Coleção pessoal de rosseticamy

21 - 40 do total de 90 pensamentos na coleção de rosseticamy

O entusiasmo é uma embriaguez moral.

Terrível é que não é possível viver com as mulheres, nem sem elas.

"Passei tanto tempo na escuridão que quase esqueci o quanto a Lua é bonita"

"Pode um coração se partir depois de já ter parado de bater?"

Simplesmente eu sou eu. e você é você. É vasto, vai durar. (...) Olha para mim e me ama. Não: tu olhas para ti e te amas. É o que está certo.

Vivo de esboços não acabados e vacilantes. Mas equilibro-me como posso entre mim e eu, entre mim e os homens, entre mim e o Deus.

Laranja na mesa. Bendita a árvore que te pariu.

Minha alma tem o peso da luz. Tem o peso da música. Tem o peso da palavra nunca dita, prestes quem sabe a ser dita. Tem o peso de uma lembrança. Tem o peso de uma saudade. Tem o peso de um olhar. Pesa como pesa uma ausência. E a lágrima que não se chorou. Tem o imaterial peso da solidão no meio de outros.

Tenho uma alma muito prolixa e uso poucas palavras. Sou irritável e firo facilmente; também sou muito calmo e perdoo logo. Não esqueço nunca. Mas há poucas coisas de que eu me lembre. Sou paciente mas profundamente colérico, como a maioria dos pacientes. As pessoas nunca me irritam mesmo, certamente porque eu as perdoo de antemão. Gosto muito das pessoas por egoísmo: é que elas se parecem no fundo comigo. Nunca esqueço uma ofensa, o que é uma verdade, mas como pode ser verdade, se as ofensas saem de minha cabeça como se nunca nela tivessem entrado? (...) Tenho uma paz profunda, somente porque ela é profunda e não pode ser sequer atingida por mim mesmo. Se fosse alcançável por mim, eu não teria um minuto de paz. Quanto à minha paz superficial, ela é uma alusão à verdadeira paz. Outra coisa que esqueci é que há outra alusão em mim – a do mundo grande e aberto. (...) Apesar de meu ar duro, sou cheio de muito amor e é isso o que certamente me dá uma grandeza.

na barra sul do horizonte
estacionavam cúmulus
esfiapando sorveret de coco

Mas eu gostava dele, dia mais dia, mais gostava. Digo o senhor: como um feitiço? Isso. Feito coisa-feita. Era ele estar perto de mim, e nada me faltava. Era ele fechar a cara e estar tristonho, e eu perdia meu sossego.

No mais, mesmo, da mesmice, sempre vem a novidade.

De sofrer e de amar, a gente não se desfaz.

Eu não sentia nada. Só uma transformação pesável.
Muita coisa importante falta nome.

Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende.

A gente carece de fingir às vezes que raiva tem, mas raiva mesma nunca se deve de tolerar ter. Porque, quando se curte raiva de alguém, é a mesma coisa que se autorizar que essa própria pessoa passe durante o tempo governando a ideia e o sentir da gente; o que isso era falta de soberania, e farta bobice, e fato é.

Viver para odiar uma pessoa é o mesmo que passar uma vida inteira dedicado à ela.

sussurro sem som
onde a gente se lembra
do que nunca soube

Mulher: a mais nua das carnes vivas e aquela cujo brilho é o mais suave.

Saber encontrar a alegria na alegria dos outros é o segredo da felicidade.