Coleção pessoal de FrancisIacona

181 - 200 do total de 474 pensamentos na coleção de FrancisIacona

A fama e a riqueza dependem da inteligência para se estabilizarem.

O homem de bem que assiste a prosperidade dos maus e resolve se juntar a eles, atesta para si mesmo que nunca foi um homem de bem.

O homem de bem que assiste a prosperidade dos maus com serenidade, atesta para si mesmo e para outros que é realmente um homem de bem.

Passamos por este mundo apenas uma vez. Qualquer bem, portanto, que possamos fazer, devemos fazê-lo já. Não devemos protelar ou negligenciar, pois não passaremos por aqui nunca mais. Acreditar em outras vidas e relaxar é deixar para amanhã o que se pode fazer hoje.

O bem e o mal estão principalmente na imaginação de cada um. E é difícil delimitar onde termina um e começa o outro. E dependendo da circunstância, o bem pode ser um mal e o mal, um bem.

Eu escrevo todo dia, por compulsão. Mas agora, aos 70 anos, uma das perguntas que mais me intrigam é o que eu vou ser quando crescer.
Há em mim um velho que não sou eu.

O humor é a grande expressão, o melhor canal para dar notícia da vida, da nossa tragédia interior e exterior.

Patrão de esquerda só é bom até o dia do pagamento.

A morte é, de tudo na vida, a única coisa absolutamente insubornável.

"Quem é contra o aborto por uma questão de coerência deve ser contra a eutanásia. Acho que quem dá uma ordem aos familiares para desligar tudo, enfim, provocar a morte, é um suicida pela mão de terceiros. Quem sabe se o sofrimento antes de deixar essa vida não foi planejado por Deus ou pela própria pessoa em outras dimensões do espírito?"

Partido Político ou Quadrilha organizada?

Acho que todo ladrão é no fundo um grande mentiroso.
A mentira se nos apresenta de várias formas: por palavras, gestos, atitudes que nos ilude e nos torna vítimas do autor dela. O objetivo do ladrão é obter a nossa confiança e assaltar-nos quando menos esperamos.
No mundo sofisticado em que vivemos os ladrões não agem sozinhos.
Geralmente agem em bando a que chamamos de quadrilha.
Então temos uma quadrilha organizada. Cada elemento tem uma função a desempenhar para atingir o objetivo. Dentro dessa quadrilha encontramos desde uma simples faxineira a um gerente de uma grande empresa.
Em nossa política os partido políticos nada mais são que quadrilhas organizadas.
Nas eleições, as diversas quadrilhas, usam os meios de comunicação para iludir o povo com suas mentiras, suas promessas impossíveis de cumprir e vários outros truques. A quadrilha mais eficiente ganha a eleição. Uma vez no poder reparte todos os cargos com todos os integrantes que ajudaram a eleger o chefe de todos.
E a luta continua. Não para beneficiar o povo que exploram, mas para se manterem no poder. Mais da metade do tempo do governo é gasto em arquitetar planos para a próxima eleição. A próxima eleição para presidente da república vai acontecer em outubro do ano que vem. Podemos ler nos jornais que o ex-presidente vai sair em caravana pelo Brasil em busca de apoio à sua sucessora nas próximas
eleições. Esta por sua vez, manda chamar um governador aliado para se explicar porque deseja sair candidato a presidente pelo partido dele e coisas assim enche todo o tempo dessa gente.
E o povo, ora o povo!

"mas se ergues da justiça a clava forte,
verás que um filho teu não foge à luta,..."
Os políticos é que o digam. Estão todos prontos a dar a vida pelo Brasil! Gente admirável!

"A vaidade faz mais gente feliz do que o orgulho."
(Antoine Rivarol)

Com certeza. Para o vaidoso/a, todos que convivem com ele "são importantes" para ele, caso contrário de onde virá a lisonja? E para manter essa admiração é necessário fazer bem às
pessoas. Aliás é o que faz a diferença entre altruísmo e caridade. O altruísmo é uma falsa caridade carregada de vaidade. Para que as pessoas digam: Como ele é bom! Como ela é boazinha!

Já o orgulhoso se acha melhor que todo mundo e não sente necessidade de ninguém e se sente, arruma um jeito de parecer que não tem necessidade de determinada pessoa. E pensando dessa forma não tem motivo para fazer bem a quem quer que seja. E convivendo com ele, com certeza vai haver várias pessoas infelizes com a sua companhia, geralmente humilhadas com sua arrogância...

Sem lisonja a vaidade não se estabelece.
Sem vaidade não há bajulador.
Uma coisa alimenta a outra
A generosidade carregada de vaidade alimenta os necessitados e preguiçosos.
Quando a generosidade se despe da vaidade , a fila dos necessitados e aproveitadores diminui.

A morte é a consumação da vida.

Quem é consciente de que viver é caminhar em direção à morte, e tem a morte sempre como meta da própria vida, viverá intensamente não desperdiçando nenhum momento.

Diz-se que o melhor da festa é esperar por ela. Podemos, também, dizer que a vida, com seus momentos bons e momentos maus, é o esperar pela morte.

"O que é a vida?" perguntava o provocador.
"A vida é a expectativa da morte".

Quem pensa não casa, quem casa não pensa.

Idolatria - é tudo que escraviza o ser humano. Paixão desenfreada por dinheiro, carro, casa, time de futebol, partido político, políticos de carne e osso corruptos, jogo, bebida alcoólica, cigarro, etc. A lista de itens escravizadores do ser humano é imensa. Todos exigem do escravizado tempo e dedicação, e muitos deles prejudicam a saúde do escravizado. E pasmem! A maioria acha de chamar de idolatria a atitude daquela pessoa humilde que se ajoelha diante de uma estátua simbólica de algo maior para prestar-lhe homenagem e que só lhe traz um bem espiritual e é ao mesmo tempo uma demonstração de humildade dessa pessoa, pois orgulhosos não se prestam a tal atitude. Ela ao se levantar é livre, enquanto os outros são escravos. A idolatria é muito mais do que se imagina por aí e é um fator de infelicidade do ser humano.