Coleção pessoal de niltonalcantara

Encontrados 11 pensamentos na coleção de niltonalcantara

"Nunca se esqueça de Deus.
Nunca acredite que o mundo externo é real.
Nunca tenha medo da morte." Sathya Sai

Não acrediteis numa coisa, apenas por ouvir dizer. Não acrediteis na fé das tradições, só porque foram transmitidas por longas gerações. Não acrediteis numa coisa só porque é dita e repetida por muita gente. Não acrediteis numa coisa só pelo testemunho de um sábio antigo. Não acrediteis numa coisa só porque as probabilidades a favorecem ou porque um longo hábito vos leva a tê-la por verdadeira. Não acrediteis no que imaginastes, pensando que um ser superior a revelou. Não acredite em coisa alguma apenas pela autoridade dos mais velhos ou dos vossos instrutores. Mas, aquilo que vós mesmos experimentastes, provastes e reconhecestes verdadeiro, aquilo que corresponde ao vosso bem e ao bem dos outros. Isso deveis aceitar, e por isso moldar a vossa conduta.

Manifestações do Amor Divino!



Pensamento para o dia 28/08/2018



Você se refere à doação de alimentos como Anna-dana. Entretanto, ninguém tem a autoridade de doar, por caridade, o que foi dado por Deus, nem tampouco, ficar orgulhoso ou mesmo acreditar que fez caridade. Deus deu as chuvas, alimentou as sementes e fez amadurecer os grãos. Qual direito você tem de chamá-los de seus, e doa-los por caridade? Não é dana (caridade) que você faz; você está, apenas, sendo grato a Deus! Você está santificando os grãos que colheu, ao oferece-los como alimento aos Deuses em forma humana (Narayanas)! Então, chame esta ação de Narayana Seva! Assim será mais correto. Cada um de vocês é um membro do corpo chamado Universo. Faça seu trabalho sem resmungar; trabalhe em cooperação com todos. Somente assim, o Universo ficará saudável e feliz. O amor – e somente o amor – pode conectar você aos outros e a Deus, que é a própria personificação do amor. (Discurso Divino, 28 de janeiro de 1975)

Sathya Sai Baba

MEDITAÇÃO DIÁRIA

Talvez sua mãe tenha falado com você antes de você nascer. E eu estou convencido que você escutou essa fala e respondeu. Talvez tenha ocontecido que ocasionalmente ela esqueceu que você estava lá. Por isso talvez você tenha dado um chute nela para lembrá-la. Seu chute era um sino de plena atenção. Se ela estava praticando plena consciência, ela poderia ter dito: "Querido, eu sei que você está aí, e eu estou muito feliz." Este é o primeiro mantra. Mesmo que ela não tenha dito isso ou soubesse disso, seu corpo respondeu, fazendo o que fosse necessário para que você fosse nutrido.

Quando você nasceu, alguém cortou seu cordão umbilical. Provavelmente você chorou muito pela primeira vez. Agora você tinha que respirar por si mesmo. Agora você tinha que se acostumar com a luz ao seu redor. Agora você experimentava fome pela primeira vez. Você estava fora de sua mãe, mas ainda de certo modo dentro dela. Você ainda era dependente dela e pode ter se nutrido nos seus seios. E embora o cordão não estivesse ligando vocês, você estava ligado a sua mãe de uma maneira muito concreta, muito íntima.

Primeiro, temos de entender que falar é ação. Quando dizemos algo, esta fala terá um efeito em nosso corpo, em nossa mente e no mundo inteiro. A boa fala nos trará alegria e saúde - tanto física quanto moral - e mudará o mundo em direção à bondade. Nós devemos produzir uma fala correta, que inspire entendimento, alegria, esperança, fraternidade e irmandade. Sua fala é uma semente, uma causa. E o que ela produzir em você e no mundo é um karma-fruto, karmaphala. Ação enquanto causa e enquanto fruto.

Algumas vezes, a ação-fruto se manifesta imediatamente depois do karma-causa. Às vezes, leva meses ou anos - mas, cedo ou tarde, esta ação se tornará efeito.

Thich Nhat Hanh - Plum Village , Agosto de 2005

Sou fadado a, mesmo enquanto caminho na companhia de dois homens quaisquer, aprender com eles. Imito as qualidades de um; os defeitos do outro, corrijo-os em mim mesmo.

O homem vive na terra para aprender, antes de tudo, a arte de ser homem, e depois a arte de ser divino. Vista assim, a vida é uma aventura, onde cada ação, cada pensamento e cada palavra do homem pode manifestar a divindade que está latente. O egoísmo do homem é a causa de todos os seus males.

Define-se Dharma como Ação-Correta, Retidão. Este não é o significado mais apropriado. Dharma, por si só, é a verdade. Assim, o que nasce da Verdade é Dharma. Para o fogo, a capacidade de queimar é Dharma. Quando este não pode queimar, não pode ser fogo: torna-se apenas carvão. O Dharma do açúcar é a sua doçura. Se não há doçura, não pode ser açúcar, mas apenas pó. Assim, se nós não manifestarmos nossa consciência, não seremos Dharma. Devemos, em tudo, seguir nossa consciência. Existem dois tipos de Dharma: um é o Dharma mundano, e o outro é o que se origina da divindade. Seguir a Vontade Divina é o verdadeiro Dharma. Em tudo, a pureza do coração é importante. O primeiro passo é: o que ensinamos aos outros, devemos praticar. Esta é a verdadeira natureza humana. Qual é a razão para que Sathya (Verdade), Dharma (Retidão), Shanti (Paz), Prema (Amor) e Ahimsa (Não-violência) não estejam sendo preservados atualmente? A propagação e a publicidade destes valores está sendo feita, sem que os mesmos estejam sendo praticados.Vocês devem mostrar, pelo falar e pelo exemplo, que o caminho da auto-realização é o que conduz à alegria perfeita. Conseqüentemente, sobre vocês repousa grande responsabilidade: a de demonstrar por sua calma, serenidade, humildade, pureza e virtude, coragem e convicção em todas as circunstâncias, que o caminho por vocês percorrido os tornou pessoas melhores, mais felizes e mais úteis. Pratiquem. Demonstrem.

O amor não age com interesses; o egoísmo é falta de amor. O amor vive de dar e perdoar e o egoísmo vive de tomar e esquecer.

Cada pensamento, cada palavra e cada ação têm seu reflexo, sua ressonância e sua reação. É um sinal de fraqueza culpar os outros por seus problemas. Você deve suportar as conseqüências das suas próprias ações.

Verdade é aquilo que deve ser dito,
Retidão é o que deve ser praticado,
Paz é o que deve preencher a mente,
Amor é o que deve se expandir dentro de nós e
Não violência é o que devemos ser plenamente.