Cem Sonetos de Amor de Pablo Neruda (trechos inesquecíveis do autor chileno)
Comecei amar-te (assim dizem os apaixonados). Ora, como se o amor tivesse princípio.
Deixei de amar-te (assim dizem os desapaixonados). Ora, como se o amor tivesse fim.
Não importa, amor, a distância entre nós; se estou num país e tu n' outro; nós sempre veremos a mesma lua.
Poesias são anticorpos jazentes no âmago da alma com a função de combater a falta de amor. Poeta é aquele que identifica esse tumor no mundo e munido de poesia se vê na obrigação de curá-lo.
Boas palavras são como uma dose de amor e humor. Traz vida e alegria, provoca sensação de paz profunda e revigora a alma.
Amor é como uma semente plantada no jardim, regada por gesto de carinhos, fidelidade e comprometimento. Que no seu tempo próprio germina e floresce, exalando o melhor do seu perfume chamado paixão .
Meu amor por você, foi maior do que qualquer mentira que sua mente doentia pôde ter tentado prejudicar-me.
A felicidade nunca foge, ela permite um hiato para você refletir o que te faz feliz. Se é teu amor que te faz feliz, com ele não te faltará nada. Apenas seja você para ele e deixe ele ser de você.
o amor é essencial, deixai a voz do coração fazer-se ouvir...ninguém pode mandar o sol parar, assim como impossível é, dizer ao coração que oculte o que sente.
Não poupes no amor, só porque um dia alguém desperdiçou o teu. Poupa antes na distância que te separa do meu.
Para quem sofre por amor sugiro ler nas folhas do tempo a história de uma vida, a história da flor. Desabrocha impetuosa perfumando até quem não deseja, enfeitando a vida, colorindo a natureza. Alegrando o campo,inspirando versos e sugerindo temas aos cantos. Depois do tempo, pequeno, curto ou lento. Ela vai murchando sem aparente razão, que não seja o término do compromisso de inspirar o início, de oportunizar um empurrãozinho na vida de quem caminha sem ter destino, sem ter razão e, que no perfume, na cor e na forma da flor, descobriu um motivo para a paixão, despertando vida, disparando o coração. Este é o segredo da flor. e, quem pensa que ela abandona a missão, é só deixar passar outro tempo, tratando bem as raízes, que são os motivos do disparo do teu coração. E descobrirá que em cada primavera da vida, ao cruzar no caminho daquela flor, em sonho, pensamento ou momento, sentirá o mesmo perfume que faz reviver, que faz renascer um novo botão, uma velha lembrança, uma nova razão para este inspirado e eterno amor.
O amor verdadeiro acontece quando a gente para de esperar alguém para amar e desenvolve amor próprio. Quando a gente se valoriza. Quando a gente para de depositar a responsabilidade de ser feliz nas mãos de outro alguém. Quando a gente está tão bem consigo mesmo que isso se reflete. Quando a gente aprende a aceitar que as pessoas tem defeitos e nós também, e que se não soubermos filtrar quais desses defeitos alheios vale a pena suportar permaneceremos sozinhos.
Nada é pior para o amor do que a carência. Por culpa dela, quando ele chega, um impostor já está presente!
No meu diário foram linhas fies amorosas e benignas perfeitas e plena de amor perdão e reconciliação ainda na ultima palavra não se viu um ponto final.
