Carta do Marido da Aeromoca Tam
Viva a vida! Tudo aqui nesta Terra é passageiro, inclusive você, que está lendo esta mensagem, e também inclusive eu, que a escrevi. Não adianta ser esperto e prejudicar o seu próximo. Estamos aqui de passagem. Vamos embora, nossa hora está chegando. Estamos na fila, é questão de tempo e vamos embora.
"É prodigioso como a educação transmuta uma pessoa; ela não apenas molda conhecimento, mas também confere presença e autoridade moral, despertando consciência crítica, cultivando virtude e reforçando a coerência entre pensamento e ação. Revela-se, assim, que o verdadeiro poder não nasce da imposição ou da força, mas da sabedoria prática, da reflexão ética e da capacidade de discernir o justo do conveniente, lembrando que o cultivo da mente e do caráter é a base de toda legitimidade e influência duradoura."
Ei amor, nao se esqueça. De sorrir sempre. De dar risadas. De estar bem, para que eu possa ficar tambem. Que voce me faz feliz, e que euteamo. Que eu sempre vou estar aqui. Que eu sempre vou estar pensando em voce, e torcendo para te encontrar nos meus sonhos. Eu vou cuidar de voce, eu vou falar que teamo, vou escrever tudo pra voce. Vou estar aqui, para ouvir voce, tentar compreender, e estar ao teu lado. Por que, euteamo. Amo mesmo. E sempre amarei.
Se meu coração acelera ao te ver? É claro que acelera, ele acelera de um jeito tão inesplicável, também acelera quando você vem falar comigo, Quando você sorri pra mim. Meu sentimento por você é inesplicável, A verdade é que eu amo você, E quer saber? Eu quero ficar contigo, Porque sem você eu não tenho razão para viver, Contigo eu vou até o fim.
Ainda que não haja palavras, sinto o quanto ele é grato por ter a mim nesse momento de sua vida. Também me surpreende o quanto estou disposta a fazer por ele, por esse relacionamento, por nós dois. Em seu beijo há uma verdade que nenhum de nós admitiu em voz alta para o outro ainda: estamos completamente apaixonados.
Ache em você o que é importante, plante flores, colha flores. O mundo não é tão cinza. Claro que também não é colorido. As flores vivas vão morrer a qualquer hora, você vai ter que estar preparado para o que der e vier. Se suas flores morrerem, plante outras no lugar, porque o mundo é de expectativas, projetos e erros. Nada vai acontecer se não tentarmos.
Novamente não sei responder… Mas se está, nem sempre esteve! E nem sempre estará! Se veio, então também irá! E sendo assim, eu como ser físico, não sei se de fato sou! E em essência de ser? talvez… Talvez eu seja em essência... Mas se eu for, então sempre fui e sempre serei! Logo, torno-me criador, e criatura…
Muitos escritos filosóficos são de alto valor literário, mas nem sempre os grandes filósofos são também grandes escritores. Não cabe comparar os voos poéticos de Platão com os rascunhos compactos de Aristóteles, a elegância e a graça de Leibniz com as desesperadoras circunvoluções verbais de Schelling ou a limpidez cristalina de Louis Lavelle com a complexa engenharia lógica de Edmund Husserl.
Não há como não ser criticado; Se você quiser fazer muito, será criticado, se quiser fazer pouco também será criticado, se cruzar os braços e não fizer nada, será chamado de vagabundo e não será nada. A crítica virá de qualquer modo então, que venha por nossa disposição em buscar fazer mais e melhor sempre, erraremos sim, mas que seja tentando acertar.
Não são apenas os regimes totalitários que se beneficiam da massa social. Os ditos democráticos também utilizam esta forma de controle. A diferença é que os métodos dos primeiros são mais diretos e escancarados, enquanto que os segundos valem-se de formas mais avançadas de controle de pensamento, notadamente através da mídia.
Eu já chorei , já sorrir. Eu já gritei e já falei manso . Eu já tive vontade de te beijar , como também já tive vontade de nem olhar pra sua cara . Eu já beijei outras bocas e lembrei dos seus beijos . Eu já abraçei alguém pra servir de consolo pois meu coração tava partido .Já passei noites escuras , enquanto pra mim tava tudo claro . Já fui durmi chorando segurando 'a aliança ' que você me deu . Como também já fui durmi feliz da vida com um esperança cheio de incertezas que você me dava. Já fui a uma balada me diverti bastante e no final aquela velha frase : ' trocaria isso tudo pra estar com ele ' .Já peguei o telefone na esperança de você ligar. Já liguei por varias vezes 'confidencial' pra escutar tua voz,pois agente antes não durmia sem ao menos escutar a voz um do outro . Já tive tantas emoções boas , como também já tive aquela quando vir você sendo feliz com outra, mas ainda assim desejava estar ao teu lado , com todos esses erros . Eu já fui a um show , gritei , tive emoções ... e me lembro como se fosse hoje , cada musica de jorge e mateus um trecho era te enviado . Já te disse 'eu te amo' sem querer , já me enganei tentando achar você . Já errei , errei por amor . Errei por acreditar em 'nunca vou te abandonar' , 'sempre vou estar ao seu lado' , 'pra sempre vou te amar' .Mas me diz , do que me serviu tudo isso ? NADA . Apenas enxergo a vida de outro jeito . Do jeito que pessoas enganam , menti e não se importa com o que fala , com o que diz sentir. Mas sabe de uma coisa , esse tempo todo eu perceber que 'momentos bons' as vezes confundi 'sentimentos' ... Eu gostei de te amar , mas NUNCA TE AMEI !
O amor não basta pra tudo. Eu sei, vivenciei, senti e senti tanto, senti bastante... Eu entendo, também desistiria de mim. Sou um tanto complicada, mas tu também é e eu queria saber lidar contigo, com tudo, com nós, mesmo sabendo lidar pouco comigo mesma. Se a gente desistiu do nosso amor? Talvez. Mas sabe, alguma coisa dentro de mim, bem no fundo, ainda guarda alguma coisa tua.
Somos meros viajantes sem destino,e parecemos nunca estar satisfeitos por completo,não importa o tamanho do buraco,ele sempre está lá,e alguns estão tão acostumados com ele,que acham normal,acham normal uma vida vazia,uma vida sem sentido,um sentimento sem amor,um amor sem prazer,e isso é o pior que pode lhe acontecer,se acostumar com injusto,não lutar mais pelo que se preza,se conformar em ser o que não quer ser,não ter mais medo,você está no limite quando as incertezas não te fazem mais voltar atrás.Ainda assim é um viajante,e o destino ? Ah com ele quem se importa? Uma vez que eu sou o dono do meu destino,só que me importa é a estrada.
Todos sonhamos sonhos possíveis e impossíveis, alguns conseguimos realizar e outros que dependem também dos outros, é mais complicado. Quando sonhamos sonhos que para se realizarem estão nas costas dos outros, quase nunca conseguimos realizar porque o que sonhamos pode não ser o sonho do outro. É uma verdadeira decepção! Sem motivo na verdade, pois sem a anuência do outro, como ousamos sonhar um sonho para ele? Nos esborrachamos no chão da decepção e a emoção fica à tona. Sentimos tanto que a vida parece não ter mais sentido. Uma burrice sem tamanho!Somente começamos a viver quando damos valor ao nosso eu que tem que ser maior do que o gostar do outro. 19/01/12
A revista Tam Nas Nuvens entrevistou Alex Atala e o bate-papo agradável veio com uma citação que é útil para qualquer mortal: "a vida é como um vinho incrível, fascina, mas também embriagada. Tá na cara que uma hora vou cair, e espero não agonizar por mais uma dose" Afinal, não é preciso ser um top chef para ter seus momentos de glória, seja pessoal ou profissional. Estar no alto, viver no topo, é se sentir capaz de tudo e qualquer coisa, mas é bom sempre lembrar que nada é constante e eterno. Mais ora, menos ora, as fases ruins viram passado, e é claro que com as boas também será assim. Como a placa em cima da cama de Chico Xavier: "isso também passa". Basta saber lidar com isso e ser pé no chão o bastante para viver pelo que vale a pena. Basta ser pé no chão como Alex Atala. Talvez essa seja a receita mais saborosa para viver uma vida de altos mais constantes que baixos.
É que existe uma imensidão, um enorme vazio no coração de todos os mortais. E, este vazio, é do tamanho de Cristo. A quem tente preenchê-lo com orgias, bebidas, drogas, com os muitos relacionamentos amorosos, tudo em vão. O prazer, sem a fidelidade da aliança, escoa por este vazio, passa direto. Até satisfaz o momento, mas não cura. Sem a graça de Deus, um abismo chama outro e o caminho bom para a carne, leva a morte. Mas, quando nos entregamos a Cristo, quando nos rendemos a Ele e o recebemos, a paz se estabelece, a procura termina e a completude se faz. Quem encontra Cristo, encontra tudo. O coração fica guardado, nada mais é como antes e descobre-se o segredo de ser feliz.
Você tinha razão! Descobri que existe mesmo algumas pessoas que não gostam de mim. Mas descobri, também, que elas tem algo em comum. Falam da vida alheia, pelas costas, sem que a pessoa ao menos possa se defender. Não participo deste tipo de rodinhas. Não desejo a outros o que não desejo para mim.
Mesmo as mais terríveis das tempestades tem um final,e depois dela vem a bonança,da mesma forma também este momento passará,e algo muito melhor com certeza, acontecerá.Agradeço de coração pela oportunidade de construirmos esta amizade forte que certamente ficará para toda vida.Desejo que todos aqui tenha muito sucesso em todas as áreas de vossas vidas.
"Faça o que ele manda, ouça o que ele diz, confie nele. Não o entregue tão facilmente mas coloque-o em tudo o que você faz! Deixe-o bater forte, mantenha quem você ama perto dele. Seja ele mole ou feito de pedra, cuide bem dele! Ele é a coisa mais importante que você possui!
Ame seu coração
OS PECADOS MORTAIS
I
SOBERBA
Soberba, orgulho, vaidade,
(chamam-lhe alguns presunção)
é cheia de magestade,
vazia de coração.
Soberba tem grande pança,
cara carrancuda e torta,
Soberba, cheia de chança,
de si apenas se importa.
II
AVAREZA
Avareza tudo quer,
se tem muito mais quer ter;
Com a vista arregalada,
Avareza não vê nada;
Põe-se a ouvir, a escutar,
e só ouve blasfemar;
Arrecada noite e dia
e acha sempre a arca vazia.
III
LUXÚRIA
Luxúria desvergonhada,
em impudica atitude,
maneira a língua acerada
a difamar a Virtude.
Com rastejada paciência,
e o seu fito principal
é cativar a inocência,
conduzi-la para o mal.
Luxúria, filha infecunda
da Mentira e do Pecado,
saboreia a nódoa imunda,
ama o chão enlameado.
Pelas vielas impuras
a Luxúria se conduz,
mas sempre a horas escuras,
sempre a escapar-se da luz.
IV
IRA
Ira é atolada,
tem um focinho ferino,
grita por tudo e por nada,
fala sem jeito e sem tino.
O senso dela é um vime,
a sua agulha um punhal
afiado para o crime;
tem cadastro criminal.
V
GULA
Gula come, come, come,
mas por vício, não por fome;
de mastigar não descansa,
nem que tenha cheia a pança;
quando trata de entornar,
então bebe até tombar;
a mastigar e beber
é que ela sabe viver;
os seus dentes são os malhos
e as digestões seus trabalhos;
de seus feitos alardeia
se se senta à mesa alheia;
para comer do que gosta,
sempre a comer vence a aposta;
da Gula (cano de esgoto)
é a palavra o arroto.
VI
INVEJA
A Inveja é maldizente,
a todos chama canalha;
sua língua impenitente
é verdadeira navalha;
como nasceu torta e feia,
tem rancor à Formosura,
mas toda se pavoneia
e sobrepô-la procura;
até o próprio Talento
ela despreza e odeia,
porque todo o seu tormento
é não achar uma ideia.
VII
PREGUIÇA
Doença gera indolência
e a indolência a doença;
são da mesma parecença
e são a mesma na essência.
A preguiça não se lava,
na porcaria vegeta;
como o tempo a envergonhava,
espatifou a ampulheta;
é a viscosa minhoca,
que se arrasta e mal caminha,
para meter-se na toca
ou no papo da galinha.
Um dia, diz-lhe alma forte:
- «Preguiça, qual o teu mal?»
e ela, trágica e fatal,
responde-lhe: - «pouca sorte».
