Cartas de Saudade de um Amigo
Só pra constar: A saudade de você se restringe a alguns momentos dos meus dias. Momentos tipo há cinco minutos atrás. Momentos tipo agora. Momentos tipo daqui há cinco minutos. E no intervalo desses minutos. Tipo quando eu acordo, e quando eu vou dormir também. Momentos tipo quando eu olho pro celular e fico olhando sua foto no plano de fundo, ou quando toca aquela música melosinha. Momentos tipo sempre.
Quando o sol descamba lá pras bandas do poente, me vem a doce e longa saudade, dos dias vividos na infância... Um por de sol, a montanha escurecendo e as estrelas aparecendo seguidas de uma lua prateada resplandecendo nas águas do velho rio adiante. tempos bons... tempos idos que não voltam jamais.Esse tempo, já foi meu hoje! Acorde e viva agora, amanhã já será passado.
A saudade quando invade o coração e a alma da gente é como se fosse um vento cálido, calmo, forasteiro, vindo de longe e soprando indeciso, sem saber se apaga o fogo ou se mantém acesa a sua chama. Só que o que ela não sabe é que quando a chama não é pequena, quanto mais o vento sopra mais a chama inflama!
É comum associar lembranças à saudade, esta é a primeira explicação que damos para as memórias que passam em nossas mentes. Mas, devemos nos atentar. Já percebeu que só lembramos das coisas negativas? Você pode dar cem mil passos por dia e não se lembrar de nenhum, nem saber como chegou em casa, porém, nunca esqueceria um dia em que caiu na rua. As lembranças, na maioria das vezes, nos apresenta um cenário que não queremos repetir, é como ser assaltado, sempre que passar por ali você terá um sentimento ruim. Nunca se deixe enganar por suas memórias, a "saudade" é na verdade, um aviso sobre o que você deve evitar.
O amor está na falta, na saudade absurda que sentimos do sorriso torto, da textura de sua camiseta favorita, do cheiro do pescoço e do cabelo bagunçado do outro. É esquecer-se propositalmente de todas essas coisas só para se apaixonar novamente por elas no reencontro. O amor é reencontro. É uma constante mistura dolorida e gostosa de uma saudade daquilo que, muitas vezes, ainda nem aconteceu.
“Se com o tempo a dor passa e a gente se cura, porque só a saudade o tempo não é capaz de curar, de absorver e de nos livrar desta estranha sensação causada por ela, a qual gera a inquietação da alma, a dor que dói no vazio? Mas, por outro lado, às vezes é preferível mesmo sentir esta dor preenchendo o vazio, do que o vazio de não ter por quem sentir saudade!"
Hoje é o dia de um sentimento nobre; o dia da SAUDADE, um sentimento permanente desde o momento que sentimos pela primeira vez. Sentimos saudade de tudo; de alguém; de um amor; dos Pais; dos amigos; e principalmente daqueles que já se foram. Sentimos saudades da nossa infância tão lembrada que torna à lembrança em saudade permanente. Eu em particular, sinto saudade em tudo, até daqueles momentos mais insignificantes, sinto das pessoas que passaram e tiveram uma grande significância na minha vida; sinto saudades dos meus queridos Pais, sabendo que eles estão bem nesse momento; sinto saudade daquele estranho que nunca vai saber que eu existo, mas por um momento saberei a onde eles estiverem. Sinto saudade do meu futuro que ainda não chegou, mas saberei sentir saudade do meu passado, quando eu estiver por lá no meu futuro!
Gosto das pessoas que admitem seus erros, chamam a responsabilidade, falam que estão com saudade, procuram, chamam, nos fazem bem. Gosto de gente que da valor para o sorriso, que ama o que tem, que abre mão do orgulho e não finge ser, mas vive sendo o que é. Eu gosto ainda mais de quem vem e bagunça, mas ao mesmo tempo completa. De quem chega de supetão e faz morada perto da gente. Gosto daqueles que somem, mas logo reaparecem como se jamais estivesse ido. É... eu gosto muito fácil mesmo, mas não venha me pedir desculpas se tiver ainda a intenção de errar de novo, sabe, perdoar demais, cansa. Mas é assim, vamos amando e sofrendo, rindo e chorando e com alguns excessos, alguns dramas e alguns amores vamos nos completando, vamos aprendendo, vamos fazendo história, a nossa história. Por isso, pode chegar, venha para mais perto não me importo, eu até gosto. Não tema se o seu corpo é feio, se o seu sorriso é estranho ou se o seu olhar é vesguinho, pois o que encanta é uma alma bonita.
tem dias em que acordamos com a saudade estapeando nossa casa, e nos sentimos com o coração aos pedaço, querer conversar e ver quem se ama, mas a distancia e o orgulho nao permitem, até porque nao é uma escolha apenas sua de conversar com a pessoa amada, é preciso que ela também queira. hoje sonhei com você, só queria saber se estava tudo bm!
Me lembro bem quando me prometeu amor eterno. Hoje a saudade me sufoca, ver tua foto em um porta-retrato me incita a querê-la mais porque é de você quem gosto, é você quem amo. Não quero mais essa parada de orgulho, vamos voltar a ficar bem pequena, eu te abraço, te pego no colo, e digo que te amo, porque é isso que sempre senti independente de tudo.
Sente-se saudade desta Patria, deste chão, quem dela se aparta, imigrar não é fácil, deixa marcas no coração. Minha terra amada, deixo aqui minhas saudades, minhas lágrimas, e meu abraço...Penso no regresso pelas ruas da minha cidade, logo logo estarei de volta, se a vida permitir. Vou agora caminhando pela Patria que me acolheu, com saudade me despeço até a volta amor meu.
“Como vai você?!” perguntei lhe. – Estou muito bem, com alguma saudade, deixei um recado para ti dando a entender que estaria no “centro” da Cidade no dia 1º de Maio e que seria uma boa oportunidade de nos encontrarmos, mas parece que você não entendeu... - Minha cara amiga e companheira das lutas dessa longa caminhada por esse “mundão” de Deus, talvez não tenhas percebido, um aviso eu dei, “vou aproveitar o feriado para uma viagem fazer”, portanto não adianta ficar reclamando, não estando na Cidade esse “encontro” não se realizaria. “Onde foste?” - Dentro em breve farei uma narrativa explanando mais uma “peripécia”. Espero que a sua compreensão seja grande, posso dizer que senti a sua “ausência”, estou ficando mal acostumado, todos os dias quando vou ao “Recanto” leio frases e versos maravilhosos, ora são narrativas de “sonhos”, ora são lindos poemas, frases profundas, encontros e desencontros, desejos reprimidos e amores escondidos, mas tudo isso faz parte do viver. Eu tento escrever coisas bonitas e agradáveis, experiência de vida e fico um pouco “acanhado” quando leio alguns textos escritos com “maestria”, bem colocados e “confesso” que me emocionam, uns eu digo “baixinho” para mim mesmo, “esse” ela escreveu pensando em mim, outros até “penso” que são de revoltas e incompreensões, também fazem parte do viver, se tudo fosse “cor de rosa” não haveria muita graça. Portanto a todos os meus colegas só tenho que agradecer, e a você o “gata” manhosa abre os seus “olhos” se não acabas “dormindo”... Te vejo em breve !
Saudade de escrever o que penso, saudade de viver as minhas loucuras bobas, saudade de impressionar pessoas, fazer sorrir as crianças, para e viajar no canto dos pássaros, saudade de entrar no meio do mato e descobrir algo novo, me distrair com o desconhecido, me esbarrar com algum perigo, sonhar com as possibilidades, correr e acreditar no impossível, conhecer o que muitos nem sonham em se questionar, saudade de ser apenas eu..
"É bem menos doída a dor da saudade quando conscientizamos de que lá no fundinho de nós mesmos, aquele alguém que tanto amamos vive pra sempre, eternizada e que podemos trazê-la à tona em nossos pensamentos no momento em que quisermos, pois o verdadeiro amor é eterno e transcende a morte."
Eu falo com propriedade, eu sei a cor, o gosto e o cheiro de uma saudade. E é tão real que me parece um braço, natural e automático, ali, vivendo comigo, como parte de mim. Já me acostumei tanto com ela que, juntas, vemos novela, filme de terror, lemos os mais lânguidos livros de amor e, sempre nos consolamos juntas. Bom, a saudade não é de todo o mal. Ela ocupa em mim um espaço muito especial. Aquele lugar que, um dia, foi seu e que agora está perpetuado entre um vazio e eu.
Sinto que a saudade está chegando, não que venha ser uma coisa ruim, mais creio que cada um que viveu grandes momentos, irá passar por isso, saudades….Lembranças de coisas que marcaram, que te fez sentir-se bem, que por um momento você queria que voltasse para reviver novamente, mais tudo vai ficar apenas na saudade, na memória, no coração, e será sempre lembrado como uma coisa boa que irá trazer, sorrisos, risos, choros e até mesmo…saudade.
Sentirás saudade minha quando sozinho estiveres voltando para casa e não encontrar ninguém te esperando; Sentirás saudade minha quando olhar o seu lado oposto da cama e ver o quanto estás perdido, tocando apenas em meu travesseiro oco, quando o que querias mesmo era meu cheiro, meu beijo te rastejando por inteiro; Sentirás saudade minha quando o vinho acabar; Quando ficar esbarrando-se em moveis inúteis, enquanto persistir em me procurar; Sentirás saudade minha quando, na beira da madrugada, ou no cintilar da branca lua, ou no breu de toda a noite, teu corpo me relembrar, se excitar e se aborrecer; Eu sei, sentirás saudade minha, pois te pertencia de um jeito que você percebia e fingia não querer
Aos poucos, eu vou mudando de aspecto, de rotina, de cabelo, de namorado, de pensamentos, de saudades, de lembranças, de apegos... Também mudo meus desencontros por encontros, desencantos por aconchego, e impressões por certezas! Tudo pode mudar. Mas o que é realmente bom permanece. E do meu rosto, você pode ver escorrer uma lágrima, mas jamais verá se esvair um sorriso. Este é eterno.
Uma brisa suave me trás o teu cheiro, e tudo se torna saudade... me rápta com pressa os meus devaneios que correm ao encontro da tua imagem... paisagem de sonho real tão distante, não sei se distante no sonho ou na realidade... só sei que de você tudo faz falta e na falta nada mais me resta se não morrer de saudade...
A saudade bate, de momentos que nunca irão voltar, de recordações que nunca irei esquecer, de momentos que nunca irei reviver novamente, de pessoas que foram sem ao menos se despedir, mesmo de alguma forma, de toda a tristeza, daria tudo para revive-los novamente, mas saudades nunca será suficiente para que esses momentos voltem.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp