Carta para o Futuro Papai

Cerca de 6680 frases e pensamentos: Carta para o Futuro Papai

Não existe uma combinação de palavras que possa descrever todos os nossos momentos juntos, não há caixa de sapatos com fotos,agendas, cartões, lembranças que mostrem tudo o que passamos juntos. Bem , é sempre melhor quando estamos juntos, contar as estrelas ,contar os dias para se ver, contar pra todos o que sentimos, poder sempre contar um com o outro pra tudo , é sempre melhor quando estamos juntos.Ter a certeza que não estamos sozinhos, por maior que seja a distância, por maior que seja o tempo, nada disso importa.Quando fecho os olhos antes de dormir a primeira coisa que vejo é o teu sorriso, tem dias que tudo da errado, dias que nos deixam loucos, mas la está a Carol é só isso que eu preciso, é só ela aparecer e sorrir , minha vida harmoniza. No começo não imaginava que seria desse jeito , mesmo quando amigos, tinha dias que nem dormia direito, os dias foram passando e junto com eles os sentimentos iam aumentando , hoje tu és o que eu tenho de mais precioso.Hoje o que não consigo imaginar e não te ter do meu lado , sabe , é como um espetáculo sem seu público.

Fico pensando se tu tá triste ou feliz , se está com fome , com frio , como foi o teu dia , como foi a aula, como foi na prova, pensando em como vai ser amanhã, tentando sempre te animar, até se o Sub nick é triste la vem o Cássio (pode trocar isso guria) hehe.Isso por que te ver bem é o que mais me deixa feliz, sem frescura é sério mesmo...
Bom não quero parecer tão meloso, só quero que tudo isso se repita muitas vezes entre nós , que continuamos por mais 365 dias juntos e que eu possa dizer com a mesma sinceridade e verdade de hoje que eu te amo .

' É sempre melhor quando estamos juntos ♥

Inserida por cassirdes

Temos tudo e ao mesmo tempo nada.
Queremos tudo, mas não fazemos nada.
De certa forma achamos que tudo que temos é nosso, quando na verdade só é emprestado. No fim das contas, quando morrermos será igual a quando nascemos, nem trazendo muito menos levando e no fim, seremos nada, somente saudades e talvez lembranças.

Inserida por Pensandodemais

⁠Você sendo uma completa imbecil de novo..A vida te dar uma nova chance e o que você faz?,corre estragando tudo novamente.
Não culpe a vida por você ser tão burra ao ponto de não saber "amar".Culpe você mesma por ser tão cega ao ponto de enxergar as mentiras que sua própria mente cria... Não culpo seu coração,ele sim é o único lúcido dentro de você.

Inserida por Fargnak

Pensar durante a madrugada é bom. Se sentir triste e angustiado é inevitável, apenas relevar sua existência é fato. Mas não se desespere com pensamentos, na madrugada tentamos sair da realidade através de pensamentos, isso de fato é algo muito bom.
O futuro é incerto para muitos, reclamar da vida enquanto outros querem ter uma é um pecado, e infelizmente cometo ele todos os dias.

Inserida por Pensandodemais

Do pequeno ao grande leva
Do fraco, forte fica
Do nada, tudo tem
Do ⁠podre, ricos vem
De gente, pó se forma
Muitos querem, poucos tem
Muitos sonham, poucos o realizam
Muitos vem, muitos vão
O ciclo da vida não é em vão
Muito temos que aprender
Na estrada da vida só temos que viver
Pergunto a mim mesma, o que devo fazer?
Ser feliz é a resposta que temos que dizer.

Inserida por Pensandodemais

⁠⁠Amy,
as estrelas aqui brilham com a indiferença dos longos invernos da Rússia, mas há uma luz que falta, que não encontro neste céu imenso. sinto que troquei o calor do teu abraço pela frieza da noite, mas o vazio do meu coração ainda ecoa o teu nome.

quando olho para a vastidão branca que me cerca, sinto-me tão pequeno quanto uma folha seca, caída, levada pelos ventos que gritam entre as árvores nuas. há uma estranha beleza nesta terra fria, mas ela não pode aquecer minha alma, como tuas mãos faziam.

escrevo-te no silêncio gélido, tentando lembrar o calor do sol em teu rosto e do sorriso que me devolvia o fôlego. mas, tudo o que resta aqui é o gelo, e no fundo de cada silêncio, ouço o teu nome ressoando, como se o vento o sussurrasse ao meu ouvido.

cuida-te, Amy, e pense em mim às vezes, como penso em ti por cada estrela distante e solitária.

R.D.

Inserida por ronnyricky

⁠Amy,

por cada estrela que brilha sobre esta cidade, sinto um espinho cravar-se mais fundo em meu peito por tua ausência. as noites aqui são longas, o céu é vasto e frio, um manto escuro sobre uma terra que não me acolhe.

entre os brilhos distantes, me perco pensando em ti, como se cada estrela fosse uma palavra não dita, uma lembrança de um tempo que não volta.

o inverno russo é severo, e seu frio entra em meus ossos, como se quisesse tomar o que ainda resta de calor em mim, mas é a tua falta, Amy, que me fere mais fundo, que gela o meu coração de um modo que nem este inverno consegue. fecho os olhos e tento recordar teu rosto, teu sorriso, o som de tua voz.

são apenas sombras que dançam sob as luzes distantes. e, no entanto, essas lembranças me sustentam, me dão força, mesmo que dilacerem.

eu sigo aqui, neste lugar que parece ter esquecido o sol, onde os dias se arrastam como fantasmas e as noites me devoram. mas, em todos os instantes, é o teu nome que trago comigo, como uma chama que insisto em manter acesa, mesmo no meio da tempestade.

espero que estas palavras possam encontrar algum calor em teu coração, como um raio de luz atravessando uma janela em meio ao inverno.

com saudade,

R.D.

Inserida por ronnyricky

⁠Amy,

se ao menos soubesses ler os silêncios que deixei entre as palavras talvez visse o amor que escondi.

as noites aqui são tão frias e vastas quanto os campos de neve que se estendem ao meu redor, às vezes, parece que o vento sussurra o teu nome, como se tentasse trazer de volta a lembrança do calor que deixei para trás quando parti de teus braços.

há algo nos céus daqui, uma escuridão que engole até mesmo as estrelas, deixando só um brilho pálido, e distante, tento encontrar consolo nesses pequenos pontos de luz, mas cada um parece mais um lembrete de que estou longe de ti, de que deixei para trás o que de mais precioso havia em meu mundo, a guerra não cessa, os dias e as noites se misturam e eu escrevo como quem tenta não ser esquecido.

sinto que as palavras são frágeis demais para dizer o que há dentro de mim, mas espero que possam atravessar o gelo que nos separa, assim como o meu coração atravessa cada uma dessas noites sombrias.

entre cada linha que escrevo, deixo espaço para o que não consigo dizer, na esperança de que um dia, ao lê-las, encontres o que sempre guardei.

com ternura,

R.D.

Inserida por ronnyricky

⁠Luisa Franco M. Pimentel
Minha Querida Alma Gêmea,
Nossos destinos foram traçados de uma maneira estranha… nossa numerologia é a mesma: 2 e tudo que acontece na minha família parece de alguma maneira acontecer na sua tb.
Eu sinto a falta de vc em minha vida, ou melhor, no meu coração. Mesmo sabendo que vc já me fez sofrer, assim como eu fiz a vc tb.
É difícil assumir meus sentimentos, mas não posso ignorar isso mais, é como se Deus me cobrasse. Eu não consigo mais escrever poemas, livros… quando vc se “foi” levou minha melhor parte, a parte de mim que eu mais gostava, levou os sonhos que eu gostava de sonhar. Eu me amava quando estava com vc, eu era muito feliz. Não gosto mais de quem eu sou pq pareço uma mentira, parece que está sempre faltando uma parte “minha”
porque falta vc em minha vida. Vc é a coisa mais estranha e linda que já me aconteceu.
Meu Amor por vc nunca foi escrito com “A” minúsculo. Houve um mal entendido no meio do caminho, mas não tive nada a ver com isso, com “e-mails” que te fizeram mal. A pessoa que fez isso com você me procurou em seu nome, achei que era deboche de alguma “amiga” sua, ela sabia como me testar, irritar e eu fui Eu mesma com ela, não armei uma cilada. Ela parou quando registrei um B.O..Eu pensei que vc era hétero , me afastei porque pensei que era isso que vc quisesse, eu juro que pensei. Ninguém quer ser rejeitada. hoje percebo que foi um erro esse afastamento, mas vc nunca deixou claro o que eu deveria fazer: te amar ou te esquecer.
O que queria de mim: amor, amizade,aventura etc ? Nunca ficou claro pq tb acho que vc não sabia….se eu fosse traduzir vc, eu te traduziria como Amor, Paixão, Doçura, Feminilidade, Sensualidade, Verdade, Sexo e Poesia. Vc pra mim nunca foi só atração ou um
jogo.Eu te amo tanto que até dói no meu peito. Dizer que vc não é “nada” é mentir pra mim e eu estou cansada de mentir pra mim mesma.Eu só quis te amar porque sei o quanto vc é especial. Não sei como te procurar, não quero atrapalhar a sua vida, por isso espero seu contato caso vc queira conversar, me ver, só nós duas num date perfeito. Vc não precisa mudar sua vida por mim nem nada, eu tenho uma mente aberta, eu não quero controlar vc ou ter posse, eu quero uma história verdadeira de amor, vc é o meu conto de fadas, vc é meu tipo, quero minhas melhores rimas de volta, quero vc tatuada na minha pele com aquele cheiro que só o verão tem, afinal, o verão é um anjo. Vamos conversar? Me procura o quanto antes.
Assinado: sua Alma Gêmea

Inserida por Luisa_Franco_M_Pimen

Meu primero poema


Não entendi muito bem sobre poema o que significava
mais quando eu comecei a entender tudo começou a ficar
mais fácil, eu só quero colocar tudo que estar em meus
pensamentos esse silêncio estar me matando aos pouco,
e irei consegui a escrever tudo não aguanto mais.













Inserida por brunlais20

Quero alguém que não seja muito sério. Que seja divertido e saiba rir. Mas rir de verdade. Uma pessoa que não tenha a cara amarrada. Também não pode ser ciumento, mas tem que ter ciúme. Aquele ciuminho besta, mas que não faça cenas. Não quero alguém complicado. Quero alguém leve, com um lado colorido e que goste de beijar na chuva. E que me surpreenda.




Não é fácil amar. E não é fácil ser amado. Quem diz que tudo é muito simples, nunca sofreu.

Sabe quando alguém te magoa lá bem fundo? Te coloca no chão e ainda pisa em cima? Te humilha, te fere e te machuca? Então, foi o que você fez.

Em termos de coração, somos eternos aprendizes e eternas crianças inocentes.

Te conhecer foi a experiência mais incrível da minha vida. A situação mais constrangedora. O caso mais delicado. O romance mais proibido.

O amor não é uma receita que sempre dá certo. Ele pode desandar por mais que você use os ingredientes corretos.

O vento leva as palavras, o tempo também. Por essa razão, ainda prefiro as atitudes. Atitudes sinceras, afinal, mentiras sinceras nunca me interessaram.

Após procurar (sem sucesso) palavras bonitas para te escrever, descobri que o que existe de mais bonito para te oferecer não são palavras. E sim o que eu tenho de melhor (e pior) em mim.

One more time: Atitudes valem mais do que duas mil palavras. E alguns olhares valem mais que quinhentas declarações de amor.

Você somente me ama quando tem problemas ou precisa de ajuda? Ame sem problemas e, se eles surgirem, te ajudo, te empurro, te levo no colo, te empresto lenço de papel para enxugar as lágrimas e te deixo deitar na minha barriga. Te faço um cafuné. Mas me ame. De verdade. Não apenas fale, mas ...

Você me deixa vulnerável. E eu não gosto de me sentir assim. Mas eu gosto de gostar de você. E gosto da forma como você me fez gostar de você. E gosto de saber que você existe. E gosto de passar os dias existindo você. E gosto (mais ainda) de adormecer pensando em você. Repetição do ver ...

Quero alguém que não seja muito sério. Que seja divertido e saiba rir. Mas rir de verdade. Uma pessoa que não tenha a cara amarrada. Também não pode ser ciumento, mas tem que ter ciúme. Aquele ciuminho besta, mas que não faça cenas. Não quero alguém complicado. Quero alguém leve, com um ...

Inserida por carlinharios

Querida Jordan, essa é a história da primeira e última vez que eu me apaixonei. Pela linda, complicada, fascinante mulher que vive na minha alma. Eu tenho certeza que você vai me deixar amanhã, então vou dizer isso enquanto ainda dá tempo. Se nós estivermos juntos ou não, você sempre vai ser a mulher da minha vida. O único homem que eu vou sempre invejar, vai ser aquele que tem o seu coração. Porque eu sempre acreditarei que é meu destino ser este homem. Se nunca nos vermos de novo, e você estiver por aí andando e sentir uma certa presença do seu lado. Isso vai ser eu, te amando, onde quer que eu esteja.

Inserida por cfrutuoso

⁠"Queridos amigos do futuro - escrevo esta carta para vos alertar sobre o que está acontecendo neste século afim de que vocês possam evitar de cometer os mesmos erros do passado"... O mundo está completamente desequilibrado! Infelizmente os bons costumes ficaram de lado.Ninguém mais diz por favor,com licença, obrigado... Os idosos estão abandonados. Os jovens andam revoltados. A boa música ficou no passado. Os livros estão largados, empoeirados...Os retratos de família quebrados e jogados. As mães choram pelos filhos e seus inúmeros pecados. Os pais andam desesperados. As crianças estão com o futuro ameaçado. Nas escolas o ensino está ultrapassado. Os nossos sonhos estão sendo mutilados . Os votos nos altares estão sendo quebrados. Muitas pessoas estão se vendendo por míseros trocados. Os bons são mal falados. Os ruins são admirados. Os ricos são idolatrados. E os pobres são sempre visto como se fossem os errados. Quem fala a verdade está sendo apedrejado e crucificado.Nas ruas há pessoas transitando de olhares vazios, apagados como se fossem um bando de zumbis alucinados. A batalha do dia a dia está tão árdua que faz do cidadão comum um corajoso soldado que infelizmente luta sem proteção e desarmado numa luta covarde e suja onde ele se vê cercado por todos os lados.As leis dizem nas entrelinhas que o povo só tem mesmo é o direito de sofrer calado. Está tudo tão estranho que parece que é o universo que está girando enquanto só o mundo está parado. E para terminar só falta mesmo aparecer um político que seja honesto e honrado. - "Mas, apesar de tudo ,a fé e a esperança continuam resistindo bravamente ao nosso lado"... (Sentir-me-hei muitíssimo lisonjeado se esta carta que fora escrita no passado por este pequeno poeta que tinha dentro de sua alma um gigante acorrentado chegar em alguma mão que não a deixará de lado.)

Inserida por WendelBonatti

"...Fico pensando no que aconteceu entre a gente, aquele curto período em que estivemos juntos. Já passou alguns anos e eu não sei se tudo o que você me disse e o que você fez foi real, se foi verdadeiro, se foi do fundo de sua alma. Ah! Eu quero acreditar que foi, que pela primeira vez eu fui amado, que pela primeira vez uma garota viu o meu interior, que viu as coisas boas em que há dentro de minha carne, os meus sonhos, as minhas qualidades. E também defeitos, é claro. Por anos eu sonhava por esse nosso reencontro e te perguntar se foi real, mas independente de sua resposta, acho que não importa, pois pra mim foi real sim. Eu não vim aqui para dizer pra você voltar pra mim, mas simplesmente dizer obrigado. Obrigado por fazer eu me sentir especial, me sentir amado e finalmente eu começar a me olhar e amar a mim mesmo. Você com certeza foi o início disso. Eu sei que precisamos nos amar, mas eu não reconhecia isso em mim, nem passava pela minha cabeça e você fez eu me despertar para isso. Por isso eu digo obrigado por ser tão importante em minha vida e desculpa se fui tão lento, se fui tão cuidadoso, infelizmente eu não estava pronto, talvez nós dois não estávamos. Não sei se ainda poderemos ficar juntos, não sei se é isso que você ainda quer, talvez você tenha outros objetivos, outros caminhos que sejam longe de mim. Tudo bem, mas preciso te dizer que não importa o caminho que você escolher, não importa o quão longe seus sonhos irão te levar pra longe de mim, não importa se você constituir uma família com uma outra pessoa e acabar me esquecendo. VOCÊ SEMPRE SERÁ O MEU PRIMEIRO AMOR E EU SEMPRE VOU TE AMAR. Obrigado, apenas obrigado. Se esse for nosso adeus, tudo bem, agora eu posso caminhar em paz..."

Inserida por NeoArcadia

A vida às vezes nos reserva acontecimentos difíceis de lidar, seja na vida pessoal ou profissional. O importante é mantermos a fé e a positividade sempre. Não é fácil, confesso! Mas quanto mais ajustarmos nossa mente com coisas boas e positivas, mais fácil conseguirmos lidar com os obstáculos que encontramos em nosso caminho, não é mesmo?

Inserida por Felps

Há mulheres que desestimulam os filhos a acreditarem em fada do dente, coelhinho da páscoa, papai noel, duendes e outros personagens encantados que fazem parte do imaginário social, ainda em tenra idade, porque para elas esses seres não existem. No entanto, não só acreditam como gastam boa parte do orçamento em cremes para estrias, celulite, gel redutor e creme rejuvenescedor, fantasias que só na imaginação delas é real.

Inserida por ednafrigato

Carta para os meus avós...

Meu vovô e minha vovó...
Eu amo vocês...
Na realidade ñunca irei ter palavras suficientes para agradecer aos dois por toda sua bondade!
Mas com essa singela carta quero poder traduzir em palavras o quanto sou a grata a vocês por tudo!
Vovó nos meus momentos de aflições você também esteve ao meu lado, também me aconselhou...
Foi e é uma amiga e mãe pra mim!
Meu vovô sempre quando tinha duvidas na vida, o senhor sempre me aconselhou e me ajudou..a ti sou eternamente grata!

Tenho um enorme medo de perder vocês..., porque os amo demais...
Só quero que vocês saibam que não deixarei para amanhã o que posso dizer hoje , vocês significam muito para mim...e de uma forma simples e complexa: EU AMO VOCêS ATÉ O FIM....
(...)
:/

Uma carta que escrevi sorrindo..

Te contei meus segredos, meus gostos e meus medos.
Eis que aqui vai mais um segredo.. você me acalma a alma.
Mais um gosto.. você! Do jeitinho que é!
Mais um medo.. que isso não seja real.
As vezes pego me imaginando, como é que seria sentir o seu abraço.
Sei que ele seria apertado; que me protegeria, e que seu perfume de mim não sairia.
Você me faz tão bem que me deixa livre para ser quem eu realmente sou.
Pode parecer coisa boba; mais é que de mim tudo isso já se apossou!
Até os meus olhos sorriem quando contemplam uma foto sua. Não há como não sorrir. Não há como não sentir.
Eu nunca havia sentido isso, não dessa maneira; não assim.
Não quero pressa, nem falsas promessas. As coisas devagar se ajeitam, se encaixam, se complementam.
Mais preciso de palavras e de abraços; abraços quentes e apertados, aqueles que protegem do frio.
Sabe.. eu preciso de você!
Não quero ser precipitada, nem tão pouco parecer uma alucinada.
Sou madura o suficiente pra entender e compreender o que quero.
E o que eu quero?
Eu quero você!
:)

Carta a um novo amor / não desejado .
Meu querido … Eu não queria estar aqui hoje , muito menos amanhã , te escrevendo esta carta te confessando todos meus sentimentos . Eu lutei contra eles . Todos os dias antes de durmir quando seu sorrisso vinha ao meu encontro eu me perguntava se estava ficando louca , pois a ultima coisa que eu precisava agora , era me apaixonar novamente . Pois so eu sei o quanto doi ter o coração partido em milhões de pedaços por pessoas que te juravam amor eterno , diziam ” - Eu nunca vou te abandonar . ” ” - Vou estar com você pra sempre meu amor . ” … Será que eu sou a única que acreditou que esses ” pra sempre ” seriam pra sempre ?! … Pra ser sincera com você , eu ainda não me recuperei , ainda tenho as feridas abertas do meu ultimo amor , mas eu sei que com o tempo elas se fecham e ficaram apenas as marcas , as cicatrizes . Eu não sei ao certo o porque estou a te escrever essas palavras , pra falar a verdade eu nem ao menos sei ate quando vai durar essas palavras , talvez amanhã o meu vocabulário para com você ja seja outro bem diferente , melhor, ou pior, isso acho que vai caber mais a você decidir do que a mim . Eu estou totalmente certa do que eu quero . Eu quero muito acreditar no amor novamente , por que apesar de todo sofrimento eu ainda acredito no amor, eu ainda sou boba o suficiente pra acreditar que ele vai me fazer sorrir , vai me fazer faltar o ar , vai me fazer sentir ‘borboletas no estômago’ , vai me surpreender .. só não quero me enganar mais uma vez , não sei se suportaria ! Mas estou desposta a tentar , se no fim não der certo, pelo menos vou ter momentos bons para lenbrar , porque tudo passa , so fica as lenbranças , as lenbranças automaticamente seram nosso maior tesouro em um futuro . Eu também não quero te fazer sofrer , eu sei que você também ja deve ter sofrido por amores , eu so quero te fazer sorrir … sorrir … e que sorriso ! Eu amo o seu sorriso , ele me tras calma , me faz tão bem ! E você nem sabe ! Você também não sabe , que quando vejo você mostrando ele pra outro alguém , perco meu chão , sinto meu mundo cair , sinto como se o conto de fadas tivesse tido fim ,é , eu sinto muito ciume de você … Enfim … Entrei na jogada … To pronta pra lutar com todas as armas pra ter você amor, é, decidi ! E por aqui encerro minhas poucas palavras … Logo voltarei a te escrever .

EDUCAÇÃO:COMPETIÇÃO X COOPERAÇÃO


Jean-Jacques Rousseau, na carta a Christophe de Beaumont, escreve que a juventude jamais se extravia por sua própria conta, e que todos os seus erros decorrem do fato de ter sido mal conduzida. Em Emílio, o filósofo fala da condução do jovem, ou do adulto, ou da criança - da educação, em suma. Mas educação no sentido de um processo funcional de desenvolvimento de habilidades que proporcionem o conhecimento do que há de melhor no ser humano. Aprender a ser. Rousseau, ao tratar do "bom selvagem", chama a atenção para o fato de que, em estado primitivo, o homem tinha um estado de felicidade natural, e até de piedade, como o que se nota nos próprios animais.

Seria como um cantor que, sozinho, canta sua canção, e com ela fica feliz. Ou um dançarino, um escultor ou artesão. De repente, surge alguém que faz a mesma coisa. E as pessoas começam a dizer para o primeiro artista: "Esse fulano, que acaba de chegar, canta, dança ou esculpe melhor do que você". Assim surgem as comparações, que geram competições. E essas competições vão ter como conseqüência uma desenfreada busca pelo poder. Surge um conceito de posse. Surge a coisificação do ser humano.

A competição, sob esse prisma, não leva à evolução, mas ao desejo de destruição. Leva ao esvaziamento da espontaneidade. Porque tudo o que se quer é conseguir ser melhor do que o outro.
A educação contemporânea trabalha com essa dicotomia entre competir e cooperar. O processo de avaliação leva, muitas vezes, a uma exacerbação da competição, e o vestibular caminha na mesma direção: "Quem é o melhor? Quem sabe mais? Quem consegue vencer?" E a escola, refém desse diapasão, acaba por ensinar com acordes desafinados.

Na vida profissional, quem vale mais não é aquele que decorou mais coisas, mas o que é capaz de partilhar, de trabalhar em equipe, de desenvolver autonomia e criatividade. Quando se tenta homogeneizar o processo educativo, destrói-se a criatividade. Cada aluno é diferente e isso o torna rico, único.

Suas possibilidades não podem ser reduzidas a uma visão que compara e iguala os diferentes. Porque a simples comparação leva a uma competição desnecessária. Por essas razões é que consideramos que a autonomia deve ser a palavra. Aprender a conviver. Aprender a respeitar as diferenças, e, mais do que isso, aprender com elas. Raça superior não existe, nem gênero superior, nem etnia privilegiada. Não há cidadão de primeira ou de segunda categoria. A cidadania é para todos. Para todos os diferentes, porque iguais não há.

A educação tem de ser reinventada o tempo todo. Mas, em nenhuma hipótese, pode-se jogar fora o que já se construiu. a ceticismo e a visão distante da realidade levam a um certo descrédito da população com relação às políticas públicas de educação. E há muita coisa séria sendo realizada em diferentes Estados e municípios brasileiros.

Como exemplo, uma das políticas de inclusão social e familiar é a abertura das escolas nos fins de semana. Alunos, professores, funcionários, ex-alunos e pais de alunos se juntam para freqüentar as escolas, que oferecem atividades esportivas, culturais, de saúde e geração de renda. É um espaço de paz. Somente no Estado de São Paulo, mais de 5.800 escolas estão envolvidas no Programa Escola da Família - que, aliás, foi apresentado como modelo em diversos congressos internacionais. Trata-se de uma educação significativa, que gera conhecimento na ação. Aprender a conhecer. Aprender a fazer. O Estado de São Paulo tem sido chamado a levar suas ricas experiências em educação até Paris, Buenos Aires, Madrid, Washington, Londres, entre outros lugares do mundo mais desenvolvido. Muitos Estados brasileiros estão abrindo as escolas nos fins de semana e obtendo, como resultado, a diminuição da violência e a construção de uma escola acolhedora.
A educação é a política pública que sustenta as demais. Tem poder de melhorar a renda e diminuir a violência, de prevenir doenças e construir qualidade, de escrever o presente e preparar para o futuro. Portanto, educação é prioridade. Essa frase é uma constante no discurso de educadores, filósofos, políticos, e não encontramos quem discorde disso. Mas, do discurso à prática, há um percurso necessário a ser feito. Alguns Estados do Brasil estão trilhando esse caminho e avançando da teoria para a realização. São aqueles que investem em educação de excelência, tanto no conceito quanto na gestão.

A melhoria do ensino público está diretamente subordinada a três importantes passos, etapas que precisam ser implementadas com determinação e compromisso político. A primeira delas é universalizar o ensino, ou seja, fazer o necessário para abrir vagas para todas as crianças e jovens em idade escolar (e mesmo elevar o número de alunos inscritos em programas de alfabetização de jovens e adultos). Um grande salto foi dado na universalização da educação básica. Resta garantir a mesma oportunidade aos jovens e crianças de outras etapas do processo educativo. A segunda etapa é reduzir a evasão escolar, hoje na vergonhosa média histórica nacional de quase 20%. Em São Paulo, foi possível chegar a menos de 1 % no ensino fundamental e a menos de 5% no ensino médio, graças principalmente à adoção de uma postura mais afetiva de professores e funcionários para com os alunos. A terceira etapa, afinal, é melhorar a qualidade do ensino, com a capacitação de professores e a implantação de ações como a qualificação do currículo escolar, o aumento da jornada de aulas e, principalmente, o envolvimento da comunidade nas atividades escolares.

Mas não bastam prédios e discursos. As políticas de educação pública precisam do talento das pessoas para funcionar. Por isso os governos estaduais e municipais devem se dedicar também à gestão dos funcionários da educação pública - exigindo a participação do governo federal. Investir na capacitação de docentes, aumentar sempre que possível o número de profissionais, por meio de concursos públicos, para todos os quadros da carreira do magistério, e, antes de tudo, mostrar respeito e afeto pelos educadores e funcionários. Os profissionais respondem e a qualidade do ensino melhora.

A educação, sem dúvida, passa pelo afeto. Um tratamento digno e respeitoso aos funcionários, professores e alunos repercute de maneira positiva na relação ensino-aprendizagem. A família que se sente acolhida pela escola dos filhos participa mais. E o aluno, quando percebe que a escola é dele, que suas ações podem refletir na melhoria da escola, não abandona os estudos e ajuda a transformar o ambiente escolar. Nessa evolução, é possível construir uma escola mais eficiente, mais democrática, mais acolhedora.

Foi o que conseguimos fazer, por exemplo, em São Paulo. Resultados: nenhuma greve em toda a gestão do governador Geraldo Alckmin; nenhuma das lamentáveis filas que antes se formavam em portas de escola para que os pais conseguissem vagas para os filhos; nenhum livro faltando; nenhum aluno voltando para casa sem aula por falta de professor.

O conceito que sonhamos ver aplicado em todo o país é o da escola inclusiva e democrática, com o currículo ampliado, mantendo a criança mais tempo no ambiente escolar, e com a efetiva participação dos pais e da comunidade. Iniciativas como essas levam à diminuição efetiva no registro de ocorrências de violência em escolas. O mais importante, porém, é o resultado direto dessas iniciativas, que é o crescente número de pessoas que se sentem motivadas a voltar para a escola. E o que se comprova pelo aumento da demanda do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos. São Paulo registrou um salto impressionante de mais de 20 vezes no número de matrículas, nos últimos quatro anos. Temos hoje 800 mil jovens que voltaram para a escola. Em 1995, tínhamos 30 mil.

Para que se conseguisse a implantação do Programa Escola da Família, houve a participação mais que cidadã de três organizações: a UNESCO, o Faça Parte e o Instituto Ayrton Senna. É, seguramente, o grande modelo de sucesso na educação pública do Brasil, também porque dá oportunidade a mais de 40 mil educadores universitários bolsistas. De um lado, esses estudantes recebem bolsa-auxílio e têm os estudos custeados pelo maior programa de concessão de bolsas de estudo do país, realizado em parceria com 342 instituições particulares de ensino superior; de outro, eles contribuem com a sua comunidade e com a sua própria formação profissional e pessoal, trabalhando aos fins de semana nas escolas públicas.

A educação é processo e, como tal, não se resolve em uma ou duas gestões. A permanência dessa política fará com que esses aprendizes, com o tempo, escrevam uma história melhor. E a torcida é grande. Há centenas de ONG's, empresas privadas, voluntários que acreditam na força da parceria. E que se dispõem a conhecer a escola pública e a trabalhar com ela.

Pequenas, porém grandiosas revoluções como essas respondem à inquietação de Rousseau. Pois não há legado maior que os pais possam deixar aos filhos, e que os governos possam deixar aos cidadãos, do Que uma educação de qualidade.
E é esse fazer político, firme e concreto, que conduzirá a juventude para o caminho do bem. Os países que acreditaram nesse sonho encontram-se hoje em um patamar superior. O Brasil tem um povo criativo e trabalhador, uma marca de gentileza e de generosidade. Oxalá tenhamos, no comando, governantes com princípios e com responsabilidade. E que a memória dos incrédulos leve em conta as realizações de cada dia, de todo dia, que fazem a diferença.

Escolas públicas ou privadas. Educadores de crianças, jovens ou adultos. O caminho é o da cooperação.

Despertar o aprendiz para a necessidade da convivência, do respeito, da ética. Despertar para o equilíbrio emocional. Precisamos de educadores e educandos educados! Educados para com eles mesmos e para com os outros. Educados para com o meio ambiente, com a pó/is, a cidade em que vivem. E assim que se constrói o respeito e a competência, sem perder de vista que inteligência sem coração, na metáfora da emoção, não leva lugar nenhum.




"Em Benefício da Educação"- catálogo comemorativo dos 10 anos da Fundação Linha Direta (outubro de 2006)