Citações sobre Brincar
Os brinquedos e brincadeiras infantis de um tempo ( carrinhos, panelinhas, bonecas, roda, amarelinha, queimada e etc...) já não cabem mais no cotidiano moderno da infância...
Estamos na era do celular , do tablet, dos jogos eletrônicos, dos robôs e etc para entreter os infantes...
A infância virou brinquedo para joguinhos de adultos ... angélicas miniaturas inocentes para demônios gigantes afamados e sedentos de pureza e de candor... um fenômeno predatório cada vez mais presente no dia a dia das criaturinhas...
Entre inocência violada , separação familiar, família conflitual, inseguranças, medos, solidão acompanhada, abandono e toda essa ansiedade coletiva que assistimos ....
O surto de problemáticas da psique , do comportamento e das relações infantis
expõe marcas indeléveis da sociedade
moderna... família... creche... escola...
cada contexto delegando responsabilidades
e culpas...
Marcas essas que , corriqueiramente, se conectam ... se alinham e se aliam ao cada vez mais precoce consumo farmacológico de ansioliticos e anti depressivos...
E frequentes consultas especializadas...onde se tenta encontrar um refúgio... uma solução... um tratamento... uma cura... um alívio... um bálsamo... para amenizar os vários distúrbios infantis ... TDAH , depressão, autismo leve entre outros...
Crianças necessitam de atenção, presença, companhia, carinho , amor, ternura, afeto ...
Crianças devem sentir-se ao seguro, protegidas e amparadas...
Crianças precisam brincar com brinquedos ...
Crianças devem viver sendo crianças na sua essência ...
Mais carinho e amor !
Mais presença e proteção!
Mais brincadeiras e brinquedos!
E menos comprimidos e gotinhas!
Menos rótulos e diagnósticos ,
que um tempo, eram de pessoas
mais vividas... idosas ...
✍©️ @MiriamDaCosta
"Os bons momentos são as brincadeiras gostosas da vida que não é de brincadeira."
Haredita Angel
06.10.25
"Quando era menino...entre as brincadeiras preferidas...uma bola chutava e a bicicleta pedalava...tempinho bom nós velhos campinhos onde a bola não rolava e as piadas desenrolavam as línguas avidas por uma boa gargalhada...amizade pura...Inocencia de criança...um tempo sem tempo de perder tempo e não sentir o tempo passar...saudade da criança que fui...da gurizada do fim de tarde esperando para brincar...viver é ser feliz...tempo que passou e não volta mais...uma tristeza combatida pelos sonhos...quando durmo ainda consigo sentir aqueles momentos...bora sonhar...voltar a ser criança...eternamente em meus sonhos."⚽️
as brincadeiras tem limites e á brincadeiras que doem , não é uma questão de levar tudo para o coração mas sim de haver coisas que não se brincam
Chega um tempo da vida em que percebemos que já não dá para viver de brincadeiras. A vida está cada vez mais difícil e agressiva. Percebe-se que desistir daquilo que provocamos não é solução, porque a vida não espera por ninguém.
A única coisa que muitas vezes não entendemos é que não estamos em competição com outras pessoas, mas sim com o tempo. E o tempo não pára, não recua e não espera.
Eu olho pro meu passado e rio. Rio porque se eu não rir das minhas próprias brincadeiras, alguém vai e provavelmente já riu. Quando eu era mais novo, o bairro não era só onde eu morava, era meu palco. E eu, humildemente, era a atração principal. Não pedi esse talento, nasci com ele.
Cada rua guarda uma memória que eu claramente ajudei a criar. A bola que sempre caía no quintal errado (coincidência nenhuma), a campainha tocada e a corrida digna de atleta olímpico, as reuniões improvisadas na calçada que terminavam em bagunça sem plano e sem motivo. Tudo extremamente organizado dentro do caos.
Eu não fazia brincadeira pequena. Se era pra aprontar, era com criatividade. Se era pra irritar, era com estilo. Os vizinhos não sabiam meu nome completo, mas sabiam exatamente quem eu era. Ícone local. Lenda urbana em construção.
O melhor é lembrar da confiança. Eu tinha certeza absoluta de que nada dava errado se ninguém fosse pego. E quase nunca éramos. Quando éramos, vinha aquele discurso interno: “relaxa, isso vai virar história”. E virou. Sempre vira.
Hoje eu crio memórias rindo das antigas. Eu exagero? Óbvio. Mas se eu não valorizar meu próprio legado, quem vai? Aquela bagunça toda virou repertório, virou risada, virou aquela frase clássica: “cara, lembra daquela vez?”. Lembro. Como esquecer?
No fim, eu não me arrependo das brincadeiras. Elas me deram histórias, cicatrizes pequenas e um ego levemente inflado. Eu não era só mais um moleque do bairro. Eu era o moleque que fez o bairro ter assunto por anos.
E sinceramente? Se um dia alguém escrever sobre aquela rua, meu nome pode não estar lá… mas minha bagunça com certeza vai estar.
— Cyrox
Ás vezes nossas percepções são tão boas, que percebemos grandes verdades em pequenas brincadeiras! #bySauloRodrigo
Eu me lembro de uma época onde as brincadeiras eram inocentes,onde existia respeito próprio e pelos outros,onde a vergonha estampava na cara e era transmitida não só nas roupas mas principalmente na forma de agir e vestir.Infelizmente hoje só sobrou a lembrança.
Uma hora a vida da gente toma um rumo onde não cabem brincadeiras, pique esconde de sentimentos já não tem efeitos as nossas verdadeiras necessidades como ser humano, como homem, como mulher... O despertar custa, é dolorido, porém é de suma relevância que venha a tona... Saiba que o tempo nao para... O coraçao não deixa de sentir, seja a dor de um sentimento vivido ou não... Se é dolorido viver um amor não correspondido.. É dramático deixar de viver por receio do resultado!
Beijos, abraços, fotos, músicas, surpresas, sorrisos, cheiros, toques, brincadeiras, tapas, enfim, tudo foi lembrando você.
Quando o amor chega tudo muda. Até as simples atitudes, simples brincadeiras e conversas que antes eram normais mudam. Não tem como negar.
Você me faz tão bem. Adoro nossas risadas, nossas brincadeiras, nossas conversas. Mais eu adoro mesmo é estar ao teu lado, pois sei que não me falta mais nada!
Poeta, Brinquedos e Brincadeiras.
Reticências complete, por fa...
a frase de am...
e as palavras que não enten...
deixe que o coração responda por vo...
Hífen é sub-ramo do separar.
Da segunda-feira à meia-noite,
separa à sangue-frio, a peça-chave
do quebra-cabeça de um pé-de-moleque.
Travessão, falante sinal.
-Eu não sirvo só para isso!
-Eu sei, meu querido!
Simples conversa - afinal -.
Crase aquela frase.
Quando vais a, craseia o A.
Mas és garota de tantos as
que tenho dúvida em qual craseiar.
Circunflêxo, chaupezinho protetor.
Não protege a vovó,mas protege o vovô.
Sem esquecer do agudo
Aquele impossível de ser mudo!
Minha amiga, língua escrita
devo a ti, o poder de brincar:
Com teus "enfeites" e (teus) brinquedos
nesses dedos do livre pensar.
(Rio,06/05/2007)
Pra ser bem sincera odeio certos tipos de liberdades e brincadeiras, algumas me soam a provocações ou até mesmo interesse onde no final se resume a uma tremenda falta de vergonha na cara.
Bom mesmo e rir sem saber doque ' rir dos sorrisos das brincadeiras rir do passado que valeu a pena do presente que difícil e do futuro que sera sempre melhor ' rir é o melhor remédio
Acho que brincadeiras, bobagens, livros, desenhos, não é coisa para criança. Disney: não é para bebe. Isso tudo, é apenas cultura, coisa que poucas pessoas, tem o prazer de ter.
As vezes temos que ver o mundo como um parque de diversao as brincadeiras sempre mudam como a gente muda com o passar do tempo...........
- Relacionados
- Frases de Vigotsky e Piaget
- Frases sobre brincadeira de criança que valorizam o brincar
- Frases sobre brincar que inspiram a levar a vida com leveza
- Brincar com os Sentimentos
- O Brincar na Infância
- Textos de brincadeira de criança para estimular o brincar
- Frases sobre brincar e sua importância na educação infantil
