Coleção pessoal de EmOutrasPalavras

41 - 60 do total de 1203 pensamentos na coleção de EmOutrasPalavras

Não existe pior desgraça que morrer sozinho.

Todo artista que dá à sua arte uma finalidade extra-artística é um infame.

A sociedade e cada meio social particular estabelece o ideal que a educação desenvolve.

Uma pessoa só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto do qual faz parte, a saber quais são suas origens e as condições de que depende.

Doce é a lembrança dos problemas quando você se encontra seguro.

Simples são as palavras da verdade.

Falseando a verdade, grande parte dos homens prefere antes parecer a ser.

A disciplina conduz ao sucesso.

Eu tenho muitos problemas em minha vida. Mas meus lábios não sabem disto. Eles sempre sorriem.

Só aquilo que somos realmente tem o verdadeiro poder de curar-nos.

Não descobrimos num doente mental nada de desconhecido ou novo. Encontramos neste doente as bases de nossa própria natureza.

Acredito que alguma parte do Eu ou da alma não está sujeita às leis do espaço e do tempo.

A cidade na Ilha da "Utopia":
"A cidade compõe-se de famílias, que constituem, como acontece na maioria das vezes, agrupamentos unidos por laços de parentesco. As moças, depois que se casam, vão viver com os maridos. Filhos e netos do sexo masculino permanecem na família e devem obediência ao parente mais velho. Se este é atingido pela senilidade, seu lugar é ocupado pelo membro da família cuja idade vem logo abaixo da sua. Para evitar que a cidade se torne muito grande ou muito pequena, estabeleceu-se por decreto que não poderá haver mais do que seis mil famílias, sem contar aquelas que vivem no campo, em torno da cidade, devendo cada família ter entre dez e dezesseis membros adultos. Não se procura controlar o número de crianças numa família e o número de adultos é controlado por meio da transferência de uma casa, onde há adultos de mais para outra onde os há de menos." Utopia -

Os sacerdotes, no entanto, podem excluir - e realmente excluem - das cerimônias de culto os indivíduos considerados excepcionalmente maus. Dificilmente outra punição poderia ser mais temida do que essa. Ser excomungado constitui uma grande desgraça e significa ser torturado pelo medo da danação. Nem mesmo seu corpo está em segurança por muito tempo pois, a menos que consiga convencer os sacerdotes de seu arrependimento, ele será preso e punido pelo senado como ímpio. (Utopia) -

Saber tratar de coisas externas sem perder a concentração interna, ser místico por dentro e ser ativo por fora; possuir toda a sabedoria intuitiva sem se derramar pela ciência analítica; poder ser intensamente produtivo sem nada reter para si; poder agir sem se perder na atividade; poder guiar outros sem os constranger - quem isso pode fazer é um sábio.

Quando o homem-ego pretende fazer mais do que o homem-Eu permite, o desequilíbrio é infalível – e o desequilíbrio é a infelicidade do homem. O homem deve, em tudo, ser universificado, agindo de dentro para fora.

(Fazer o essencial e abandonar o supérfluo)

"Só se pode encher um vaso até a borda – Nem uma gota a mais.

Não se pode aguçar uma faca,
E logo testar a sua agudeza.

Não se pode acumular ouro e pedras preciosas,
Sem ter lugar seguro para guardá-los.

Quem é rico e estimado,
Mas não conhece a sua limitação,
Atrai a sua própria desgraça.

Quem faz grandes coisas,
E delas não se envaidece,
Esse realiza o céu em si mesmo."

(Tao Te Ching, aforismo 9)

O gênio é a maior maldição com que Deus pode abençoar um homem. Deve ser sofrido com o mínimo possível de gemidos e queixumes, com uma consciência tão grande quanto possível da sua divina tristeza.

Um artista forte mata em si próprio não só o amor e a piedade, mas as próprias sementes do amor e da piedade. Torna-se desumano devido ao seu grande amor pela humanidade — esse amor que o impele a criar a arte para o homem.

A fome só se satisfaz com a comida e a fome de imortalidade da alma com a própria imortalidade. Ambas são verdadeiros instintos.