notícia, veja que haverá um show de minha banda predileta, e corra para me adiantar por e-mail. Espero alguém que fique me chamando para dormir, que fique me chamando para despertar, que não precise me chamar para amar.
Espero alguém com uma vocação pela metade, uma frustração antiga, um desejo de ser algo que não se cumpriu, uma melancolia discreta, para nunca ser prepotente. Espero alguém que tenha uma risada tão bonita que terei sempre vontade de ser engraçado. Espero alguém que comente sua dor com respeito e ouça minha dor com interesse.
Espero alguém que prepare minha festa de aniversário em segredo e crie conspiração dos amigos para me ajudar. Espero alguém que pinte o muro onde passo, que não se perturbe com o que as pessoas pensam a nosso respeito. Espero alguém que vire cínica no desespero e doce na tristeza.
Espero alguém que curta o domingo em casa, acordar tarde e andar de chinelos, e que me pergunte o tempo antes de olhar para as janelas. Espero alguém que me ensine a me amar porque a separação apenas vem me ensinando a me destruir.
Espero alguém que tenha pressa de mim, eternidade de mim, que chegue logo, que apareça hoje, que largue o casaco no sofá e não seja educada a ponto de estendê-lo no cabide. Espero encontrar uma mulher que me torne novamente necessário.

Hoje é o melhor dia da minha vida.....
Estive procurando o amor em todo o lado, na lua cheia,
Nos sussurros do vento, no brilho das estrelas, no fluir da água, nas partes rochosas da terra.
Durante muito tempo eu estava procurando o amor, em cavernas escuras, em prados cheios de luz, Nas folhas das árvores ao cair, no brilho dos olhos, nas gargalhadas,
Nas melodias e não pude encontrá-lo,
Então decidi pesquisar um pouco mais perto,
Em minhas mais belas memórias, nas ações mais puras,
Nos meus olhos, meu sorriso, no meu cabelo, na minha forma de ser.
Então hoje o encontrei, o amor está no meu coração e embora pareça algo lógico,
Para mim foi totalmente novo porque descobri que o amor que estava procurando
Não poderia encontrá-lo, nem no mundo, nem nas pessoas,
O amor que estava procurando era o que estava em meu coração,
Muitos costumam dizer amor próprio,
Mas eu decidi chamá-lo de reconhecimento das cores de minha alma.

Um dia daqueles que são mais escuros que a mais intensa escuridão,
Onde costuma habitar a tristeza, tristeza acompanhada por lágrimas,
Lágrimas que inundam os teus olhos, que se derramam por suas bochechas.
Para atenuar a dor da lembrança, lembro-me do qual só se conserva uma rosa
Despojada e fria como a rocha, que se encontra no esquecimento,
Esquecimento que se dão os anos.

Quando a tinta não se recusa
A deixar seu rastro no papel
E a minha mão se apaixonar
Pela caneta num piscar de olhos.
Quando olhar pela janela
E sentir o toque sobre minha pele
Aquela brisa fresca da manhã
E do doce cheiro de mel.
Tenho de saber que bastasse o teu olhar e um simples sorriso
Para afastar as minhas tristezas
E desfrutar da vida.

Ao mesmo tempo tudo... E, no entanto, nada.
Somos a risada que se chora...
Somos o esquecimento de quem ama.
Somos o sim como também o não.
Somos o futuro de uma lembrança.
Somos a noite que amanhece e
Dos loucos o mais insano...
Somos o silêncio que grita...
O fim de um começo...
O destino que se evita.
Somos a paz entre duas guerras.
Somos o fogo que não queima...
A razão errada no caos das regras.
A mentira mais verdadeira...de duas somas que restam.
Somos um gênio sem invenção.
Somos um relógio que se perde no tempo.
Somos a coincidência mais preparada...
O efêmero do eterno...
Somos a simplicidade mais complicada de dizer... Sinto muito.

Queria ser poeta, para ser poesia
Queria ser sol, para poder ser luz;
Ser amor, para ser suspiro;
Ser ar... Para ser aroma;
Ser campo para ser caminho...
Gostaria de ser noite para ser estrela,
Gostaria de ser coração para poder ser batida,
Ser olho para ser lágrima
E seria nuvem se fosse céu
Ser pássaro para ser voo...
E seria árvore para ser folha,
Ser tempo para ser instante...
Se fosse mar seria onda,
Ser boca para ser sorriso...
Tudo o que tem de ser,
Com tal de ser... O que fosse.

Estar feliz talvez seja uma condição de espírito, ou quem sabe uma opção a ser tomada, mas nada nessa vida pode nos dar a condição de felicidade sendo o que não somos, rir sem vontade, chorar forçado, condição de felicidade vai além disso, vai ao ponto crucial no que deveríamos focar nossa vida, a verdade, ser verdadeiro, assumir as fraquezas para quem amamos, amparar quando somos chamados, cuidar quando devemos cuidar, não reclamar das condições em que nos encontramos, mas enfrentá-las de frente, peito aberto e cabeça erguida, sem desvaneios, sem receio, mesmo que tudo o que passamos nos obrigue ao receio, a duvidar, a perder a fé, não diminuir o amor por conta de uma desilusão, mas aumentar a dose para saber que só o que levamos dessa vida é o que sentimos e realizamos de bem, ou mal, lembrar que nada é eterno, tudo dura tempo suficiente para ser lembrado eternamente, mas se foi esquecido é porque alguém não foi intenso o suficiente para ser lembrado,

Se não sou o que você esperava que eu fosse, peço desculpas, porque também pensei que você fosse diferente, porém o que penso não faz meu caráter, como também o que você espera de mim, o que faz meu caráter são minhas atitudes, delas não abro mão de ser o melhor que eu posso ser, se isso é algo incompreensível pra você, reveja seus conceitos sobre caráter, não nasci pra agradar nem ser agradado, nasci para amar e ser amado, nasci para viver e deixar viver, não prendo, não sufoco, não corro atrás do que se foi, sou o que sou, não o que falam, e cada um tem de mim exatamente o mesmo que recebo, e as vezes um pouco mais, faça valer a pena que eu faço valer o momento.

A solidão não machuca, o que realmente machuca é ter que suportar a si próprio no silêncio eloquente das noites escuras e dos dias chuvosos.

Quando a corrupção começa, quando ela termina
Longe de mim defender um governo corrupto, onde as vantagens próprias e os programas compra votos são observados como heroísmo para alguns, mas a corrupção não começa no governo, governo é só um meio para o corrupto, como muitos outros que utilizamos no dia a dia, e se observarmos bem, quem sabe descobrimos que já fomos corruptos e por ser uma corrupção insignificante achamos que não vai refletir, mas reflete, e essa reflexão leva a corrupções cada vez maiores, mas só enxergamos aquilo que está a nossa frente, jamais aquilo que participamos com um envolvimento direto, somos corruptos quando compramos a atenção de alguém com promessas que não vamos cumprir, nem temos interesse, somos corruptos quando percebemos o troco errado a nosso favor e não avisamos para que a outra pessoa não se prejudique, somos corruptos quando passamos uma conversa no guarda de transito para aliviar aquela multinha que foi uma bobeira, mas uma bobeira que poderia custar a vida de alguém, e se custasse ainda assim eu seria corrupto a ponto de dizer que não tive culpa pra escapar da justiça, somos corruptos quando andamos de bicicleta na calçada quando existe uma ciclovia, quando a pé eu não ando pelas calçadas mas pela ciclovia ou pela estrada, somos corruptos quando posso invadir com meu veículo a calçada, a ciclovia ou o acostamento, quando avanço o sinal com a desculpa de não ser assaltado, somos corruptos quando colocamos o celular na soneca de manhã cedo para dormir um pouco mais e depois ameaçar os outros no transito porque estou atrasado, somos corruptos quando furamos as filas da vida por se achara no direito, levar uma criança propositalmente na fila da lotérica para só ser atendido rapidamente sem ter necessidade disso, somos corruptos quando podemos pagar uma creche particular para nossos filhos para não tirar a vaga de quem precisa, quando digo que é só um minutinho na vaga do idoso ou do deficiente, somos corruptos quando ensinamos aos nossos filhos a fazer as coisas por meio de vantagens, quando extorquimos nossos pais por mero prazer, somos corruptos quando perguntamos a uma autoridade ou a quem quer que seja se sabe com quem está falando, e assim poderíamos, passar uma vida falando do quanto somos corruptos, e ai nossa corrupção vai ficando escondida, camuflada por de trás de um governo que aprendeu direitinho a lição no pais dos jeitinhos, longe de mim defender um governo corrupto, mas ainda mais longe de mim defender quem defende os jeitinhos que nos corrompem no dia a dia.

O que eu peço é que você seja sempre de verdade também. Que me queira assim, imperfeito e cheio de confusões. Que saiba os momentos em que eu preciso de uma mão passando entre os fios de cabelo. Que perceba que às vezes tudo o que eu preciso é do silêncio e do barulho da nossa respiração. Que veja que eu me esforço de um jeito nem sempre certo. Que veja lá na frente uma estrada, inteiramente nossa, cheia de opções e curvas. E que aceite que buracos sempre terão. Aqueles dias em que todos os nossos pensamentos se voltam contra nós, todas as tristezas são relembradas, todas as idiotices que já fizemos e vem em nossas mentes, todas as ilusões, todas as decepções, todos os sonhos perdidos, todos os sonhos reconstruídos, cada lágrima, cada sorriso, cada gesto falso ou verdadeiro, cada dor… Tudo vem simplesmente a nós, não há como deter esses pensamentos nem como nos livrar deles, eles sempre estão ali esperando a hora do seu show, e são nesses momentos que eu vou precisar de nós, Sei que minhas atitudes não são as mais corretas, por isso gosto do meu silêncio, ele me conforta e nesse vazio consigo completar o vazio que há dentro de mim, mas mesmo co esses sentimentos confusos peço que você fique, pois meu silêncio com você ao lado é mais suportável. O que eu peço é que você fique para que eu possa cuidar de você, e te mostrar que aos meus olhos você é perfeita, não há nada que eu mudaria, e mesmo se houver, que eu também mude. O que eu peço é que me deixe te fazer entender que eu ficaria, apesar das brigas, apesar dos problemas, apesar das dificuldades, da distância, nada disso me importa, pois são detalhes impossíveis de se evitar , eu ficaria, e é a você que eu peço, que eu sempre irei pedir. Aguentar minhas loucuras, minhas confusões, meus defeitos, são apenas detalhes que eu lhe peço, detalhes da vida que segue.

Deixar sempre o melhor

Há em muitas cabeças uma noção da vida que é chocantemente pobre, desagradavelmente rasteira, tristemente vazia. Consiste em olhar para a vida de uma forma utilitária, com base numa concepção egoísta e em critérios apenas econômicos: se uma vida não é útil – se não é produtiva, se não proporciona todo o prazer – então não tem razão de ser. Pode eliminar-se, como se elimina um automóvel velho ou sem conserto, um par de sapatos rotos, uma camisola demasiada vezes remendada. Se eu tivesse tomado um atalho, uma rua estreita qualquer, que tipo de pessoa eu teria me tornado? Não sei. Mas gostaria muito de saber. Pelo retrovisor, vejo todas as pessoas que eu poderia ter sido e não fui. A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás; mas só pode ser vivida, olhando-se para frente. Sou um pouco de todos que conheci,um pouco dos lugares que fui, um pouco das saudades que deixei, assim eu aprendi a não me importar o que o passado fez de mim, mas Importar-me com o que farei com esse passado.
Algumas vezes sabemos dentro de nós que devemos fazer qualquer coisa semelhante a plantar uma árvore, mesmo sabendo que nunca comeremos dos seus frutos nem descansaremos à sua sombra. Ou descobrimos que devemos aplicar-nos não tanto ao nosso pequeno problema, mas a reconstruir as ruínas imensas que nos rodeiam. E nunca como então somos tão grandes. E nunca como então estamos tão perto de nós mesmos. Não faças da tua vida um rascunho, pois pode não haver tempo de passar a limpo. A vida não é justa. Mas também aprendi que é possível seguir em frente, não importa quanto pareça impossível. Com o tempo, a dor… diminui. Pode ser que não desapareça completamente, mas depois de um tempo não é massacrante. Cada um carrega no seu coração um pouco do ambiente em que vive. Todos os lugares têm todos os tipos de pessoas: boas e más, egoístas e caridosas, tristes e alegres... Aquele que nada encontrou de bom nos lugares por onde passou, não poderá encontrar outra coisa por aqui. Aquele que por onde passou encontrou amigos, também encontrará aqui, porque, na verdade, a nossa atitude mental é a única coisa na nossa vida sobre a qual podemos manter controle absoluto. Devemos cultivar sentimentos bons, praticar a caridade e a humildade. Assim, se aproximarão de nós pessoas que agem da mesma forma. Nossa passagem aqui na terra é curta. Devemos deixar sempre o melhor de nós.