Coleção pessoal de Leivanio

201 - 220 do total de 232 pensamentos na coleção de Leivanio

Meu espírito é minha melhor companhia, minha mente a pior delas.

Se não sei nada do desconhecido... formulo uma ideia, porque o não saber é ameaçador, prefiro ter uma ideia errônea do que não ter nem isso.

Nada é fácil, se for fácil é porque limita valor, por isso esperar é tão angustiante, porque é o mais fácil. E como o ser humano busca sabotar o percurso mais longo... é mais válido esperar do que correr o risco de tentar para só assim poder sentar.

Aquele que perde o caminho, mas com coragem vai onde levam seus pés, sabe o que é ser livre.
A quem só tem palavrões por não ter como expor sua súplica, não compreende quanto prisioneiro e frágil é por não erudir.
A quem não tem ao menos um verso verdadeiro para sussurrar e só deixa escapar mentiras, não sabe o que é uma verdade em forma de lágrima.
A quem nunca ficou refém da incerteza não sabe o quão prazeroso é chegar a uma decisão.
A quem não tivera sido vítima da decepção, não compreenderá nunca a necessidade de prosseguir.
A quem jamais sofreu por alguém, não sabe o valor que alguém pode possuir.
Aos que ferem por serem feridos, nunca entenderão o valor de um perdão.
A quem segura seus laços amistosos por via da falsidade, nunca saberá o sentido de ter amigos.
A quem só age em resposta à ação do outro, jamais conseguirá surpreender.
E àqueles que buscam a realização pelo imediatismo, sentirão a fundo o preço de sua imaturidade

É até assustador, mas não há nada que não tenha um sentido ou que não venha para dar sentido!

Quando penso que as coisas passaram, o que passou-se foram as pessoas... os sentimentos continuam os mesmos, o que muda é para quem direcionamo-os. Por isso sofremos pelas mesmas coisas, pelos mesmos sentimentos, mesma desilusão e mesmas tristezas.

Pena ser tão refém de minha racionalidade, em certos momentos queria que as pulsões humanas tirassem meu fôlego para fazer dos tolos aquilo que de fato os são!

É impressionante, a cada discurso percebo o quão importante e influente a metáfora Paterna é na constituição da vida psíquica do sujeito, pois na ausência desta, a qual possa ser por via da denegação, foraclusão do Nome-do-Pai ou até mesmo pela omissão da metáfora, surgem as mazelas do inconsciente. E os danos podem ser indescritíveis!

A rotina me sufoca, a mesmice me faz pecar, ter opinião formada me estagna, prefiro sofrer com a ansiedade do amanhã do que saber que amanhã nada vai mudar. Como diz Buarque s/d, "As pessoas têm medo das mudanças... Eu tenho medo que as coisas não mudem".

E o que esperar das pessoas?
Seria de grande vália se não esperássemos nada, pois o que elas realmente são será mostrado por elas mesmas no decorrer do tempo, no entanto o que fazer com o conteúdo revelado é o que levaria-nos à uma boa resposta.

Uma vez mais ou quase ininterruptamente, muitas vezes se cai. Quantos passos sem chão, mas, em algum lugar buscamos força e nos entrelaçamos em uma forte corrente de fé e, percebemos que o vazio que nos toma é a confiança que nos falta, porém, entende-se que só basta um gesto a Deus, amá-lo e nele depositar toda a veracidade quando mesmo no impossível, a esperança se torna a graça do amanhã.

Quero mais que uma overdose de conhecimento... quero erudir minha subjetividade.

A solidão te exige pensar, deve ser por isso que os maiores pensadores foram homens e mulheres tão solitários.

Ainda estou a esperar um ser que surpreenda-me, o ser humano é tão imprevisível que qualquer ação emocional sempre o deixa nesta condição, se dessemos mais atenção ao que vem de dentro (intuição e percepção), evitariamos nos deparar com o que de fato sabemos dos outros. Isso responde as poucas vezes que me decepcionei com alguém.

Quando te vejo o mundo acalma, quando te vejo sinto que o tempo para... é como a afeição de um abraço, e creio que nas nossas vidas o que vai prevalecer é benevolente. Pois são tantas confidências, que estarão guardadas na memória pedindo a durar a vida inteira, na esperança de um dia transforma-se em uma grande história! Sem querer que sintas que possa está errado ou que amanhã tu estejas errada, são essas histórias que eram minhas e hoje são conivente a ti que me indagam a saber se um dia perderão-se nas gavetas que a vida nos deixa guardar, no entanto serão estas histórias que sempre me farão sentir o seu coração.

Mais do que necessário, as vezes é bom deixar para trás tudo que estagna-te ou atrasa-te, mudar a direção não é perder o caminho... é saber onde vai chegar, na vida pra conseguir algo é indispensável abrir mão de outros ganhos, pessoas ou/e lazer.
Certa vez escutei que o lugar onde nos encontramos hoje na vida é o lugar onde caminhamos a vida toda para estar, se é bom ou ruim... é responsabilidade e mérito nosso! Mesmo que possa voltar atrás, o caminho percorrido não apaga-se, deixa rastros e marcas! Por isso trilhe seu caminho e escolha com quem andar, lhe asseguro que isso fará uma diferença enorme em suas escolhas.

Quando o ser humano importa-se mais com a necessidade de manisfestar algo do que com o conteúdo manifesto, ele cai no erro da apelação, tornando-se fútil e vulgar.

Pensamos algumas vezes que somos superiores as nossos emoções e, outras vezes que somos tão inferiores que somos indignos de sentirmos a própria alma. Amar não é simplesmente gostar de alguém, mas é querer não gostar tanto de alguém. É tentar esquecer ao mesmo tempo em que é a lembrança mais continua. É imaginar um lugar e genuinamente sentir o outro lá. Indissoluvelmente quando o foco é não querer pensar, não querer sentir, porém, em uma simples inspiração fechamos os olhos e afiguramos as formas desse objeto de amor. Amar é querer fugir para está mais próximo, é sentir saudade mesmo estando ao lado, é querer fundi-se no outro e imaginar o impossível de ser um só.

A lógica humana não interessa-me, todos são refém de suas incertezas.

O que mais chama-me a atenção nas pessoas é o interesse manifesto para atender suas necessidades, as quais possam ser de ordem intelectual ou mesmo de tolices.