Cartas de Sofrimento para Ex Namorados
ENTRE EUS E NÓS
Melancólicos são bons em assumir a culpa. Em reconhecer suas misérias. Em compartilhar suas incapacidades.
Nossa visão realista é boa. Muito boa.
Por outro lado, melancólicos se sentem seguros em seus desertos. Não que lá seja bom, mas é bom. Não que o fato de estar lá nos faça feliz, mas faz. Estranha bipolaridade que nos define. Curioso sofrimento que nos abraça.
Suas muitas lágrimas embaçam a visão e te impedem de enxergar o óbvio, Melancólico. Onde só vemos culpa, existe o amor do Pai. A rejeição parte de você mesmo, não Dele.
Ah, Melancólicos... se enxergássemos que o mesmo Deus que nos fez assim é o Deus que criou o consolo, o conforto...
Ah, Melancólicos... se soubéssemos que há muito mais deleite nos braços do Pai do que na solidão de um quarto...
Ah, Melancólico! Você usaria sua melancolia para ver o que os outros talvez não consigam ver. Sentir o que os outros talvez não consigam sentir. Demonstrar o que eles talvez não consigam demonstrar.
Não por sermos melhores, pois mais que todos sabemos que não somos. Mas por nossa sensibilidade extrema, avassaladora, profunda, sufocante... e isso eu garanto: nenhum deles tem.
Preste atenção
Tá bom, já sei
Entendi, okay
Quem entende mais de mim do que eu mesma
Não pergunte, responda
Me puxe e tire minha atenção do que não me faz bem
Pois eu sei que você sabe o porque
Mas não quer saber
Quer ignorar o grito angustiante pedindo socorro
Não dá
Ele fica cada vez mais alto
Até que ele some
E a saudade vem
Não há volta.
Deus é eterno e imutável; pessoas, não!!!
28.03.2018
Não podemos esperar muito das pessoas, pois elas mudam muito. Um dia nos amam, outro dia nos desprezam. Veja o que aconteceu com Jesus: no domingo foi aclamado pelo povo; na sexta-feira seguinte foi condenado pelo mesmo povo. Por que comemorar este dia que chamam de Domingo de Ramos se quem levava os ramos era um povo que se revelou ingrato e traidor dias depois?!
Bem que Jesus nos ensina que, antes de sentirmos, ele sentiu primeiro. Por isso, devemos esperar em Deus e não em homens, confiar em Deus e não em homens, depender de Deus e não de homens.
É claro que isso vem do Senhor, percebemos, sentimos, quando algo vem do Senhor, mesmo que não nos seja muito agradável, pois em um determinado momento nos faz sentir plenamente realizados com bênçãos maravilhosas porque impossíveis ao homem, assim como nos faz sentir completamente privados das realizações de bênçãos desejadas pelas quais clamamos dia após dia, e não chegam. Nisto vemos o poder de Deus, pois, pelo modo como as coisas acontecem, só pode corresponder a um propósito divino para o nosso bem. Por isso, diz a palavra "agrada-te do Senhor e ele satisfará os desejos do teu coração" (Sl 37:4). Eu preciso agradar ao Senhor, eu preciso sentir prazer no Senhor. As coisas saindo do jeito que eu desejo ou as coisas não saindo do jeito que eu desejo, eu devo sentir prazer em Deus independentemente das circunstâncias. É isto! Aprender amar a Deus sob quaisquer condições. Este é o aprendizado final: eu aprendi a amar o Senhor quando tudo ia maravilhosamente bem; devo aprender a amar o Senhor da mesma forma quando as coisas não vão da mesma forma.
Concluí, portanto, que passamos pelo teste do amor a Deus quando as coisas vão bem e quando as coisas não vão tão bem assim conforme o desejo do nosso coração. Porque, na verdade, com Deus as coisas sempre estão bem, tanto que estamos vivos graças a ele, e ele não nos deixa faltar nada, a não ser a postergação da realização dos nossos desejos para uma época futura quando estivermos prontos para receber, se é que ele vai nos conceder a nossa petição, e ainda nisto o Senhor continua sendo Deus. E a única coisa que devemos fazer e sentir é continuar amando a Deus sobre todas as circunstâncias, pois é isto o que ele espera de nós, seus filhos fiéis. Amém.
A gente tem de parar com a teimosia: saber a hora de fazer e a hora de não fazer ou deixar de fazer; saber a hora de parar e a hora de agir; saber a hora de falar e saber a hora de calar, saber a hora de abraçar e saber a hora de parar de abraçar; saber a hora de dar e deixar de dar e saber a hora de receber e deixar de receber. A teimosia só causa prejuízo porque pela teimosia a gente insiste em algo que não é para ser. Nada como esperar o tempo certo das coisas, pois há um tempo determinado para cada coisa debaixo do céu (Ec 3).
Agradar-se do Senhor, portanto, equivale a:
a) Aprender a esperar o agir de Deus;
b) Aprender a esperar o tempo de Deus;
c) Aprender a fazer a vontade de Deus.
Em suma, significa sentir prazer no propósito de Deus para nossa vida.
E agora o que eu devo fazer é pedir a Deus para me ensinar a colocar em prática este aprendizado para que eu me sinta feliz em todas as situações, conforme a experiência do apóstolo Paulo que aprendeu a se contentar com muito e com pouco, a ter prazer no lucro e na perda, aprendeu a viver em todas as circunstâncias (Fp 4:11).
E quando há manifestação de Deus, as coisas são assim, sem uma resposta clara, sem um entendimento claro das coisas, permanecendo numa indefinição, em suposições, conjeturando sobre o porquê das coisas estarem como estão e desejando mudar o status quo; tudo isso, no entanto, justamente para que possamos exercitar a nossa fé, e seguir suportando as coisas pelo simples prazer da obediência a Deus, por reconhecer em tudo isso que a vontade dele é soberana. Apesar de tudo, na verdade, Deus não nos deixa sem resposta. E, podemos até não entender muito bem o que ele está falando ou fazendo, mas sabemos, temos a convicção de que tudo isso vem de Deus, e, se vem de Deus, é perfeito, mesmo que não entendamos perfeitamente visto que a nossa humanidade é tão limitada que somos incapazes de compreender perfeitamente e de enxergar claramente o mover de Deus.
Mas Deus é tão bom tão maravilhoso que nos faz perceber esta realidade, não nos deixando sem uma resposta que nos sustente por este período no qual somos privados do cumprimento de certos desejos. Precisamos reter em mente apenas uma coisa: Deus sabe o que faz e está no controle da vida de cada filho seu que o ama em espírito e em verdade. Sejamos fiéis a Deus.
A resposta do Senhor para mim:
Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração. E lhe darei, dali, as suas vinhas e o vale de Acor por porta de esperança; será ela obsequiosa como nos dias da sua mocidade e como no dia em que subiu da terra do Egito (Os 2:14,15)
No deserto eu aprendo muito de Deus, pois busco a face dele continuamente para entender o porquê das coisas, tanto na minha vida pessoal quanto na social concernente às situações externas, nacionais e internacionais. No dia em que o Senhor me livrou da escravidão do mundo e me recebeu em seus braços, voltei-me totalmente para o Senhor, olhando só para ele, sem perceber ou dar importância às coisas que percebo hoje nos seus maus servos e nos maus políticos da nossa nação. Entendo que o Senhor está me purificando diante de tudo o que está acontecendo, pois eu não tenho que ficar olhando para essa gente, para os seus maus feitos, pois não servem como exemplo para a pessoa de bem que o Senhor quer que sejamos. Devo manter os olhos fixos no Senhor sem desviar nem para a direita nem para a esquerda (Pv 4:27). Eu não tenho de ficar olhando para essas coisas. Eu tenho de permanecer olhando para Deus e ficar firme em Deus. Não importa o que andam fazendo; devo fazer a minha parte de confiar e esperar em Deus. Eu voltarei a ser como antes na minha fé, sabendo que há esperança para o meu futuro e o Senhor me dará as bençãos que eu tenho pedido, amém.
A tristeza que é usada por Deus produz o arrependimento que leva à salvação; e nisso não há motivo para alguém ficar triste. Mas as tristezas deste mundo produzem a morte (2 Co 7:10).
Lembrem do quanto vocês caíram! Arrependam-se dos seus pecados e façam o que faziam no princípio. Se não se arrependerem, eu virei e tirarei o candelabro de vocês do seu lugar. Mas vocês têm a seu favor isto: odeiam o que os nicolaítas fazem, como eu também odeio (Ap 2:5,6).
A estrada em que caminham as pessoas direitas é como a luz da aurora, que brilha cada vez mais até ser dia claro. Mas a estrada dos maus é escura como a noite; eles caem e não podem ver no que foi que tropeçaram (Pv 4:18,19).
O caminho do justo é uma luz brilhante; homens bons e honestos enxergam mais e veem mais claramente enquanto passam pela vida - desviam dos buracos nas ruas, armadilhas e precipícios onde outros caem (Pv 4:18). E as boas obras praticadas por eles garantem que nunca cairão no julgamento de Cristo (IIPe 1:10-11)! - Let God Be True.
O que anda sinceramente salvar-se-á, mas o perverso em seus caminhos cairá logo (Pv 28:18).
www.monicacampello.com.br/top10
Chama de consolo
Sentei-me à beira da cama
Um cigarro em meus lábios
O frio retraindo meus vasos
A me aquecer só o fumo e sua chama.
E como um grito no vazio, suplico
Universo, querido, por que comigo?
Bem sabes que sou fraco
Sabes que não tenho abrigo
E que deste mundo amargo, infelizmente sou mero inquilino
Por que entregas a mim este amor inimigo?
Dentre tantos pensamentos onde poderia estar
Vejo tornar-se inferno o que um dia me foi riso
Agora colmado de conformidade
Meu destino não resume-se a um altar
Se meu calor interno já não basta
Se sinto a vida deixando-me ir
Se o que acrescenta também maltrata
Ainda assim não consigo deixar partir.
Thaylla Ferreira (Sou nós)
Ela gritou tão alto
Não tinha ninguém para ajudar
A porta fechada a luz apagada
Sentada no quarto só sabia chorar
Seus olhos tinham um brilho profundo similar a solidão
Achava que o fim era a única solução
Os sonhos acordados eram pesadelos fantasiados
E não sabia quem era o culpado
E do lado só podia lamentar
Como isso aconteceu, era algo que não queria lembrar
E no cotidiano automático, nada podia aliviar
Quem saberia que ia ser assim
Não era um teste, apenas fatos reais sem fim
Podiam até contar, mas morreria antes de começar
Talvez ela encontre uma solução
Seus olhos sangravam e diminuía sua emoção
Ninguém sabe o que aconteceu
Mas tava acontecendo, sem nenhuma razão.
Ela foi embora, não me deu uma despedida nem informações do porque..
Apenas foi embora..
Tirou meu chão..
Perdi o ar..
Chorei como uma criança..
Sofri toda madrugada, lutando contra as lembranças e pensamentos da minha cabeça..
Quis fazer loucuras, planejei planos, pensei no pior querendo o melhor..
Porém nada mudou o que já era..
Então essa dor foi virando aprendizado, me dei um tempo pra por meu erros no lugar, assumi meus erros e perdôo os dela..
Hoje ainda dói quando as lembranças vem trazendo junto um mar de saudades..
Porém já lido melhor com isso..
E transformo meu antigo sofrimento..
Em desabafos..
Como este..
E agora me sinto melhor.
O que não lhe disse [Part1]
É tão estranho uma hora te sentia ali e te queria ali a meu lado
Agora já não te encontro mais e por mais que queira não quero.
Rasguei meu peito para ficar na tua vida, subi aos céus a espera de te alcançar
No fundo sempre soube que não estavas lá, mas eu queria acreditar que estarias lá me esperando, me ceguei enquanto voava para e por ti
E finalmente caí... E que tombo que eu dei.. Me despedacei
Tentei colar os cacos mas quando me olhei faltava um pedaço enorme. Senti a brisa do vazio me invadindo de novo, como já há muito não sentia, senti uma tremenda vontade de ficar ali no chão quebrada, sozinha e repetindo para mim mesma que não mereço conserto
Não foste tu que me quebraste, foi a minha idiotice que me levou alto demais e me jogou no fundo
O que não lhe disse [Part2]
Meses a fio aqui te segurando para nunca caíres, te agarrando para não fugires, foste me escapando de entre os meus finos dedos
Não sei onde te perdi ou se alguma vez te tive
O que sei é que a tua ida abriu um buraco em meu peito
Um vazio sem igual que me invade
Uma agonia tão intensa que me consome a "alma"
A dor que sufoca de saber que nunca mais te verei, que nunca mais escutarei tua voz ou lerei uma mensagem tua
A falta que sentirei das madrugadas tomando café, olhando a lua desaparecendo, o sol raiando e aquelas doces conversas contigo
A falta que sentirei das pequenas chamadas, de quando fechava os olhos escutando tua voz em meu ouvido te sentia mesmo ali do meu lado
Parece que ainda não aceitei tua ida, tua ausência
Ainda olho a caixa de entrada esperando uma mensagem tua
Ainda espero que voltes e me chames para conversar como antes
Que me fales dos teus dias, problemas, conquistas, gostos, desgostos
Mas eu sei que não irá acontecer e é isso que dói, saber que nunca mais te terei ali
Eu sei que vou conseguir superar a tua ida
Não sei quando mas sei que conseguirei, afinal já estou acostumada a isto, ser "abandonada" por quem gosto
Esquecer nunca te esquecerei..
O que não lhe disse [Part3]
Sabe aquelas madrugadas que passávamos conversando?
O tempo que "desperdiçávamos" falando?
Hoje minhas madrugadas estão vazias, solitárias e sem vontade
Hoje fico apenas deitada na cama olhando as paredes e o teto do meu quarto tentando encontrar respostas
Respostas que tu me negas, que sempre negaste ou evitaste
Respostas que por mais que eu procure eu não encontro e não entendo
Não entendo porque me mentiste, porque me deixaste acreditar
Porque me deixaste ir até ti se sabias que eu iria cair
Porque me deste asas sabendo que um dia elas se partiriam
Porque me permitiste no teu mundo se não era o que querias
Queria eu entender tudo isso ou talvez não queira
A dor que seria descobrir que és alguém que não merecia todo meu tempo, meu tempo, minha alma, minha essência
Contínuo tentando me iludir, dizendo que no fundo te importas comigo, mesmo eu sabendo que isso não é verdade
Não me engano para continuar te amando
Mas sim para não me odiar mais a mim, por ter cometido um erro tão grave de ter confiado meu coração a alguém como tu
Alguém que não se importou, que pegou meu coração e esmagou sem dó nem piedade
Tamanho é teu desprezo por mim
Ele se calou por não compreender a dor...
Por não decifrar as sílabas que saiam toscas daquela armadura.
Foi preciso uma pausa para entender aquele momento de desespero descompassado.
Foi preciso mentir a si mesmo para não sucumbir em partes despedaçadas de sofrimento.
Era noite e o dia não mais chegaria em cores ..
Seria tudo em preto e branco para sempre!
ALMA
Uma alma que só sentiu a dor aprende a se manter seguro de tudo e todos. Mas com o tempo ela só se exclui do mundo e sobrevive presa em sua mente. Se prendendo em sua mente nunca sentirá a parte doce da vida. Permita-se libertar dessa coleira que te aprisiona em seus próprios pensamentos. No início é doloroso, cada lembrança como um filme aparece, mas vale a pena sim acreditar.
Vi lá nas alturas
Eu olhei para o firmamento
É nosso Pai que está nos Céus
Acaba com todo o sofrimento
Nosso labor de cada dia
Firmado nesse mundo
Deus dá o nosso pão
E mais o Segredo Profundo
O Segredo Profundo
Desprezado pela humanidade
Não querem conhecer
O que está dentro dessa Verdade
A Verdade do Divino
Mestre Sagrado da Luz
Ensina a cada dia a Verdade
Divino Mestre Jesus
Aprendi a ler e interpretar nas entrelinhas da vida, do falado e do escrito... Pensam que me enganam com disfarces elaborados e subliminares... Você não consegue mais enganar quem um dia se formou pela Universidade da vida que apresentou sua monografia nota 10 com muita dor e lágrimas, realizou seu mestrado com muita angústia e tristeza, concluiu com excelência o Doutorado superando suas próprias indiferenças, desconfiança, fantasmas e sofrimentos.
O mal é acreditar que os otários de ontem continuam nos dias de hoje.
EXPECTATIVA
Viver além da medida nem sempre é bom.
Rápido tudo deveria acontecer e nem sempre consegue. Mente humana deseja tudo muito frenético é da minha natureza. Os neurônios passam estímulos acelerados, tudo é urgente. O inconsciente espera a qualquer modo concretizar e realizar. A vontade alheia não há como determinar, se perde o controle não há como dominar
Viver além da medida nem sempre é bom.
Projeto nos outros desejos ansiosos. Plenamente como satisfazer tantos anseios.
Relacionamentos acredito que enganam. Reagindo com revolta por sentir traição.
Buraco fundo que não é preenchido. Manipular para transcorrer na conformidade esperada não existe.
Viver além da medida não é bom.
Mudar se faz necessário para viver racionalmente. Tranquilidade falta, se vive na angustia do desespero. Aceitar e aprender a controlar é essencial para um bom senso. Libertar a alma do sofrimento e deixar de ser seu prisioneiro.
Viver além da medida é ruim. Gera frustração além das expectativas.
Cassia Guimarães
Tudo normal
Não duvide quando digo
Que tenho-te como amigo
Desde antes do sol se pôr
Juro pelo frio que nos abraça
Que desfaço essa cilada em que nos colocou
Tudo que vejo é azul e sereno
As faixas amarelas da estrada são intermináveis
Misturam-se com meus pensamentos
Eu e você
Juntos num quarto pequeno
Que sem você meus dias são nublados
Que você rouba o sol e seus raios
Que o motivo de tudo tem teus olhos amendoados
Se já fiz-te inquilino
Dei-te abrigo
Implorei atenção
Você vive mergulhado
numa realidade alternativa,
ébria e pouco habitual
Afinal,
Esse é nosso normal.
Thaylla Ferreira Cavalcante {A}
Bom, após ignorar todos os conselhos das pessoas que me rodeavam tomei como decisão ignorar o único Ser que não podia.
Não aconselharei a ninguém a tomar decisões se não for com amor. Se andas em uma vida monótona e morta, espere e anseie pelo renascer.
Direi ainda que minha pior atitude foi escolher a paz provida da fuga de uma batalha, me matei após ter perdido tudo o que me valia - Não era
dinheiro, não era bens materiais e muito menos orgulho.
Acovardado, sem um Pai e sem emoções, eu não tinha como valorizar o que passava na minha vida, não valorizei os outros que me amavam nem menos as suas atitudes mais benevolentes.
Agora terei de lidar com o estorvo de lidar comigo, carregarei um fardo amargo de todas as pessoas que magoei, pensando que eu poderia ter feito diferente, eu poderia ter tentado.
Eu nada ganhei além de amadurecimento, quem saiba a velha e boa sabedoria não me volte a ser valiosa?
Os meus dias estavam contados
Dias de angustias e dor
Por causa de uma doença que aos poucos me matou
Do egoísmo fizeram amor
Desejando vida a quem não suportava mais a dor
Eu não aguento mais
Minha alma clama por paz
Até que um dia, meu coração parou
Finalmente os médicos desligaram os equipamentos
Dando um fim ao meu sofrimento
Perto de você o mundo faz mais sentido
As sua ausência deixa-me entorpecido
O frio que deixa, chamado de saudade
Faz o tempo se igualar a eternidade
A cada passo mais perto me sinto mais vivo
A proximidade trás um sentimento massivo
Com seu sorriso na memória gravado
Me aproximo com o coração saltado
Por mais que eu não seja interessante
Falo e falo para aproveitar cada instante
Seu jeito atrapalhado fico admirando
E aos poucos em você vou me viciando
Um escritor.
Um escritor,
me disseram certa vez que para ser,
escritor,
bastava-se escrever.
Discordo.
Escritor é muito mais,
angustiante que isso.
Escritor,
é sentir o sofrimento,
a angústia,
a penumbra,
interior.
Escritor é,
transformar em arte a
mortificação,
interior.
Se sente,
se vê,
se fala,
se escreve,
se guarda em palavras.
No papel branco e no som,
das teclas,
tec.
Pai Nosso
Pai Nosso, cadê o teu céu?
Por que tanta gente aqui morre de fome?
Por que que alguns vivem o luxo de um reino?
E por que de um direito eu nem tenho metade?
Cadê, Seu Pai Nosso, onde está o meu céu?
E por que, pra comer, nem um pão tive hoje?
Em qual crime me enquadro por cumprir tal sentença?
E por que estão matando os pobres já tão ofendidos?
Cadê, então, a tal libertação?
Onde busco ajuda contra o mal?
Peço ela, a quem?
Diego Muniz
08/04/2017
@diego2muniz (instagram e twitter)
facebook.com/diegomunizpoesia
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp