Coleção pessoal de Sara-s2

21 - 40 do total de 119 pensamentos na coleção de Sara-s2

A DOR QUE DÓI MAIS

Trancar o dedo numa porta dói. Bater com o queixo no chão dói. Torcer o tornozelo dói. Um tapa, um soco, um pontapé, doem. Dói bater a cabeça na quina da mesa, dói morder a língua, dói cólica, cárie e pedra no rim. Mas o que mais dói é saudade.
Saudade de um irmão que mora longe. Saudade de uma cachoeira da infância. Saudade do gosto de uma fruta que não se encontra mais. Saudade do pai que já morreu. Saudade de um amigo imaginário que nunca existiu. Saudade de uma cidade. Saudade da gente mesmo, quando se tinha mais audácia e menos cabelos brancos. Doem essas saudades todas.
Mas a saudade mais dolorida é a saudade de quem se ama. Saudade da pele, do cheiro, dos beijos. Saudade da presença, e até da ausência consentida. Você podia ficar na sala e ele no quarto, sem se verem, mas sabiam-se lá. Você podia ir para o aeroporto e ele para o dentista, mas sabiam-se onde. Você podia ficar o dia sem vê-lo, ele o dia sem vê-la, mas sabiam-se amanhã. Mas quando o amor de um acaba, ao outro sobra uma saudade que ninguém sabe como deter.

Saudade é não saber. Não saber mais se ele continua se gripando no inverno. Não saber mais se ela continua clareando o cabelo. Não saber se ele ainda usa a camisa que você deu. Não saber se ela foi na consulta com o dermatologista como prometeu. Não saber se ele tem comido frango de padaria, se ela tem assistido as aulas de inglês, se ele aprendeu a entrar na Internet, se ela aprendeu a estacionar entre dois carros, se ele continua fumando Carlton, se ela continua preferindo Pepsi, se ele continua sorrindo, se ela continua dançando, se ele continua pescando, se ela continua lhe amando.

Saudade é não saber. Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento, não saber como frear as lágrimas diante de uma música, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche.

Saudade é não querer saber. Não querer saber se ele está com outra, se ela está feliz, se ele está mais magro, se ela está mais bela. Saudade é nunca mais querer saber de quem se ama, e ainda assim, doer.

Não tenho medo da morte, tenho medo de não saber viver
Não viver
Não penso mais como serei amanhã
Nem como fui ontem
Não penso no que há de errado comigo
Não me persigo mais
Enfim
Não controlo o que vou beber, comer,
Onde vou estar amanha
Como vou pagar aquilo
Como vou viver sem aquilo
Ou sem ele
Não me conformo com o sim,
Muito menos com o não
Pensar nisso tudo é confuso
Mais difícil ainda é falar
Mas não posso fugir de tudo
Nem quero deixar a vida me levar
Sabemos o final disso
E o considero nada bom
Enfim
Enfim
Não falo, não calo
Tudo sem explicação
Não corro, não choro
Permaneço aqui em vão

Não, você não vai entender o que você fez com meu coração, você não é capaz. Você apertou até que estourasse, sangue para todos os lados foi a única coisa que eu vi, dor, foi a única coisa que eu senti. Você não vai entender a sensação, você me jogou contra a parede e me deixou cair no chão, pagou pra ver se eu ia levantar, mas eu não levantei. Nem pra levantar a cabeça e olhar pra você eu tenho força, você arrancou isso de mim, me tirou a felicidade e o sorriso, sorriso que você mesma colocou em meus lábios. Tirou de mim o que eu tinha de mais bonito e colocou no lugar uma escuridão fria, onde eu tenho que estar só. No chão, agora eu percebi o quão difícil é levantar, eu nem ao menos sei se vou levantar. As dores vão alcançando todo o corpo e a única coisa que eu consigo pensar é, ‘’por que?’’. Por que você fez isso? Por que brincou comigo, por que não consegui que fosse especial pra você tanto o quanto foi pra mim? O erro foi de quem? Meu, que te amou de um modo incondicional, ou seu, que não soube fazer o mesmo? Que ninguém faça com você o que você fez comigo, que ninguém te jogue pra um lado e pro outro, uma mão a faca e na outra o coração. E agir como criança não vai adiantar, espernear não vai trazer os momentos felizes de volta, por mais que eu bata meu pé no chão, ninguém vai trazer o que eu realmente amei de volta, ninguém vai me fazer parar de chorar, ninguém vai poder tirar da minha mente todos os momentos felizes e todas as ilusões e mentiras que você me fez acreditar.


Mas, garota, eu não consigo odiar você. Meu amor é tão incondicional, que a dor dentro de mim mantém meu amor quente. Mas eu prometo à você, eu vou te esquecer. Esquecer às nossas alegrias, nossas palavras, nossos beijos e nossas risadas, os abraços tão quentes, os contatos tão intensos, noites sem dormir no telefone, eu vou esquecer, vou pedir pra esquecer, por mais que você não vá deixar.

'' Porque você insiste em dizer que ainda existe vida sem você? E eu não quero lembrar do que eu fui pra você, uma simples distração pra você esquecer, eu não quero lembrar que chegamos ao nosso fim. Eu não quero lembrar que eu vou acordar, sabendo que meus olhos não vão te encontrar, eu não quero lembrar que tudo acabou pra mim. Vou te esquecer, vou te esquecer ''

Muito se diz a respeito do Amor, alguns acreditam outros nem tanto, a verdade neste sentimento é que ele é único e só pode ser perceptível a quem ama de verdade; esqueçam as definições e deixem-se envolver nos embalos do outro ser, quando menos esperar você estará suspirando e respirando o amor; aquele ¨eu¨ egocêntrico irá notar: Nossa! Estou amando! Com um sorriso lindo na face, lindo como é o Amor...

Raramente eu confio inteiramente e amo intensamente alguém. Quando esse fenômeno acontece, eu a chamo de melhor amigo/melhor amiga. E apenas duas pessoas foram merecedoras desse título na minha vida. É triste você depositar toda a sua confiança em alguém e esse alguém trair você. Falar mal, pensar coisas ruins é um tipo de traição. Eu acredito que quando você conhece alguém e diz que a ama, é um modo de dizer que a aceita daquela maneira, com seus mil defeitos. E você dizer esses defeitos de forma chula pra qualquer pessoa que apareça na sua vida é não saber discernir o certo do errado. Eu acho que essa é uma forma de falsidade, uma forma de te usar quando precisam, e não ficar perto porque gosta. Quanto mais dessas decepções acontecem na minha vida, mais eu desacredito na lealdade humana. Atuar pra alguém que te quer bem faz parte de um jogo maior, onde o prêmio é seu ego. Mas, afinal, somos todos atores no palco.

Recordações...

Quantas pessoas,
amigos e amores
Foram precisos para
a construção do meu eu.
Experiências,
vivências,
aprendizados
Jamais esquecidos,
somente lembrados.
Na caixa de recordações
estão os momentos
Únicos e guardados,
esperando por outros
para serem somados.
A vida é uma história
em que cada página
alguém te ajuda a escrever.
Só tenho a agradecer
pelas contribuições,
Pelos amores,
pelas atenções
e até pelas discussões.
Cada momento foi eternizado
em forma de história,
Gravado no livro da vida
na minha memória.

Um conselho?

Nunca deixe que o medo te impeça de correr atrás do que é certo, ou do que você mais deseja na vida.

Simplesmente corra atrás dos seus sonhos, e se , por uma remota hipótese, não conseguir, você poderá ter respaldo para dizer:

EU TENTEI...

E o diga de cabeça erguida.

Sabe,
Hoje parei para pensar um pouco...
E revirando velhas gavetas, percebi que não joguei tudo fora.
Guardei muitas coisas, e todas me levam até você.
Sei que te guardei como se guarda tesouro
E alguns momentos da minha vida são eternos
Ficaram pra sempre em mim.
Não aprendi a ver apenas beleza...
Pois sei que a riqueza que existe em cada coração
é muito mais importante do que tudo.
sei também que algumas coisas deixei de usar...
Outras, nao servem mais...
Alguns continuo usando, discretamente, cautelosamente
mas, usando.
Meu mundo está perdido, dentro de tantos sonhos
alguns jamais serão realizados, outros sim, terão seus raros momentos.
Hoje, agradeço a Deus a força que ten me dado.
E somente estou aqui por amor...Um amor impossivel, mas verdadeiro.
Um amor que é capaz de muitas coisas...
Mas que não soube pedir perdão... apenas aceitou um fim.

É muito fácil falar palavras bonitas, o difícil é não se decepcionar com elas e com as pessoas que a 'soltam'. É fácil dizer te amo, difícil mesmo é AMAR!.
Nos iludimos muito mais do que somos amados, criamos grande expectativas em pessoas tão pequenas, desperdiçando nelas os nossos sentimentos.
Raro é encontrar alguém que valorize tudo isso, ou que estamos dispostos a retribuir isso, pois muitas vezes não estamos preparados para recebê-lo. Ai quem vira o 'sem amor' somos nós. Difícil de entender, pois nunca satisfeitos estamos.
As vezes encontramos alguém que fique ao nosso lado, mas esse não merece o amor que damos, porque o amor que ele quer é o de alguém criado por ele, não de nós mesmo. Novamente então, nos decepcionamos com o 'amor', coitado nada fez, e jogamos a culpa nele, sendo que dele ninguém sabe usar.
È sempre muito complicado entender, pois quando damos muita importância a uma pessoa, a perdemos, agora quando fazemos o contrario, decidimos não dar tal importância, perdemos a outra pessoa também. Ficamos na mesma.
E novamente ficamos a procura daqueles que supostamente queremos, ou que supostamente nos quer, e mais uma vez estamos enganados.
Na verdade, acho que o verdadeiro amor vai ser assim: vai chega quando menos esperar, ate mesmo quando acharmos que pra ele não vamos estar preparados e por aquele que nunca enxergamos. Então o jeito é esperar, e que quando ele chegar teremos a certeza de que nada e nem ninguém vai nos tirar e que dessa vez não vamos nos enganar!
Enfim, o amor não é tão complicado assim, nós que o queremos cedo demais!

Pensei que tinha perdido um amigo...
Com o passar do tempo pulde perceber que:
Não perdi um amigo perdi foi o meu tempo que é
o meu maior amigo!

Criança
O ser mais sincero e fiel que existe na face
da terra anjos enviados por Deus que alegram
nossas vidas ilumina nossos caminhos e nos dão
muita força para seguir em frente!

NÃO PENSE DUAS VEZES...

A felicidade é um susto. Chega na calada da noite, na fala do dia, no improviso das horas. Chega sem chegar, insinua mais que propõe... Felicidade é animal arisco. Tem que ser adimirada à distância porque não aceita a jaula que preparamos para ela. Vê-la solta e livre no campo, correndo com sua velocidade tão elegante é uma sublime forma de possuí-la.
Felicidade é chuva que cai na madrugada, quando dormimos. O que vemos é a terra agradecida, pronta para fecundar o que nela está sepultado, aguardando a hora da ressurreição.
Felicidade é coisa que não tem nome. É silêncio que perpassa os dias tornando-os mais belos e falantes. Felicidade é carinho de mãe em situação de desespero. É olhar de amigo em horas de abandono. É fala calmante em instantes de desconsolo.
Felicidade é palavra pouca que diz muito. É frase dita na hora certa e que vale por livros inteiros.
Eu busco a frase de cada dia, o poema que me espera na esquina, o recado de Deus escrito na minha geladeira... Eu vivo assim... Sem doma, sem dona, sem porteiras, porque a felicidade é meu destino de honra, meu brasão e minha bandeira. Eu quero a felicidade de toda hora. Não quero o rancor, não quero o alarde dos artifícios das palavras comuns, nem tampouco o amor que deseja aprisionar meu sonho em suas gaiolas tão mesquinhas.
O que quero é o olhar de Jesus refletido no olhar de quem amo. Isso sim é felicidade sem medidas. O café quente na tarde fria, a conversa tão cheia de humor, o choro vez em quando.
Felicidades pequenas... O olhar da criança que me acompanha do colo da mãe, e que depois, à distância ,sorri segura, porque sabe que eu não a levarei de seu lugar preferido.
A felicidade é coisa sem jeito, mas com ela eu me ajeito. Não forço para que seja como quero, apenas acolho sua chegada, quando menos espero.
E então sorrio, como quem sabe,que quando ela chega, o melhor é não dispersar as forças... E aí sou feliz por inteiro na pequena parte que me cabe.
O que hoje você tem diante dos olhos? Merece um sorriso? Não pense duas vezes...

O Homem é a única criatura que se recusa a ser o que é.

Seremos conhecidos para sempre pelas pegadas que deixamos.

Tudo mudou
Depois que eu senti
O sabor de um beijo
Com tanto amor
Que você deu em mim.

E nos teus braços
Vive um encanto
Que eu nunca imaginava
Você me iluminou
Quando eu nao mais sonhava

Voce mostrou
O que eu nunca vi
E com carinho explicou
O que eu nunca entendi
Que eu tinha tudo
E não tinha nada.

Amar é o que eu mais precisava
A tristeza acabou
Agradeço a você
Tudo aquilo que sou.

Antes de te encontrar
O mundo nao tinha cor
Quero te dizer
Teu amor mudou a minha vida
Amo você de mais
Te peço por favor
Pra me prometer
Que nunca vai ter despedida
Vou contar tenho medo
De ficar um segundo sem ti.


LETRA DA MUSICA: TUDO MUDOU - CANTOR: BELO

Correria

Pela janela do ônibus meu olhar distante,
Nos óculos escuros tão forte incidia,
O Sol de sua luz tão ofuscante,
A ganhar todos os muros e gritar o meio dia.

A agenda rabiscada marca o sétimo OK!
Almoço em dez minutos é tão prejudicial.
Da diária jornada nem no meio eu cheguei.
Nesse rítimo maluco eu vou até o final.

Na minha playlist não ficou nada calmo.
A batida só consiste em me fazer acordar.
Aprecio um novo hit enquanto checo um saldo.
Depois de alguns clicks cinco sites a logar.

Eu passei a madrugada de olhos abertos.
O despertador é o primeiro som do dia.
Sobre a toalha rendada meu café esperto.
Forte em fé no Senhor eu volto para correria.

Será que há algum motivo para o tempo ande tão devagar?
Sinceramente, isso assombra meus pensamentos e não me sai da cabeça.
É difícil admitir, mas acho que estou morto no coração dela.
Lutei, e por um breve momento fui feliz.
Hoje não tenho muito o que dizer.
E mesmo que tivesse, quem iria ouvir?
Só me arrependo de não ter tido força,
Pois comigo estaria em segurança.
Nosso mundo é um lugar estranho,
Tenho certeza que não somos daqui.
Mais isso pouco importa. Se não estamos juntos.
Há perigo em todos os lugares,
Porém só uns poucos carregam a paz e a esperança.
Caminhando as tortas em uma busca alucinante.
O opio diário nos tira do caminho,
Nos faz perder as pessoas a quem deveríamos proteger.
Realmente há um dissincronismo no tempo e espaço.
Onde cada batida está adiantadar ou atrasar meu coração.
Estou em desvantagem.Senhor...Dei-me força.
pois, onde houver mentira, eu seja verdade.
Mesmo que tenha de carregar essa dura magoa.
Mas algo me diz que estou perdendo.
Não só o tempo, mas a vida que me resta.
Procuro razões para explicar o desconhecido.
e mesmo assim, não obtenho as respostas.
Me recuso aceitar à derrota...
Estender os braços em cima da cabeça ou ajoelhar ao chão.
Não antes de saber se valeu a pena.
Talvez essa seja a grande questão.

Solidão

Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo...
isto é carência.

Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar...
isto é saudade.

Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe às vezes, para realinhar os pensamentos...
isto é equilíbrio.

Tampouco é a pausa involuntária que o destino nos impõe compulsoriamente, para que revejamos a nossa vida...
isto é um princípio da natureza.

Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado...
isto é circunstância.

Solidão é muito mais que isto...

Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão, pela nossa Alma!

(Página 79 do Livro Palavras Para Entorpecer o Coração)

PERGUNTAS E RESPOSTAS...

Há dois tipos de perguntas. Uma que precisa ser respondida e outra precisa ser vivida. Há perguntas práticas e perguntas existenciais. Perguntas práticas se contextualizam no horizonte da objetividade. Perguntas existenciais não provocam respostas imediatas. Viver é uma forma de respondê-las. É maravilhoso conviver com elas...
O que torna uma pessoa especial é sua capacidade de viver intensamente por uma causa. São raras nos dias de hoje. Vive-se muito pela metade ultimamente. Pessoas que se empenham na realização de seus sonhos não se conformam com a uniformidade. Assumem o preço de serem diferentes e, geralmente, nadam contra a corrente. Isso requer coragem.
Coragem de ser, não simplesmente de fazer. Ser é mais difícil do que fazer, afinal, é no ser que o fazer encontra o seu sustento. Faço a partir do que sou. Não, o contrário.
Tenho encontrado muita gente perdida no muito fazer. Gente que perdeu totalmente o referencial existencial de suas vidas. Gente que se empenhou e investiu na vida só para um dia poder fazer alguma coisa. Estudou, lutou, aprofundou, com o desejo de um dia poder desempenhar uma função.
É claro que o fazer também realiza, faz feliz, mas não podemos negar que há uma realidade que precede o mundo da prática.

O significado que sou
No silêncio do coração, há um lugar que não sabe fazer nada. É lá que nos descobrimos em nosso primeiro significado. É ele também o nosso lado mais sedutor. É ele que faz com que as pessoas se apaixonem por nós. É justamente por isso que ele tem que ser bem descoberto, de maneira que, quando façamos o que quer que seja, tudo o que fizermos tenha as marcas do que somos. É simples. Medicina muita gente faz, mas é no exercício da profissão que cada pessoa se mostra em sua intimidade mais profunda. Aí mora a diferença. Muitos Fazem a mesma faculdade, mas se encontram de maneira diferente com o conhecimento que recebem. Realizo tudo a partir de minha particularidade. Sou único, ainda que imitado por muitos.

Eis a questão
Essas coisas me fazem pensar na beleza e na responsabilidade que essa diferença nos traz. Ela nos coloca diante da vida como um acontecimento que merece ser sorvido com toda a intensidade do nosso coração. Agir é um desdobramento do meu ser. Eu sou, antes de fazer qualquer coisa. Há em mim uma realidade que me faz significar, mesmo que um dia eu fique totalmente incapacitado de realizar qualquer ação. Eu sou, mesmo na incapacidade dos movimentos e na impossibilidade dos gestos.
Nem sempre podemos compreender tudo isso, por mais simples que seja. Vivemos na era da utilidade, onde tudo tem que estar conectado a uma função prática, onde o fazer prevalece sobre o ser. O que você faz na vida? Esta é a pergunta.
O que você é na vida? Continua sendo a pergunta. Mas a primeira é mais fácil responder. Dizer o que se faz não dá tanto trabalho quanto dizer o que se é. O que se faz é simples de se dizer e as palavras nos ajudam, mas dizer o que se é, não é tão simples assim, e por vezes, as palavras nem sempre nos socorrem.
Sou muito mais do que posso dizer sobre mim mesmo. Você também. Por isso não gostaria que nossa conversa terminasse com uma pergunta pragmática, dessas que se escutam em todas as esquinas que costumamos freqüentar.
Opto por uma pergunta que não espera por resposta imediata, tão pouco pelo desconcerto da fala. Só lhe peço que honestamente debruce-se sobre ela: Quem é você?

SER PESSOA: PROCESSO DE DEVOLUÇÃO

'O desafio de ser pessoa'. O termo 'pessoa' sempre foi muito usado, principalmente pelos gregos. 'Pessoa', no contexto grego, significa a máscara que o ator usava para interpretar no teatro.

Eu tenho que ser eu. Uma pessoa só pode ser pessoa, se ela é dona de si. Nós temos que tomar posse do que somos. Quantas coisas você possui e ainda não tomou posse? O amor é a capacidade de descobrir no outro o que ele ainda não viu que tem. É como se você tivesse uma grande propriedade e não tivesse a capacidade de andar por ela para demarcá-la, e não a conhece na totalidade. Mas aos poucos vai sendo dono daquilo que já é seu.

Ser pessoa é ser dono de você mesmo, e saber lidar com seu jeito de ser, de amar, de sentir, de pensar, de ter suas limitações e saber o que você pode. Quantas vezes você se dispôs a ser o que não era, dizendo 'sim' onde era para dizer 'não'? Você não teve consciência do que não podia. É o que Jesus sempre fez com as pessoas. Fazendo-as tomarem posse do próprio território, de si mesmas. 'Eu sou dono de mim, e não abro mão'.

Quem é o 'prefeito' de sua 'cidade'? Tenha coragem de dizer aos inimigos: 'Aqui nesta cidade tem prefeito (eu), e aqui não tem lugar para os bandidos. Eu não abro mão do meu território'. E é aqui que Deus trabalha em nós para celebrar a Eucaristia, é para Deus que nos entregamos de novo. Eu sou pessoa, e me recebo de Deus o tempo todo. E Ele diz: "Cuide do que você é. Você não tem o direito de deixar as pessoas lhe roubar". E tem pessoas que te 'devolvem'. A experiência com Deus sempre diz: "Eu lhe devolvo".

Não tenha preguiça de conhecer seu 'território' e saber quem você é realmente. O total desconhecimento de si, não pode acontecer. A pessoa que não é 'pessoa', não tem assunto e sabe tudo o que acontece na vida do outro, mas não sabe de si mesma.

As pessoas que vivem preocupadas com as novelas da vida, se desgastam com pessoas que nem conhecem. Não é fácil compreender o território humano. Se investigar e conhecer o 'porquê' de algumas reações, o 'porquê' aquela raiva foi tão grande naquela hora, o 'porquê' eu explodi com aquela pessoa... É descobrir o 'porque' do afeto que tenho dentro de mim. Você deixa de ser explosiva demais quando toma posse do que é. Tudo isso porque você está em processo de construção. Deveríamos estar com placas dizendo: 'Estamos em obra, cuidado!' É o seu processo de 'feitura' de ser pessoa.

'Não tenha preguiça de conhecer seu ‘território’ e saber quem você é realmente'

Enquanto você viver haverá partes deste 'território' para conhecer. Tantas coisas nos foram entregues, mas se elas não vêm à tona, e nem as investigarmos, tudo o que temos dentro de nós fica sem uso. Quanta coisa preciosa você tem dentro de você e não sabe por quê fica só na superficialidade do conhecimento de si? Quando é que você sabe que uma pessoa se ama? Você só sabe que ela se ama quando ela se cuida, quando tem disciplina.

Que você não morra com seus valores ‘engavetados’, pois Deus lhe dá talentos para que você os use, e não para deixar guardado.

'Eu sou um dom de Deus'. Todos os dias há alguma coisa para você ir atrás e descobrir. Você se recebe de Deus, Ele que me deu esta obra todos os dias. Temos que ser bom naquilo que a gente faz para nos colocarmos à serviço dos que necessitam. Uma pessoa só é pessoa quando se disponibiliza aos outros. Aquilo que recebo de Deus coloco à disposição dos outros. E nisso temos a integração de uma personalidade saudável.

Ser pessoa não é só contemplar o que sou e tenho de melhor, mas ser pessoa é descobrir e cultivar o que tenho de melhor para que outros sejam beneficiados. Como Jesus fazia o tempo todo em sua capacidade de se doar e ensinar, é preciso se doar também. É necessário tomar cuidado para outra pessoa não tomar posse do que você é, pois a partir daí você não terá mais domínio sobre o que é seu. Se não sou capaz de tomar conta de mim, perco meus talentos e não me possuo mais. Quantas vezes você foi machucado nesta vida e pessoas lhe roubaram? Quando não me possuo, tenho dificuldade de ser para o outro, e corro o risco de não ser o que devo ser.

Estabeleça o seu limite. Seja firme!