Cartas de Despedida da Namorada

Cerca de 39617 frases e pensamentos: Cartas de Despedida da Namorada

⁠É fato notório e indiscutível que através de sua prosa-poética, José Lins do Rego construiu um dos painéis mais fulgurantes de nossa literatura, ornando-a com seu realismo lírico, inclusive aferindo fortes
denuncias sociais contra a ganância dos senhores de engenho e dos usineiros, contrastando a beleza da paisagem nordestina com a dura realidade da vida rural, criando assim uma tensão literária expressiva, que contribui grandemente para a riqueza e a profundidade da história, acentuando a compreensão dos problemas sociais, da cultura, dos costumes e dos valores do Nordeste do Brasil.

Inserida por Antonio_Costta

⁠PARODIANDO UM HINO

Que braseiro que fornalha,
nem um pão nem atenção.
Por falta dágua pedi e rogo,
com um pouquinho de oração.
-
Nesse mundo sacro são
Quanta gente pé no chão
Mesmo em plena inundação
Se tu visse, se apaixonasse, mas pela arca, da salvação.
-
Minha sina me assassina
Lá do meio do sertão
Se tu-em mim morresse
Não tinha eu mais, porque sofrer, da solidão

Inserida por MeioFio

⁠Da alma mais aguerrida
Passada por muita guerra sofrida
De antemão a vida querida
Como um sopro desaparece
No melhor canto da sua ala
Aladas tais quais satélites
Na órbita de seu próprio espírito
Sempre pensando e agindo
No âmbito de sua ciência
De se conhecer melhor
Para escolher o canto
Por onde vive a passagem
Para outro mundo espiritual
Que a alma se materializa
Sem ser apenas uma imagem
Virtual
Sendo mais que penas do passado
Sendo, aí, o atual.

Inserida por MeioFio

⁠A sedução faz parte
Pense um mundo sem
Cresceríamos até o céu
E esqueceríamos do chão
Consumiríamos tudo
Os recursos se acabariam
Por pura fome ao poder.

Poder não é sedução
É uma forma de sobreviver
Ao mundo cão
A beleza está na ilusão
De ser diferente desse caos
De procurar o belo nos contornos
Que a vida possa prosperar
Em relação com a natureza
Para estarmos sempre despertos
Às cores da vida e da luz
De nos entendermos nos
Piares dos pássaros como pilares
Entre o chão e o espaço
Que o pio ocupa em nosso ser.

Inserida por MeioFio

⁠Aprecio as coisas infinitas
O murmúrio do tempo
A vida que não acaba
Nas penas que se extinguem
Nos números que o mar solapa
Do vento que lhe aflige

Aprecio as coisas pequenas
Nos interlúdios que tremem o espaço
De ondas de choque crocantes
Em outros mundos que relatam sangue
E fazem do fim uma finalidade
Fatal como o dia sem luz e só sonhos

Também existem as coisas grandes
Que chegam diluídas até nós
Para experimentarmos sem medo
Como o amor, o sol, as estrelas
A felicidade, a alegria
Em porções mágicas de sentimentos
E emoções.

Inserida por MeioFio

⁠As estrelas são importantes
em nossa vida como mapas
Não que precisemos ler sempre
E saber o nome de tantas que são
Mas com o decorrer de nossas vidas
E com as experiências das nossas histórias
Podemos olhar para os céus e vê-las brilhando
Um pouco que seja, para nossos pensamentos
E relacioná-las com as coisas importantes
Que nos cabem, como seres pensantes
Olhar para o céu é um mimo de boas ideias.
E de céus pouco poluídos.
À exemplo de nossos antepassados.

Inserida por MeioFio

⁠Tenho quatro signos astrais
O primeiro do implante de chip 14/06/1984
O segundo da retirada intrauterina do teste do pezinho 09/10/1984
O terceiro da leitura do mesmo 10/10/1984
O quarto do bendito dia que vim ao mundo 12/01/1985
Mas só acho
Sem ter para onde correr
Sem ter como enfrentar
Fico em paz com um servo subveniente.

Inserida por MeioFio

O Peso do Silêncio

Na catedral de pedra fria,
onde ecoa o som da devoção,
nasceu uma sombra sombria,
ferida aberta pela ambição.

O pastor, amado pelos seus,
guiava almas pelo caminho,
mas mãos ocultas, cheias de breus,
espreitavam em completo desalinho.

Era noite, um altar sagrado,
um visitante ao fim da missa,
com olhar vazio e passo pesado,
entrou onde a luz se avisa.

Um disparo rompeu o ar,
o rosto sereno ao chão tombou,
a fé tremeu, não pôde evitar,
e o sangue do justo ali jorrou.

O silêncio grita nos muros do templo,
a justiça caminha com passos lentos,
os nomes se perdem, mas não o exemplo,
de um homem que partiu nos ventos.

Inserida por Diocese

⁠No Trilho da Traição

Da cidade das montanhas altas,
saiu um homem ao cair da tarde,
com olhos frios, promessas falsas,
e no peito, um coração covarde.

Levaram-no ao altar,
não para prece ou oração,
mas para o destino selar,
com disparos de traição.

As velas ardiam na sacristia,
testemunhas mudas de um crime vil,
um tiro rasgou a calmaria,
e o justo tombou sob o olhar febril.

O trilho do trem acolheu o mal,
a arma lançada ao esquecimento,
e de volta às ruas de Minas Gerais,
comemoraram o triste evento.

Mas a justiça, mesmo tardia,
nasce na voz que insiste e clama,
pois a verdade jamais esfria,
e o fogo do justo não se apaga.

Inserida por Diocese

O opressor e seus cúmplices

O poder do opressor raramente está apenas em suas mãos. Ele não domina sozinho; sustenta-se nos ombros de muitos que, direta ou indiretamente, lhe dão suporte. E o que torna esse jogo perverso é que, frequentemente, entre esses ombros estão os dos próprios oprimidos.

Simone de Beauvoir, com sua lucidez, disse uma verdade incômoda: “O opressor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os próprios oprimidos.” É um soco no estômago da nossa percepção de justiça. Porque, ao repetir as mesmas estruturas que nos subjugam, acabamos, sem perceber, reforçando as correntes que nos prendem.

Essa cumplicidade pode se manifestar de várias formas. Às vezes, é o silêncio. Aquele silêncio que opta por não enfrentar, por temer as consequências. Outras vezes, é a imitação. Adotamos as regras do opressor, acreditando que, ao fazê-lo, seremos menos alvos, mais aceitos. E, em muitos casos, é o comodismo, a aceitação de que “sempre foi assim” e, portanto, não vale a pena lutar contra.

Mas o opressor não é apenas uma figura autoritária ou um sistema visível. Ele pode ser uma ideia, um hábito, um preconceito que internalizamos. Pode ser o padrão de beleza que seguimos enquanto criticamos, a desigualdade que aceitamos como natural ou o julgamento que fazemos de quem tenta escapar das regras impostas.

Os cúmplices não são vilões; são humanos, como todos nós. Agem muitas vezes por medo, por ignorância ou por cansaço. Resistir ao opressor exige esforço, e o esforço constante pode ser exaustivo. É mais fácil acreditar que a submissão é inevitável do que imaginar o risco de resistir.

Ainda assim, é preciso romper esse ciclo. Porque a força do opressor está na rede que ele tece, e cada fio dessa rede é sustentado por quem cede, por quem acredita que não tem escolha. Reconhecer a nossa participação — mesmo que involuntária — é o primeiro passo para quebrar as correntes.

Seja no discurso, na atitude ou no silêncio, precisamos nos perguntar: “Estou ajudando a perpetuar o que me oprime ou estou buscando uma saída?” Porque o opressor só é forte enquanto acreditamos que ele é invencível. E, muitas vezes, o primeiro ato de resistência começa quando um oprimido deixa de ser cúmplice e decide, finalmente, ser livre.
✍🏼Sibéle Cristina Garcia

Inserida por Sibelecristina

⁠Não a vejo por dias, mais nestes dias pego-me pensando em ti.
Não a escuto por dias, mais nestes dias sua voz tem sido canção aos meus ouvidos.
Não a abraço por dias, mais a cada brisa do vento a me tocar, sinto-me envolvido por você.
Não vejo os seus olhos neste dias, mais nos brilhos deles sigo a minha direção.
Não você não está longe, pois ao fechar os meus olhos lhe transporto aqui bem pertinho a mim.
Não é distância, tempo que me farão de ti, esquecer.
Não deixo de viver, apenas vivo cada dia pensando em você!

Inserida por MarcosFortuna1977

⁠Amanheci sem dormir
Amanheci com minhas indecisões
Amanheci com todos meus medos
Amanheci não me dei conta sol já alto
Amanhecei com questões diversas

Amanheci sem a conhecer ofereci ajuda
E de seus olhos uma lagrima percebi
Vi que suas esperanças já eram findas
Talvez sem o amanhã a você

Amanheci convicto que a ajudaria
Diante da morte eminente
Percebi que quem precisava de ajuda era eu
Vi o quanto frágil é a vida

Amanheci arrogante
Amanheci ambicioso
Amanheci soberbos nas minhas vaidades
Amanheci, pois tinha conquistas

Mais você me fez
Entardecer com vergonha dos meus medos
Da minha soberba e tudo que queria
Talvez para mostrar aos outros por pura vaidade

Entardeci percebendo que a vida é finita
Entardeci querendo dizer aos meus os quantos os amos
Entardeci percebendo que eu queria o mundo
E você apenas viver mesmo sabendo do fim eminente

(Dedico a mulher anônima que ofereci ajuda e percebi que eu que precisava de tal ajuda)

Inserida por MarcosFortuna1977

Nós, os arrogantes portadores de um complexo de ⁠inferioridade disfarçado, encontramo-nos em uma corrida sem fim contra o impossível, dilacerando nossos músculos, nossas almas e nossos corações na busca pela supremacia.

Nosso objetivo é simples: não apenas ser o melhor, mas provar que somos superiores a todos aqueles que ousaram subestimar-nos.

No entanto, é uma ironia cruel que aquele que nos motiva seja aquele que nos superou, um mero verme que agora desfila triunfante sobre nossas conquistas, roubadas impiedosamente por seu talento inato.

E assim, caímos em desgraça, perdendo não apenas nossa força e habilidade, mas também nossa capacidade de perseguir aqueles que nos ultrapassaram.

Enquanto tentamos desesperadamente alcançá-los, somos arrastados para trás, incapazes de deter nossa queda em direção ao abismo.

A vontade de agarrar aquele que nos deixou para trás queima em nós como fogo selvagem, enquanto gritamos em desespero: 'Espere por mim, merda! Me espere! Não me abandone....'

O peso de nossos anos de esforço é esmagado pelo talento desenfreado, enquanto somos arrastados para o fundo do poço, presos por correntes de ferro e afundando em um mar de desespero.

Inserida por DesoladanoPasssado

Hora, hora, parece que temos aqui mais um verme desesperado, arrastando-se em busca da atenção de alguém que já o descartou como lixo após séculos de suposta 'amizade'.

Erga-se e enfrente a verdade, pois aquele ser era apenas um entre os inúmeros insignificantes que povoam o seu mundo.

Não se rebaixe a implorar por migalhas de afeto, pois há quem valha muito mais do que essa insignificância.

E quando finalmente despertar para essa realidade, esmague com sua soberba a cabeça daquele que te abandonou, fazendo-o sentir o peso avassalador do seu novo ego e orgulho.

Sinta-se imponente diante da sua própria arrogância, pois é isso que irá te definir como o melhor.

Inserida por DesoladanoPasssado

⁠Vocação Sacerdotal

No silêncio do altar, a luz se acende,
Um chamado profundo, a alma ascende.
Entre preces e cânticos, um destino,
Sacerdote, tu és ponte, amor divino.

Com a veste branca que o coração abriga,
A missão floresce, a fé se instiga.
Na partilha do pão, na palavra do irmão,
Ecoa a verdade, pulsa o coração.

Nos caminhos da vida, a dor se faz canto,
Em cada lágrima, um amor tanto.
Guia das ovelhas, pastor da esperança,
Teus passos ressoam, a vida avança.

Aos pé da cruz, renuncias de dor,
Encontro e entrega, o maior dos amores.
Clemente e sábio, com mão que ampara,
Acompanha os perdidos, recantos e varas.

Diante do altar, a eternidade espera,
O sagrado mistério, a alma é a esfera.
É chama que arde, é fervor que condensa,
Na busca do reino, uma vida imensa.

Oh, vocação pura, luz que persiste,
Na jornada da vida, um eterno artista.
Que em cada ritual, a graça se estilize,
E a essência do ser, em amor, se eternize.

Inserida por Diocese

⁠Quem é você?
Na vida adulta qualquer atitude que venha tomar deve ser gerida por você. Sabendo disto, em primeiro lugar deve procurar saber quem é você, o que você pensa, o que você quer, o que você pode, o que você não pode, o que você faz e porque faz. Assuma isto e aja com consciência. Não se deixe ser controlado como se fosse um títere e conheça também o significado da palavra consciência, consciência é "aquilo que você pensa que os outros pensam de você". Saiba que, agindo assim portas e janelas estarão fechadas para a entrada do estresse e da depressão, desse modo viverá feliz sem aprovação de outrem.

Inserida por jota1948

⁠CHORAMOS E SORRIMOS POR ALGUMA CAUSA!

Muitas vezes sentimos vontade de chorar então devemos chorar, mas também sentimos vontade de sorrir então devemos sorrir. O choro é
uma explosão de emoções que penetra na nossa vida desde o
nascimento até a morte e é desatado por diversos estados emocionais, desde a tristeza até a felicidade. Acredita-se que, o choro possibilita o
retorno da condição de equilíbrio do ambiente interno corporal. Já o
sorriso expressa contentamento, alegria, amabilidade, aprovação, mas
pode também expressar ironia, desdém, desprezo arrogância, altivez e malicia. Nada é por acaso e nem desnecessário, tudo que vem de Deus
faz sentido e nos proporciona qualidade de vida.

Inserida por jota1948

⁠FILOSOFIA DA IMPARCIALIDADE PARTICIPATIVA

Não se prende à coisa alguma uma mente espiritualizada na consciência da real natureza, onde o estado de ataraxia se torna uma barreira que impede que as paixões afloradas tomem o tempo da atenção para o vazio existencial.

FILÓSOFO NILO DEYSON

⁠Nem mesmo chegamos à conquistar um acesso profundo que domine nossas dúvidas, querem que eu acredite em coisas escritas à mais de 2.000 anos? Me poupe.
Grande parte da escrita da história são fantasias, mesmo as do século 1, imagina as que se dizem verdade e que existem à mais de 3.000 anos quando a escrita apareceu pela 1° descoberta pela espécie humana.

⁠Homenagem as mães.


Mãe nome tão pequeno
Que só três letras contém
Mãe que nome maravilhoso
Que todos queremos bem
Quando falamos Mãe
Os anjos dizem amém.
Mãe palavra tão linda
Que significa amor
Mãe pessoa tão bendita
Que tem muito valor
Quero te dizer Mãezinha
Que te amo com fervor.
A você querida Mamãe
Eu quero homenagear
Não só neste dia especial
Mas em todos os dias que se passar
Também os que já passaram
Dizendo que nunca cansarei de te amar.
Mãezinha querida
Agradeço sempre á Deus
Entre tantos presentes que dEle ganhei
O melhor de todos Mãezinha, foram os carinhos teus
Aceite hoje e sempre
Todos os beijos meus.
Estou muito feliz
Por hoje aqui estar
E á todas as mães
Poder homenagear
E pedir sempre a Deus
Para todas abençoar.
Se hoje estou aqui
Estes versinhos dizendo
Sempre feliz,. alegre
Dessa maneira como estão vendo
A culpada é minha Mãe
Que seu carinho sempre esteve oferecendo
A todos, eu agradeço
Muito obrigada pela sua atenção
Feliz Dia das Mães
Com muito carinho, amor e emoção
E a ti querida Mãezinha
Ofereço meu coração.

Inserida por cleonice_goncalves