Coleção pessoal de Marcial1Salaverry

141 - 160 do total de 1793 pensamentos na coleção de Marcial1Salaverry

⁠Natal já está chegando, e assim, já é tempo
de pensarmos no significado desta data...

NESTE TEMPO DE NATAL
Marcial Salaverry

Mesmo que seja só agora,
pois o Amigão não escolhe a hora,
será bem recebido,
e não será tempo perdido...
Sempre é tempo para se conversar com o Amigão,
e colocá-Lo no coração,
pois Ele estará a seu dispor,
e dará à sua vida mais calor...
Procure-O com fé e amor,
não perca mais tempo,
esqueça qualquer contratempo,
pois para a Fé sempre se encontra tempo...
E o Amigão sempre estará lhe esperando...
Vamos... O que está VOCÊ esperando?
Não quer um FELIZ NATAL?

Marcial Salaverry

Com a ajuda do Amigão, este pode ser considerado o melhor Natal de minha vida,
e parecia que seria o mais triste...Longe da família, longe de amigos, de pessoas
queridas, algo parecido com o que está acontecendo atualmente, por outros motivos,
mas com um distanciamento indesejado...
Tudo uma questão de saber se apoiar no amor e na Fé. É o que conta para a alma,
fazendo com que possamos nos sentir juntos, ainda que distantes...
Osculos e amplexos,
Marcial

ASSIM FOI O MELHOR NATAL DE MINHA VIDA
Marcial Salaverry

Para falar sobre qual foi o melhor Natal de minha vida, tenho que voltar no tempo, para afirmar que com certeza, foi o Natal de 1969. Foi o primeiro Natal de nossa pequena família, minha esposa, meus dois filhos (Iara com 8 anos, e Alexandre com 6 anos) e eu, no longínquo Congo, numa casa em Kinshasa, capital congolesa. Por causa de problemas que estavam acontecendo naquele País naquela época, não se podia sair a noite, ficando então cada familia em sua casa, num distanciamento forçado...

Nossa árvore de Natal era um galho de uma árvore que tínhamos no quintal, enfeitada com bolinhas de papel colorido, e alguns bombons que tínhamos em casa.
Estávamos apenas os quatro, com muita saudade da família, quase chorando de tristeza, pensando em como estávamos sós, e lembrando a alegria das reuniões que sempre fazíamos nessa época, juntamente com nossos familiares, quando de repente, como que uma forte onda de amor nos uniu, e como que levados por uma voz de cima, demo-nos as mãos, nos concentramos em um pensamento de muita paz e amor. A tristeza de repente sumiu, e posso dizer que até mesmo as crianças sorriram...
Entendemos que fôra nossa opção estarmos naquela terra distante, e que nossa união seria nossa força para podermos superar tudo, e que tínhamos Alguém que olhava por nós, e nos daria força para tudo superar.

Aquele Natal foi um marco para nós. Como que um símbolo do que a fé e o amor podem conseguir. Depois que todos foram dormir, peguei o cassete, e gravei uma mensagem para minha família, transmitindo para minha esposa e filhos, todo o Espírito de Natal.

No dia seguinte, no almoço, mais uma vez, demo-nos as mãos, enquanto a fita cassete girava, e levamos nosso pensamento para o Aniversariante, e tivemos um dia de muita Paz e Amor, e assim, o que poderia ter sido um triste Natal, foi um dos mais significativos de nossa vida. Apenas nós quatro, recém chegados ao Congo, e na época não havia os meios de comunicação de hoje. Nem telefonemas, nem nada que nos permitisse sentir o aconchego familiar.

Mas o dedo do Aniversariante tocou nossas cabeças e nos permitiu aquele momento mágico, que até hoje está gravado em nossa memoria, mais de 50 anos depois.
E foi assim que tivemos UM LINDO DIA, com muitos ósculos e amplexos premonitorios de dias que estavam por vir, em nosso porvir...

⁠DEIXE O ESPIRITO DE NATAL ENTRAR EM SUA ALMA
Marcial Salaverry

E ntão, é Natal, e todos
S abemos que é o dia
P ara homenagear alguém
I nfinitamente merecedor de nossa
R eal consideração, pois com sua
I nfindável amizade, Ele nos protege durante
T odo o tempo, sempre nos
O bservando com seu
N atural e proverbial carinho, sempre
A tento ao que pode nos acontecer...
T anto carinho e atenção, e Ele nada nos pede,
A penas gosta de receber, nem que seja um
L igeiro pensamento de agradecimento, mas
I ngratidão é o que mais recebe, pois
N ão são todos os que sabem pelo menos
O uvir uma mensagem como esta...

Não é preciso subir a montanha para com Ele falar...
Basta fechar os olhos, e concentrar-se com Fé...
Ele sempre te ouvirá...
Precisamos saber ouvi-Lo...
Osculos e amplexos
Marcial
Texto publicado em 20/10/2010, mas sempre existem
ocasiões em que necessitamos ter esse contato
com nosso Amigão...

VAMOS SEMPRE CONVERSAR COM DEUS
Marcial Salaverry

Algo que com certeza sempre será de grande importância em nossa vida, é saber como e quando conversar com Deus, e que me desculpem os agnósticos, os ateus, os incréus, aqueles que não crêem em Deus, mas considero muito importante para nosso bem estar interior, bater um papo com o Amigão (que é como o trato na intimidade de nossa velha amizade). Cada qual dentro de sua crença, de sua Fé, sempre se deve dirigir a Alguém, principalmente nas horas de aperto, que é quando mais nos lembramos de bater nosso papinho.

Particularmente, sempre estou mantendo meu diálogo, que me é de grande valia.

Existe uma frase recém criada, que acabei de ouvir: "A fé remove montanhas."
Penso que o caminho é esse, e assim, sempre devemos buscar aquele papo com o Amigão, e apenas há que saber interpretá-lo...

Não procure explicações, pois normalmente Ele não explica nada, e sua resposta vem através das idéias que aparecem na cabeça, e precisamos saber apreender o que nos foi passado, e aprender com isso.

Quando estamos com problemas, ou vivendo algum drama, devemos procurar o lenitivo, que é a solução que podemos adotar, se a interpretarmos de maneira correta.

Não procure entender o que houve. Não vale a pena indagar-se o porque de certas situações, de certas dores que nos afligiram, pois devemos apenas aceitar o que aconteceu, e procurar achar o lenitivo, a solução. De que adiantará ficar questionando o fato já acontecido? O que adiantará ficar lamentando ter feito, ou não ter feito algo? O mais coerente, será ver o que se pode fazer para superar o problema, ou pelo menos minimizar seus efeitos, ao invés de se fazer a tradicional pergunta: "Por que comigo?" A única resposta possível, é exatamente esta: Porque foi contigo...

Não procure saber o porquê, porque realmente não vale a pena. Vamos tentar acertar as coisas, ou aceitá-las pura e simplesmente. Afinal, o fato já aconteceu. Se a causa for conhecida, poderemos evitar sua repetição, e não evitar o que já houve. Portanto...

Apenas devemos procurar a paz dentro de nosso coração, e isso sim é importante, devemos saber aceitar a irreversabilidade de certos fatos, sem nos revoltarmos com o que houve, pois tal atitude só nos vai toldar o raciocínio, impedindo-nos de ver muitas coisas boas a nosso redor, o que com certeza, deveremos saber encontrar.

Talvez demore 1 dia, 1 mês, 1 ano, dependendo de nossa capacidade de absorção, ou de sabermos encarar os fatos e a vida em si.

Aceitando os fatos e encontrando a paz no coração, logo restarão apenas lembranças, e deveremos nos apegar àquela doce lembrança de bons momentos vividos, seja ao lado de pessoas queridas que se foram, seja em determinados locais onde passamos nossa vida, seja aceitando eventuais limitações que a vida nos impôs...

É esse o caminho, pois quando aquela nuvem de tristeza principiar a nos toldar as idéias, devemos procurar afastá-la, lembrando sempre daquilo de bom que ficou em nossa lembrança.

A doce saudade do que de bom tivemos na vida. Prá que recordar tristezas? Se alegrias existiram, deveremos revivê-las, ao menos nas lembranças. Maus momentos, sempre deverão ser esquecidos.

Não é fácil, mas se fosse, nada teria graça. Temos que fazer nossa parte para melhorar nossa passagem por este mundo.

Nunca nos esquecendo de que sempre espalhamos o que sentimos. Se estivermos amargurados, transmitiremos amargura. Se alegres, será alegria. Portanto...

Fé, crianças. Muita fé. No Amigão, e em nossos amigos, que estarão sempre pedindo por nós em suas orações, como nós pedimos por eles. Em momentos de dor, nunca deveremos nos esquecer de que sempre alguém se lembrará de pedir por nós.

E nos momentos de alegria, agradecer tudo isso, e essa benção, que é a felicidade que estivermos sentindo dentro de nós.

Assim, com muita alegria interior, desejo a todos, com um sorriso nos lábios, que tenham UM LINDO DIA.

Um amor com carinho plantado, e com a água da sinceridade regado, terá suas raízes bem fundas no coração...


ASSIM SÃO AS RAIZES DE UM AMOR
Marcial Salaverry

Um amor sinceramente nascido,

certamente foi intensamente vivido,

por raízes profundas ter criado,

desenvolvendo um sentir apaixonado...

Foi chegando insidioso,

deixando no coração um calor gostoso...

Veio assim, solto no vento,

um tão doce e forte sentimento...

Mesmo que não tenha sido pressentido,

predominou sobre todos os sentidos

trazendo para a vida doce e total felicidade...

Um amor bem plantado,

e com carinho cuidado,

dura por toda a eternidade...



Marcial Salaverry⁠

Vamos bater um papinho com nosso Amigão...
Ele gosta disso, e merece nossa atenção...
Nada melhor do que uma boa reflexão pósCarnaval...
Osculos e amplexos,
Marcial

BOM DIA, AMIGÃO
Marcial Salaverry

A melhor maneira que existe para começarmos um dia, é dar um sincero BOM DIA, AMIGÃO, direcionado para o grande amigo que todos nós temos lá em cima. Ele é tão amigo, mas tão amigo, que aceita ser chamado por uma porção de nomes. Chamam-no de Deus, Alah, Ogum, Buda, Tupã, enfim, cada crença das muitas que existem pelo mundo, o chama de um nome. Calculem que até de Mbote Mondele já ouvi chamarem-no (isto é em lingala, Branco Bom. Como? Onde se fala o lingala? Ora... no Congo-África, onde vivi 3 anos). O importante é nunca nos esquecermos Dele, pois Ele nunca se esquece de nós.

Por vezes achamos que Ele é ruim. Isso, quando as coisas não correm bem para nós, quando perdemos alguém querido. Mas, vocês conhecem a história das pegadas na areia? Pois é, nessas ocasiões em que nos julgamos abandonados, pois só havia marcas de uma pegada. É porque estávamos sendo carregados e não abandonados.

Pensem nisso! É muito simples culpá-Lo por nossos próprios erros ou mesmo por coisas que nos acontecem por erros de outros. Analisem bem e vejam. O fato de estarmos reclamando, já é sinal de que temos forças para alguma coisa. Então, que tal aproveitarmos essa força que ainda nos resta para pelo menos tentar inverter a situação.

Bem, falando sobre os nomes com os quais nos dirigimos a Ele, eu costumo conversar com Ele, tratando-o por Amigão, ou mesmo, Chefinho, e nesta quarta cinzenta, agradecer pelo fato de poder agradecer, e pelo repousante Carnaval, quietinho na minha santa casa...

Como nossa amizade data de muitos anos (e bota anos nisso!), posso ter essa intimidade. Bem, crianças, para variar esperamos que todos, unidos, juntamente mancomunados ao mesmo tempo de mãos dadas e conjuntamente em uníssono, tenhamos sempre nosso pensamento bem direcionado, e teremos um LINDO DIA, que poderá ser repetido sempre que não nos desviarmos do rumo certo.


A música do amor de nossa vida não fala em saudade,
apenas em carinho e bem querer...

MUSICA DO AMOR DE NOSSA VIDA
Marcial Salaverry

A música do amor,
que à alma dá calor,
é uma linda canção,
que sai de nosso coração,
ao estarmos amando...
Com o amor nos dominando,
e a ele nos entregando,
vamos esta melodia dançando...
Esta música suave
que nos embala a alma,
uma dança que excita e acalma...
Não temos necessidade
de tentar a felicidade,
porque de verdade,
já a temos dentro de nós,
desatando todos os nós...
Nossos corpos se entendem,
e a esta música se rendem...
Vamos então o amor viver,
enquanto música houver...
Essa é a vida
sem despedida...
A música do amor de nossa vida...

Marcial Salaverry

Esta é uma carta renovada e enviada todos os anos, apenas para
lembrar da data pra quem dela se esquece...

UMA CARTA PARA O ANIVERSARIANTE
Marcial Salaverry

Meu querido Amigão, vamos bater um papinho amigo. Procurei por seu apoio em diversas ocasiões neste ano, e sempre fui atendido. Nos momentos de crise, você sempre me mandou sua Luz Especial, mostrando-me o caminho certo.

Principalmente na hora mais aguda, você soube me enviar a mensagem indicando o que deveria fazer. Felizmente tive o discernimento necessário para captar sua mensagem, e fazer a coisa certa, no instante preciso. Mais uma vez, e como sempre, digo, OBRIGADO AMIGÃO.

E agora, está chegando o dia de seu aniversário, mas, será que todos se lembram de que o Natal existe para comemorar seu Nascimento?
Ou será que pensam apenas que é aquele dia gostoso que todos se reúnem para comer, beber todas e trocar presentes?

Bem, já é tradição estimular-se a troca de presentes, mas, presente de aniversário, não se dá apenas ao aniversariante? E tirando algumas poucas pessoas que tiveram a sorte de ter nascido neste dia, o aniversário é o seu.

Esta é uma pergunta que sempre faço, meu querido: "Vocês já pararam para pensar qual o presente que nosso querido aniversariante gostaria de ganhar?"

Amigão, acredito que o presente que você pediu, "Paz na Terra aos homens de boa vontade", você receberá, pois não tenho nenhuma dúvida de que as pessoas de boa vontade, realmente, estão em Paz. Pena que sejam tão poucas, mas que existem, existem, só não me pergunte onde estão. Tenho certeza de que cada um de nós conhece pelo menos uma pessoa de boa vontade, e que esteja disposta a oferecer esse presente ao Aniversariante.

Agora quanto aos outros, que não tem boa vontade, acho que o azar é só deles, né? tenho certeza de que existem muitos que estão em Paz, curtindo esse seu aniversário com todo o amor e carinho que você merece.

Agora uma coisa interessante. Calcule você, Amigo Velho, que perguntei a muitas pessoas, mas a muitas mesmo, se estão sabendo quem estará comemorando aniversário e não é que maioria nem se toca no assunto? Com a expressão mais bestificada possível, perguntavam: Quem é o cara? Tem que ser muito lembrado para associar Natal com Jesus... Parece mentira, mas a maioria não se toca do que, na verdade, representa o dia 25/12. O Natal. É duro de engolir, mas essa é a realidade. Convenhamos, uma triste realidade. De comer, beber e ganhar presentes, todos entendem, mas o verdadeiro significado, nem pensar.

Mas eu sei que você não liga para isso, né? Já está acostumado com a ingratidão das pessoas. Mas, não fique triste não, pois tem um grupinho que, no instante exato, vai se dar as mãos, embora separados por milhares de quilômetros, vai mandar um enooooorme abraço para você, e cantar aquele PARABÉNS A VOCE.

Esta turma de internautas doidos sabe bem o que representa a data, e não tenho dúvidas de que haverá um grande coral levando as vozes até seus santos ouvidos, e, ao mesmo tempo estaremos atendendo seu maior desejo, procurando levar Paz, Amor, Fraternidade onde nos for possível espalhar.

E agora conclamo a todos os amigos, à exata meia noite do dia 24, darmo-nos as mãos, num exercício mental, e enviarmos ao querido Amigão o nosso mais quente e amoroso abraço. Vamos lá, turminha, pois Ele merece, sem dúvida...

Vamos juntar nossas vozes nesse Grande Coral Virtual, cantando para nosso querido Amigão, que durante o ano todo nos acolhe e protege, o mais sonoro PARABÉNS A VOCÊ. Conto com vocês... não me deixem só (esta frase não é tão nova assim...).

AMIGÃO QUERIDO...
AQUELE ABRAÇO, de seu amigo, Marcial... E UM LINDO DIA...

Nosso RG atesta que a idade vai avançando, mas nosso espírito pode resistir ao avanço cronológico que pode afetar nosso corpo...
Osculos e amplexos,
Marcial

IDOSANDO COM DIGNIDADE
Marcial Salaverry

Ao nos olharmos no espelho, temos consciencia de que estamos envelhecendo, ou melhor, estamos idosando, porque os sinais da passagem do tempo são inequívocos.
Contudo, temos que adquirir consciencia de que não somos uma mera peça imprestável nesta vida, pois se não temos mais a mesma capacidade física que sempre nos animou e deu vitalidade em nossa juventude, e, claro, não temos os mesmos reflexos e a mesma disposição, não podemos nos deixar vencer pelo desânimo, nem tampouco pedir aquela aposentadoria total, que nos levará apenas a contar o tempo que ainda falta para ocuparmos nossa última morada. Com certeza não podemos permitir que nossa vida murche e feneça, enquanto apenas esperamos as coisas acontecerem.

Algo que ocorre nessa fase, é começar com a ideia fixa de que nada mais temos a fazer, e ficamos apenas falando de nossas dores e mazelas, e queremos chamar a atenção do mundo para que alguém cuide de nós. Esse ponto é crítico. Sinal de que realmente estamos nos entregando à velhice, muito mais do que à idade.

Devemos usar nossa vivencia para ensinar aos mais jovens, e devemos dialogar com eles, e não apenas monologar sobre nossos problemas. Ouvindo, podemos sempre aprender algo a mais que nos possa ajudar a viver melhor. E que nos permita também ajudar a outrem, mostrando que ainda temos vida, que ainda somos úteis e necessários. É importante descobrir que talentos temos e que ainda não foram descobertos para que possamos desenvolver algo, seja no campo da música, da pintura, da jardinagem, da cerâmica, da literatura, ou mesmo de nossa solidariedade, eis que todos temos algum talento artístico, e se eventualmente ainda não foi descoberto, sempre será tempo de faze-lo.

Afinal, temos que descobrir a melhor ocupação para o tempo de que dispomos, e que nos dias da juventude nunca tinhamos, pois precisávamos ganhar a vida e assegurar o futuro. E agora podemos realizar velhos sonhos, e devemos a cada dia despertar dispostos a aprender alguma coisa mais. Pode ser uma forma diferente de usar o pincel, uma breve poesia, um ensinamento, uma receita surpreendente, sempre existirá algo que poderemos melhor desenvolver.

A idade não deverá nos transformar em pessoas rabugentes e sisudas, sempre poderemos ser joviais, sem exagerar para não parecer tolos. Se por acaso não fomos pais muito atentos aos filhos, pois nossas obrigações nos exigiam muito, poderemos agora ser avôs ou bisavôs que possam dedicar algum tempo aos netos e bisnetos, tomando cuidado para não os mimar, mas sim educar, ensinando-lhes a viver, ensinando-lhes a amar e respeitar os mais velhos, e a vida.

Claro que sempre devemos ter presente que, apesar de toda nossa experiencia, podemos estar errados em alguma coisa, e sempre será tempo para corrigir algo que possa melhorar nosso relacionamento com o mundo e com as pessoas que nos cercam, e como a ciencia está em evolução constante, não podemos nos fechar em nossos conhecimentos, pois temos que evoluir com o mundo, sempre atentos a tudo que possa acrescentar algo ao nosso saber.

Se nossa capacidade física fraquejar, deixando-nos com alguma dependência, precisamos da ajuda de nosso Amigão, pedindo que nos dê paciência, que nos permita suportar o corpo que tanto nos serviu, e que agora mostra as limitações causadas pela marcha inexorável do tempo. Dançamos, fizemos esporte, brincamos, viajamos, tivemos bons e maus momentos, e o que foi vivido, mostra que devemos agora e sempre continuar amando nosso corpo, e devemos sempre cuidar dele.

Principalmente, não devemos ser inconvenientes, procurando não incomodar tanto aos demais. Devemos aprender a pensar duas vezes, antes de reclamar, insistir e exigir o que quer que seja, a quem tenha que cuidar de nós. Devemos aprender a cultivar a paciencia.

Se por acaso perdermos quem esteve sempre a nosso lado, não devemos chorar essa perda. Sentir a falta é uma coisa, viver lamentando e se lamuriando é outra coisa, e isso não deve acontecer. Podemos usar as boas lembranças de alegres momentos vividos juntos para minimizar a dor da ausencia querida.

Sempre devemos cultivar boas amizades, que poderão nos ajudar a viver melhor o tempo que ainda temos por aqui. O mais importante é contarmos sempre com a ajuda divina, de nossos entes queridos e de nossos amigos, a fim de termos um envelhecimento digno, e que sempre sejamos lembrados com um pensamento e um comentário favorável, como alguém que viveu dignamente, e que soube sempre ser uma pessoa que espalhou luz e amizade por onde andou,e que sempre conseguiu ter, desejar e propiciar UM LINDO DIA.

O Natal está chegando, e Dele
não podemos nos esquecer...

ORAÇÃO DE AMOR A JESUS
Marcial Salaverry

Levamos Jesus em nosso coração,
e para este Natal, com uma reflexão,
façamos com Amor e Fé uma simples oração...
Amamos quando oramos...
Por nosso amor oramos...
Em nossa oração, amamos
a Deus e à humanidade,
com amor de amizade...
Como bem o disse
nosso Amigão,
"Ajuda-te que eu te ajudarei"...
Cada qual deve fazer sua parte,
para o mundo melhorar,
e o melhor a fazer,
é simplesmente amar...
Amar a humanidade
com verdadeiro amor...
Amar aos demais como a ti mesmo,
deixando o amor tomar conta do coração...
E dizer de coração, a cada oração:
“Senhor, eu creio, mas aumentai minha Fé...”⁠

É realmente um milagre que a Natureza ainda
sobreviva, apesar das insanas tentativas
do bicho gente em aniquilá-la...
Será que ainda vão conseguir?
Osculos e amplexos,
Marcial

APESAR DAS TENTATIVAS NATUREZA AINDA SOBREVIVE
Marcial Salaverry

É incrível como a Natureza consegue sobreviver, apesar das insistentes tentativas do ser humano em destrui-la, e as noticias a esse respeito, são as mais desalentadoras possíveis, e nos faz pensar se um dia eles vão conseguir...

Por diversas vezes aconteceu a tragédia da chamada "maré negra", em que um vazamento de óleo provocou danos irreparáveis para o meio ambiente, provocando uma mortandade da fauna marinha, num fato já muitas vezes repetido pelo mundo, dando a impressão de que estão querendo acabar com a Natureza, começando pela vida marinha, e corta o coração, vendo a agonia de aves, peixes, tentando absorver um pouco de vida, enquanto pereciam. Será que esses cenas não tocam o coração dos (ir...)responsáveis? Creio que não, pois para ser tocado, seria necessário que um coração existisse. Além dos danos incalculáveis causados à fauna, há que se pensar na vida dos pescadores, que se viram privados dos meios de subsistência.

Depois, outros ditos acidentes, como os incêndios florestais, sempre provocados pela incúria dos homens, que deliberada ou acidentalmente são responsáveis pela morte de milhares de animais, além da destruição das já carentes reservas florestais do mundo. É inacreditável que, apenas para "limpar" terreno, promovam queimadas, que geralmente se descontrolam. Mais incrível são aqueles incêndios provocados pela falta de cuidado de pessoas que, ou apagam mal suas fogueiras de acampamento, ou, pior ainda, dedicam-se a jogar suas bitucas de cigarro pela janela de seus carros, sobre as folhas secas.

Marés negras, incêndios florestais, são desgraças que destroem a Natureza, provocam prejuizos para muitas pessoas, algumas mortes, mas são desgraças de âmbito restrito, causadas pelas mentes doentias de uns poucos, mas a maior prova da imbecilidade humana, vemos nos noticiários atuais, que nos passam notícias de muitas e possíveis guerras, Iraque, Coréia, Afeganistão, Chechenia, Sinai, Ucrania, e sei mais onde. Dá prá entender? As bombas lançadas, além de matar pessoas, vão destruindo o que ainda resta de Natureza. Parece que destruir a Natureza, é a natureza do ser humano, que nunca consegue ser humano...

O que pode levar as pessoas a tomar essas atitudes? Que coisas soturnas povoam suas cabeças? Sinceramente não consigo atinar com o que está ocorrendo atualmente. Uns atiram-se sobre os outros quais bestas ferozes, sem que se consiga saber a razão exata disso tudo.

Realmente, não dá para entender o porque de procurar invadir países, numa autêntica caça às bruxas, sem razão nem motivo. Será que estão realmente tentando provar algo acêrca das tão decantadas Profecias de Nostradamus? Será que esses que estão criando a possibilidade dessas guerras ainda não pensaram nas implicações que fatalmente ocorrerão caso tais invasões sejam concretizadas? Oremos, pois. É o que nos resta fazer, oremos para que um pouco de luz entre nessas cabeças doentes e doentias.

Ainda que meio desalentado, desejo UM LINDO DIA, enquanto ainda o tivermos, enquanto a imbecilidade humana, aliada a certos vírus o permitirem...

"Uma amizade perdida,
algo que fará falta
por toda a vida...
Marcial Salaverry"
Pensem nisso...
Ósculos e amplexos,
Marcial

NÃO DEVEMOS PERDER UMA AMIZADE
Marcial Salaverry

Quando se perde uma amizade, é que se pode perceber o quanto a amizade é importante em nossa vida, eis que, apesar de algumas opiniões contrárias com toda a certeza, a Amizade é um bem muito precioso para ser desperdiçada. E ao conquistarmos uma amizade, deveremos sempre procurar mantê-la. Não existe nada melhor nesta vida do que termos por perto alguém em quem podemos confiar, pois é muito gratificante saber que existe alguém com quem podemos trocar idéias numa boa, que poderá ouvir nossos desabafos, e, certamente, que poderá conosco desabafar quando preciso for. Já se falou muito sobre isso, mas sempre é bom relembrar, pois pode ajudar a manter uma amizade. Sempre devemos regar a plantinha com a água da sinceridade, não permitindo que por algum motivo bobo, venha a fenecer.

Por razões que muitas vezes independem de nossa vontade, algumas amizades se afastam, cortando o liame que existia. Podem ser motivos diversos, mormente na Internet. Algum problema com o computador, por exemplo, pode cortar um contato. Alguma dúvida mal solucionada, algum probleminha eventualmente surgido e não esclarecido, pode causar um afastamento, ou até algo movido por interferência de terceiros em certos casos de fofocas que quase sempre acontecem, e que podem trazer problemas, se certas dúvidas não forem devidamente esclarecidas, e assim, por vezes por causa de algum mal entendido, alguém diz "adeus, foi bom enquanto durou", e acabamos deixando prá lá, com o pensamento de que "se ele não quer mais papo, vamos esquecer." E às vezes, essa pessoa está pensando a mesma coisa, e a falta de colocar os pingos nos "is" provoca mesmo o fim de um papo que poderia ter sido muito bom, mas alguém precisaria dar o primeiro passo, e esse passo por vezes custa muito ser dado, por causa de algum orgulho ferido...

Sempre é interessante dizer para uma boa amizade, o quanto ela é importante para nós, pois se não o fizermos, ela não ficará sabendo disso... Talvez sejamos importantes para ela também, e apenas não quer dizer, porque pensa que não desejamos mais sua amizade. E fica assim, cada qual para um lado, quando poderiam estar juntos... Por vezes esse jogo do "deixa prá lá", incomoda a ambos os lados, mas ninguém, quer dar o primeiro passo, e alguém precisa fazê-lo, para que a amizade não feneça. E não custa nada enviar-se um "Oi Amigo, saiba que você é especial para mim"... de vez em quando, mesmo que seja metaforicamente, através de um texto que fale de quanto as amizades podem ser importantes... E assim, para aqueles amigos de longa data, que, sabe-se lá porque não mais se comunicam, que tal dizer um "Oi amigo, ainda não te esqueci, lembro-me de nossos papos, e você?". Dificilmente alguém deixará algo assim sem resposta. Não precisa enfeitar o pavão, nem justificar o porque do seu silêncio, basta quebrá-lo.

Se for uma nova amizade, e que mereça sua consideração, talvez seja interessante fazê-la sentir que dificilmente será esquecida um dia. Não são necessárias palavras grandiloquentes, basta apenas um "Oi criança, gosto de você, sua amizade me é muito importante..." Muita gente não tem essas pequenas atenções, apenas por desejar fazer pomposas declarações, e isso não é necessário, pois a Amizade é algo muito simples, e com simplicidade se declara.

L'Inconnu escreveu algo que me foi passado um dia destes, e foi esse texto me inspirou este artigo, veja que beleza:
"Algum dia você ou ele podem sentir como se realmente não tivessem nenhum amigo, então, você ou ele se lembrará deste e-mail e não se preocupará com isso, pois, lembrará que é querido por alguém e sempre será... Lembre a seus amigos desta verdade, ou seja, que a verdadeira amizade não pode ser apagada pela distância, nem pelo tempo!!!

É isso aí, amigo L'Inconnu, com certeza uma verdadeira amizade não pode ser apagada pela distância, nem pelo tempo, e como são lindas e verdadeiras essas palavras.
Se alguém sentir-se tocado por esta mensagem, por estar há algum tempo sem comunicação com alguma de suas amizades... Que tal dar o primeiro passo? Que tal dizer-lhes: "Oi amigo, tô com saudade" O máximo que vai acontecer é não obtermos resposta... e daí? Pelo menos ela vai ver que foi lembrada...

Nada melhor do que transmitir a todos amigos, internautas ou não, nossos sinceros desejos de UM LINDO DIA, na esperança de que esse dia possa ser repetido indefinidamente...

A grande verdade nos diz que “Recordar é viver”, então, vamos recordar algo que foi muito bom em nossa vida...
Ósculos e amplexos,
Marcial


RECORDANDO NATAIS DA INFANCIA
Marcial Salaverry

"Ai que saudade que eu tenho,
da aurora da minha vida,
da minha infância querida..."
e vai por aí afora...
Quando somos crianças,
apenas ambicionamos crescer.
É chato não poder fazer,
tudo que queremos...
Lembro-me que sempre pedia
ao Papai Noel, que me fizesse logo adulto,
para meus sonhos realizar...
Ser adulto. Poder namorar.
Assistir filme proibido para 18.
Ir à boite. Grandes farras...
Papai Noel me atendeu, mas demorou...
O tempo passou,
e aqueles Natais ficaram na recordação,
num cantinho perdido do coração...
Quanta saudade do Papai Noel,
mas daquele bom velhinho
que me fazia ficar bonzinho
para os presentes merecer..
Aquela época era muito doce...
Com que ansiedade se esperava o amanhecer,
para os presentes poder receber...
Papai Noel existia, era real...
Não era este de hoje, mero objeto comercial...
"Oh tempo! Volta pra trás...
Traz-me de volta tudo o que perdi"...
Fazer o que? o tempo passou.
A infância irremediavelmente ficou para trás,
e agora, apenas lembranças me traz...
Feliz de quem consegue lembrar,
e vivenciar tão doce época da vida...
Reminiscências... lembranças... doce saudade...
Neste poema evocativo,
vejo-me ainda criança...
Acreditando no Papai Noel...
Houve uma vez que meu sonho foi tão forte,
que tive a suprema sorte
de ver o bom velhinho saindo pela janela...
Vivi intensamente minha infância,
e ainda consigo conservar
aquela criança dentro de mim...
Não permiti que ela partisse...
“Ai que saudade que eu tenho”...

Marcial Salaverry

Feliz Natal, para você e todos os seus, que o nascimento de Cristo, nos proporcione a paz, o amor, saúde e vida com prosperidade...

PARA UM NATAL FELIZ
Marcial Salaverry

Deixe que desejos de paz dominem sua alma,
que sentimentos de amor dominem seu coração,
sinta as expectativas de amor flutuando no ar...
O Natal é o renascimento do bem...
Veja as luzes que explodem em fragmentos luminosos,
e as estrelas que despontam, trazendo esperança de Paz e de Amor,
e assim, encha sua alma de fraternidade e solidariedade,
para que o Natal possa ser como é, com certeza,
o desejo de nosso querido Aniversariante...

E assim, todos certamente poderemos fazer do Natal realmente UM LINDO DIA, realizando o grande desejo de nosso Mestre Jesus...

⁠Natal está quase chegando... Assim, vamos entender
Como devemos comemorá-lo, atendendo aos desejos
De Jesus, que é o Aniversariante...

ENTÃO É NATAL...
Marcial Salaverry

Natal... data realmente mágica...
Nem todos interpretam como deveriam...
Esquecem-se do motivo real
de existir o Natal...
É um aniversariante muito especial,
e Ele só espera de todos, muita compreensão,
muito amor no coração...
Nasceu numa manjedoura,
um lugar simples, e assim sendo, Ele não quer luxo,
nem todos só enchendo o bucho...
Ele quer ver o mundo em Paz...
E disso o mundo não é capaz...
Ao invés de festas luxuosas,
Presentes caros, comidas gostosas,
que tal um recolhimento interior?
Presenteie com Amor...
Alivie, de quem sofre, a dor...
Leve amor, compreensão, solidariedade, carinho,
a quem se encontra abandonado, sozinho...
Quer presentear o Aniversariante?
Então ame bastante, ame com muito amor no coração...
Todos daremos a Ele um presentão,
para que Jesus sinta a felicidade
de que todos temos necessidade...

Marcial Salaverry

Respeito ao próximo, ao espaço alheio,
infelizmente nem todos observam esta norma de vida,
e como é importante saber segui-la...
Ósculos e amplexos,
Marcial

O RESPEITO AO PROXIMO É ALGO A SER OBSERVADO
Marcial Salaverry

É importante entender algo de que muito se fala sobre o tema "Relacionamentos Humanos", e é preciso saber bem observar, que é o “Respeito ao Próximo”.

É algo que realmente precisa ser bem observado, mas geralmente não o é, pois frequentemente estamos dando palpites sobre como alguém deve conduzir sua vida, e assim podemos estar julgando pessoas por não agir conforme nossa maneira de pensar. E não é nada disso. Da mesma maneira como não gostamos de interferência em nossa vida, assim devemos agir para com os outros, respeitando-os seja qual for sua opção de vida. Evitando-os se seu modus vivendi não nos for conveniente, pois assim como respeitamos, queremos ser respeitados.

Se nossa opinião for solicitada, aí sim poderemos dizer o que nos agrada ou nos desagrada em sua linha de conduta. De qualquer maneira, uma opinião, será uma opinião. Será seguida apenas se quem nos consultou acha-la conveniente.

Existem, contudo, situações onde poderá caber um alerta. Por exemplo, ao vermos que uma pessoa de nossas relações, ou de quem gostamos está enveredando por algum caminho mal direcionado, como por exemplo uso de drogas, ou mesmo por fumar ou beber, poderemos alerta-la sobre os efeitos que tal vício poderá lhe acarretar. Sem que isso implique na obrigatoriedade de nos atender. Sua opinião, contudo, é que deverá prevalecer, pois não se pode, e nem se deve querer forçar alguem a fazer aquilo que achamos certo. Como temos nossa visão do mundo, cada qual tem a sua, e nem todas coincidem...

Se notarmos que está havendo um desvio de conduta, e o caminho é fora da lei, cumpre-nos alertar, e manter distância se houver insistência em seguir esse rumo. Nunca poderemos obrigar ninguém a seguir pelo caminho que acreditamos ser o correto. É questão de livre arbítrio. E todos devem ter consciência daquilo que fazem, e arcar com suas responsabilidades.

No que tange a questões estritamente pessoais, como religião, profissão, linha política, preferências esportivas ou sexuais, nada se pode opinar, sequer discutir. Em cada cabeça há uma sentença, e decisões nesse sentido são “imexiveis”. Penso que todos devem ser respeitados, salvo se nossa opinião for solicitada, e a criatura estiver necessitando de uma ajuda por ela solicitada.

Uma historinha que me foi contada por L’Inconnu, retrata bem o que é essa questão de opinião:
"Um homem estava colocando flores no túmulo de um parente, quando vê um chinês deixando um prato de arroz na lápide ao lado. Ele se vira para o chinês e pergunta:
Desculpe, mas o senhor acha mesmo que o seu defunto virá comer o seu arroz?
E o chinês responde: Sim, quando o seu vier cheirar as suas flores..."

Essa historinha retrata muito bem que sempre devemos respeitar a maneira de pensar de todos os povos, de todas as pessoas. O que é um absurdo para nós, para outros é algo sagrado, e vice versa. Sobre isso, aliás, muito há que se falar. Mas o mais importante é observar-se o respeito pelas opiniões e preferências com que cada pessoa norteia sua vida. Não nos cabe o direito de julgar ninguém, porque sempre estaremos sendo julgados. A cada contestação nossa, poderá caber uma contestação de alguém contra nós.

Portanto o único direito é evitar o contato com pessoas cujos costumes nos ofendam, mas nunca poderemos julga-las se estão certas ou erradas. Por que condenar alguém porque fuma ou bebe? Por que condenar alguém por assumir uma posição homossexual? Por que condenar por assumir esta ou aquela posição radical em termos de religião ou de política? Cada qual tem sua opinião sobre como conduzir seu destino.

Poderemos partilhar ou não de sua maneira de vida, mas não condenar...

Assim sendo, um fraterno abraço para todos, e o mais sincero desejo de UM LINDO DIA.

⁠QUANDO SENTIMOS UMA FORÇA SUPERIOR
Marcial Salaverry

São momentos em que sentimos
a proximidade de uma força superior...
Quando estamos naquele limite de forças,
e sentimos que a ajuda que precisamos
seria a presença de Deus...
Aquele conforto para nossa alma,
aquela benção de que tanto precisamos,
trazendo lenitivo para nossos problemas...
Esses momentos de Fé,
de entrega espiritual, são como um bálsamo,
que chegam aliviando nossas dores...
E então, à oração nos entregamos,
pela ajuda divina clamamos...
É preciso, porém, de Deus nunca se esquecer,
e não apenas nas dores chamar..
Precisamos sempre agradecer...
Pela nossa felicidade,
por não sentirmos maldade,
por tudo que nos acontece...
Em nossa alma, sua Imagem sempre permanece...
Vamos saber escutá-Lo e sempre ouvi-Lo...

Marcial Salaverry

PALAVRAS REAIS DE AMOR
Marcial Salaverry



Palavras reais de amor,

são aquelas ditas na emoção,

com sentimento, com calor,

aquelas que vêm do coração.

São palavras que vêm de dentro,

mostrando que na verdade,

somos tudo, somos o centro,

e o carinho é uma realidade...

Não são palavras ao vento,

que o tempo inclemente desfaz.

Não são palavras de lamento

que só tristeza nos traz...

São palavras reais, sentidas,

dizendo "Eu te amo, querida",

ligando nossas vidas,

e disso não se duvida...

Palavras reais de amor,

são palavras que trazem calor,

trazem emoção,

trazem alegria ao coração...⁠

Como agora estou por aqui, foi por ter sobrevivido às aventuras vividas no Congo.
Valeu muito como experiencia de vida, pois é vivendo que damos o real valor à vida...
Ósculos e amplexos,
Marcial

UM BRASILEIRO NA AFRICA (epílogo)
Marcial Salaverry



Nosso grande objetivo, quando decidimos embarcar nessa aventura africana, era uma tentativa de acertar nossas finanças, seriamente abaladas por algumas besteiras cometidas, e também por motivos de saúde.

Havíamos previsto ficar pelo menos 10 anos por lá, que julgávamos seria o necessário para fazer um bom “pé de meia”. Aliás, o objetivo era fazer os dois pés...

As coisas foram um pouco facilitadas quando comecei a viajar, pois os ganhos triplicavam, como também eram triplicados os riscos de vida que corria. Havíamos reduzido em dois anos a previsão de nossa estadia lá. E poderíamos, talvez, eliminar mais um ou dois anos, tão bem corria tudo.

Contudo, algo estava para acontecer. A política estava começando a se modificar, e o tratamento das autoridades para com os estrangeiros começou a mudar. Sutilmente, mas notava-se que havia algo de podre na Republica Democrática do Congo, e que não era a chikwanga...

Em fins de 1970, eles inventaram um novo documento para os estrangeiros, a famigerada “Carte Jaune”, ou seja, “Cartão Amarelo”, começando assim a fazer algumas restrições quanto a nossa permanência lá. Por causa desse documento, muita gente teve que deixar o País. Como eu estava legalmente empregado, com Contrato de Trabalho em vigor, apenas teria que apresentar um diploma que justificasse alguma especialização. Escrevi para minha família, pedindo que enviassem algum Diploma para lá. E meu sobrinho enviou-me um Diploma de Especialização em Corte e Costura, emitido pela Singer. E eu virei “Tecnicien en Couture”. Com algumas gorjetas bem distribuídas, tudo ficou arranjado. E poderíamos continuar por lá.

Foi quando comecei a viajar pelo interior do Congo. Graças a esse diploma da Singer, permaneci por lá, e pude então viver todas aquelas aventuras.

De repente, não mais que de repente, os ares começaram a ficar pesados. E outras mudanças estavam no ar.

O Presidente Joseph Desiré Mobutu, resolveu cortar todos os vínculos colonialistas, e começou a mudar o nome de todas as cidades, ruas, praças, enfim, tudo que tivesse nome estrangeiro, a começar por ele mesmo, que passou a se chamar Mobutu Sese Seko. A Republique Democratique du Congo, mudou para Zaire. Comecei a ver as coisas mal paradas.

A situação estava nesse pé, quando fui para a viagem ao Kivu, e em Goma, fiz amizade com o Cônsul Geral da França lá, e durante um jantar ele me confidenciou o que iria acontecer no Congo, perdão, no Zaire, e fiquei arrepiado com o que ouvi, pois iria mexer diretamente em nosso bolso, e eventualmente com nossa vida, pois a segurança iria passar a ser insegurança...

Torna-se necessária uma pequena explicação, pois segundo meu contrato de trabalho, meu pagamento era dividido em 75% depositados na Bélgica em francos belgas, e 25% em dinheiro local, mais que suficiente para nossas despesas, pois tinha toda a assistência da firma, no que diz respeito a despesas médicas, farmacêuticas, odontológicas, e também moradia.

Bem, segundo meu amigo Jules, a coisa a partir de 1972 iria mudar radicalmente. Até Junho de 1972, iriam ser proibidos os depósitos de salários em contas no exterior, e o salário seria pago integralmente em zaires... Vi literalmente as coisas ficarem pretas, e resolvi que estava na hora de voltar ao Brasil. Iria aproveitar que já estava com direito a férias, e simplesmente diria Adieu Congo, perdão, Zaire.

Mas havia um problema. Como viria em férias, a firma iria pagar as passagens de ida e volta, mas se eu me demitisse dizendo que não regressaria, a viagem seria por minha conta.

Foi aí que mostrei pra eles o que é o “jeitinho brasileiro”. Vendi o carro, alegando que iria comprar um novo quando voltasse, e deixei o carro encomendado na concessionária. Quase um mês antes de minha viagem, peguei todos os objetos que queria trazer, e cuja saída não era permitida, como peças de marfim e madeira entalhada, enfiei em 8 baús de zinco, chamados de “mal-en-fer” e levei ao aeroporto para despachar como “bagagem não acompanhada”. Uma razoável quantidade de zaires foi suficiente para tornar desnecessária a revista das malas pela alfândega local, e para garantir que seriam embarcadas no mesmo avião em que eu viajaria, para que chegassem comigo ao Brasil. Os funcionários da alfândega de Kinshasa ainda estão esperando que eu leve os sapatos brasileiros que prometi para meu regresso.

Passei os últimos dias, despedindo-me dos locais, e apenas os amigos mais chegados é que souberam que não voltaria.

Dei um adeusinho para Chuttes, Ma Valée, Boulengerie du Parc Hembize, piscina da OUA, e avisei aos crocodilos do Congo que seu jantar brasileiro ficaria adiado sine die...

Senti um friozinho na barriga, quando fui chamado pela alfândega, na hora do embarque. O que eles poderiam querer? Foi apenas para me lembrar que estavam esperando pelos sapatos brasileiros. E eu disse que dentro de dois meses estaria de volta...

O garboso avião da Panam nos levou a Dacar, com escalas em Monrovia, Accra e Lagos.

Com essas escalas todas, tentem visualizar a cena. Neyde, Iara, Alexandre e Marcial, cada qual com três sacolas de mão, precisando carregar tudo em cada escala, já que nada poderia ficar no avião... As crianças quase sumiam debaixo das sacolas com seus brinquedos favoritos...

Em Dacar, ficamos algumas horas esperando a conexão com o avião da Swissair que nos traria ao Brasil. Consegui acesso ao Depósito de Cargas, e constatei que meus amigos da alfândega congolesa, perdão, zairoise, haviam cumprido sua palavra. Lá estavam meus queridos baús, que seguiriam para o Brasil no mesmo avião.

Quando o avião decolou, dei uma última olhada para a África, e mentalmente mandei um adeus a todos os amigos que lá havia deixado. Senti um nozinho na garganta, e meu filho viu aquela lágrima furtiva, e chorou junto.

Havia sido uma bela aventura, foram anos em que pude reavaliar todos meus conceitos de vida.

Vi que solidariedade é o maior veiculo para se chegar à felicidade. Vi que mais do que nunca existe Alguém lá em cima que olha por nós. E como estava pertinho Dele, fechei os olhos, e agradeci por toda ajuda que me deu lá, e que não foi pouca.

E deixo por conta da imaginação de quem quiser, a emoção que senti ao sobrevoar o Rio de Janeiro, ao passar pertinho do Cristo Redentor, ao pisar em território brasileiro, e, suprema glória, tomar um guaraná gelado...

Assim foi a grande aventura da minha vida. Claro que tive que me segurar para manter minha decisão de não regressar, pois quando devolvi as passagens de retorno para a firma em Kinshasa, avisando que não voltaria, por “questões de saúde”, eles devolveram as passagens, com uma bela gratificação, e um novo contrato de trabalho em excelentes condições. Ocorre que eles não sabiam que eu sabia da grande modificação que ia acontecer. Então, fiquei com a gratificação, e tornei a devolver as passagens e o contrato avisando que minha decisão infelizmente, era irrevogável.

Pensei que seria capitulo encerrado em minha vida, pois sequer imaginava que um dia iria escrever minha história africana.

E agora, sinceramente, lamento não ter feito anotações do que vivi lá. Tive que buscar no cantinho da memória as lembranças do que lá passei.

UM BRASILEIRO NA ÁFRICA, relata com fidelidade o que vivi num país que se chamava Congo, mudou para Zaire, e voltou a ser Congo... Como eles estarão lá?

Caso este livro chegue às mãos de alguém que ainda lá esteja, ou que lá tenha vivido, e que chegou a conhecer o “Brasileiro do Hasson”, que receba o abraço que não consegui dar quando resolvi voltar de vez para o Brasil, com muita saudade, e boas lembranças das aventuras lá vividas. Ao escreve-las, algumas vezes tive que parar, para deixar que a saudade falasse através de algumas lágrimas que teimosamente acompanham boas recordações, principalmente os momentos vividos na convivencia dos amigos portugueses que sempre dedicaram uma amizade sincera a este brasileiro maluco...

Quem sabe um dia voltarei para rever locais, e talvez alguém que ainda lá esteja, e enquanto isso não acontece, procuro sempre fazer de cada dia,UM LINDO DIA, e às minhas queridas amizades, desejo o mesmo.

Embora não costume cair neve aqui nesta época do ano,
não custa imaginar que podemos ter um Natal Branco e sem corona...
Sonhemos, pois...
Ósculos e amplexos,
Marcial

VAMOS TER NOSSO NATAL BRANCO
Marcial Salaverry

É fato que está quase chegando o tão esperado Dia de Natal, e fica em nossa retina a imagem que desde criança sempre nos foi apresentada de um Natal com neve por toda a parte, aquele famoso Natal Branco, que jamais tivemos aqui, mas analisando bem, na verdade verdadeira, podemos ter aqui um Natal Branco...

Claro que eu sei que não temos neve aqui, mas apesar de não a termos, podemos muito bem ter um White Christmas, e vamos entender como isso será possível, e certamente fará muito bem para nossa alma, e para todos aqueles que pensarem igual...

A cor branca não simboliza a paz? Então, com muita paz no coração, poderemos ter um Natal Branco, o que seria uma bela emoção... Como conseguir ter paz no coração? Parece ser impossível, pois essa violência que campeia aí por fora, realmente complica, e assusta muito, e ainda mais chegaram coisas lá de longe para nos assustar mais ainda... Mas a verdade é que podemos fazer pelo menos a nossa parte, usando a imaginação e tendo da paz uma sensação, e usando bem nossa imaginação, poderemos imaginar que árabes e israelenses vão resolver a questão numa disputa esportiva, que poderia provar quem é o melhor, pelo menos esportivamente, que vamos vencer a covid, que, bem são tantos "ques", que deixo a cargo da imaginação de cada um, o que pode ser melhor para todos... O mesmo poderiam fazer todos os povos que se encontram em permanente estado de litigio, o que certamente irá trazer para o mundo um grande alivio, saber que inimigos que se declaram irreconciliáveis, estão pelo menos pensando em Paz... Certo que é meio utópico, mas não custa sonhar que o mesmo poderiam fazer irlandeses do norte e do sul, russos e chechenos, bósnios e sérvios, santistas e corintianos, sampaulinos e palmeirenses, vascainos e flamenguistas, colorados e gremistas, atleticanos e cruzeirenses, e vai por aí afora. Caramba, será que o bicho homem não se cansa de brigar?

Depois de usarmos bem nossa imaginação, e chegarmos à conclusão de que estamos em um "Natal Branco", então poderemos tranquilamente ouvir como "bate o sino pequenino" e "juntos eu e ela", bem como todos os demais, cada qual na melhor companhia possível e imaginária (vale tudo... não estamos usando a imaginação ?) "vamos à capela" que pode perfeitamente ser o recesso do lar e, "felizes a rezar", e a pedir ao nosso grande Amigão, que prolongue esse "Natal Branco" pelo restante do ano. Terminando, só nos resta pedir que "abençoe, Deus Menino, este nosso lar". Logicamente extensivo a todos os lares do mundo. Seria tão bom se assim fosse... E na verdade, só depende de usarmos bom senso e boa vontade para chegar lá... Pelo menos podemos fazer nossa parte, sendo lícito também esperar que todos os demais o façam, para um "Natal Branco" geral.

Amigos, desejando para todos UM LINDO DIA, acrescento meus votos de UM NATAL BRANCO PARA TODOS, com muita Luz, Paz, Amizade e principalmente Amor no coração.

Dizem que a Fé remove montanhas...
Realmente é muito importante termos Fé em nossa vida, pois é onde buscamos forças para enfrentar agruras...
Ósculos e amplexos,
Marcial


A FORÇA DA ORAÇÃO
Marcial Salaverry

Sempre é importante com Deus conversarmos...
Sempre é importante a Deus amarmos...
E na força da fé nos apoiarmos,
para nunca nos desesperarmos...
Nos momentos de dor, orar para pedir,
para que nos livre do que está a nos afligir...
Nos momentos de alegria, para agradecer,
pois Dele não podemos nos esquecer,
enquanto vida tivermos para viver...
Um simples pensamento,
representa uma oração...
Um Obrigado Amigão...
Um estender de mão,
que poderá aliviar nosso coração,
agradecendo o fato de ainda
podermos agradecer...

Marcial Salaverry
Santos 10/05/2004 ⁠