Científico
Um pesquisador científico é um curioso, cheio de incertezas, que nunca estará satisfeito com o que sabe; e sabe que tudo está por construir. Já o "especialista" se julga sabedor de tudo, inclusive, do que nem a Ciência tem convicção de onde vem, onde está e para onde vai, como o autismo, por exemplo.
Formular uma ideia por meio de achismo não tem nenhuma sustentabilidade científica, a experimental é infalível.
In, Delimas das convicções
A ciência evolui com a negação. Toda teoria científica é ratificada, retificada ou derrubada por meio da crítica e da negação.
Impingir ao crítico o termo " negacionista "... é negar a própria ciência e confundir consenso com religião.
"Consenso científico" é a morte da ciência. O método científico exige a crítica constante. Portanto, negar um consenso é afirmar a ciência, jamais negá-la.
Obviamente que não é através de comprovação científica que se diz que não pode haver comprovação científica.
PASSOS DA ETAPA DE FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Num Método Científico a etapa de Formulação do Problema envolve 3 passos principais, que são:
1°. Observar e constatar;
2°. Estabelecer a relação de causa e consequência sobre o que se constatou;
3°. Elaborar a Pergunta de Partida.
Em terra de senso comum, o conhecimento científico é mesquinho... Mas a inversão do cenário traz consigo lamento e apatia.
Céu
Céu azul
Cientificamente falando...
Bem, não vou me aprofundar no assunto
Não é a cor do amor
Nem da felicidade
Uma cor neutra
Uma cor de fundo
Me afundo no assunto como as nuvens no céu
Sempre estão lá
Mas você esquece delas
Passam de relance por telas e pupilas
Não sei se sou nuvem ou céu
Se completo o ambiente
Ou se simplesmente faço parte dele
Não temos - como repetimos várias vezes - verdades científicas, mas melhores verdades, que ajudam mais ou menos a compreensão e a nossa relação com determinados fenômenos.
Quanto mais uma melhor verdade científica ajuda as pessoas a entender e lidar com determinado fenômeno, mais ela tem chance, no longo prazo, de atrair mais clientes e vice-versa.
Jesus não respondeu seus interlocutores com saber científico, mas com saber infalível. A ciência cuida do temporário - O Senhor cuida da alma eterna.
A PESQUISA CIENTÍFICA É UMA VIAGEM
.
.
“Iniciar uma Pesquisa, em qualquer campo do conhecimento humano, é partir para uma viagem instigante e desafiadora. Mas trata-se decerto de uma viagem diferente, onde já não se pode contar com um caminho preexistente que bastará ser percorrido após a decisão de partir.
.
Se qualquer viagem traz consigo uma sensação de novidade e de confronto com o desconhecido, a viagem do conhecimento depara-se adicionalmente com a inédita realidade de que o caminho da Pesquisa deve ser construído a cada momento pelo próprio pesquisador. Até mesmo a escolha do lugar a ser alcançado ou visitado não é mera questão de apontar o dedo para um ponto do mapa, pois este lugar deve ser também ele construído a partir da imaginação e da criatividade do investigador.
.
Delimitado o tema, o problema a ser investigado, ou os objetivos a serem atingidos, o pesquisador deverá em seguida produzir ou constituir os seus próprios materiais – pois não os encontrará prontos em uma agência de viagens ou em uma loja de artigos apropriados para a ocasião – e isto inclui desde os instrumentos necessários à empreitada até os modos de utilizá-los.
.
É assim que, se qualquer viagem necessita de um cuidadoso planejamento – de um roteiro que estabeleça as etapas a serem cumpridas e que administre os recursos e o tempo disponível – mais ainda a viagem da Pesquisa Científica necessitará deste instrumento de planejamento, que neste caso também será um instrumento de elaboração dos próprios materiais de que se servirá o viajante na sua aventura em busca da construção do conhecimento. Este é o papel do Projeto na Pesquisa Científica”
.
.
[BARROS, José D'Assunção. ‘O Projeto de Pesquisa em História”. Petrópolis: Editora Vozes, 2004]
A busca tecnológica da imortalidade não é um projeto científico. Ela promete o que a religião sempre prometeu — libertar-nos do destino e do acaso.
A metafísica negacionista sempre quis imperar no mundo, a razão científica é a resistência contra esse tipo de poder mentiroso.
"Nenhuma evolução científica é sustentável sem a observação sistemática, crítica e insistente da realidade".
"Os relatórios de Galileu representam o medo da Igreja frente às descobertas científicas que desafiavam a narrativa religiosa, uma tensão que levou a um debate sobre a interpretação das escrituras e a liberdade da necessária investigação científica." Dan Mena
