Ciências Sociais
A virtude social muitas vezes é um conjunto de valores criados por bolhas sociais ou atitudes da moda que se tornam hábitos. Já a virtude real está conectada à nossa essência, que preza pela busca incondicional da verdade e da justiça, gerando conflitos internos quando as imposições do mundo contradizem nossa consciência.
O silêncio não é a ausência de som, é o momento em que o ruído das mentiras sociais finalmente cessa e você é obrigado a ouvir o grito ensurdecedor da sua própria insignificância, ou, se tiver coragem, o estalar das chamas da sua própria consciência.
Eu IA acreditar em alguns vídeos e imagens que circulam nas redes sociais...
mas, o meu QI, naturalmente, não permite.
✍©️@MiriamDaCosta
POESIA NAS REDES SOCIAIS
Aproveite as redes sociais
E transmita o amor
Com boas ações
Vocês aliviam corações
A cada advento político, principalmente após o surgimento das redes sociais, uma mente inteligente cria uma nova teoria da conspiração, para manipular aqueles que não possuem bom discernimento cognitivo.
Marco Antonio Ianoni
"Assim como as árvores se livram das folhas mortas,
eu me livro dos lixos sociais que me impedem
de seguir feliz e em paz."
-Paz, a melhor das conquistas!
Haredita Angel
13.08.18
Cena digital
Nas redes sociais, a integridade perde o seu valor. Corpos não se encontram mais; a libido se desfaz, o amor pelos likes nos satisfaz.
A ilusão de pertencimento nas redes sociais barateou o palco, mas destruiu o valor da conquista.
Nas redes, o barulho é recompensado e a mediocridade é aplaudida, enquanto gênios e sábios permanecem invisíveis por optarem pelo silêncio.
Indenização ao Bom Senso
Há dias em que abrir as redes sociais equivale a atravessar um mercado onde todos gritam ao mesmo tempo, mas poucos têm algo a dizer.
A sensação não é apenas de cansaço, é também de agressão sutil.
Como se a nossa cognição fosse diariamente submetida a um teste de resistência.
Diante das parvoíces que se multiplicam
com a velocidade da fibra ótica... surge a pergunta quase irônica:
Deveria existir uma lei de indenização ao bom senso?!...
Um mecanismo jurídico que compensasse os danos morais causados por opiniões rasas, desinformação reiterada e certezas infladas pela ignorância performática?!...
A proposta pode soar autoritária à primeira vista... e talvez seja....
afinal, em uma democracia, a liberdade de expressão é cláusula essencial.
A Constituição Federal de 1988 protege o direito de manifestar pensamentos, inclusive os equivocados, os imprecisos, os tolos e até os absurdos.
O Estado não pode ( e nem deve!) tornar-se árbitro do que é inteligente e do que é absurdamente tolo.
E viva essa liberdade que nos abre ao conhecimento geral e ao mesmo tempo nos
algema à suportação da parvoíce generalizada...
No entanto, há uma diferença entre liberdade de expressão e liberdade de alcance irrestrito. As redes sociais não são praças públicas neutras, na verdade são empresas privadas com algoritmos desenhados para maximizar engajamento, isso não é novidade!
Plataformas digitais como a "Meta Platforms" e o "X" operam segundo uma lógica econômica óbvia, ou seja, quanto maior a reação e o engajamento....maior o lucro.
E poucas coisas geram mais reação do que o absurdo e a mediocridade da fofoca ...
O problema não é a existência da opinião frágil,
mas sim, a sua amplificação desproporcional. A arquitetura digital privilegia o escândalo, a indignação instantânea e a polarização simplista.
O pensamento crítico e complexo, por exigir pausa e reflexão, perde espaço para a frase de efeito e o meme inflamado.
Falar em “indenização à inteligência” é, portanto, menos um projeto legislativo e mais uma metáfora ética.
Trata-se do reconhecimento de que há um desgaste cognitivo coletivo em curso.
A saturação de ruído compromete o debate público, esvazia a capacidade crítica e banaliza o erro. Fazendo o errado parecer certo... O injusto passar por justo...
Talvez a verdadeira reparação não esteja na criação de novas leis, mas no cultivo de novas posturas.
A inteligência não precisa de proteção estatal, precisa de responsabilidade individual.
Cada compartilhamento é um ato político.
Cada curtida é uma validação simbólica.
Cada silêncio também é uma escolha.
A maturidade digital exige discernimento: saber quando curtir, quando argumentar, quando ignorar e quando se retirar em silêncio... reagir com consciência a cada provocação nas redes sociais é um gesto de força, não de fraqueza.
Em tempos de campanhas pré-eleitorais devemos redobrar nossa atenção na obtenção dessa maturidade digital, né?!
O algoritmo se alimenta de indignação
e o bom senso se fortalece na contenção.
No fim, não precisamos de um tribunal para julgar a estupidez que parece reinar... Precisamos de cidadãos capazes de reconhecer que liberdade implica responsabilidade, inclusive a responsabilidade de não transformar o espaço público em palco de vaidades desinformadas.
Se houver uma indenização possível, que seja a de preservar a própria lucidez em meio ao ruído do caos.
Em tempos de excesso de voz, pensar com rigor é resistência.
Que a nossa cognição seja "indenizada" pelo nosso bom senso no almejar uma certa maturidade nessas redes sociais...
✍©️@MiriamDaCosta
Mundos ficcionais já resolveram todos os nossos problemas políticos, sociais e econômicos; só precisamos implantar.
1872 📜 "Fazer Denuncia só em Redes Sociais não é papel de Cidadão de Fato. Pode ser só Papagaiada (ao imitar Outros) e pode ser Fanfarra e/ou Covardia. Vá Denunciar ao Ministerio Público, vá!"
Quanto mais cobranças sociais você segura, mais peso terá. Quanto mais peso carrega, mais cansado você fica. Quanto mais cansado fica, menos vontade de viver você tem. E quanto menos vontade de viver... tudo ao seu redor começa a perder o sentido.
A verdade é que você não é obrigado a aceitar todas as cobranças sociais que lhe são impostas desde o momento em que nasceu. Grande parte dessas cobranças não são necessárias e apenas servem para sobrecarregar sua mente e seu corpo. A vida é sua, e somente sua. Você tem o direito de decidir o que fazer ou não fazer, sem se sentir inferior ou superior por isso.
Aceitar todas as expectativas externas sem questionar é como carregar um peso que não é seu. Por isso, é necessário parar de acreditar em mentiras que a sociedade tenta impor como verdades absolutas. Reconheça essas mentiras, questione-as, elimine-as e liberte-se delas.
Olhar para dentro de si mesmo é um passo essencial. Só assim você consegue enxergar o que realmente é verdade na sua vida e o que é apenas uma ilusão criada por padrões que não fazem sentido para você. Viver com base na realidade, e não nas cobranças externas, permite que você escolha um caminho que lhe satisfaça e que realmente faça sentido, de forma livre e verdadeira.
1871 📜"Denunciar alguém somente em Redes Sociais é como Discurso de Papa: só emociona incautos e serve pra nada prático. E pode também ser Fanfarra e Covardia!"
Não podemos dar crédito às críticas sociais. Nossa vitória é fruto de grandes esforços que compõem nossa história. Toda glória exige coragem.🕊
