Coleção pessoal de heloisa_perpetuo

1 - 20 do total de 22 pensamentos na coleção de heloisa_perpetuo

As pessoas amam bem mais a expectativa do amor possível que o amor propriamente dito. Daí a intensidade dos impulsos bloqueados, os que estão impedidos de expansão e movimento na direção do objeto amado. Os "grandes amores" da literatura são grandes, não por serem amores, mas por serem impossíveis.
Já os grandes amores da vida real só quem sente é que sabe. A impossibilidade de dimensionar um impulso afetivo carrega de energia a fantasia. E esta se encarrega de dar dimensão ao que o exercício da relação, talvez, tirasse. Na paixão impossível só estão as projeções do que idealizamos, pretendemos ou não conseguimos viver em nosso cotidiano. Daí ser fácil entender sua força, sua obsessiva presença na cabeça dos enamorados.
É por isso, aliás, que só é musa quem é inatingível. Case-se com a sua musa e acordará com uma jararaca... Case-se com quem ama e será feliz. Quer se ver livre de uma paixão colossal? Vá viver com a pessoa objeto da paixão (observem, por favor, que não estou usando a palavra amor). Aliás, já está nos clássicos e, mesmo, antes destes, nos antigos: "A conquista enobrece e a posse avilta". Ou, como dizia Goethe: "Nas batalhas da paixão, ganha aquele que foge".
Quantas vezes as relações humanas terminam ou se interrompem sem terem esgotado o potencial de possibilidades adivinhadas, intuídas, sentidas. Aí, o que não se esgotou clama por vir à tona e, muitas vezes, ameaça ocupar (e às vezes ocupa, efetivamente) todo o "ego".
Não é por outra razão que o apaixonado é o maior dos egoístas. Ao dedicar tudo ao objeto da paixão, está é alimentando a própria necessidade, seja de sofrimento, de idealização, de felicidade ou fantasia. Entupido de impossibilidades, ele clama. E a isso muitos chamam amor. Mas amor é coisa muito diversa... Amor não clama nem reclama: amor dá.

Artur da Távola
135 compartilhamentos

Os miseráveis não têm outro remédio a não ser a esperança.

William Shakespeare
2.8 mil compartilhamentos

Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia.

William Shakespeare
3.6 mil compartilhamentos

Depois que tive filhos percebi a importancia da fé, em algo que deve ser temivel, respeitavel e ao mesmo tempo invisivel.

Heloisa Maria Perpetuo.

coisa rara:
teu espelho
tem minha cara

Millôr Fernandes
29 compartilhamentos

Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você.

Cynthia Kersey
31 mil compartilhamentos

- Para isso? - Perguntou Edward, pegando a minha mão, que descia por sua barriga. - O sexo era a chave o tempo todo? - Ele revirou os olhos. - Porque não pensei nisso? - murmurou ele com sarcasmo - Podia ter me poupado muitas discussões.

Stephenie Meyer - Livro Amanhecer
49 compartilhamentos

Nenhuma medida de tempo com você seria suficiente. Mas vamos começar com o para sempre.

Stephenie Meyer - Livro Amanhecer
142 compartilhamentos

Um sms de manhã não significa apenas “bom dia”. Significa também: Eu penso em você quando eu acordo.

Desconhecido
1.2 mil compartilhamentos

Ao mesmo valor que o homem tem a violência... A mulher tem ao amor... Tem a rosa e a feminilidade incumbindo à serenidade buscada pela paz...
Ó homens que pensam em ferir! Dar-ser o momento hereditário para que não tenha o tempo inválido sem sorrisos ou arrependimento...
Ah mulher és a esperança com o teu cheiro, teu perfume... Carregando em teu ventre a esperança da paz... Do amor para tanto acabar com a dor...

Julio Aukay

Tem dias que o meu pensamento fica muito acelerado. Tem dia que é pespctiva para o futuro. Tem dia que é retrospectiva; Quando é esta, a conclusão é sempre de que não sou "normal" parece que não sou daqui. Porque ja fiz tanta coisa que não é coisa de gente...

Heloisa Maria Perpetuo.
1 compartilhamento
Tags: heloisa perpetuo

2018, duas forças muito influentes, contribuem para a desmocratização do Brasil. As fakenews (mentiras) e os antihumanistas (conformistas do século).

Heloisa Maria Perpetuo.
1 compartilhamento
Tags: heloisa perpetuo

Max Weber, considerava o capitalismo um sistema preciso e eficiente; pena que os seres humanos são covardes e egoístas.

Heloisa Perpetuo

Atualmente o sistema social, em especial para mim que sou mulher, é sufocante; talvez sentirei-me mais livre se alienar-me. A liberdade e a vida eterna sempre será sonho da sociedade.

Heloisa Perpetuo

Sempre foi assim; se você não pode vencer o leão; aja com razão; fique longe dele ou alimente-o.

Heloisa Perpetuo

Gostaria de conseguir escrever o meu turbilhão de pensamentos. Porque quando escrevo costumo corrigir alguns.

Heloisa Maria Perpétuo
1 compartilhamento

Qualquer finalidade que não tenha a humanidade como objetivo, deve ser repensada ou exterminada.

Heloisa Maria Perpétuo
1 compartilhamento

Humildade é minha primeira força. Escola preferida é a vida. Liberdade só no pensamento. Otimismo temos que ter. Inteligência é superficial. Sabedoria é sustentável. Amor é renovável.

Heloisa Maria Perpétuo
1 compartilhamento

É impossível saber o que é ser MÃE, sem ser ou ter sido, por isso, não acredite em quem fala o que é, sem ser ou ter sido.

Heloisa Maria Perpétuo
1 compartilhamento

Onipotente, onipresente, onisciente ELE é. Quem eu sou...

Heloisa Maria Perpétuo
1 compartilhamento