Cem Sonetos de Amor de Pablo Neruda (trechos inesquecíveis do autor chileno)
MINHA FUTURA NAMORADA
Oh, meu amor
Venha depressa
Quero sentir teu calor
Só de imaginar meu coração acelera
Quero sentar lá fora
Apreciar contigo as estrelas e a lua
Viver contigo intensamente o agora
De forma que vivi como nunca
Vou te abraçar
No fundo de teus olhos olhar
Lentamente irei te beijar
E então saberei que para sempre irei te amar
Posso prometer
Mas preciso de você aqui
Meu desejo é te ter
Para nunca mais sozinho me sentir
Farei-te de poesia
Quero sentir teu amor
Irei te querer em minha única vida
E nos curar de toda a dor
Venha ser a minha estrela
E eu serei o teu céu
Criaremos uma constelação inteira
Tudo tão doce quanto o mel
A Deus pedirei
Nosso amor irá se unir
Em suas mãos segurarei
E com você meus caminhos quero seguir
Por favor
Venha depressa
Estou a sua espera.
Sorrindo para não chorar
Comendo Sem Parar
Distraído e Feliz Como Sabiá
Esperando O Meu Amor Chegar
Amor Nós Vamos Nos Coagregar
Na Rua De Trás No Mesmo Lugar
Leve A Bebida Que A Comida Eu Vou Levar
No Seu Colo Eu Vou Deitar,Dormindo Descansando
Deixando Minha Mente Viajar.
"Tens a beleza da flor
e o encanto do jardim,
um coração cheio de amor,
bons beijos e abraços, enfim".
Eu era a chance de um recomeço,
Mas você não quis seguir em frente...
Foi só seu antigo amor voltar
Pra você me esquecer completamente
Só fui útil quando foi conveniente
Você só me quis enquanto estava carente
Quando Te Vejo
Te vejo todo dia
Meu amor tu trazes-me alegria
Quando te vejo chorar
só me apetece balançar
Tuas lágrimas parecem
gotas de orvalho.
"Ai Quando Te Vejo"
Mil borboletas voam
na minha barriga
e já diria que te tinha
na minha
"Ai Daniela Laranjinha"
Amor Puro
Ardente e Flamejante,
Penetrantes e intensos,
Ardem como a mais forte chama,
Penetram como a mais afiada flecha,
Perfuram como a mais afiada lança,
Marcam como cicatrizes,
Agarrados a mim estão,
Agarrados no coração,
O mais puro e intenso olhar,
Inesquecível e Amável,
Estarão sempre comigo,
O amor, o mais belo e puro Amor,
O Puro amor......
Amor com sabor de fruta mordida
Se comigo tu se demorares,
irá levar somente um fio tecido de palavras,
quem sabe carregará na vista uma duna
que me mantenha entre a luz e a cor
dos teus sentidos
e como a ciência, meu amor,
eu sou eterna,
talvez, um dia...
tu superes o frescor das minhas mãos dando boa noite à tua pele,
findando todo o teu pescoço e fruto.
Se eu fosse um beija-flor,
beijaria você com muito amor, minha flor,
se eu fosse o vento, eu iria pra onde for,
mas eu voltaria pra você sempre, amor
Silêncio no rádio
Estão escrevendo mais um poema de amor.
Perdão! Silêncio no rádio
Estão escrevendo mais um poema de dor.
É um poema tão quente
Que as vezes me faz muito calor
Ou um poema tão doloroso
Que as vezes causa muita dor
Silêncio no rádio
Não quero ser seu resplendor
Silêncio no rádio não quero mais essa dor
Silêncio no rádio
Perdão se meu tema é amor!
Na prece silenciosa
desta tarde azul,
não paro de pensar
na força do destino
deste amor bonito
que há de nos unir.
O Sol dando beijos
na mata verde,
parece até contigo
que nunca sai
da minha mente.
O romance da Lua
tão aguardada
que prateando
a mata adormecida,
há de entreter-me
esta noite porque
não tenho você
para me distrair.
Tudo isso me faz
meditar as cores
da Pátria gentil
que erguidas num
dos topos do mundo,
trazem um sinal
parecido comigo;
porque em teu
peito vou ocupar
território fixo,
e jamais deixarei
que me toquem em retiro.
Amor inevitável amor,
o céu que me guia ilumina
é o mesmo que te rege,
Um luar em sua companhia
há de ser por ti concedida,
quando findar a agonia,
Amor inelutável amor,
tens nas mãos todas
as manhas e minhas defesas,
Um turbilhão de emoções
valsando na noite fria
tem feito companhia,
Amor irrepreensível amor
os meus códigos tu
muito bem os domina,
Um aroma de cravo-da-índia
espargido pela casa
relembra uma perfumaria,
Amor inevitável amor
as minhas diabruras
sempre te divertem,
Uma loucura de amor
simplesmente engolida
do anoitecer ao raiar do dia,
Amor inefável amor,
você que muito mais
do que pele com pele,
E como não tenho ainda
a constelação tão linda
dos teus olhos austrais
para vir me enredar
e de ti pedir sempre
mais e muito mais,
tenho as estrelas
por aqui à me alegrar
e estratégias a traçar
para estar pronta
romanticamente
para quando você chegar.
Tenho nas mãos
a sutil pérola
do teu divino amor
em oceano,
sei que sou o teu
mais audaz plano.
Nos lábios silencio
a secreta canção
que leva o teu nome,
por ti firmei acordo
com o tempo
muito além do hoje.
Como se desbrava
uma eclipse penumbral
é o quê de ti peço
num deslumbramento
total diante de uma
galáxia em espiral.
No cair desta noite
ao ouvir os sinos
só me veio uma
única sentença:
na vida o amor
é o quê compensa.
Doce Pecado
Quero teu beijo molhado, gostoso, intenso, profundo.
Teu corpo cheiroso, quente, ardente, provocante que
me enlouquece e enaltece meu desejo.
Desejo de ter Você do meu lado e que em mim você
aqueça seu corpo gelado.
Quero teu olhar no meu, meu cheiro com o seu
e nosso ato de amor fazendo meu corpo suar sobre
teu corpo que sua no meu, sentindo o prazer e o açúcar
deste doce pecado.
Mas na verdade pecado de fato não existe, basta que olhe
com olhos, olhos que olham além das vitrines.
No fundo mesmo, pecado é não ter teus lábios, com meus lábios
Sentir a sensação de deixar seu corpo arrepiado.
E na solidão de nós dois, na escuridão desta noite, imaginar
aquele teu sorriso mais escancarado a me encantar.
Na minha cama acende a chama para me queimar.
Faz nas tuas garras eu ficar, cair e não ter do que lamentar,
Afinal, com você o pecado é doce é o pecado de Amar.
Ame-me
Guie-me entre teus intrigantes relevos
Faça-me sentir teus pontos de impacto
Escravize-me; faça meu corpo teu desejo
Espete-me, cheire e chame de cravo
Leve-me aos maus caminhos
Deite-me e seja má
Castigue-me! Mas com carinhos
Ame-me e só farei te amar.
21
Ainda não consegui esquecer
A doçura ainda permanece
Não sei se é um sonho ou uma estrela
Estou vagando por esse espaço tempo
Com um único rumo até você
Eu acho que estou tonta
O labirinto que existia entre nós está quebrando
Eu não aguento isso
Tem uma sensação tão doce
Como a primeira e esquisita conversa que tivemos
É muito amargo e dolorido
Vou mantê-lo bem diante aos meus olhos
E te apreciar assim como uma rosa
Eu estou com esse sentimento ardoroso dentro de mim
E já não consigo respirar
Quero conhecer seu coração, garoto
Ainda estou vagando por memórias
Quando fecho meus olhos, só penso em você
Se eu adormecer, me lembro do tempo que passamos juntos
Você é como minha melodia favorita
Estou sonhando acordada
E eu amo o sonho que você faz se tornar realidade
Eu amo esse espaço temo
Eu amo você
20
Se eu te contar uma história,
Você irá me achar maluca?
É sobre uma estrelak
Que no 'brão da noite caiu
Ela era pequena e solitária
Mas quando a noite piscou, ela parou de brilhar
Quem diria, esse amor ocorreu derrepente
Com a irônia do destino
É doce como mel
Algo meio louco aconteceu comigo
Como se fosse uma mentira
O que aconteceu?
Você era uma das estrelas brilhantes
E agora está quase em meus braços
Garoto, o que está acontecendo?
Eu não quero acreditar
Mas é amor
Isso se tornou realidade?
Desde quando viramos um clichê de filmes?
É como passar a linha do universo até chegar em você
É tão engraçado
Nós poderíamos estar bem mais separados
Mas nós estamos mais juntos que o saudável
Eu estou tão feliz, não posso evitar sorrir
Acho que me tornei um pouco estranha
Algo estranho realmente aconteceu comigo
Por que meu coração está batendo tão rápido?
Por que minhas mãos estão suando frio?
Você é como minha paixão
Brilhando tanto que não consigo tirar meus olhos
Você é o algo louco que aconteceu comigo
É como estar presa em uma mentira
Você é meu brilho de mentira
Você brilha meu coração
Você é o problema louco que aconteceu
Venha atravessar a linha do meu coração
Enquanto conversávamos senti vontade de agarrá-la, pegar na sua cintura bem forte e beijá-la com força, colocar dentro dela toda minha energia, mergulhar nossas máscaras e roupas num balde de fogo com gasolina!
E assim fizemos!
doce felina, como eu a queria!
"Alguns corações
são como água do mar,
são como ondas,
que vêm e se vão,
ou como a sensação boa
de uma canção"
