Chefe e Líder
Desejo a quem desrespeita o seu líder, que, se um dia for chefe, tenha vários subordinamos iguais a si mesmo.
Tenham cuidado com uma religião na qual Cristo não é o primeiro, o líder, o chefe, o principal objeto – o verdadeiro Alpha no alfabeto de sua fé.
E o chefe mandou
O líder mandou
O líder ordenou
O líder riu
Enquanto o povo chorou
O líder lavou as mãos
Com uma ignorância sem nexo
O que querem que eu faça?
Não sou médico, exclama ao vento
O líder não liga
Se exalta
As vozes de mil
De milhões não importa
Só dando ouvidos
A quem está em sua volta
Quem o rodeia não discorda
Se discordar está fora
Em uma inércia de sabedoria
Uma arrogância profunda
Pior que não ter um capitão
É ter um capitão
Que não sabe navegar
Chefe de estado, opressor, ditador
Ou quem sabe um despreparado
Com insígnias e medalhas de louvor
Ironia, perigo ou sina
A democracia pode acabar pela democracia
Quem diria
Que fique bem claro
Não sou de esquerda
Não sou de direita
Apenas mais um brasileiro.
Líder não manda, líder serve. Pastor não determina, pastor conduz. A igreja não tem chefe, a igreja tem Cabeça – e Ele é Jesus.
O chefe culpa a equipe pelo erro; o gestor identifica a causa e busca eliminá-la; o líder encoraja a equipe a achar a causa e eliminá-la;
Às vezes um líder é visto como chefe pelo simples fato de estar hierarquicamente acima do trabalhador.
Chefe “carimbeiro” lidera por assinaturas e papéis, enquanto o líder extraordinário lidera por gestão de pessoas.
A equipe é o espelho do seu líder. Para o chefe carimbeiro, equipe cartão de ponto. Para o gestor de pessoas, equipe comprometida com o resultado.
Um governante que não é líder, não consegue nem mesmo ser um chefe fraco. E jamais será um estadista, mas exalará sempre a empáfia dos ditadores sem chicote.
É fato que nem todo chefe é líder. Poderá se tornar líder, dependendo de suas ações no sentido de que o grupo atinja os objetivos.
É que liderança não se impõe, liderança se conquista. O líder é diferente do chefe. O soco na mesa não é sinônimo de autoridade O líder ensina, se dispõe e dá exemplo. Você ouve, você cuida, você corrige, e eis o respeito. O chefe exige tudo dos outros e o povo o serve por temor, e apenas na presença. O líder exige tudo de si, e o povo o serve com prazer, e o honra, inclusive na ausência. O líder é aquele que exorta sempre no particular. Ele é humilde e tem cheiro de gente. O líder é uma autoridade, mas não deve ser um autoritário. A liderança é parente da paternidade. Um líder sozinho é um líder estéril. O maior selo da liderança são seus discípulos, seus filhos.
As vezes a real diferença entre o Líder e o Chefe, está em lhe dar com pessoas submissas e insubmissas.
O líder trabalha junto com sua equipe para obter sucesso,; já o chefe apenas manda e se beneficia com o trabalho alheio para ganhar elogios de seus superiores.
Ser um Líder é algo tão genuíno que um chefe jamais entenderá sem antes perder muitos dos seus melhores funcionários que consequentemente irá diminuir o desempenho da empresa.
