Carta dos Filhos ao os Pais

Cerca de 8075 frases e pensamentos: Carta dos Filhos ao os Pais

Uma carta
Olá! mais uma vez! Gostaria de saber como está sua vida sem mim...Se está triste, se encontrou outro alguém, quem sabe...Sabe, quando você me abandonou ,não desejei morrer, nem me acabei no choro, não! Simplesmente jurei que outro igual a você não entraria mais em minha vida, agiria como bem entendesse e quando se cansasse, me deixaria só, como algo que não tivesse valor.
Você está feliz? eu espero que você esteja; Pois não quero suas lágrimas, aliás não quero mais nada de você, nem se quer sua tristeza, isso não me valeria de nada, de nada mesmo.
O que te fez pensar que poderia usar as pessoas e descartar depois? Vaidade?, satisfação pessoal? Eu realmente não entendo o que leva uma pessoa a confundir pessoas com objetos.Eu acredito ainda no amor! Não vou te dar esse privilégio de ter me tornado uma ser frio e não possuidor de sentimentos.
Que a vida possa te mostrar as coisas que verdadeiramente importam, o que vale à pena...Que ela te faça vê principalmente, as consequências de um dia ter magoado o coração de alguém.

Inserida por Ranne

⁠Carta Aberta à Minha Filha Autista Clara ❤️🧩

Minha Amada Filha,

Desde o momento em que você entrou na minha vida, soube que nosso caminho seria único e cheio de transformações. Amar você é um presente que Deus me deu, e te amar me dá forças todos os dias, mesmo diante dos desafios mais difíceis.

Há dias em que o medo me consome, e me pergunto se sou forte o suficiente para te dar tudo o que precisa. Mas cada vez que olho nos seus olhos, vejo uma luz e um amor incondicional que dissipam qualquer dúvida.

Você me ensina diariamente a cada momento que o amor verdadeiro não conhece barreiras e que, mesmo sem palavras, nossa conexão é profunda e eterna.

As dificuldades que enfrentamos juntas nos tornaram mais fortes. Cada pequeno avanço seu é uma vitória imensa para nós duas. Quando vejo você superando obstáculos, sinto um orgulho indescritível e uma alegria que não cabe no peito. Você é minha inspiração, minha força motriz, meu tudo!

A jornada com você é como a metamorfose de uma borboleta. Vivemos momentos de transformação profunda, onde o casulo dos desafios se rompe, e surgem as asas da compreensão, paciência e, sobretudo, do amor. Caminhamos juntas, passo a passo, aprendendo, crescendo e nos fortalecendo.

Quero que saiba que, independentemente das dificuldades, estarei sempre ao seu lado. Vamos continuar caminhando juntinhas, superando cada desafio e celebrando cada conquista.

Meu amor por você é infinito, incondicional e além dessa vida, e nada poderá mudar isso.

Te amo para sempre minha doce menina! ❤️

Com todo o meu amor e dedicação,
Sua Mamãe, Suka!

Inserida por sukapriscile2015

⁠Carta a um Amor Inesquecível

Nunca acreditei que um dia eu ouviria você dizendo isso. Acho que nunca passou pela minha cabeça ouvir essas frases pesadas, ainda mais vindo de você. Quando você simplesmente me olhou, no meio de uma multidão, e disse que de tantos que você poderia contar nos dedos, eu não estava incluso neles, aquilo foi como uma facada, uma faca super afiada que adentrou o meu ser e dilacerou o meu coração. Mas como eu poderia esperar menos que isso de você? Por muitas vezes corri atrás, por muitas vezes mandei mensagem, como diz a população, por muitas vezes me humilhei. Só para ter um pingo da sua atenção.

Agora me pergunto, depois de dias de reflexões: será mesmo que foi válido? Será mesmo que valeu a pena? Se estou escrevendo isso agora, é para falar que, no mínimo, ou no máximo, não sei, valeu um escrito, uma carta aberta de um desesperado? Acho que agora você está com uma das pessoas que disse que estava na sua vida, e eu, lembrando mais uma vez, não faço parte dela.

Mas nunca desejei o mal, nunca quis o mal para você e nem para ninguém. Então, para você, só quero que seja feliz e siga adiante, que possa encontrar de fato o amor da sua vida. E que, se um dia o destino nos quiser juntos, ele vai fazer algo para nos unir, nem que seja uma batida de carro entre o meu e o seu. Onde eu possa descer furioso e você, ao descer, olhar a situação, e ao nos reconhecermos, teremos a certeza de que a vida quis nos juntar de novo. E que teremos mais uma chance. E que não poderemos mais estragar esse momento, não é?

Mas até lá, vou ter que tentar de novo, como sempre tentei. Sempre brinquei dizendo: que todos os meses era uma pessoa diferente, um amor intenso de novo. E assim vai ser. Não me canso de tentar, de buscar alguém que me complete. Mas sei que é você. Sei que é você que eu quero. E não posso simplesmente desistir assim, não é? Tenho que tentar mais uma vez. E mais uma vez. E mais uma vez.

Não sei se você vai ouvir isso um dia, se vai saber o que sinto por você. Mas preciso te dizer, mesmo que seja apenas para o vento levar minhas palavras e você nunca as ouvir. Preciso dizer que te amo. E que faria qualquer coisa por você. Mesmo que isso signifique me afastar de você, para a sua felicidade. Mesmo que isso signifique nunca mais te ver, só para saber que está bem. Eu faria qualquer coisa por você. Porque o meu amor por você é verdadeiro e eterno.

Inserida por Gamorim99

Essa é uma carta para meu grande amor, se um dia ficarmos juntos e finalmente casarmos, esses serão os meus votos.
Oi “M. A.”, ou “Oi Abel” ou melhor ainda! Oi amor da minha vida, tudo bem? Está nervoso? Eu, com toda certeza estou. Não consigo acreditar que depois de tantos altos e baixos a gente conseguiu, NÓS VENCEMOS! O AMOR VENCEU!! É estranho dizer isso, nunca soube que estávamos em guerra, que estamos nos perdendo, mas tem uma coisa que nunca mudou meu amor por você. Eu não posso mentir, as varias vezes que pensei em desistir, mas sinceramente eu sei que não durariam, porque o meu amor por você é muito forte e não há nada, nem ninguém que mude isso. Perdi as contas de quantas vezes eu pensei ter te perdido, eu pensei que você não me amava (Graças a Deus estava errada).
Não entendemos os planos de Deus, não sabemos o porquê das coisas acontecerem, principalmente as coisas difíceis. Eu hoje consigo ver que tudo que passamos foi para me fazer ficar mais próximo de Deus, pra saber te valorizar mais, para que mostrássemos que o nosso amor é forte e abençoado e que nenhuma atribulação vencerá.
Eu lembro como se fosse um sonho, o dia que nos conhecemos. A frase que você nunca esqueceu “Eu estava no meu mundo”, e sim, eu realmente estava no meu mundo, não conseguia mais enxergar que o amor poderia existir que alguém fosse me amar. E então você apareceu, eu te olhei nos olhos quando você me perguntou se eu trabalhava ali e eu senti que conhecia você a minha vida toda, meu coração bateu acelerado e ali eu não quis mais desgrudar de você, um completo estranho, que tinha um sorriso lindo, simpático, bonito, educado e cavaleiro, você se lembra? Convidou-me para assistir o show do palco, de perto de você, porque você me protegeria e isso me fez sentir especial. Eu fiquei muito assustada e com medo de nunca mais te ver na minha vida, quando o show acabou e você sumiu, mas isso passou no instante que te vi descer do ônibus. Você parou novamente ao meu lado e muito respeitoso queria me beijar, mas não achava que ali era o local pra isso que eu merecia mais. Se você me perguntasse em que instante eu te amei? Eu diria que foi nessa hora, porque você cuidou de mim e me protegeu, e me sentir tão acolhida e eu não me sentia mais perdida. Então, depois desse momento que considero mágico, me sentir como a Cinderela indo embora às pressas rsrsrs, mas eu tinha o seu contato. Esperei ansiosa para que você me respondesse, e você só falou comigo no outro dia a tarde. Eu abrir um sorriso tão grande, meu coração se encheu novamente e então conversamos e muitos e muitos tempos, nossa primeira conversa não foi a mais bonita, mas fez com o que a gente sentisse curiosidade e desejo (ainda mais pelo outro). Marcamos então de nos encontramos, fui até você e foi a melhor decisão da minha vida, você fez aquele dia 17 de Junho ser o melhor dia da minha vida, a melhor tarde, a melhor noite, a melhor madrugada de todas, não pelo que fizemos (que deixo registrado o quão incrível foi, mas sim, em todos os aspectos), mas foi onde nos conectamos profundamente, uma conexão de almas. Eu sei que fiz uma loucura, encontrar um completo estranho em uma cidade, mas isso foi o que fiz de mais incrível até então e se experiências passadas não tivessem sido vividas eu não teria coragem de ir. Agradeço a cada estranho que de alguma forma contribuiu para que nos conhecêssemos, eu só digo a essas pessoas, “OBRIGADO!”.
Foi desse dia que eu me tornei sua, me entreguei por completo a você, e nunca me arrependi disso e nem irei. Abel, eu te amo, eu te amo por você ser exatamente quem é, com cada um dos seus defeitos, com cada uma de suas qualidades, eu te amo por você me mostrar que eu sou importante, que minha vida é importante, que devemos confiar nos propósitos de Deus. Eu te amo e sou sua maior fã, eu digo com todas as letras o quanto você é foda, não digo somente fã do seu trabalho, que por sinal sou e muito, eu amo te ver tocar, eu amo ver a luz, o brilho que sai de você, eu amo te ver feliz fazendo o que você ama. Eu sou sua fã por diversos motivos, mas acima de todos eles, eu sou fã de como você encarou a vida, por tudo que passou, por tudo que viveu, você não deixou se abater, você não perdeu o sorriso e alegria, você não se entrou e eu admiro muito isso em você, eu me espelho em você, me guio em você e acima de tudo você leva Deus no seu coração e isso é lindo demais.
Eu peço desculpas por todas as vezes que te magoei, por todas às vezes que de alguma forma te decepcionei ou que agir por impulso e te fazendo sofrer, eu não sei perfeita e sei que nunca serei, mas eu tentei nunca te fazer mal, me perdoe, por favor. Eu te prometo ser um pouco melhor a cada dia, a ter paciência e confiar que tudo vai acabar bem.
Eu não sei do futuro, ninguém sabe, porque o futuro é incerto, mas eu sei o que eu quero no meu futuro, eu quero você nele, e a nossa família, Eu, você, Lara, nossos filhos, nossos animais de estimação, nosso lar, o nosso cantinho. Basta fechar meus olhos e eu vejo a gente na sala da nossa casa, numa noite qualquer, dançando enquanto no som tocam musicas românticas, nós dois agarradinhos dançando e brindando a vida e aos nossos momentos felizes. Meu sonho é você Abel, Eu amo você de novo e de novo.
Eu queria poder continuar falando do que eu desejaria para o nosso futuro, mas prefiro viver o nosso presente, juntos, sendo um só, de corpo e alma. Eu não canso nunca de dizer que TE AMO. Espero que não ter me estendido muito, mas não se preocupe se algo faltou dizer eu direi olhando nos seus olhos todos os dias que restam da minha vida.

Inserida por layla_verone

⁠Uma Carta de Aniversário para Minha Filha Amada

Hoje é a data que marca o dia mais feliz da minha vida: o dia em que você nasceu! Nunca imaginei que Deus me confiasse tamanha responsabilidade! Sim, porque cuidar de uma pessoinha tão especial como você e garantir que tudo ficasse bem não era tarefa fácil. Mas Deus sabia que o merecimento era para ambas as partes. Porque quando olho para você, filha, me sinto realizada! Você sabe conquistar seus próprios sonhos, os seus ideais!

Você é o meu orgulho, porque é um exemplo de pessoa íntegra e se comporta de maneira digna em todas as áreas da sua vida, sendo uma amiga muito amável!

O aniversário é seu, mas o presente é nosso! Que tudo o que você desejar neste dia possa ser realizado. Feliz aniversário, filha amada!

Inserida por fluxia_ignis

⁠Carta ao Universo
Querido Universo,

Tenho total compreensão de que a hora mágica só chega quando o tempo entra no eixo para que as portas sejam abertas...

Que não adianta apenas querer, é preciso entender a lição do bem viver.

Que o fluxo é abundante, porém, é o acreditar que faz a alquimia do materializar.

Que a magia da realização só acontece quando a frequência está em alta vibração.

Que na lei da atração a visão é apenas ilusão, o que conta é o sentir no coração.

Então, estou pronta para as coisas maravilhosas que estão vindo em minha direção....

Gratidão.

Inserida por fluxia_ignis

⁠Querida Ju,

Espero que esta carta te encontre bem! Hoje, eu senti uma vontade enorme de colocar em palavras o quanto você se tornou uma pessoa especial na minha vida. Lembro-me de como tudo começou, com aquele processo que nos uniu de uma forma inesperada. Nunca imaginei que, a partir daquela situação, nossa amizade floresceria.

Ao longo do tempo, você se mostrou não apenas uma grande companheira, mas também uma fonte de apoio e inspiração. Sua força e resiliência sempre me impressionaram, e sou grata por poder contar com você nos momentos bons e ruins.

Aprecio cada conversa, cada risada e toda a cumplicidade que desenvolvemos. Você é uma luz na minha vida, e sou muito feliz por termos nos tornado amigas.

Espero que possamos continuar construindo nossa amizade, compartilhando momentos e histórias. Que venham mais aventuras pela frente!

Inserida por Larafabibi

⁠Carta para N.S.L.

A verdade é que nunca houve amor entre nós. Não de sua parte, pelo menos. Você não me amou quando cruzamos fronteiras e paisagens juntos, nem quando arriscamos construir um lar compartilhado. Você não me amou quando o caos engolia o mundo, nem quando dividimos o mesmo teto. Eu nunca fui sua âncora, nunca sua família. Para você, eu não passava de uma distração conveniente, uma relação transitória para curar feridas de outro tempo. Você amou outros, mas a mim... a mim você apenas utilizou. Sugou-me, sobretudo, emocionalmente, como quem busca tapar o vazio deixado pela ausência de um pai, como quem tenta desesperadamente preencher buracos de uma autoestima quebrada. Talvez, no máximo, você tenha amado o reflexo do que eu te oferecia: minha dedicação, minha ternura, meu zelo. Mas amar a mim, ao meu eu mais genuíno, isso você nunca fez.

Eu, ao contrário, amei você em sua inteireza. Amei até as rachaduras da sua personalidade, os seus muitos defeitos, as suas sombras. Agora, olhando para trás com o olhar frio da razão, percebo que deveria ter encerrado essa história muito antes. Deveria ter abandonado tudo naquela fatídica tarde na estação de trem em Veneza, quando você despejou sua amargura em mim. Ou nos momentos em que você, sem motivo, se recolhia à sua frieza cortante. Ou, quem sabe, nos anos em que eu não podia expressar nem um pensamento sem que você revelasse seu lado mais cruel, mais insuportável. No fundo, eu sabia. Naquele dia em que a verdade queimou como um grito preso na garganta, eu me perguntei — e a resposta agora é cristalina — sim, você é um monstro. Um monstro não apenas em alma, mas um ser cuja maldade se reflete agora em sua face, corroendo-a lentamente.

Você viveu atormentada pelas dúvidas sobre seu propósito, mas devo admitir: encontrou sua vocação. Você é uma mentirosa extraordinária. Uma ilusionista perfeita. O que você fez comigo, transformando amor em ruína, é prova disso.

Não desejo sua queda, mas tampouco desejo sua ascensão. Para você, não guardo nem o menor vestígio de querer — nem bem, nem mal, nem absolutamente nada. Esta carta é apenas um exorcismo, um ato de purgar as memórias pútridas que você deixou impregnadas em mim, uma tentativa de varrer sua sombra de minha mente.

Dedico estas palavras em memória de alguém que um dia foi meu porto seguro, um amigo que confiava sem reservas, brutalmente traído por quem mais deveria protegê-lo. Descanse, querido amigo, embora seu legado seja agora enterrado junto com a mágoa de sua partida.
*13/04/2019
+13/06/2024
É uma ironia que chega a doer como faca: você partiu no mesmo dia em que chegou ao mundo, ambos marcados por um número que pareceu persegui-lo como uma maldição. Que o número 13, tão presente em sua história, não cruze mais meu caminho como cruzou o seu.

Que o destino leve para longe sua lembrança, e que o vazio que você deixou, ainda que enegrecido, seja minha liberdade.

Inserida por LERMJ33

⁠⁠CARTA DE AMOR
Virá o dia
Em que meu sonho estará repouso sobre a escrivaninha
Em⁠ que não te pedirei para o julgar
Em que não te convidarei para o jantar
Em que não te direi para brincar na areia
Em que não elevarei sobre teu corpo o cobertor
Porque a noite se arvora fria
Então
Só nos meus versos encontrarás minhas juras de amor eterno
Não chores!
Nem muito alarde!
Apenas me entorpeci de luz e mistérios.

Inserida por NICOLAVITAL

⁠Carta aberta sobre meu ser

Na busca inssensante de ser,
Acabei me tornando o que não deveria ser. Eu quis tanto ser aceito que me rejeitei. Fui tão longe tentando agradar que me perdi no caminho do meio.

Busquei a virtude nos extremos,
Esquecendo -me o meio-termo divino.
A moderação, perdida em meu caminho,
Deixou-me entre a excessiva ambição e o vazio.

Agora, entre a temeridade e a covardia,
Encontro o corajoso meio-termo.
Entre a indulgência e a ascética rigidez,
Redescubro a justa medida, a virtude serena outra vez.

No equilíbrio, encontro minha essência,
A harmonia que me faz ser quem sou.
Aristóteles sussurra: "O meio é a virtude",
E eu, finalmente, encontro meu caminho verdadeiro nas minhas atitudes.

Inserida por Renatofsa

⁠Carta de Amor

Amar-te é como abraçar o vento:
sinto-te na pele, mas não te retenho,
és liberdade que escapa aos dedos,
o reflexo distante de um sonho alheio.

Não te culpo por não seres minha,
nem por fazer das minhas mãos vazio.
Se amar é doar sem medida,
então sou oceano, tu és o rio.

As canções que escrevi pra ti,
de rascunho ao papel final,
não esperam ser ouvidas,
mas sabem que amor é ritual.

É raro, como lua cheia no silêncio,
abdicar-me do desejo e da razão.
Entregar-te a solidão com vista pro mar,
ou amar-te sob a luz fria do luar.

Quem ama espera sem pedir,
não para colher, mas para ser raiz.
Amar-te é aceitar o vazio,
e encontrar sentido onde ninguém quis.

Se não podes amar-me igual,
não há dívida, não há cobrança.
Eu sou vento e tu és asa,
a liberdade, em mim, descansa.

Inserida por matheushruiz

Carta aberta à introspecção, à vulnerabilidade de quem ama em tempos de incertezas.

De partir o coração: uma ausência de reciprocidade, dualidade entre a esperança e a resignação.
Quem sabe ele será amado, mas eu não estarei mais aqui, quando ele quiser me amar.
Você merece alguém que te faça ser incrível também, versos refletem a dor de ser desperdiçados.
Quero dar voz às minhas palavras, escritas e textos, sentir o efêmero dentro de ti florescer, sem se esquecer.
Cada palavra foi um grito silencioso de uma alma que amou profundamente e esperou, mas nunca recebeu na mesma medida.
Ontem, meu mel, ainda que o tempo me dissesse para eu ser feliz, sinto você me tocando, sem céu.
Entre o desejo de ser amado e a aceitação de que, talvez, não haja mais tempo ou espaço para isso.
Para mim, que você precisava mostrar seu amor, você foi me desperdiçando devagarinho, contato em contato.
Uma reflexão, como essa? Poetas para quê? Se eles não te servem.
Um dia, o universo me disse, em letras douradas, que eu deveria acordar de um sonho e sair de uma contestação, eu fiquei sem reação.
Sem idade, ele é um menino que nunca recebeu o amor de verdade, lhe faltou mais maturidade, que complexidade.
Fatalidade, ele se assustou abruptamente, quando lhe apareceu alguém em sua vida e, sinceramente, lhe ofereceu amor de verdade.
Enfim, o que você compreendeu dos meus versos, que eu te fiz, mas, também, ainda não obtive respostas?

Inserida por matheushruiz

⁠Carta aberta à introspecção e à vulnerabilidade de quem ama em tempos de incertezas

Parte o coração a ausência de reciprocidade, essa dualidade constante entre a esperança e a resignação. Talvez ele venha a ser amado, mas eu já não estarei aqui quando, enfim, decidir me amar.

Você merece alguém que também o faça sentir-se incrível, pois os versos que escrevo refletem a dor de serem desperdiçados. Quero dar voz às minhas palavras, aos textos que compus, e sentir em você o efêmero florescer, sem nunca se esquecer de sua profundidade.

Cada palavra foi um grito silencioso de uma alma que amou intensamente e esperou, mas jamais recebeu na mesma medida. Ontem, meu doce, embora o tempo insistisse em me dizer que eu deveria ser feliz, ainda sinto você me tocando, mesmo sem o céu como testemunha.

Habito entre o desejo de ser amado e a aceitação de que, talvez, não haja mais tempo ou espaço para isso. A quem deveria provar seu amor, você foi o desperdiçando lentamente, toque a toque, silêncio após silêncio.

Deixo-me questionar: reflexões assim, para quê? Poetas, para que servem, se não para iluminar as sombras que nos cercam? Um dia, o universo me sussurrou, em letras douradas, que eu deveria despertar de um sonho e abandonar uma longa contestação. Diante disso, fiquei sem reação.

Sem idade, ele ainda é um menino que nunca recebeu amor de verdade. Faltou-lhe maturidade, uma maturidade que carrega em si uma complexidade insondável. Tragicamente, ele se assustou abruptamente quando alguém surgiu em sua vida e, de forma sincera, lhe ofereceu um amor genuíno.

E agora, pergunto: o que você entendeu dos versos que escrevi para você? Pois, até hoje, as respostas que tanto esperei ainda não chegaram.

Inserida por matheushruiz

⁠“Carta à paixão”
Quem me dera se não fosse nada além de eterno,
Ó situado em mim, em si, em tudo que me é belo.
Tu, em maldade absoluta, não permaneces;
Só me tentas de desejo e desapareces.
Culpado! Culpado!
Te acuso por me fazeres sorrir,
E depois me derrubares em prantos!
Como pudeste, ó meu réu?
Além de sorrir minha face,
Chorar meu riso,
Fazes de coitada quem me deseja…
És mau! E ponto.
Se destruíres meu desejo,
Será bom, e pronto!

Inserida por harikirtanlira

Carta ao que não volta

(Eliza Yaman)

Se eu te escrevo, é só pra não morrer.
Pois cada verso é sopro que me resta.
Não espero resposta, nem prazer,
só que tua ausência enfim me conteste.

Foste embora, mas não foste embora.
Ficaste em mim como um eco sem paz.
E eu, poeta, sou quem ainda chora,
por um amor que nunca se desfaz.

Inserida por eliza_yaman

UMA CARTA PARA A MINHA MÃE

Querida mãe,

Que fase, né! Imagine, eu não poder passar aí para te dá aquele abraço de sempre, para comemorar contigo esse dia que é todo seu! Todo nosso.

Imagine, mãe, ter que passar esse dia tão especial distante de ti! Sem a família toda reunida no sofá, sem almoço de domingo, sem selfies e correria de menino pela casa. Como meu coração não fica em saber que esse dia especial vai ser desse jeito... de longe... sem colo, sem grude, sem seus afagos de mãe.
Mas, apesar da distância, apesar do abraço virtual e, sem aquele cheiro de proteção que só a senhora tem, saiba que te amo muito. E não vai ser um vírus que vai nos separar, que vai nos impedir de sentir a sua presença em todos os instantes.

Que Deus te proteja de todas as angústias destes tempos!

Sossegue teu coração e se cuide!

Feliz Dia das Mães!

Inserida por leandroflores

⁠ontem

ontem criei coragem
e te escrevi uma carta
que hoje será aberta;
que hoje moro de medo;
que ontem me sentia orgulhoso.

te escrevi em meio a tédio
achando um meio pra te falar
que só metade não vai me calar.
eu estava procurando versos
ainda que sinceros
diversos, pois um não seria o bastante
pois sou amante de poesias
pois ainda te dedico rimas
que nem serão escritas.

Inserida por onirico

⁠Carta de reflexão, quaresma 2025.

Boa noite,

Todos os anos, o período da quaresma me faz refletir profundamente. É um momento em que me pergunto sobre muitas coisas e sinto a necessidade de compartilhar. Então, começo esta carta aberta pedindo desculpas por qualquer desabafo que possa machucar seus sentimentos ou sua consciência.

Este ano de 2025 está complicado. O início parece uma extensão do ano de 2024, que foi um dos piores da minha vida. Ao olhar para trás, percebo quantas perdas e dores acumulei. Muitas lágrimas foram derramadas em silêncio, escondidas no escuro do meu quarto ou debaixo de uma árvore em um vasto terreno onde ninguém me via. E, quando alguém se aproximava, eu colocava o velho e grande sorriso escandaloso que todos conhecem.

Perdi, ao longo desses últimos cinco anos, o maior apoio da minha vida: minha avó, no dia 9 de setembro de 2021. Em 16 de fevereiro de 2024, vivi o fim de um sonho que nunca havia sonhado. Quando finalmente comecei a sonhar, foram apenas dois Natais, e tudo foi jogado ao ar, não por minha culpa.

A virada de ano em 31 de dezembro de 2024 foi a mais triste da minha vida. Olhei ao redor e não consegui me conectar com nada nem com ninguém. Quando 2025 chegou, bebi água e disse a mim mesmo que seria o meu ano. É engraçado, mas me faz rir, mesmo que com um nó na garganta.

Em 20 de janeiro, um dia marcante, olhei para a mesa e lembrei da minha avó, que sabia exatamente a palavra certa para animar qualquer um. Como ela me faz falta! Em fevereiro, pensei que tudo iria mudar, mas mais uma vez quebrei a cara. É difícil confiar em alguém hoje em dia. Depositei minha confiança e sentimentos, e novamente fui decepcionado.

No dia 25 de fevereiro, me senti o maior louco, o maior imbecil e o maior fraco do mundo. Foi o dia em que pensei que tudo terminaria. Senti que estava só e disse adeus ao mundo. Minha avó era a única que eu sabia que me acolheria para onde eu fosse. Comprei o remédio e preparei tudo, mas uma força inexplicável me impediu de seguir em frente. Até hoje, não encontrei aquilo que seria meu fim, e isso é um mistério, pois já revirei a casa de cabeça para baixo.

Eu tinha como lema a música "Viva e não tenha vergonha de ser feliz". Mas hoje, essa frase já não faz sentido. Sinto vergonha dessa tal felicidade, que parece não querer estar perto de mim. Reflectindo sobre todas essas experiências de solidão, fraqueza e quedas, percebo que Deus e a ancestralidade devem ter algo de grande valia reservado para o amanhã ou para um futuro ainda distante.

É curioso pensar como, mesmo com um coração tão fraco que não suporta mais sofrer, consigo ainda encontrar força para sorrir e para ter pessoas ao meu redor. Uma resposta que ainda busco.

Ao escrever tudo isso, deixo uma reflexão para você que está lendo esta carta. Nós, que muitas vezes carregamos nossas dores, não merecemos permitir que os momentos tristes nos sufoquem. Pode parecer hipocrisia, afinal, quem tentou se matar e passou por tantas dificuldades pode falar assim? Sim, posso. E repito: não deixe que nada te sufoque. Se você está em lugares ou relacionamentos que não te completam e trazem dor, afaste-se.

Nós somos luzes, e não podemos deixar que essa luz se dissipe.

Uma excelente noite a todos.

Atenciosamente,
Fernando Luis de França.


São José de Ribamar, 18 de março de 2025.

Inserida por Fernando2024

⁠Carta Aberta
Marcelo, sinto falta de te ver, das suas ligações, das mensagens e dos seus pedidos urgentes que poderiam esperar dias. Há um ano, parte de mim se foi. Não superei, e não sei se superarei, mas estou aprendendo a viver com isso. Está tudo bem, dentro do possível.
Sabe, eu trocaria tudo para voltarmos àquela casa com goteira, para comermos nosso banquete de pão com linguiça e Dolly, para ver você e o pai novamente... Ah, irmão, que saudade de casa.
A vida é foda né? Não aproveitamos o pouco que temos, buscando o que nos falta, e quando conquistamos o que desejávamos, sentimos falta do que tínhamos... Eu me sinto assim.
Você era mais sábio que eu, dizia que a vida era mais do que trabalho, que era preciso aproveitar. E eu, que sempre te dava conselhos, não ouvi o seu... A vida fez com que minha pessoa preferida me ensinasse uma lição dolorosa.
Parece que as vezes que dissemos "te amo", as vezes que demonstramos isso, as vezes que estivemos um pelo outro, foi insuficiente. Por que você se foi tão cedo?
Eu saio com seus filhos, mando mensagens, brinco com eles. Estão tão grandes... O Cláudio e a Camilly me lembram tanto você, lindos, inteligentes e bagunceiros. Cláudio disse que tem namorada, acredita? Você iria gostar tanto de estar aqui.
Na última vez que conversamos, você disse que queria que eu fosse pai. E será, irmão, e terá seu nome. Alguns dos sonhos que te contava estão se tornando realidade, e quando se concretizaram, você foi a primeira pessoa em quem pensei. E mesmo com minha felicidade, sei que a sua seria ainda maior. Você sempre demonstrou alegria de forma mais evidente que eu, e sinto falta disso.
Sinto sua falta, dos seus abraços, do pai e da nossa casa. Mas acredito que ainda temos uma conexão de almas, e que nos encontraremos além deste plano.
Até lá, sigo aqui, tentando dar o meu melhor. Te amo além das estrelas.
Rato, meu querido rato.

Inserida por brunoleitao

⁠Carta Aberta
Marcelo, sinto falta de te ver, das suas ligações, das mensagens e dos seus pedidos urgentes que poderiam esperar dias. Há um ano, parte de mim se foi. Não superei, e não sei se superarei, mas estou aprendendo a viver com isso. Está tudo bem, dentro do possível.
Sabe, eu trocaria tudo para voltarmos àquela casa com goteira, para comermos nosso banquete de pão com linguiça e Dolly, para ver você e o pai novamente... Ah, irmão, que saudade de casa.

Inserida por brunoleitao

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp