Coleção pessoal de Marcial1Salaverry

461 - 480 do total de 1793 pensamentos na coleção de Marcial1Salaverry

Como dizem que "recordar é viver", vamos lembrar de como era o
Natal em priscas eras, naqueles longinquos anos de minha infancia...
Acredito que para muitos as recordações serão semelhantes...
Osculos e amplexos,
Marcial

RECORDANDO AQUELES NATAIS DA INFÂNCIA
Marcial Salaverry

Quando em tais recordações mergulhamos, certamente o que nos vem à cabeça, é uma poesia que já naquela época era antiga, mas que permanece atual até os dias de hoje, que lindamente assim começava: "Ai que saudade que eu tenho... da aurora da minha vida... da minha infância querida...que os anos não trazem mais..." e vai por aí afora, chamando nossas mais ternas lembranças, de uma época certamente muito boa de nossa vida, quando ainda havia inocência na cabecinha das crianças, e desde aquela época, algo é uma verdade que permanece "imexível", ou seja, quando somos crianças, apenas ambicionamos crescer, e o mais rapidamente possivel, pois é chato não poder fazer tudo que queremos, tais como certas coisas que naquela época era considerada "apenas coisas de gente grande..." E ainda não se falava em celular, smartphone, "zapzap", e outras modernidades que afastaram as crianças "daquela inocência..."

Lembro-me que sempre pedia ao Papai Noel, que me fizesse logo adulto, para meus sonhos realizar...
Queria logo ser adulto, para poder namorar, para poder assistir aos filmes proibidos para menores de 18 anos, para ir à boite, e fazer aquelas grandes farras que ficávamos vendo nossos irmãos mais velhos se vangloriarem.
Certamente, Papai Noel me atendeu, mas como demorou para eu "chegar lá" e conseguir fazer tudo que almejava.

O tempo passou, e aqueles Natais ficaram na recordação, num cantinho perdido do coração...
Hoje, posso dizer de boca cheia: "Quanta saudade do Papai Noel", mas certamente saudade daquele bom velhinho que me fazia ficar bonzinho para os presentes merecer... Com certeza, aquela época era muito doce, a inocente espera pelos presentes que o Papai Noel iria deixar, e com que ansiedade esperava-se o amanhecer, para poder receber os presentes...Com certeza o Papai Noel existia, era real, bem real para nós, mas não era como este Papai Noel de hoje, mero objeto comercial, que é tão banalizado, que acredito que as crianças já nascem sabendo que é só papo...

"Oh tempo! Volta prá trás... Traz-me de volta tudo o que perdi"..., diz um lindo fado, mas, fazer o que? O tempo passou, e a infância pra trás irremediavelmente ficou. Considere-se feliz quem consegue lembrar e vivenciar uma época tão doce e feliz da vida, e consegue puxar pela memória, tão queridas lembranças, tão doce saudade...

Nestas lembranças, vejo-me ainda criança, acreditando no Papai Noel, naquela ansiosa espera pelos presentes que iria receber, por ter me comportado muito bem durante o ano... Bom pelo menos no meu ponto de vista, tinha sido um garoto bem comportado, apesar de algumas traquinagens "inocentes". Sempre fui bem intencionado, até mesmo quando quebrei a vidraça daquele vizinho chato...

Houve uma vez que meu sonho foi tão forte, que tive a suprema sorte de ver o bom velhinho saindo pela janela... Tenho plena certeza de que o vi, e ainda escutei seu HO, HO, HO... Posso dizer que vivi intensamente minha infância, e ainda consigo conservar aquela criança dentro de mim, pois não permiti que ela partisse...

“Ai que saudade que eu tenho”... E, pra dizer a verdade, quem não tem... Infelizmente as crianças de hoje não terão essas recordações no futuro, pois esses "Papai Noel" de shopping não enganam mais nenhum nenê recém nascido. Meu bisneto que o diga...

Vamos nos lembrar de que o Natal sempre foi UM LINDO DIA, e que o cómércio transformou em mero comércio, mas que sempre será UM LINDO DIA, pois é o aniversário de nosso Mestre Jesus, que não poderá ser jamais esquecido...

Marcial Salaverry

Vale um lembrete de Natal,
lembrando de quem é o Aniversário...

VAMOS SER PAPAI NOEL
Marcial Salaverry

Voa passarinho,
espalha pra todo o mundo,
o que é o Natal, na verdade...
Natal não é só Papai Noel,
com todos só pensando no que vai ganhar de presente...
Tem algo mais importante a ser celebrado...
Um aniversário a ser comemorado...
De Alguém que é só Paz e Amor...
Vamos ser o Papai Noel Dele?
Lembra quem é, pois é
É JESUS, nosso querido Amigão...
Podemos presenteá-lo
com pensamentos (pelo menos), de amor e paz...
Faça isto, se for capaz...
Pense Nele com emoção,
Levando-O em seu coração...
Vamos voar em nosso pensamento,
mostrando que temos bom sentimento...
É Natal... Lembra quem é o aniversariante?
Voa passarinho, voa bastante,
pra todo mundo ficar sabendo,
e não deixar ninguém se esquecendo...

Marcial Salaverry

A vida sempre nos dá lições, tentando nos ensinar a viver...
Se as aprendemos ou não, é problema nosso, porque depende
de nosso livre arbítrio, aprender algo que pode ser a solução
para muitos problemas, mas muitas vezes, talvez por ignorancia,
ou por mera teimosia, nos recusamos a entender, muitas vezes até mesmo
colocando a vida em risco...
Ósculos e amplexos,
Marcial

ALGUMAS COISAS QUE A VIDA TENTA NOS ENSINAR
Marcial Salaverry

Durante toda nossa vida, a vida tenta nos ensinar a bem viver, e podemos considerar interessantes as lições que ela nos dá, eis que as recebemos diariamente, e se as aproveitamos ou não, é questão de discernimento próprio. Apenas temos que saber enxergar o que muitas vezes nos baila diante dos olhos.

Um certo garoto, que como eu, gostava de analisar as diversas facetas que a vida nos proporciona, um certo Gorki, disse certa vez que "A sabedoria da vida é sempre mais profunda e ampla do que a sabedoria dos homens."

Realmente são sábias palavras, pois se soubermos aproveitar e interpretar as lições que a vida nos oferece, se soubermos que fontes de conhecimento buscar, se tivermos a capacidade de saber separar o joio do trigo, conseguiremos formar um cabedal de conhecimentos que nenhuma escola, nenhuma faculdade é capaz de nos transmitir.
À medida que vamos vivendo, sempre iremos nos defrontando com situações que vão exigir soluções, e muitas decisões teremos que tomar. E se as tomarmos de maneira errada, poderemos sofrer consequencias altamente danosas. E haja ponderação, para saber por qual rumo seguir, sem perder o prumo da vida.

Falando assim, de aproveitar as lições que a vida nos oferece, não estou dizendo que devemos fugir dos bancos escolares e ir para debaixo de uma árvore meditar, pois é preciso considerar que temos que aprender com os professores o que eles tem para nos ensinar, temos que aprender com os mais experientes, para captar o que eles tem para nos passar, temos enfim, que buscar conhecimentos nas fontes que tivermos à mão, para podermos, aí sim, usar nosso tirocínio, fazer a média, e ver bem que caminho seguir, sendo lógico que devemos sempre aproveitar a experiência daqueles que já passaram pela vida. Afinal, "o diabo sabe por ser diabo, mas mais sabe ainda, por ser velho..."

Por menos que seja, sempre alguém tem algo para nos transmitir, e esse algo não pode, e não deve ser desprezado. Sempre precisamos estar com os sentidos em alerta, pois durante toda a nossa vida, estaremos aprendendo alguma coisa. Nunca nos poderemos julgar auto suficientes, e que nada mais precisamos aprender pois conhecemos tudo. Pensar dessa maneira, é mostrar que nada sabemos, e precisamos aprender o que é humildade, como diz um sábio ditado: "tudo o que sei, é que nada sei..."

Devemos sim, saber analisar e muito ponderar, principalmente se estivermos diante de um erro grosseiro, pois ao vermos o que outros fizeram de errado, claro é que devemos evitar esse caminho, entendendo que devemos saber aprender com as virtudes e com os erros alheios. As virtudes, os bons ensinamentos, saber aproveitá-los, saber adequá-los às nossas necessidades, mas quanto aos erros, é bom saber observar e evitar erros alheios, pois não vale a pena repeti-los.

Enfim, Gorki sabia o que dizia. A sabedoria da vida, está em saber aproveitar a sabedoria dos homens. Não devemos seguir cegamente os ensinamentos que recebemos, já que, sendo transmitidos por pessoas, é passível de erros. Devemos, isto sim, aproveitar os ensinamentos recebidos em benefício de nossa vida. Eis aí o verdadeiro conceito de sabedoria, na minha opinião. Se está certo, ou não, depende do julgamento pessoal de cada um, o aproveitamento ou não do que foi dito.

Claro que isto se aplica também ao que escrevo, que certamente não são verdades absolutas, nem pretendo assim apresentá-las, e nem poderiam ser, pois também posso cometer erros, e os cometo certamente, por ser algo inerente à condição de ser humano. Por conseguinte, pesem na balança, e vejam o que pode ser aproveitado. Com o que não estiverem de acordo, discordem. O que lhes puder ser útil, aproveitem. Mas, queiram-me bem, que não custa nada. E se custar, podem pagar, que poderá valer a pena (pelo menos para mim..).

Aproveitando conhecimentos adquiridos, cheguei à conclusão de que com bom humor, alegria de espírito e muita positividade, é mais gostoso viver, e espero que todos aproveitem essa lição, e, assim, tenhamos todos UM LINDO DIA, que poderemos repetir ad perpetuam durante nossa vida...

Amor e poesia se interdependem...
A poesia dá vida ao amor,
e o amor é a vida da poesia...

AMOR... A POESIA DA VIDA
Marcial Salaverry

Será o amor a poesia da vida,
ou será a poesia a vida do amor?
Poderá haver amor sem poesia,
apenas rotina de cada dia,
faltando o toque de romantismo...
Poderá haver poesia sem amor,
será algo sem calor...
E isso é algo que atesto,
pois mesmo uma poesia de protesto,
tem o amor pela justiça...
Poderá haver vida sem amor,
vive-se, seja como for...
Será uma vida sem sentimento,
causando muito sofrimento,
se nem a Deus souber amar...
Poderá haver amor sem vida,
dando-nos uma sobrevida,
se nosso amor partir para a eternidade,
levando nossa felicidade...
Mas sempre o amaremos...
Poderá haver vida sem poesia,
será algo meio que sem alegria,
sempre algo faltando,
nosso viver não se completando...
É uma questão de gôsto...
Poderá haver poesia sem vida,
são aquelas poesias falando de ódio,
de preconceitos, de racismo...
Melhor não le-las, e esquece-las...
Amor... Vida... Poesia...
Conjunção perfeita...

Marcial Salaverry

Reeditando este Bom Dia, aproveito para renovar meus agradecimentos ao Amigão, pela ajuda que sempre me deu, inspirando-me na hora de escrever meus textos, e mais ainda por certas coisas que aconteceram, sempre mostrando que Ele está ao meu lado, como está ao lado de todos aqueles que saibam sentir sua Presença...
"Saibamos plantar em nossa alma
as sementes de fraterna amizade,
para chegarmos à felicidade...
Marcial Salaverrey"

Obrigado Amigão, pelas amizades maravilhosas que voce me reservou por aqui.
Obrigado por voces, amizades queridas, existirem.
Ósculos e amplexos,
Marcial
TEXTO PUBLICADO EM 23/12/2002

DEUS, NOSSO AMIGO LÁ DE CIMA
Marcial Salaverry

Todos nós temos um Amigão lá em cima.Por sinal, daqui a pouco estará fazendo aniversário... Lembram? Pois é, é bom lembrar, pois Ele nunca se esquece de nós, e está sempre pronto a nos ajudar...
Mas, voltando ao assunto, fiquem sabendo que é só questão de saber contatá-Lo e interpretá-Lo, para conseguir Sua ajuda, que aliás, Ele nunca nega, mas o que acontece é que muita gente se limita a esperar a ajuda divina, mas não procura fazer a sua parte para que essa ajuda possa vir. E que possa ser merecida. Não basta pedir, temos que merecer e, principalmente, saber entender Seus designios, que já disseram ser estranhos. Discordo, são bem lógicos, basta saber interpretá-los.

Muito sabiamente, Ele já disse: "Faça por donde que eu te ajudarei," se não disse isso diretamente, pelo menos é essa a interpretação que faço de muita coisa que leio por aí, principalmente nos Livros Sagrados das mais diversas religiões. Todas tem que ser conhecidas e respeitadas. O Amigão não escolhe esta ou aquela, está presente em todas, sendo chamado por diversos nomes. É e sempre será nosso Amigão.

Bem a propósito, vou transcrever algo que li, muito interessante e verdadeiro:
"Pedi coragem...Deus me mandou situações perigosas para superar...
Pedi amor...Deus me mandou pessoas com problemas para eu ajudar...
Pedi força e vigor...Deus me mandou dificuldades para me fazer forte...
Pedi sabedoria...Deus me deu problemas para resolver...
Pedi prosperidade...Deus me deu energia e cérebro para trabalhar...
Pedi favores...Deus me deu oportunidades...
Não recebi nada do que queria, mas recebi tudo o que precisava...Sem dúvida alguma, minhas preces foram atendidas..."

É muito bonito, e vale a pena uma reflexão. Principalmente para aqueles que sempre reclamam da ajuda divina, e sempre fazem a eterna pergunta: Por que comigo? Ou pior: Por que para ele, e não para mim? Nunca podemos nos esquecer de que aquilo que temos, geralmente depende de nossos esforços para consegui-lo.

Então, vale ou não uma profunda reflexão sobre tudo aquilo que desejamos, e tudo aquilo que obtivemos em nossa vida. Cada pequeno triunfo, por menor que seja, é sempre uma grande vitória, desde que encarado sob o ângulo certo. De vez em quando sofremos revezes. Claro, a vida não pode ser somente um "mar de rosas", lembrando de que até as rosas tem seus espinhos... Se encararmos esses contratempos com serenidade, poderemos tirar proveito deles, evitando a repetição dos erros que os provocaram. Com a mesma boa vontade que recebemos os sucessos, devemos saber receber os insucessos, devemos saber entender o porquê de certas quedas, e devemos saber aprender com eles...

Enfim, não podemos ficar sentados esperando que "Deus me ajude". Temos que ir à luta, fazer nossa parte, e meus amigos, como é gostoso quando vemos que nossos esforços foram recompensados... É infinitamente muito mais gostoso conseguir algo à custa de nossa competência, do que receber de "mão beijada". Como também é claro que deve ser muito gostoso acertar a Megasena acumulada, mas até aí houve nosso esforço, indo até a lotérica, preenchendo o cupom com os números certos. Isso exige grande esforço, sem dúvida. Bem amigos, não esperemos que as coisas caiam do céu (já chega a chuva e os raios), e vamos em frente, que atrás vem gente.

Tenham todos UM LINDO DIA, que sempre poderá ser repetido, se assim o merecermos...

Vamos tentar contar as estrelas que Bilac ouvia...
Com este soneto, procuro prestar uma homenagem
ao nosso Príncipe dos Poetas.
Osculos e amplexos,
Marcial

CONTAR ESTRELAS AO LUAR
Marcial Salaverry

Em noites enluaradas,
até o brilho das estrelas é maior,
inspirando almas apaixonadas,
para viver o amor melhor...

Não amar, seria o pior,
e com as carícias desejadas,
uma lição que sabemos de cór,
é bom amar em noites estreladas...

Além de amar, vamos estrelas contar,
parafraseando Bilac que as ouvia,
melhor para a paixão controlar...

Contá-las, para melhor o amor viver...
Ao lado da pessoa que amamos,
Contá-las para melhor as saber...

Marcial Salaverry

Algo que não entendo, é o orgulho exacerbado de muita gente...
Nesta vida, sempre alguém precisa de alguém...
Interdependemo-nos...
Cada qual em sua especialidade, merece consideração e respeito...
Ósculos e amplexos,
Marcial

A VERDADE É QUE SEMPRE ALGUÉM PRECISA DE ALGUÉM
Marcial Salaverry

Existem verdades que são realmente verdadeiras, e realmente de uma coisa todos devemos ter certeza, ou seja ninguém é totalmente independente, pois neste mundo, sempre alguém precisará de alguém, e é preciso entender que o mundo inteiro está cheio de pessoas que se interdependem. Sempre haverá alguém com algo para nos ensinar, e precisando de que lhe ensinemos alguma coisa, e convenhamos que por menor e mais insignificante que tal ajuda possa parecer, sempre nos fará falta.

Devido circunstancias diversas, existem pessoas que são muito caladas, e que precisam de alguém para conversar, alguém com quem possa trocar confidências, que possa ao menos ouvi-las exteriorizar seus problemas, assim como existem pessoas de natureza triste, e que sempre terão necessidade de alguém que as conforte, que possa ajudar a minimizar essa tristeza, que por vezes parece ser inexplicável. Por paradoxal que pareça, essa tristeza vem da alma, e sem alguém para dialogar, não conseguirá vence-la.

E o que dizer de pessoas que são naturalmente tímidas, incapazes de aparecer em público. Como vencer essa timidez natural sem uma ajuda de algum amigo que a entenda, e que consiga mostrar-lhe que sempre devemos exteriorizar nossos sentimentos. Também não podemos nos esquecer daqueles que vivem em solidão, e da necessidade dessas pessoas de ter alguém por perto para conversar, brincar, conviver enfim, e podemos lembrar também daqueles que tem fobias naturais, necessitando de alguém que possa ajuda-las a vencer esse medo de algo. Para isso, nem a medicina encontra explicação. E sem receber alguma ajuda, podem ter problemas muito sérios.

Por outro lado, há pessoas fortes, de físico ou de espírito e que podem acreditar não precisar de nada, nem de ninguém. Não é bem por aí, pois sempre será necessário ter alguém a seu lado, que as faça pensar em como usar a sua força da melhor maneira possível. Até mesmo pessoas que são muito habilidosas, e que entendem de tudo, e tudo sabem fazer, fatalmente vão precisar de alguém que as ajude a descobrir a melhor maneira de usar a sua habilidade, e para faze-las descobrir que poderá haver algo que elas desconheçam e precisam de alguém que as faça por elas. O conhecimento absoluto, total e completo, inexiste, essa verdade é indesmentível...

Paralelamente a essas, existem pessoas que acreditam não ser capazes de fazer nada. Na realidade, o que lhes falta, é alguém que as ajude a descobrir as habilidades que estão latentes em seu interior, e que precisam ser exteriorizadas.
E aqueles que estão sempre com pressa, necessitam de alguém que lhes mostre que precisam de tempo para ter tempo de ver e apreciar tudo aquilo que eles julgam não ter tempo para ver. E como é importante ter esse tempo...

É preciso também lembrar daqueles que se deixam levar por impulso, e constantemente magoam alguém porque agem irrefletidamente, dizendo ou fazendo coisas, ferindo gratuitamente até mesmo aqueles a quem amam. Precisam de alguém que as ajude a pensar melhor antes de chutar o balde, precisam, enfim, de alguém que as ajude a não magoar os outros.

Existem aqueles que se julgam amados por todos, e que basta estalar os dedos para ter tudo o que querem. Precisam de alguém que os faça cair na real, que lhes ensine a ser mais humildes, e que amor precisa saber recebido, para ser doado.

Enfim, para deixar bem claro que sempre alguém precisará de alguém, vamos imaginar uma grande Empresa, vamos imaginar a sala da Presidência, e vamos imaginar como ela estaria se o faxineiro não tivesse feito seu serviço, e a propósito, uma pergunta que não quer calar:
"O que seria mais prejudicial para toda a coletividade, uma greve dos executivos, ou uma greve dos garis?"

Portanto, nessa dúvida cruel, podemos asseverar que sempre devemos respeitar nossos semelhantes, dando a mesma atenção e respeito àqueles do primeiro escalão, e também àqueles que formam a base, e com esse pensamento, v amos nos dar as mãos, desejando-nos UM LINDO DIA, que poderá ser sempre repetido com essa certeza em nossa alma, ou seja, que SEMPRE ALGUÉM PRECISA DE ALGUÉM...

É mentira dizer que existe a verdade absoluta,
pois nem sempre uma verdade é verdadeira para todos...
Sempre tem gente que acredita mais na mentira sobre a
verdade, do que na verdade sobre a mentira...
Por acaso, estou mentindo?????
Responda quem puder...
Ósculos e amplexos,
Marcial

ALGUMAS VERDADES SOBRE COISAS DA VIDA
Marcial Salaverry

Para falar algo sobre a verdade, não podemos falar alguma inverdade, mesmo considerando que verdades existem que machucam, que incomodam, e que ninguém gosta de ouvir, e delas querem fugir, principalmente certas figuras conhecidas que apenas se baseiam em mentiras para tentar justificar certos atos condenáveis...

A verdade é dita no olhar, e quando se quer enganar, os olhos insistem em mostrar o que a alma quer ocultar, razão pela qual os corruptos e mentirosos não gostam de "olho no olho" quando dizem alguma coisa...

É verdade que não somos perfeitos, e que todos temos defeitos, e assim sendo, quem muito se elogia, na verdade esconde algo todo o dia... Com certeza, para se usar da verdade, há que se ter sinceridade, e é disso que o mundo tem necessidade em toda e qualquer idade... Assim sendo, não devemos enganar a quem nos quer amar, ou sua amizade está a dedicar... Destarte, vamos sempre falar com sinceridade, sem usar de mentiras e subterfúgios, para não machucar e nem iludir a ninguém...
Deve-se apresentar os fatos como são, e manter aberto alma e coração, uma vez que falando com franqueza, será entendido, com certeza, jamais esquecendo de que a "mentira tem pernas curtas", e sempre será descoberta, mesmo que seja muito esperta, e é quando se perde o bom conceito, pois a mentira sempre será um defeito... Quem aprecia a verdade, deve sempre cuidar das companhias, lembrando um velho ditado com nova interpretação, que diz "diga-me com quem andas, e direi quem és e quem vai contigo..."

É sinal de inteligência, mostrar o conhecimento, a ciência, e há que ter paciencia, pondo a mão na consciência, para poder admitir, que muitas vezes podemos mentir, e assim, num simples repente, respondendo de repente, e normalmente dizendo muita verdade aparente, assim, tão simplesmente, e a ninguém faltar com a verdade, desde que de uma mentirinha não tenha necessidade, e muitos precisam dela para apresentar sua verdade, embora seja mentira, mostrando uma certa falta de responsabilidade para com os fatos verdadeiros...

Temos que sempre com certeza saber o preço a ser pago por tudo que queremos ter, e temos que sempre responder pela responsabilidade do que viermos a fazer , e para se ter responsabilidade, a coisa certa é saber que é muito importante seus atos assumir, e jamais de cena sumir, devemos saber aquilo que fazemos, saber a responsabilidade que temos, para não nos perdermos em explicações, evitando certas amolações, pois para cada atitude que tomarmos, podemos ter ou causar lamento, por cada atitude que tomarmos sem o devido discernimento, algo que certamente poderá causar algum tormento... É preciso ter em mente que existe o momento certo a ser escolhido, e para que tudo dê certo, deverá ser bem planejado, e melhor executado, de um jeito certo, evitando um futuro incerto...

Devemos sempre saber o preço a pagar, por tudo aquilo que podemos causar e, se conseguirmos manter nossa consciência tranquila, podemos fazer de cada dia de nossa vida, sempre UM LINDO DIA...

Conto escrito sob inspiração de imagem recebida...
Qualquer semelhança com fatos reais, será apenas mera coincidencia,
fruto da inspiração de algo que pode ter sido vivido por alguém, e pode
estar mandando um recado a quem interessar possa...
Ósculos e amplexos
Marcial

REGRESSO À CASA DO LAGO
Marcial Salaverry

As recordações da infância sempre nos assaltam a memória. Buscamos as origens, procurando explicações para os fatos que nos levaram a tomar determinados rumos em nossa vida. Depois de longos anos afastado de minhas origens, ao saber que meu pai havia falecido, resolvi voltar ao passado, rever os fantasmas que me haviam afastado do convívio familiar.

Ao entrar no trem que me levaria àquela pequena cidade onde vivera na minha infância, as imagens começaram a chegar à minha memória... Aquela casa enorme, imponente, às margens do lago era o ponto marcante de tudo. A obsessão com que meu pai fazia questão de marcar as origens de nossa família, sempre entrava em choque com minha maneira de pensar. A mansão familiar ocupava um amplo terreno, dominando o lago. Considerava o ponto ideal para um hotel de luxo, aproveitando o visual, a topografia do terreno. Seria realmente um grande sucesso. Poderia fazer fortuna com esse empreendimento. Já havia uma incorporadora que desejava executar a obra. Tentei convencer meu pai a fazê-lo. Negou-se peremptoriamente. Disse que jamais macularia as tradições familiares por causa de dinheiro.

Jamais me esquecerei da última discussão, quando trocamos palavras amargas demais. Chamei-o de velho teimoso e retrógrado e coisas mais pesadas. Terminei dizendo que iria viver minha vida, e que não queria mais vê-lo, e mal sabia que não o veria mesmo. Consegui relativo êxito em minhas tentativas, sempre tropeçando no que meu pai sempre me dizia, minha precipitação, minha urgência em querer conseguir tudo.
Muitas vezes me vi tentado a voltar, e reconhecer que ele estava certo. Mas a teimosia era hereditária. Recusava-me a admitir minha incapacidade para o enriquecimento que prometera a ele. Dissera que só voltaria após fazer fortuna. Rira quando ele disse que a fortuna estava ali, nas origens da família.

Ao desembarcar na estação, e pegar o táxi que me levaria à mansão, que agora poderia vender e fazer o hotel de meus sonhos, era só nisso que pensava. Mas agora, sentado onde costumava ficar com meu pai, em um outeiro um pouco afastado da mansão, local que propicia uma visão fantástica da mansão, refletindo-a inteiramente nas mansas águas do lago, fiquei absorto contemplando aquela imagem que me levava à infância, às conversas que sempre tivera com ele, e que tanta falta me fizeram depois, nos tropeços que dei pela vida afora.

O casarão, imponente, lembrava as tradições que meu pai tão ferrenhamente defendera. Acontece que sua imagem, curiosamente refletia-se nas mansas águas do lago, como se estivesse de cabeça para baixo, ou seja, ao contrário. Naquele instante, as águas como que pararam, ficaram totalmente imóveis... Vi então, o que fizera de minha vida, a deixara de pernas para o ar, tentando provar alguma coisa, que agora me parecia totalmente irrelevante. Por causa disso, dessas minhas idéias, tinha perdido anos de convivência com minha família.

Essa imagem da mansão refletida no lago, fez-me ver o que fizera de minha vida, movido por uma ambição sem limites. Tomei então a decisão. Iria voltar àquele vetusto casarão, trazer minha família e ensinar aos meus filhos toda a história familiar, procurando fazer com que eles possam sentir o orgulho que eu sentia quando era criança, e que depois desprezei. Espero que não tenham que sentir sua vida, como senti a minha, vendo a imagem da mansão refletida nas plácidas águas do lago...

Com a inspiração da linda imagem, desejo lembrar que devemos respeitar a história de nossa vida, o que poderá sempre proporcionar que possamos viver UM LINDO DIA, com recordações do que vivemos ao longo de nossa vida, e que muitas vezes desprezamos em nome da ambição, do desejo de fazer fortuna, quando em nosso coração ela está bem enraizada...

Quando as leoas saem à caça, é um dos espetáculos mais impressionantes
que se pode assistir...
Quem teve essa oportunidade, certamente jamais se esquecerá...
Eu que o diga...

UMA CAÇADA NA AFRICA (*)
Marcial Salaverry

Para saciar a fome do bando,
lá vão as leoas caçadoras,
seu alvo buscando...
Em meio à manada,
escolhem um búfalo,
que será a próxima refeição...
Tres leoas, cercam-no...
Uma corre pela sua esquerda,
outra pela sua direita,
a terceira vinha atrás.
O búfalo, tentava fugir,
mudando de rumo,
sempre acompanhado pelas leoas,
como em movimentos ensaiados...
A gatinha que vinha pela retaguarda,
em seus botes, atingia
a traseira do búfalo,
minando-lhe a resistência.
O búfalo começou a dar
os primeiros sinais de cansaço...
Então, a leoa que corria pela esquerda,
grudou em seu pescoço...
E foi o fim... Ele tombou...
Antes de o devorar,
as caçadoras ficaram a esperar
pela chegada do macho...
Com um andar imponente,
chega o leão,
e principia sua refeição...
Depois de sua fome saciar,
cede a vez para as fêmeas e os filhotes se alimentar...
Essa a Lei da Selva...

(*)Trecho do livro UM BRASILEIRO NA AFRICA, do autor.
Fato assistido ao vivo e a cores, e jamais esquecido...

Toda hora é hora de bater aquele papinho com
nosso querido Amigão, e agradecer pelas lindas amizades que coloca em nosso caminho...
Não precisa esperar que o Natal chegue...
Vai este lembrete, porque já está perto...
Ósculos e amplexos,
Marcial


É O ADVENTO NESTE TEMPO DE NATAL
Marcial Salaverry

Mesmo que seja só agora,
pois o Amigão não escolhe a hora,
será bem recebido,
e não será tempo perdido...
Sempre é tempo para se conversar com o Amigão,
e colocá-Lo no coração,
pois Ele estará a seu dispor,
e dará à sua vida mais calor...
Procure-O com fé e amor,
não perca mais tempo,
esqueça qualquer contratempo,
pois para a Fé sempre se encontra tempo...
E o Amigão sempre estará lhe esperando...
Vamos... O que está VOCÊ esperando?
Não quer um FELIZ NATAL?

Marcial Salaverry

Desejo de Marcial,
Que voce tenha um Feliz Natal!

Esta é a magia da poesia...Os poetas tem algo especial no cérebro, que lhes permite "sentir" as coisas de outra maneira, e sem fazer besteira, vivem mais lindamente a vida...
Onde se vê tristeza, o poeta vê beleza... Onde se vê dor, o poeta sente amor...
Nem sempre somos compreendidos, mas assim somos e assim vivemos... Quem não nos entende, diz que vivemos fora da realidade, mas na verdade, dizemos as ilusões
da maneira mais verdadeira possível...
Assim somos os poetas, nem sempre rimamos, mas poetamos com amor e amizade no coração, sempre desejando que todos tenham UM LINDO DIA...
Marcial Salaverry
Natal é muito mais que presentes, família e festas. É o momento de lembrarmos, mais que nunca, do grande amor que Deus nos tem, enviando seu próprio Filho, seu amado Filho, a este mundo. E por que Ele o fez?
Certamente desejando mostrar a todos nós que podemos sempre desfrutar de UM LINDO DIA, desde que realmente façamos por merece-lo, sempre levando na alma sentimentos de luz, paz, amor, amizade, como Ele assim o deseja...

Analisando certas verdades da vida, podemos chegar a interessantes conclusões, que podem nos fazer pensar melhor na vida...
Ósculos e amplexos,
Marcial

É APENAS ALGO COM FUNDO DE VERDADE
Marcial Salaverry

Recebi de meu amigo L'Inconnu, algumas verdades que realmente tem um fundo de verdade, e fiz alguns comentários sobre elas.
Vamos conferir...

"O maior e melhor amigo: DEUS. "
Alguma dúvida a esse respeito? Penso que todos concordam...Se alguém não acredita que há Deus, merece receber um adeus...

"O mais belo dia: HOJE. "
Portanto vamos vivê-lo com muita paz e amor no coração, evitando brigas, discussões e quizílias, enfim, algo que possa atrapalhar nosso amanhã...Viver em
clima de luz,paz, amizade, amor, deve ser o objetivo de todo aquele que ama a vida...

"O melhor tempo: AGORA. "
Confirmação do ítem acima.

"O melhor negócio: O TRABALHO."
Sempre alguma coisa deve ser feita, nem que seja escrever no computador, fazer algo que mantenha o cérebro ocupado, e isso pode evitar que aquele alemão chato, o tal do Alzheimer venha fazer uma visita...Antes de reclamar sobre seu trabalho, pense que se voce tem um, existem muitos que não tem essa sorte, e estão procurando arranjar...

"A melhor regra para vencer: A DISCIPLINA."
Claro, sem ela, a coisa vira a maior zona. É preciso que se tenha um mínimo de organização nas coisas da vida... É preciso saber usar um tal de bom senso...

"A coleção mais rica: A DAS BOAS AÇÕES."
Já aumentou a sua hoje? Então... o que está esperando? Beije seu amor, seu pai, sua mãe, avô, avó, bisavô, bisavó, alguém de quem voce goste...Seja gentil com alguém, mesmo que seja quem voce não gosta...

"A maior alegria: O DEVER CUMPRIDO."
Claro. Agora não se pode confundir com o dever comprido, ou seja, aquela dívida enorme, que não se paga nunca. Sempre devemos cumprir nosso dever, pois mesmo que ele seja comprido, deverá ser cumprido...

"A maior força: O BEM"
Vai falar isso para os "Heróis do Mensalão"...Tente convencer os políticos de que o BEM deve ser bem respeitado, com honestidade e correção...Tais figuras que só pensam em corrupção, devem entender que a honestidade é importante para o bem viver...

"A melhor atitude: A CORTESIA."
A boa educação e as boas maneiras ainda não cairam totalmente de moda. Portanto, pratique, não custa nada, e sempre traz bons resultados...

"O maior heroismo: A CORAGEM DE SER."
Aí cabe um pequeno comentário. Realmente, devemos ser o que somos, sem enfeitar o pavão.
Agora, a autenticidade deve saber observar alguns limites. Nunca esqueçam de que seu direito termina onde começa o dos outros, e vice versa pelo contrário. Devemos saber entender os limites das pessoas que conosco convivem.

"O melhor dos esportes: A PRÁTICA DO BEM".
Sejamos portanto todos bons esportistas. O esporte faz bem à saúde, e o bem, a honestidade também... E podemos tentar convencer os políticos disso...

Então crianças, o que acharam deste meu achado? Não são verdades verdadeiramente verdadeiras?
Espero que concordem, mas quem se atrever a discordar, não vai poder desfrutar de UM LINDO DIA, pleno de LUZ, PAZ, AMIZADE E AMOR, que desejo para todos, até mesmo para quem não gostar...

Marcial Salaverry

Analisando certas verdades da vida, podemos chegar a interessantes conclusões, que podem nos fazer pensar melhor na vida...
Ósculos e amplexos,
Marcial

É APENAS ALGO COM FUNDO DE VERDADE
Marcial Salaverry

Recebi de meu amigo L'Inconnu, algumas verdades que realmente tem um fundo de verdade, e fiz alguns comentários sobre elas.
Vamos conferir...

"O maior e melhor amigo: DEUS. "
Alguma dúvida a esse respeito? Penso que todos concordam...Se alguém não acredita que há Deus, merece receber um adeus...

"O mais belo dia: HOJE. "
Portanto vamos vivê-lo com muita paz e amor no coração, evitando brigas, discussões e quizílias, enfim, algo que possa atrapalhar nosso amanhã...Viver em
clima de luz,paz, amizade, amor, deve ser o objetivo de todo aquele que ama a vida...

"O melhor tempo: AGORA. "
Confirmação do ítem acima.

"O melhor negócio: O TRABALHO."
Sempre alguma coisa deve ser feita, nem que seja escrever no computador, fazer algo que mantenha o cérebro ocupado, e isso pode evitar que aquele alemão chato, o tal do Alzheimer venha fazer uma visita...Antes de reclamar sobre seu trabalho, pense que se voce tem um, existem muitos que não tem essa sorte, e estão procurando arranjar...

"A melhor regra para vencer: A DISCIPLINA."
Claro, sem ela, a coisa vira a maior zona. É preciso que se tenha um mínimo de organização nas coisas da vida... É preciso saber usar um tal de bom senso...

"A coleção mais rica: A DAS BOAS AÇÕES."
Já aumentou a sua hoje? Então... o que está esperando? Beije seu amor, seu pai, sua mãe, avô, avó, bisavô, bisavó, alguém de quem voce goste...Seja gentil com alguém, mesmo que seja quem voce não gosta...

"A maior alegria: O DEVER CUMPRIDO."
Claro. Agora não se pode confundir com o dever comprido, ou seja, aquela dívida enorme, que não se paga nunca. Sempre devemos cumprir nosso dever, pois mesmo que ele seja comprido, deverá ser cumprido...

"A maior força: O BEM"
Vai falar isso para os "Heróis do Mensalão"...Tente convencer os políticos de que o BEM deve ser bem respeitado, com honestidade e correção...Tais figuras que só pensam em corrupção, devem entender que a honestidade é importante para o bem viver...

"A melhor atitude: A CORTESIA."
A boa educação e as boas maneiras ainda não cairam totalmente de moda. Portanto, pratique, não custa nada, e sempre traz bons resultados...

"O maior heroismo: A CORAGEM DE SER."
Aí cabe um pequeno comentário. Realmente, devemos ser o que somos, sem enfeitar o pavão.
Agora, a autenticidade deve saber observar alguns limites. Nunca esqueçam de que seu direito termina onde começa o dos outros, e vice versa pelo contrário. Devemos saber entender os limites das pessoas que conosco convivem.

"O melhor dos esportes: A PRÁTICA DO BEM".
Sejamos portanto todos bons esportistas. O esporte faz bem à saúde, e o bem, a honestidade também... E podemos tentar convencer os políticos disso...

Então crianças, o que acharam deste meu achado? Não são verdades verdadeiramente verdadeiras?
Espero que concordem, mas quem se atrever a discordar, não vai poder desfrutar de UM LINDO DIA, pleno de LUZ, PAZ, AMIZADE E AMOR, que desejo para todos, até mesmo para quem não gostar...

Marcial Salaverry

Para bem viver a vida, devemos ter sempre em mente
que a melhor maneira de consegui-lo, será tratarmos as demais
pessoas, como gostariamos de ser tratados...
Com certeza, uma vez dado este primeiro passo, os demais
serão mera consequencia...
Osculos e amplexos,
Marcial

IDEAL É PODER VIVER AGRADAVELMENTE
Marcial Salaverry

Não há nada melhor do que conseguir viver de uma maneira amena, agradável, sem muitos problemas, sem dívidas, com a saúde perfeita, muitas e boas amizades, e mais algumas coisinhas que não me ocorrem agora. Só que nem sempre, e porque não dizer, dificilmente conseguimos chegar nesse estágio de beatitude total. Sempre existe uma peninha, ou um monte delas para atrapalhar o contexto.

Possivelmente por nossa maneira de encarar a vida, nunca estaremos totalmente satisfeitos com nossa situação atual, por melhor que ela esteja. E sempre estamos esperando uma ajuda de Alguém acima de nós, para que tudo nos venha às mãos, conforme nossos desejos... Contudo, poderemos facilitar um pouco a tarefa do Amigão. Basta um pouco de boa vontade de nossa parte, observando algumas atitudes que poderemos tomar, e que poderão aplainar nosso caminho, pois acontece que por vezes temos problemas de comunicação, e nos queixamos de não ser bem compreendidos, mas na verdade, ocorre que precisamos saber falar com as pessoas, devemos saber expor claramente nossas idéias e ideais, procurando, se for o caso, amoldá-las à situação de momento, para que sejam exequíveis. Se não conseguirmos nos comunicar com clareza, tudo ficará mais difícil. Destarte, é importante nos expressarmos claramente.

Muitas vezes, a busca do sucesso na vida, nos impede de vive-la adequadamente, pois na ânsia de conseguir atingir determinado status, abrimos mão de alguns prazeres, apenas nos dedicando ao trabalho, apenas visando a busca do sucesso. Sem dúvida é importante chegar-se ao tôpo, mas de uma maneira racional, sem que sejamos obrigados a nos privar de muitos prazeres, ou pior ainda, atropelando quem estiver à nossa frente, derrubando por vezes quem merece nossa consideração, naquela egoista idéia de que os fins justificam os meios. Nada pior do que esse tipo de pensamento. É importante entender que devemos usar nossa energia interior de uma maneira mais adequada, que não aquela que visa apenas aparentar uma certa situação, que nos faz comprar coisas que não queremos, com o dinheiro que não temos, a fim de mostrar para gente de que não gostamos, uma pessoa que realmente não somos...

Na realidade, é muito mais importante fazer as coisas que possam nos dar prazer, do que apenas as coisas que, apesar de melhorar nossa vida, poderão nos tirar o prazer de nos comprazer em viver com prazer, pois, na realidade, nada tem graça se não for bom para o corpo, que não seja leve para o espírito e agradável para nosso coração, e assim, devemos saber usar nossa energia para fazer algo que realmente queremos e desejamos fazer, que nos faça felizes, e que nos possa ajudar a fazer outras pessoas felizes, com nossa felicidade.

Não podemos ter muita pressa para conseguir as coisas, mas devemos tentar, mesmo sem esperar que o sucesso venha logo da primeira vez. O que sempre deveremos manter é disposição para tentar novamente, e para tanto, deveremos cuidar da saúde, para que não nos falte energia para continuar tentando, com paciência e determinação. Devemos ter versatilidade para mudar nosso alvo se as coisas se complicarem, não desanimando com eventuais erros ou fracassos. Temos que aproveita-los para aprender e não mais cometer os mesmos erros.

Conservando sempre a idéia de que o simples fato de estarmos vivos já é uma vitória, devemos sempre ter como nossa meta, manter a vida procurando vive-la da melhor maneira possível, aproveitando a oportunidade que temos de ainda ter forças para tentar sempre algo a mais. E isso só será conseguido, se, pelo menos em nosso interior conservarmos nossa alegria de viver. Por pior que esteja a situação, por maiores que sejam nossos problemas, somente poderemos resolve-los se não deixarmos que se apague nossa luz interior.

Nunca deveremos nos iludir, pensando que conseguiremos fazer tudo num dia só ou quando tivermos todos os recursos para tenta-lo. Devemos nos habituar a conseguir as coisas paulatinamente. Cada dia tem apenas 24 horas. Vivamos um dia de cada vez, e para manter nossa motivação, devemos sempre ter algum sonho para realizar. Algo em que pensar. Uma meta para ser atingida. E uma dessas metas, com toda a certeza, é ter UM LINDO DIA, que deverá ser bem aproveitado para que possamos repeti-lo a cada dia de nossa vida...

Já que recebemos de Deus o Milagre da Vida,
façamos com ela nosso milagre pessoal,
sabendo vive-la convenientemente, e assim,
bem viveremos a alegria de viver...
Ósculos e amplexos
Marcial

O MILAGRE DA VIDA COM ALEGRIA DE VIVER
Marcial Salaverry

Recebi de uma pessoa amiga, uma frase muito interessante, de Albert Einstein, que diz o seguinte:
"Há duas formas para viver sua vida: Uma é acreditar que não existe milagre.A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre."

A interpretação a esta mensagem me parece clara. "Acreditar que não existe milagre".
Com isto, nosso amigo quis dizer que não podemos ficar sentados esperando que o "milagre" ou seja, que as coisas aconteçam, temos que fazer nossa parte, estudar, trabalhar, definir objetivos, e ir buscá-los, pois sem nosso esforço pessoal, só esperando que outros façam por nós, ou que o Amigão venha resolver o problema, minhas crianças, a pobre vaquinha "se atolar-se-á". Não podemos realmente acreditar que um milagre venha consertar nossa situação.

Agora, "acreditar que todas as coisas são um milagre", faz todo o sentido. Não tenham dúvidas de que ao conseguirmos realizar um sonho, ao conseguirmos atingir um objetivo pelo qual desenvolvemos nosso trabalho, direcionamos nossos esforços, podemos considerar essa vitória como um milagre. Um milagre sim. Mas um milagre de nosso trabalho, de nossa capacidade. Um milagre fruto de algo muito real, que é nosso desempenho pessoal. E convenhamos, quanto mais difícil e cheio de obstáculos seja esse caminho, melhor é o sabor, maior será o milagre. O nosso milagre. E claro, é preciso agradecer a Deus por nos ter dado a luz necessária para nosso êxito...

Não podemos jamais perder a alegria de viver, entendendo que a vida merece ser vivida da melhor maneira possível, levando no pensamento que a alegria de viver, é uma coisa linda, entendendo ser algo que nos faz bem, que nos dá uma felicidade infinda, e que faz bem à alma e ao corpo também, e assim, jamais poderemos pensar em deixar de viver, e devemos sempre pensar que a vida é um bem que nos foi legado por Deus, e que devemos sempre procurar preservá-la...

Para bem viver, é preciso ter na idéia, que a vida é como um jardim, que devemos regar com amor e carinho, para que possamos enfim, ver florido nosso caminho... A alegria de viver está na alma, é uma sensação de felicidade, que sempre nos acalma e nos dá tranquilidade. Sabiamente já se dizia que a felicidade pode ser sempre encontrada, não tem credo, cor, nem idade, e tampouco deve ser procurada, eis que a felicidade está na nossa frente, e só depende, essa é a verdade verdadeira, de que realmente seja essa a nossa vontade. A felicidade está no amor, está na paz, está na amizade, e assim, devemos sempre ter na alma o calor do amor... A felicidade, nós a encontramos, ao sentir toda essa ternura, quando juntos estamos de nosso amor, vivendo esta ventura, regando nosso jardim com amor, para assim colhermos, a beleza da flor que por amor merecermos...

Não é impossível chegar a esse nirvana, depende de nós sabermos desatar os nós que nos prendem a idéias que fazem mal para a alma, e ao chegarmos a esse ponto, poderemos fazer de cada dia de nossa vida, sempre UM LINDO DIA, a ser vivido com a verdadeira alegria que a felicidade nos traz...

Para bem sentir o amor, temos que vive-lo em plenitude,
com total entrega, sabendo amar e ser amado...

COMO SENTIR O AMOR
Marcial Salaverry

Muito mais do que o dizer,
significa o sentir...
Pode-se dizer que se ama,
sem sentir que o amor clama,
que a alma deseja e reclama...
É muito melhor o amor sentir,
e nele com carinho consentir,
do que apenas dizer,
e depois desdizer...
Sentir n'alma o amor
e vive-lo com calor,
do que dizer simplesmente,
algo que não se pressente...
Um amor apenas dito,
se não for bem dito,
não será bendito...
Para ser bem vivido,
precisa ser um amor com sentido,
sendo assim um amor consentido,
será um amor tido e havido,
realmente existido...
E tenho dito, que sobre amor,
não se deixa o dito pelo não dito...
Amor exige verdade,
muita sinceridade,
para ter felicidade...

Especial, é o amor desejado por 12 em cada 10 pessoas,
é aquele amor vivido em recíproca sinceridade,
trazendo felicidade total para a alma...
Osculos e amplexos,
Marcial


AMOR ESPECIAL É UM BEM ESPECIAL PARA A ALMA
Marcial Salaverry

Certamente um amor especial será um bem especial para a alma, e assim sendo viver algo assim com certeza é o desejo de todos, achar um amor especial, ou seja, aquele amor feito sob medida para nós, atendendo todos nossos desejos, que seja exatamente aquilo que queremos para ser feliz.

E haja imaginação, imaginando tudo o que de bom esse amor nos poderá proporcionar, pois esse amor tão procurado e desejado, certamente será ser um amor calmo e sem chamas muito ardentes, para que seja duradouro, porque um amor muito ardente pode não ter uma chama muito resistente, fazendo-nos assim, sonhar muito alto, e para mante-lo é importante manter os pés no chão, e se muito levitarmos, acabaremos por perder o contato com a realidade, entrando no perigoso mundo dos sonhos.

Esse amor, embora calmo deverá nos queimar o coração só de nele pensar, eis que tem que ter um pouco de maravilha, de mistério e surpresa, sem fugir da previsibilidade, pois se causar muitas surpresas, poderá tirar nosso ponto de equilíbrio, fator preponderante para bem vivermos. Precisamos sempre ter pé da situação, para evitar alguns fatos que poderão ser desagradavelmente surpreendentes.

Para bem viver esse amor tão desejado, deve-se fazer sempre questão de estar junto, para sempre haver o prazer do contato. Uma convivência prazerosa é fundamental
para uma longa vivência gostosa e tranquila. Mas não pode querer aprisionar. Viver junto é uma coisa, segurar junto é outra. Devemos estar juntos porque assim o desejamos, não apenas por sermos obrigados a tanto.

Ficando distantes, poderemos sentir a necessidade de estar juntos, e não a obrigação de faze-lo. Sem aquele desespero que uma ausência pode provocar naqueles corações possessivos que exigem a presença ao lado. Há que haver o desejo e não a obrigação, dessa maneira, estando juntos novamente, saberemos bem curtir um abraço, um beijo, e sabendo compreender porque sentimos tanto prazer nesse abraço, porque houve tanta saudade. Simplesmente porque o amor é real, verdadeiro. Não é apenas um amor de posse, mas um amor de junção. Ninguém é dono de ninguém. Existe na verdade, o amor.

Quando ambos tem o mesmo pensamento, sem duvida será o amor perfeito, aquele amor escrito nas estrelas, aquele amor que não vê tempo, não vê distância, nem tampouco virtudes ou defeitos. E se os vê não os qualifica, e nem os quantifica, mas simplesmente os aceita. Esse é o amor especial, é o amor por todos procurado, mas nem sempre encontrado.

Esse encontro, sem dúvida, será o melhor acontecimento para dois corações, poderá revelar emoções, despertando as alegrias até então reprimidas, e adormecendo as tristezas porventura já existentes e saberá enfrentar problemas e tristezas que porventura surgirem, e saberá desfrutar dos momentos felizes que certamente ocorrerão,
sempre batendo em uníssono, com carinho e compreensão.

É esse o amor realmente especial. Encontrando-o é preciso saber mante-lo. Se o perdermos, dificilmente teremos nova oportunidade para viver um Amor assim, Especial, e nessa esperança, preparemo-nos para ter UM LINDO DIA, que poderá ser sempre renovado.

"O amor que procuro,
mora já em meu coração,
mas já sente muita saudade.
Marcial Salaverry"

Todos somos artistas...
Apenas querendo viver com alegria,
e a distribuindo à vontade...
E sempre...

POETANDO COMO PALHAÇOS
Marcial Salaverry

Poetando, vamos a vida levando...
Como palhaços, sempre brincando...
Poetando, vamos pela vida amando...
Como palhaços, das dores gargalhando...
Poetando, vamos o sofrer olvidando...
Como palhaços, nossa alma vamos entregando..
Poetando, das amizades vamos nos aproximando...
Como palhaços, as dores, apenas observando...
Poetando, vamos nossas marcas deixando...
Como palhaços, nossa alegria vamos espalhando...
Poetando, vamos a todos encantando...
Como palhaços, seu riso dominando...
Poetando, vamos o amor e a amizade cantando...
Como palhaços, a todos encantando...
Poetando, vamos pela vida passando...
Como palhaços, nossas penas olvidando...
Poetando, vamos as almas beijando...
Como palhaços, seguimos pelo mundo alegrando...
Poetando, vamos unidos caminhando...
Como palhaços, as tristezas conosco guardando...
Poetando, enfim, estamos sempre amando...
Amando, quem conosco estiver poetando...
Mas como palhaços, estamos sempre poetando...

Marcial Salaverry
27/11/2003 - Santos-SP

FALANDO DE E PARA QUEM ESCREVE
Marcial Salaverry

Falando de e para quem escreve, venho aqui para prestar uma homenagem a todos os escritores, poetas, jornalistas, e quem mais trabalhar com as letras (que não as promissórias...), e por tabela, uma auto homenagem, mesmo que não seja uma alta homenagem, porque também gosto de maltratar o teclado, e escrevo algumas coisinhas.

E falando em teclado, uma das melhores coisas que vem acontecendo recentemente, com o advento da Internet é a incrível explosão de escritores(as) descobrindo seu talento. São tantas e tantos que surgem, com os mais diversos estilos, que fica impossível conhecer a todos, e o que vemos é uma infinidade de lindos textos espalhados em muitos e muitos sites, sem contar nos emails repassados, e existe para todos os gostos. E sempre haverá quem goste de um texto que desgoste a outros. "Sobre gosto não há nada escrito..."

São pessoas que de repente descobriram que podem "mexer" com as emoções, com as fantasias, e vemos os lindos escritos que publicam, sejam poesias, crônicas ou contos, e que com seu talento, em alguns casos, conseguem deixar a ficção próxima da realidade, e vice-versa.

Um dos grandes benefícios dessa "explosão talental", é que começa a despertar o gosto pela leitura em muitas pessoas que antes se limitavam a folhear jornais. E agora têm a oportunidade de, não só conhecer novos e brilhantes talentos, como também travam conhecimento com grandes nomes, que só mereciam uma tênue lembrança vinda dos bancos escolares, quando éramos obrigados a ler Bilac, Pessoa, Camões, e tantos outros, cujos textos são frequentemente transcritos, para deleite dos apreciadores da boa leitura.

A leitura desses textos nos leva a devaneios, nos faz sentir emoções que estavam guardadas, faz nossa imaginação trabalhar, e penso que a esses artistas, se aplica um pensamento de Albert Einstein, que me foi enviado por uma amiga que, aliás, pertence a essa plêiade de artistas talentosos que temos atualmente, vejam se não estou certo:
"A mais bela e profunda emoção que se pode experimentar é a sensação do místico...Aquele a quem seja estranha tal sensação, aquele que não possa devanear e ser empolgado por esse encantamento não passa, em verdade, de um morto"

Esses artistas, poetas e escritores, na verdade, são místicos, pois lidam com o emocional das pessoas e, como frisou nosso amiguinho Einstein, uma pessoa que não consiga se empolgar com nenhuma obra literária, certamente deve estar morto, se não fisicamente, pelo menos espiritualmente. Admito que alguém não goste de poesias ou poemas, os ache piegas e irreais. Admito que, pelo contrário, alguém não aprecie contos, reais ou ficcionais, por achá-los inconsistentes. É uma questão de opinião, de gosto pessoal, mas conseguir não gostar de ler nada, além do obituário dos jornais, fica um pouco difícil de aceitar. No fundo, todos tem um gosto literário, o que lhes falta é oportunidade de descobrir, além da preguiça mental para ler, pois reconheço que para pegar um livro e dispor-se a lê-lo, há que se ter uma predisposição para a leitura e esse é um hábito não muito difundido em nosso País, infelizmente, eis que falta estímulo para que nossos jovens comecem a ler. Em sua grande maioria, tem preguiça mental, acham que pegar um livro é perda de tempo. E é exatamente aí que entra a Internet, e o mais célebre amigo de todos, que se chama "site de buscas", que também responde pelo codinome de "Mestre Google"...

Existem sites voltados para a literatura, e existem para todos os gostos. Em alguns, encontramos lindos textos de autores famosos, obras já conhecidas por muitos, que nunca se incomodam de os reler. Realmente, são autores cuja leitura e releitura vale a pena.

Existem sites que se preocupam mais em "pescar" e lançar novos talentos. E por vezes, ficamos realmente surpreendidos com a qualidade e quantidade de autores novos, que só estavam esperando uma oportunidade para aparecer.

Enfim, é só navegar e se deleitar. Tem para todos os gostos. Vamos à leitura. Vamos prestigiar os escritores que queimam suas pestanas sempre procurando colocar algo para nosso entretenimento, e vamos aplaudir os artistas das formatações que tanto embelezam os textos que escrevemos...

Fica aqui minha homenagem e minha gratidão a essa constelação de astros e estrelas, que são responsáveis por inesquecíveis momentos de deleite a todos aqueles que tem o bom gosto de apreciar as coisas belas da vida.

Encerrando essa homenagem fica o desejo de que todos possam fazer de cada dia sempre UM LINDO DIA, sempre tornando cada vez mais ativo o saudável vício da leitura...

HÁ MAR PARA AMAR
Marcial Salaverry - SANTOS-SP

Ah,! mar, para nos encantar...
Há mar para nele navegar...
Amar assim o mar...
Como nós, o mar gosta de ser amado,
gosta de ser respeitado,
e que tenhamos com ele, muito cuidado...
Não gosta de poluição,
faz mal ao seu coração...
Veja como é belo o mar...
Como atrai nosso olhar...
Está aí, para quem quiser olhar...
Navegar... Nadar... Pescar...
Nossa maior fonte de alimento...
Garante de muitos o sustento...
Ficamos horas admirando-o,
desfrutando-o...
E também poluindo-o...
Quando deveriamos sempre dele cuidar,
para a vida marinha não matar...
A mesma beleza que vemos
quando suas águas estão em repouso,
vemos quando ele está furioso...
O chocar das altas ondas
contra paredões rochosos encanta-nos...
Mas se estamos navegando, assusta-nos...
O mar feito para se amar...
Para nossa alma encantar...
Amar o mar... Amar no mar...
Como há mar... Vamos amar...

Mar...cial Salaverry