Coleção pessoal de MariaAlmeida

241 - 260 do total de 1298 pensamentos na coleção de MariaAlmeida

Sem nada se passar, o tempo passa.

A motivação é uma atitude mental e pessoal. Ninguém consegue plenamente motivar alguém. O que pode fazer é criar mecanismos para que cada um encontre a sua motivação.

Viriato era natural da zona entre os rios Douro e Tejo. Chefe dos Lusitanos e habituado a combater, incentivou o seu povo a lutar contra a pressão romana. Trabalhou incansavelmente para que a paz, duramente conquistada, se continuasse a manter. Assassinado pelos seus melhores amigos, Minuro, Áudax e Ditalco, o glorioso caudilho tem hoje uma estátua erigida em sua memória, em Viseu, inaugurada no ano de 1940.

Não quero glória, vitória ou “tcharamm!”.
Quero paz. Equilíbrio. E verdade.
A popularidade é irrelevante.

Tentei não sorrir, transformada por me sentir tão bem. Talvez fosse do fluxo das hormonas da felicidade…

Bolas, quem ia imaginar que a felicidade das famílias era a de retocarem a maquilhagem?…

Esporadicamente duvido de mim própria. E não o admito em voz alta.

Sermos uma boa pessoa.
Isso é que é importante.
O mais importante de tudo.

Não me ajoelho perante a consonância de atração de uma sociedade cuja religião é o consumismo. Recuso ser vazia como muita gente. E não é por isso que me vai cair um pedaço do cérebro.

Sinto o bater rápido do teu coração.
Na tua alma, porque a vejo com os olhos da minha, sei que sempre estivemos juntos.
Sei. E na unidade das duas vejo amor. O teu e o meu. O de nós. Tão dos dois. Tão profundamente nosso. E, contudo, é tudo muito mais do que isso. Algo que transcende o todo. O infinito do tudo. Um carinho profundo. Uma compreensão silenciosa. E um sentir intenso.

Amigos são os humanos que estão-conosco-para-o-que der-e-vier, e que percebem que não é com o nada que se cultivam as relações de afetividade.
Amigos são as presenças nos instantes mais importantes e mais frágeis do mundo de um e de outro. Acarinhar. Telefonar. Enviar mensagem. Aparecer. Receber.
Amigos são a identificação de emoções e a sua laboração ponderada para que, de forma madura, se possa transmitir o que se espera verdadeiramente, sem zangas, palavras e atos deploráveis.
Amigos são o reencontro de uma empatia forte, quando, mesmo ausentes durante longos períodos de tempo, chegam até nós e os sentimos como se nunca tivessem ido de nós. É uma emoção que surge de dentro, do coração, da alma, brotando livre e gratuita. Nem todas as pessoas tocam os nossos sentidos da mesma forma e com a mesma intensidade, pelo que não é idóneo forçar meios laços perdidos no tempo e, entretanto, ressurgidos, se não é assim que o coração demanda.
Amigos são os esforços refletidos na humildade que aceita o tumulto do outro e sabe perdoar, que faz uso da simplicidade da desculpa, e que entende que todos – mas todos – necessitam de alguém que realmente “esteja lá”.
Amigos, enfim, são as pessoas que insistem em nós. Apesar dos nossos erros. E com respeito pelas nossas qualidades.

Tranquilo.
Eternamente eternizado.

Alguém que vale a pena é alguém com quem se dividem os sonhos, as lutas e as pequenas singularidades do quotidiano.
Alguém que vale a pena é alguém que nos faz sorrir e se esforça por isso, que abraça forte, que nos valoriza e que respeita a nossa liberdade, que se orgulha de cada vitória mínima, que nos desafia e incita, que nos protege e defende, que nos dá atenção gratuita para caminhar conosco na mesma estrada e na mesma direção.
Alguém que vale a pena é alguém que nos fortalece, que faz despertar o melhor que existe em nós, que nos fala sobre o que não sabemos e nos ensina o que não aprendemos, que nos surpreende com um chocolate, uma flor e um beijo roubado, que nos ajuda com um café quentinho, com um ”como foi o teu dia?” ou com um “vai correr tudo bem”.
Alguém que vale a pena é alguém com quem às vezes se discute – porque o que importa é fazer dar certo – que nos faz chorar somente de alegria, que fica um pouquinho mais nas suas ausências e que regressa com um cafuné nas suas chegadas.
Alguém que vale a pena é alguém que não nos julga e que respeita o nosso silêncio, que nos guia para a ausência de medos, que nos aceita como somos e que nos revela para sermos ainda mais, de mansinho, aos pouquinhos, sem magoar, rindo e chorando, tropeçando e levantando, alguém que confia e acredita em nós.
Alguém que vale a pena é alguém que respeita e valoriza as nossas amigas, a nossa necessidade da família e de algumas horas apenas com as mesmas.
Alguém que vale a pena é alguém que não nos destrói e que não permite a promoção do nosso desmantelamento.
Alguém que vale a pena é alguém de quem sentimos orgulho e admiração, alguém que a gente conserva sempre dentro do peito, que amamos e valorizamos, sem necessidade de mais ninguém ou de coisa alguma, numa convivência diária, presente, e sem receio pelo futuro.
Alguém que vale a pena é alguém que nunca - mas nunca - desiste de nós.

Sempre que tu vais, devagarinho
eu vou um pouco também
saudade que não levaste contigo
metade de mim fica, refém

Por isso, meu bem
vem, vem agora
que o tempo não tem relógio
ponteiros que o façam parar
vem, vem para ficares
que o abraço tem pressa de amar

Agradeço a Deus a vida com que Ele nos presenteou.
Agradeço pelas pessoas, pelo mundo, pela natureza.
Agradeço os sorrisos com sabor a canela, o abraço não esperado, o afeto simplesmente mostrado.
Agradeço o sentir, o chorar, o cair e o levantar.
Muito obrigado, Deus.

Meu bem… só quero ser feliz.

Quero o sol em nós
não mais pedaços de nada
Quero ar e janelas abertas
não mais palavras rasgadas
Quero loucuras e risadas
não mais silêncios de falas apagadas

Meu bem… só quero ser feliz.

A ironia abre a boca e sorri com os seus dentes brancos, mas somente para julgar e reclamar, apegar-se a coisas e a si mesma, despreocupando-se com a dor do próximo.

Antes de te conhecer
imaginava a poesia
e não sabia de mim

Quando tu chegaste
a vida tornou a sorrir
deu-me o amor sem fim
e a eterna cor para o sentir

Sim, eu tenho de ti
guardado dentro de mim
o desenho do teu sorriso
assim como a saudade tem consigo
a suave flor do eterno paraíso

É teu o amor que há em mim
É teu e de mais ninguém

Uma única atitude pode causar a morte de mil palavras.

Eu confio em ti. Com a mesma verdade que confio em mim.