Coleção pessoal de agf

10041 - 10060 do total de 17215 pensamentos na coleção de agf

O que impede a entrega a um só vício é termos vários.

Um queria fazer de Jesus um sábio, outro, um filósofo, outro ainda, um patriota, outro, um homem de bem, outro, um moralista, outro, um santo. Não foi nada disso. Foi um encantador.

Para bem conhecer os homens, é necessário primeiramente vê-los e praticá-los de perto, e depois estudá-los e meditá-los de longe.

Uma pátria compõe-se dos mortos que a fundaram assim como dos vivos que a continuam.

Tornamo-nos no homem do uniforme que usamos.

Um líder é alguém que sabe o que quer alcançar e consegue comunicá-lo.

Que o papel fale e que a língua se cale.

Toda a dor deseja ser contemplada, ou então não será sentida.

A quem foram oferecidos em abundância, / dons com rosto amigo, / com aquele silêncio púdico, / aceita o dom que te faz.

O amor ensina-nos todas as virtudes.

As paixões são todas boas por natureza e nós apenas temos de evitar o seu mau uso e os seus excessos.

O mundo está perdido para aqueles que o querem ganhar.

A verdadeira história de um ser não está naquilo que fez, mas naquilo que pretendeu fazer.

Reconhece-se o amigo certo numa situação incerta.

Todos os homens têm coração, e cada coração tem a sua própria inclinação.

É da ignorância e da avidez que surge o mundo do erro, e as suas causas e condições existem apenas dentro da mente, em nenhum outro lugar mais.

O extremo de um grande prazer é um desgosto.

A religião é o suspiro da criança acabrunhada, o coração de um mundo sem coração, assim como também o espírito de uma época sem espírito. Ela é o ópio do povo.

Na juventude os chamados ideias orientadores da vida, mesmo os grandes projectos que excedam os de se subsistir, não fazem muita falta. Porque ser jovem é ter já tudo isso como substituto de tudo isso.

O amor é cego, a amizade fecha os olhos.