Coleção pessoal de pao_diario

101 - 120 do total de 800 pensamentos na coleção de pao_diario

SINAIS DE ALERTA

[…] diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto. —Joel 2:12

Não desconfiei que a leve falha no motor do meu carro e que aquela luz amarela, alertando: “verificar o motor” no painel, precisasse realmente da minha atenção imediata. Deixei a questão para lá, dizendo que no dia seguinte pensaria nisso. No entanto, ao ligar meu carro na manhã seguinte, ele não dava partida. Minha primeira reação foi de frustração, sabendo que isso significaria dinheiro, tempo e inconveniência. Meu segundo pensamento foi, na verdade, uma resolução: “Preciso prestar atenção aos sinais de alerta que chamam a minha atenção —, pois eles significam que algo está errado.”
Em Joel 2:12-17, lemos que Deus usou o profeta para encorajar Seu povo a prestar atenção ao sinal de alerta no seu painel espiritual. A prosperidade os havia deixado complacentes e negligentes em seu compromisso com o Senhor. Sua fé se degenerara em formalismo vazio, e suas vidas, em fracasso moral. Deus então mandou uma praga de gafanhotos para arruinar as plantações, e assim chamar a atenção do Seu povo, fazendo-os mudar seu comportamento e voltar-se para Ele de todo o seu coração.
Que sinal de alerta está piscando em sua vida? Que necessidades precisam de reajustes ou reparos através de confissão e arrependimento? —MLW

A convicção interior é um sinal de alerta enviado por Deus. Marvin Williams

TEMPO PARA REAJUSTE

Porém, no sétimo ano haverá sábado de descanso solene para a terra […] —Levítico 25:4

A terra leva 365 dias e um quarto em sua órbita solar. Por esse motivo soma-se um dia extra ao calendário a cada 4 anos, de maneira a não ficarmos para trás no ciclo natural das coisas. Somamos um dia ao final de fevereiro a cada ano bissexto. Assim, o calendário é reajustado ao horário astronômico.
Deus estabeleceu um modo extraordinário de reajustar as coisas no calendário da antiga Israel. Da mesma forma, ordenou à humanidade que descansasse a cada sete dias (Êxodo 20:8-10), deviam deixar a terra descansar durante o sétimo ano (Levítico 25:4). O ano sabático permitia a recuperação das terras já cultivadas tornando-as mais férteis. Além disso, cancelavam-se as dívidas (Deuteronômio 15:1-11) e os escravos hebreus recebiam a liberdade (vv.12-18).
Com todos os compromissos que temos e com o nosso ritmo de vida desenfreado, também precisamos de reajustes. As exigências de trabalho, família e igreja podem necessitar uma reavaliação. Uma maneira de praticarmos isso é observarmos o princípio do sábado — reservar um tempo para descanso e para priorizar nosso tempo em atitude de oração. Jesus, por exemplo, foi “para um lugar deserto, e ali orava” (Marcos 1:35).
Quando você se afastará de suas atividades e pedirá a Deus em oração para reajustar seu calendário espiritual à Sua Palavra e vontade? É tempo de reajustes? —HDF

Para aproveitar seu tempo ao máximo, reserve tempo para orar. Dennis Fisher

SEMEANDO COM LÁGRIMAS

Tenho grande tristeza e incessante dor no coração. —Romanos 9:2

Estávamos lendo Efésios 4:17-24 em voz alta em nosso grupo de estudo bíblico, quando Alissa começou a chorar. A maioria de nós queria saber o motivo, quando ela disse humildemente: “Estou chorando porque ouvir essa passagem lida em voz alta me faz enxergar a condição em que se encontram as pessoas perdidas. Elas estão separadas de Deus e cegas a este fato! Isso corta o meu coração!”
Mais tarde, uma pessoa do grupo admitiu estar envergonhada por jamais ter sentido tristeza igual a esta pelos não-cristãos, e que no passado até falara com empolgação sobre o julgamento que um dia receberiam de Deus.
O apóstolo Paulo expôs com estas palavras a condição dos não-cristãos: “obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus […] pela dureza do seu coração” (Efésios 4:18). Ele testificou que tinha “grande tristeza e incessante dor no coração” porque seus compatriotas ainda não conheciam o amor de Cristo (Romanos 9:1-3).
Ao pensar sobre a condição dos não-cristãos, podemos nos lembrar do sentimento de Deus a respeito deles: “[o Senhor] é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3:9). Ao compartilharmos a Palavra de Deus e orarmos sinceramente por outras pessoas, saberemos que os olhos se abrirão ao Seu amor. —AMC Abra o coração ao Senhor, e Ele abrirá os Seus olhos para os perdidos.
Anne Cetas

LÁGRIMAS

Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente. —Lucas 22:62

Meu marido, um convicto ignorante em computação, comprou um computador para ajudá-lo em seus negócios. Após dar-lhe algumas dicas, eu o deixei sozinho, explorando a máquina. Não demorou muito, entretanto, para que eu escutasse uma voz com um leve tom de pânico vindo do escritório: “Ei, onde fica aquela tecla ‘ihh’?”
O que ele estava procurando, é claro, era o comando “desfazer” que permite que você volte atrás quando comete algum engano. Você já desejou alguma vez ter um desses comandos na vida? Um comando para reverter, reparar, ou restaurar o que foi quebrado ou danificado pelo pecado?
Depois da prisão de Jesus, Pedro, um de Seus amados discípulos, negou três vezes que o conhecia. Lemos, então, “voltando-se o Senhor”, ele simplesmente “fixou os olhos em Pedro”. E este “saindo dali, chorou amargamente” (Lucas 22:61-62). Suas lágrimas foram muito provavelmente lágrimas de vergonha e arrependimento. Sem dúvida, ele desejava desfazer suas ações. Pedro, porém, não foi abandonado em sua tristeza. Depois de Sua ressurreição, Jesus restaurou Pedro, dando-lhe a oportunidade de reafirmar seu amor (João 21:15-17).
Quando estiver entristecido pelo pecado em sua vida, lembre-se que Deus providenciou um método de restauração. “Se confessarmos os nossos pecados”, Ele irá “nos perdoar” e “purificar de toda injustiça” (1 João 1:9). —CHK

O retorno para Deus começa com um coração quebrantado. Cindy Hess Kasper

SIMPLES ACONTECIMENTO?

Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. —Provérbios 3:6

Huang, uma pessoa que não cria em Jesus, era um cientista visitante na Universidade de Minnesota, EUA, em 1944. No tempo em que esteve lá, conheceu alguns cristãos e gostou da comunhão que teve com eles. Quando souberam que ele estaria retornando para Beijing, deram-lhe como contato o nome de um cristão que também estava se mudando para lá.
No voo de retorno a Beijing, o avião teve um problema de motor e ficou em terra durante a noite. A companhia colocou Huang exatamente no mesmo quarto da pessoa com quem ele deveria entrar em contato! Quando chegaram a Beijing, os dois começaram a se encontrar semanalmente para um estudo da Bíblia e, após um ano, Huang entregou sua vida a Cristo. Isso não foi apenas uma simples coincidência; foi um plano de Deus.
No livro de Rute 2, lemos que quando ela chegou “na parte que pertencia a Boaz” (v.3). Ele perguntou aos seus servos quem era ela (v.5), sabendo quem era, teve consideração especial por ela. Quando Rute lhe perguntou a razão de tal bondade, Boaz respondeu: “Bem me contaram tudo quanto fizeste a tua sogra […] O Senhor retribua o teu feito, e seja cumprida a tua recompensa […]” (vv.11-12).
Será que os acontecimentos nas vidas de Rute e Huang foram simples coincidências? Não, pois nenhuma das pessoas que pertencem a Deus pode escapar dos planos que Ele tem para guiar e prover. —AL

Um “simples acontecimento” pode ser um plano de Deus. Albert Lee

DIFÍCIL DEMAIS

[…] Ó Senhor meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi, meu pai; não passo de uma criança, não sei como conduzir-me. —1 Reis 3:7

Jimmy Carter, quando jovem, era um aspirante a oficial da Marinha Americana. Ele foi profundamente impactado pelo Almirante Hyman Rickover, o oficial superior da frota de submarinos nucleares americanos.
Pouco tempo após sua posse como presidente, Carter convidou Rickover à Casa Branca para um almoço, nesta ocasião o Almirante presenteou Carter com uma placa onde se lia: “Ó Deus, o Teu mar é tão grande, e o meu navio, tão pequeno.” Essa oração traduz uma perspectiva útil a respeito do tamanho e complexidade da vida, e nossa inabilidade em lidar com ela sozinhos.
Salomão também sabia que a vida podia ser esmagadora. Quando sucedeu seu pai Davi como rei de Israel, confessou sua fraqueza a Deus, dizendo: “[…] Ó Senhor meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi, meu pai; não passo de uma criança, não sei como conduzir-me” (1 Reis 3:7). Como resultado, ele pediu por sabedoria para liderar de maneira que agradasse Deus e que ajudasse outras pessoas (v.9).
A vida parece difícil demais para você? Talvez não haja respostas fáceis para os desafios que você está enfrentando, mas Deus promete que, se você pedir sabedoria, Ele a dará (Tiago 1:5). Você não precisa enfrentar sozinho os desafios esmagadores da vida. —WEC

Ao reconhecer nossa pequenez, podemos aceitar a grandeza de Deus. Bill Crowder

ARREPENDIMENTO

Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito […] —Salmo 51:17

Todas as nações têm heróis, mas Israel deve ser a única a produzir uma literatura épica com os grandes fracassos de seus heróis (Salmo 51). Este salmo eloquente mostra que Israel se lembrava de Davi mais por sua devoção a Deus do que por suas realizações políticas. Passo a passo, o salmo leva o leitor através dos estágios do arrependimento. Ele descreve as lembranças constantes, a culpa consumidora, a vergonha, e finalmente a esperança de um novo começo que surge do verdadeiro arrependimento.
O Salmo 51 revela de maneira notável como o relacionamento quebrado com Deus é a verdadeira natureza do pecado. Davi clama: “Pequei contra ti, contra ti somente […]” (v.4). Ele vê o sacrifício que Deus quer: “o espírito quebrantado; coração compungido e contrito” (v.17). Esses, Davi os tem.
Em sua oração, Davi procura por algum bem que possa vir dessa tragédia e vislumbra uma luz. Talvez ao ler esta história de pecado, outras pessoas possam evitar as mesmas ciladas, ou ao ler sua confissão possam obter esperança de perdão. A oração de Davi é respondida e torna-se seu grande legado como rei. O melhor rei de Israel atingiu as profundezas. Nem ele, nem qualquer outro podem estar além do alcance do amor e perdão de Deus. —PY

O arrependimento é o solo onde o perdão floresce melhor. Philip Yancey

GUERRA…E DEPOIS PAZ

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus. —Filipenses 4:7

No dia 7 de dezembro de 1941, um avião de guerra japonês pilotado por Mitsuo Fuchida levantou voo do porta-avião Akagi. Fuchida liderou o ataque-surpresa à frota americana do Pacífico em Pearl Harbor, no Havaí.
Durante os anos de guerra que se seguiram, Fuchida continuou a voar — sempre escapando por pouco da morte. Ao término da guerra, ele estava amargo e desiludido.
Poucos anos depois, ouviu uma história que aguçou sua curiosidade espiritual: Uma jovem mulher cristã cujos pais haviam sido mortos pelos japoneses durante a guerra decidiu ajudar prisioneiros japoneses. Impressionado, Fuchida começou a ler a Bíblia.
Quando ele leu as palavras de Jesus na cruz, “[…] Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34), compreendeu como aquela mulher podia mostrar bondade a seus inimigos. Naquele dia Fuchida deu seu coração a Cristo.
Este homem tornou-se um pregador leigo e evangelista aos seus compatriotas, e dessa maneira esse antigo guerreiro demonstrou “[…] a paz de Deus, que excede todo o entendimento” (Filipenses 4:7) — uma paz que experimentam todos os que confiaram em Jesus, e cujas petições são “[…] conhecidas, diante de Deus” (v.6).
Você já encontrou esta paz? Não importa o que tenha acontecido em sua vida, Deus a oferece a você. —HDF

A verdadeira paz não é a ausência de guerra; mas é a presença de Deus. —Loveless Dennis Fisher

A AVENTURA DO ADVENTO

E, no seu nome, esperarão os gentios. —Mateus 12:21

Ao redor do mundo, durante o período do Advento no calendário da igreja, os cristãos acendem velas. A primeira vela simboliza a esperança. O profeta Isaías disse que todas as nações porão sua esperança ou confiança em Cristo, o Escolhido de Deus (Isaías 42:1-4; Mateus 12:21).
Nós pensamos no Advento através da perspectiva de criaturas terrenas que não conhecem nada além desta vida. Regozijamo-nos por Jesus ter vindo nos visitar neste lindo planeta que Ele fez especialmente para nós. É importante, entretanto, lembrar que Jesus veio de um lugar melhor. Ele pertence antes de tudo ao céu, um lugar muito mais bonito do que jamais poderíamos imaginar.
Toda vez que penso a respeito de Jesus vindo a terra, também considero o fato de que Ele precisou deixar o céu para chegar aqui. Para Ele, a terra era um território hostil. Vir para cá era uma iniciativa arriscada e perigosa (Mateus 12:14). No entanto, Ele veio. Nosso Deus justo e compassivo se fez vulnerável à injustiça humana. O Criador do universo vestiu a roupagem da carne e veio experimentar em primeira mão como a vida aqui realmente era.
Jesus experimentou a morte por todos (Hebreus 2:9) para que pudéssemos experimentar a Sua bondade (1 Pedro 2:3). Ele deixou o esplendor do céu para nos levar à glória (Hebreus 2:10). Ele deu Sua própria vida para nos dar esperança de vida eterna. —JAL

Deus interferiu na história da humanidade para nos oferecer o dom da vida eterna.
Julie Ackerman Link

PRESENTES OU PRESENÇA?

[…] na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra delícias perpetuamente. —Salmo 16:11

Oswald Chambers escreveu certa vez: “Não é da presença de Deus que precisamos, mas do próprio [Deus].”
Dizemos frequentemente na época do Natal que “A presença de Deus é mais importante do que presentes.” Talvez o tempo que gastamos e o esforço que fazemos ao comprar presentes indiquem o contrário.
Em certos lugares do mundo, as pessoas dão presentes no dia 6 de dezembro. Desta maneira, eles têm o resto do mês para pensar em Jesus e na maravilha do Seu nascimento, o presente perfeito de Deus para nós.
Quando dizemos que desejamos a presença de Deus mais do que os presentes de outras pessoas, talvez estejamos sendo verdadeiros. Quantos de nós, no entanto, podemos dizer honestamente que desejamos a presença de Deus mais do que os Seus presentes?
Muitas vezes queremos os presentes de Deus mais do que queremos a Ele mesmo. Queremos saúde, riqueza, conhecimento, um emprego melhor, um melhor lugar para viver. Deus, com certeza, almeja nos dar essas coisas, mas não podemos tê-las independentemente dele. Como Davi disse: “[…] na tua presença há plenitude de alegria […]” (Salmo 16:11). Os presentes podem nos deixar felizes por algum tempo, mas temos a plenitude de alegria somente ao permanecermos em um relacionamento correto com Deus.
Portanto, como seria o Natal se verdadeiramente celebrássemos a presença de Deus? —JAL

A presença de Deus conosco é um dos Seus maiores presentes para nós. Julie Ackerman Link

O QUE VOCÊ PODE FAZER

[…] me ponho de joelhos diante do Pai […] para que […] sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior. —Efésios 3:14,16

Está difícil conseguir o que quer da vida? Você acha que a economia, o governo, as circunstâncias ou outros fatores externos lhe roubam o valor e a alegria?
Uma agência de pesquisas de opinião perguntou recentemente a mil pessoas o que mais desejavam em suas vidas. A conclusão foi fascinante. Um total de 90 por cento de cristãos, que criam na Bíblia, disse que desejavam os seguintes resultados: um relacionamento íntimo com Deus, propósito claro na vida, alto nível de integridade e profundo comprometimento com a fé.
Repare que esses desejos são assuntos a respeito dos quais podemos agir sem receber qualquer ajuda humana externa. Nenhum programa de governo oferece assistência para alcançar esses ideais, e tempos de dificuldade econômica não podem roubá-los. Alcançamos esses alvos na vida à proporção que permitirmos que a Palavra de Deus venha reinar em nossos corações, e que recebamos a força do Espírito para estabelecer o “homem interior” (Efésios 3:16), resultando em verdadeira alegria.
Em nosso mundo conturbado é tentador colocar a busca pelo que desejamos nas mãos dos outros — esperar que outra pessoa preencha nossos desejos. Embora precisemos de ajuda algumas vezes, e não possamos viver em isolamento, não são as fontes externas que fornecem a verdadeira felicidade. Ela vem de nosso interior — ao permitirmos que Cristo esteja à vontade em nossos corações (v.17). —JDB

Se um mundo conturbado o deixa abatido, olhe para Jesus.
Dave Branon

COMO ENCONTRAR JESUS

Aquele que não poupou a seu próprio Filho, antes, por nós o entregou, porventura não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? —Romanos 8:32

Após o roubo de uma valiosa imagem de louça do menino Jesus, de um presépio em Wellington, na Flórida, EUA, as autoridades tomaram providências para evitar que os ladrões a levassem de lá novamente. Um noticiário da Imprensa informou sobre a instalação de um mecanismo de localização GPS, dentro da louça da imagem substituta. Quando a peça que representava o menino Jesus voltou a desaparecer no Natal seguinte, os agentes da polícia foram guiados pelo sinal até o apartamento do ladrão.
Existem momentos em que circunstâncias difíceis ou perdas pessoais podem nos fazer sentir como se Cristo tivesse sido roubado do nosso Natal. Como encontrar Jesus quando a vida parece estar contra nós?
Assim como um GPS espiritual, Romanos 8 nos guia ao infalível amor e presença de Deus. Lemos que o Espírito Santo nos ajuda em nossas fraquezas e intercede por nós (v.27). Sabemos que Deus é por nós (v.31). Temos também esta grande confiança: “Aquele que não poupou a seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” (v.32). Por último, somos advertidos de que nada pode nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus (vv.38-39).
Procuremos Jesus na manjedoura, na cruz, ressuscitado dentre os mortos, e em nossos corações. Estes são os lugares onde podemos encontrar Jesus, no Natal. —DCM

Se valorizarmos somente a festa do Natal, poderemos perder Cristo de vista. David C. McCasland

SEM A MINIMA CHANCE

[…] maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo. —1 João 4:4

Josué Hamilton era uma grande esperança do basquete profissional em 2004, mas foi suspenso por uso de drogas. Certa noite Josué teve um sonho que transformou sua vida, pois estava lutando com o diabo. “Eu tinha uma vara”, disse ele, “e cada vez que o acertava, ele caía e colocava-se novamente em pé. Bati nele até ficar exausto, mas ele continuava em pé.”
Depois desse pesadelo, Hamilton jurou ficar limpo. O sonho voltou, mas com uma diferença importante. “Eu batia [no diabo] e ele imediatamente tornava a levantar-se”, disse ele. No entanto, neste sonho Josué não estava sozinho, pois contou: “Olhei e vi Jesus lutando ao meu lado. Nós continuamos a lutar, e eu me senti cheio de forças. O diabo não tinha a mínima chance.”
A Bíblia diz que o diabo não tem a mínima chance porque o Espírito, que está em nós, é maior do que ele (1 João 4:4). Cristo veio para destruir as obras do diabo através da Sua vida, ministério e sacrifício (1 João 3:8). Jesus desarmou o diabo e triunfou sobre ele na cruz (Colossenses 1:13-14; 2:15).
Embora tenha sido derrotado na cruz, o diabo continua ativo neste mundo. Sua derrota final, porém, é certa (Apocalipse 20:7-10). Até lá, nós nos revestimos da armadura de Deus (Efésios 6:10-18), resistindo firmes contra ele pelo sangue de Jesus e por Sua Palavra. Ele não tem a mínima chance. —MLW

O diabo é um inimigo derrotado. Marvin Williams

O MELHOR DOS DONS

Graças a Deus pelo seu dom inefável. —2 Coríntios 9:15

Está difícil escolher o presente ideal para alguém? Um amigo me deu algumas sugestões:
• O presente do ouvir. Sem interrupção, sem planejamento ou reação. Escutar, somente.
• O presente do afeto. Ser generoso ao expressar o carinho adequado, e encorajar.
• O presente do riso. Compartilhar brincadeiras e histórias engraçadas. Seu presente dirá: “Adoro rir com você.”
• O presente de um bilhete. Expressar sua apreciação ou afeto em algumas linhas escritas à mão.
• O presente de um elogio. Dizer sinceramente: “Você está tão bem, hoje” ou “Você é especial” com certeza trará um sorriso.
No entanto, ao começar este mês especial de celebração, porque não dar o melhor presente que você já recebeu? Compartilhe o fato de que “o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6:23). Ou transmita este verso em João 1:12: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome.” Lembre aos outros de que “Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).
O melhor de todos os presentes é Jesus Cristo. “Graças a Deus pelo seu dom inefável.” (2 Coríntios 9:15). —CHK

O melhor presente foi encontrado na manjedoura. Cindy Hess Kasper

PASSAGENS SEM RUMO

E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome […] pelo qual importa que sejamos salvos. —Atos 4:12

Continuávamos recebendo passagens para lugar nenhum. Tínhamos feito uma viagem missionária para a Jamaica e estávamos tentando voltar para casa. Entretanto a companhia aérea estava com problemas, e não importava o que nossas passagens diziam, não podíamos deixar a Baía de Montego. Ouvimos repetidas vezes: “O seu voo foi cancelado.” Apesar de termos comprados nossas passagens cheios de boa fé, a companhia aérea não podia manter a promessa de nos transportar aos Estados Unidos. Tivemos que permanecer mais um dia antes de embarcarmos num avião que nos levasse para casa.
Imagine-se pensando que você está a caminho do céu, mas que a sua passagem é inválida. Não é impossível de acontecer. Se confiar no plano errado, você chegará ao portão da eternidade, mas a sua entrada no céu para viver com Deus para sempre, será recusada.
O apóstolo Pedro afirmou que não há salvação em ninguém mais, além de Jesus (Atos 4:12). Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6). A única passagem válida para o céu é dada para aqueles que depositaram sua fé em Cristo e em Sua morte na cruz como pagamento pelos seus pecados.
Alguns oferecem outros caminhos. Mas tais caminhos não levam a lugar algum. Para ter certeza que você vai para o céu, confie em Jesus. Ele é o único caminho. —JDB

Jesus tomou o meu lugar na cruz e me deu um lugar no céu. Dave Branon

A IGREJA DA GALÁCIA

Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne? —Gálatas 3:3

Estava dirigindo pelo interior quando me deparei com o prédio de uma igreja cujo nome me surpreendeu. Estava escrito: “A Igreja da Galácia (atual Ásia Menor)”. O nome chamou a minha atenção porque eu tinha certeza que ninguém escolheria esse nome a não ser por uma necessidade geográfica.
Um estudo do livro bíblico de Gálatas revela que esta foi a carta mais veemente escrita por Paulo —, pois criticava as pessoas pelo legalismo, esforço próprio e a troca da graça de Cristo por um evangelho diferente. A Galácia não era exatamente o tipo de igreja que você consideraria como um exemplo a ser seguido.
Os Gálatas tentavam agradar a Deus através dos seus próprios esforços ao invés de confiarem nele. A acusação de Paulo contra eles era: “Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne?” (3:3).
Assim como nós não podemos conquistar um relacionamento com Deus através das nossas obras, somos incapazes de nos desenvolvermos espiritualmente por nossa própria força. Paulo lembra aos Gálatas (e a nós) que a dependência de Deus através da obra do Espírito em nossas vidas é vital em nossa caminhada com Cristo.
Se pensarmos que podemos nos tornar semelhantes a Cristo por nossos próprios esforços, estamos como os Gálatas, nos autoenganando. —WEC

O Espírito Santo é a fonte da força do cristão. Bill Crowder

ENTREGANDO A SUJEIRA

Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda. —Provérbios 26:20

O industrial e inventor cristão R. G. LeTourneau tornou-se conhecido por suas enormes máquinas para revolver a terra. Um dos seus produtos era chamado simplesmente de Modelo F. Um possível comprador, esperando deixar o vendedor constrangido, perguntou: “O que significa a letra ‘F’?
“Acho que F significa fofoca” foi a resposta rápida do vendedor. “Porque como a fofoca, esta máquina move muita sujeira e a move rapidamente!”
O livro de Provérbios tem muito a dizer sobre a fofoca: Os mexeriqueiros não são dignos de confiança (11:13) e devem ser evitados (20:19). O difamador separa os amigos mais íntimos (16:28) e mantém a discórdia fervilhando nos relacionamentos (18:8). A fofoca joga combustível nas brasas do conflito e alimenta as chamas da dor e da incompreensão (26:21-22).
A palavra hebraica para “fofoca” ou “tagarelice” na verdade significa “sussurro que causa dano”. Enganamos a nós mesmos quando pensamos que aqueles comentários sussurrados picantes, aqui e acolá, são inofensivos. A fofoca deixa atrás de si um amplo rastro de destruição e jamais é um crime sem vítimas. Alguém sempre sai ferido. Portanto, aqui está uma palavra para os sábios: “não havendo maldizente, cessa a contenda” (Provérbios 26:20). Vamos deixar a remoção da sujeira para as grandes máquinas. Guarde as pás e celebre a alegria dos relacionamentos livres de fofocas! —JMS

Destrua a fofoca ignorando-a. Joe Stowell

BEM-AMADO

A fim de poderdes compreender […] qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade conhecer o amor de Cristo […] —Efésios 3:18-19

Estávamos reunidos com a família para o jantar de Ação de Graças, quando alguém perguntou se cada um poderia compartilhar um motivo de gratidão. Falamos um de cada vez. Josué de três anos era grato pela “música” e Natã de quatro anos estava agradecido pelos “cavalos.” Entretanto, todos nós ficamos em silêncio quando Estevão (que em breve completaria cinco anos) respondeu: “Eu sou grato porque Jesus me ama tanto.” Na simplicidade da sua fé, ele compreendeu e estava agradecido pelo amor de Jesus por ele, individualmente. Também nos disse que Jesus demonstrou o Seu amor morrendo na cruz.
O apóstolo Paulo queria que os cristãos da igreja de Éfeso compreendessem o quanto Deus os amava e orou: “A fim de poderdes compreender […] qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade conhecer o amor de Cristo (Efésios 3:18-19). Ele orou para que eles estivessem arraigados e alicerçados nesse amor.
Para nos firmarmos no amor de Deus seria útil revisarmos estes versículos com frequência e memorizá-los. Também podemos dedicar alguns minutos cada dia para agradecer ao Senhor por maneiras específicas através das quais Ele demonstra Seu amor por nós. Isto nos ajudará a crescer na fé e a sermos gratos — como Estevão — porque Jesus nos ama “tanto.” —AMC

Para renovar o seu amor por Cristo, redescubra o amor de Cristo por você. Anne Cetas

CONFISSÃO E GRATIDÃO

Pois eles no seu reino, na muita abundância de bens que lhes deste […] não te serviram […] —Neemias 9:35

Durante um culto de domingo, nossa congregação fez esta oração em conjunto: “Gracioso Deus, assim como muitos cristãos antes de nós, reclamamos quando o que queremos não acontece do nosso jeito. Desejamos tudo em abundância, ao invés daquilo que é suficiente para nos mantermos. Preferiríamos estar em qualquer outro lugar ao invés de onde estamos agora. Preferiríamos ter os dons que Tu dás a outros ao invés daqueles que concedes a nós. Preferiríamos que Tu nos servisses ao invés de te servirmos. Perdoa a nossa ingratidão por aquilo que Tu nos dás.”
Abundância não é garantia de gratidão ou ação de graças. A prosperidade pode até afastar os nossos corações do Senhor.
Quando um grupo de exilados judeus voltou da Babilônia com Neemias para reconstruir os muros de Jerusalém, eles se reuniram para confessar os seus pecados e também os dos seus antepassados. Eles oraram: “Os nossos reis, os nossos príncipes, os nossos sacerdotes e os nossos pais não guardaram a tua lei […] Pois eles no seu reino, na muita abundância de bens que lhes deste, na terra espaçosa e fértil que puseste diante deles não te serviram, nem se converteram de suas más obras” (Neemias 9:34-35).
A confissão é um prelúdio poderoso para uma oração de gratidão. A obediência é o amém. —DCM

A confissão abre a porta para a gratidão. David C. McCasland

QUE CAVALGADA!

Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor […] por toda parte […] —1 Tessalonicenses 1:8

Francis Asbury montou seu cavalo quase 10 mil quilômetros, anualmente, por quase meio século. Apesar da saúde frágil, ele prosseguia incansável. Ele se nutria com carne seca defumada — um tipo de alimento que não se estragava durante suas longas viagens. Asbury é lembrado por introduzir o circuito de cavalgada do pregador metodista como uma forma eficiente de conquistar a fronteira americana para Cristo. O seu objetivo era sempre a plantação de novas igrejas em áreas remotas.
Ao final do seu ministério, ele havia recrutado mais de 700 pregadores itinerantes. Quando Asbury chegou às colônias americanas em 1771, havia apenas cerca de 600 metodistas nos Estados Unidos. Após 45 anos o número subira para 200 mil!
A estratégia de Asbury para a plantação de igrejas reflete a abordagem do apóstolo Paulo de muitas maneiras. Para a igreja que ele plantara em Tessalônica, Paulo escreveu: “Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte” (1 Tessalonicenses 1:8; veja Atos 17:1-10).
Os dias do circuito de cavalgada do pregador se foram. No entanto, cada um de nós tem sua própria “fronteira” onde os amigos, parentes e vizinhos são nossos campos missionários. Você consegue lembrar-se de alguém que hoje precisa ouvir as boas-novas? —HDF

Os que amam a Cristo têm amor pelos perdidos Dennis Fisher