Carta de uma Futura Mamae
MULHER
Bela. Imponente. Singular. Expressiva. Em cada curva, uma dúvida... Em cada linha uma certeza... Qual musa, mesmo calada explode em nossos sentidos, queima fundo em nossa carne, arde forte no coração do escravo, cativo das formas, da textura, do tato, da paixão avassaladora... Assim a arte, assim a vida, as pessoas, nosso tempo...
(Juares de Marcos Jardim)
Eu quero uma história
Eu quero uma história
Que comece com
“Era uma vez”
Quero na memória
Todas as lutas que enfrentei
Todos meus motivos pra sorrir
A minha vitória,
É correr por todos os caminhos
Sempre sorrindo
Não importando com os espinhos
De rosas que não cativei
Quero capturar algumas estrelas
Quero um céu sempre azul
Quero alguém pra me ajudar
A terminar tudo o que comecei
Quero poder escrever
“Feliz pra sempre”
E fazer de todos os momentos
Eternidade.
Poréns de uma Ilusão
Respiro fundo ao iniciar a incursão,
Na pretensão de buscar sentidos
Arrisco minha razão
Pra tentar colocar pingos,
nos “is” dessa desilusão.
Não posso contar com amigos,
nem amores nem paixão.
Tenho que lidar sozinho
Com os poréns do meu porão.
Só quero abandonar os espinhos,
dessa vida em aflição,
E finalmente acordar sorrindo,
abraçando o mundo, sem objeção.
Pense bem antes de ouvir um conselho que vai contra a sua verdade interior, cada um tem uma essência diferente, o que funciona para um, para o outro pode não funcionar, por esse mesmo motivo, siga a sua verdade e viva de acordo com sua essência!
Não queira ser o que você não é!
Aceite-se...
Seja!
Sou intensa, uns dizem que sou forte, tenho uma felicidade que irrita, tudo que faço é com amor, nunca toquei a vida com as pontas dos dedos.
Por isso não me venha colocando rédeas nos meus passos, eu sou fiel aos meus sentimentos!
E antes que eu me esqueça, pessoas mais ou menos ou coisa assim, eu não enxergo, a intensidade me atrai, preciso de profundidade, não vivo pela metade, se te assusta, suma.
Talvez seja
Como em outros dias, hoje eu resolvi parar e planejar uma vida inteira e o que já faz parte da minha rotina, pensar em nós dois.
Talvez seja apenas mais uma coisa boba, mais um sonho e não passe disso, mas quem sabe tudo isso seja um sinal de que no final tudo ficará bem, como já ouvi dizer “tudo que vem fácil, vai fácil.” Não sei dizer ao certo, mas se não for isso e for apenas uma forma de me enlouquecer, parabéns você está conseguindo. Confesso que pensei várias vezes em te ligar e confesso também que fiz de tudo pra te esquecer...
Chega à noite, deito e vem você no meu pensamento, podíamos estar juntos, mas a vida e a distância nos impediram, podia estar falando com você, mas o orgulho e o medo me impediram, podíamos sair pelas ruas de mãos dadas, e mais uma vez a vida e o orgulhos nos impediu...
Quantas vezes eu tive uma vontade enorme de gritar pra todo mundo ouvir o que nunca pude falar, quantas vezes deixei de falar o que pensava me preocupando com o que os outros iriam pensar, quantas vezes imaginei nós dois, quantas vezes deitei e não dormi, quantas vezes passei às 24 horas do meu dia pensando em você? Pois é, não foram poucas, não mesmo, mas cada vez que eu percebia você tão longe e tão ausente isso tudo acabou com meus sonhos e pensamentos.
Não imaginei passar por isso, mas é assim mesmo sempre fará parte da vida nos surpreender, cair, levantar... Mas ficar no chão, jamais.
A chuva na janela traz pingos de saudade, uma paisagem pode render lágrimas em nossos olhos, saudade é vontade de reencontro, minúcias convidam a recordar que a felicidade é justamente o que na vida não pode faltar, isso me faz imaginar porque será que demoramos tanto, para valorizar as pessoas ao nosso lado, me parece burrice reservar o amanha quando podemos ser feliz hoje, é tolice achar que a felicidade vai esperar a conclusão das frustrações de uma vida inteira, é incompreensível a interrupção do certo pelo duvidoso, é inaceitável conformar-se com coisas piores a ponto de não enxergar coisas melhores, chega a ser desumano desperdiçar o tempo, não aproveitar os dias, esperar que as coisas boas aterrissem do céu, infelizmente a surpresa virá em pingos variantes de chuva, o tempo aos poucos dirá que o importante é se importar com a presença dos que estão ao nosso lado, e não dos que gostaríamos que estivessem.
Das mínimas coisas que aprendemos sobre a vida, ser feliz é primário, por mais que custemos a entende que amar é secundário.
Depois de uma longa história de moda eis que surgem as máscaras. Mascaras?
Mas onde ficarão os lábios vermelhos, as bocas carnudas, os rosto plastificados pelo botox e outras substâncias? Estarão embaixo das mascaras que , como no passado, as roupas eram para cobrir a nudez, de inicio, as máscaras talvez fiquem para completar o modelito, uma multidão de cores e modelos, com estampas animal print e também rendadas com forros de seda. Mas chegará um dia em que as gerações tirarão as máscaras de seus rostos, e por certo gritarão: Liberdade contra qualquer tipo de máscaras, mas alguém haverá de contar-lhes que a moda das mascaras foi influência de uma terrível pandemia que ousara a varrer a terça parte da terra.
Só levo uma saudade – é dessas sombras
Que eu sentia velar nas noites minhas...
De ti, ó minha mãe, pobre coitada,
Que por minha tristeza te definhas!
(...)
Se uma lágrima as pálpebras me inunda,
Se um suspiro nos seios treme ainda
É pela virgem que sonhei... que nunca
Aos lábios me encostou a face linda!
REALIDADES
Um dia em algum lugar e a qualquer hora
Uma estrela irá brilhar
Fortalecendo sua vida
És de ter paz e ternura
Para florir teu caminho
O verão traz o calor
Que esquenta a nação
E tendo você como amiga
Me conquistando o coração
Espero que realizes vários sonhos
Em sua vida alegre e rotineira
Para que desperte em sua mente
O verdadeiro sentido da paz e alegria
Mas...
Nunca desista de ser feliz
Pois só assim você conseguirá
Por certeza a maior conquista
Que um ser humano pode ter
ORIGINAL ESCRITO EM 19/05/1988
A bruxa e o sátiro
Era uma vez, uma aldeia encantada,
Santa Adelaide era chamada.
Lá habitava uma bruxa de cabelos verdes,
Que não queria ser encontrada.
Logo foi achada,
Por um sátiro flautista, encontrada.
Quem diria que um dia a pequena bruxa estaria apaixonada?
O sátiro admirava as estrelas,
A bruxa o mar.
O sátiro amava a música,
A bruxa cantar.
Toda história de amor tem um final feliz,
Mas desta vez o destino não quis.
O sátiro se foi, prometendo voltar,
Quando voltou, sua bruxa não estava lá.
Todo conhecimento começa com a percepção de alguma analogia. Analogia é uma mistura de semelhanças e diferenças vistas confusamente, como se formassem a unidade de uma coisa, de um fenômeno, de um processo, de uma qualidade. A analogia, uma vez verbalizada, corresponde àquilo que em lógica se chama 'síntese inicial confusa'; dito de outro modo, um símbolo não analisado. A análise descasca as várias camadas de significado embutidas no símbolo, separa alhos de bugalhos, e reconstrói a articulação dos elementos numa 'síntese final distinta'. É só então que se possui um conceito cientificamente viável daquele ser, fato ou processo.
A linguagem da propaganda e da demagogia foge da análise, como o diabo da cruz, e se contenta com a síntese inicial confusa, com o símbolo não analisado, precisamente porque não quer chegar à compreensão de coisa nenhuma, mas apenas produzir, por efeito da confusão mesma, alguma emoção tosca na mente da platéia.
PERDOAR PARA TER UMA VIDA PRÓSPERA E FELIZ
O caminho é você quem escolhe, são muitas as estradas, algumas mais longas, outras mais curtas, esburacadas, declives, curvas. Minha mãe sempre costuma me dizer, quem procura atalho, passa trabalho, então, está esperando o que para olhar de frente para a vida e assumir a autorresponsabilidade e dar direção por quais estradas irá caminhar?
A formatação da leveza da alma vem composta por várias engrenagens. Muitas pessoas pensam que o perdão é esquecer aquilo na qual nos sentimos magoados, não, não é isso. Perdoar é olhar para o fato ocorrido, recordar sem sentir dor, raiva, magoa ou ressentimento.
O exercício do perdão é a mola propulsora para a regeneração da paz interna. É o big bang do surgimento de uma nova esfera planetária da existência.
Vou usar um exemplo de duas pessoas que viveram juntas, tiveram um filho deste relacionamento, e hoje não estão mais juntos, a mãe tem a guarda do filho e o pai não convive diariamente com a criança. Neste momento a moça sente raiva do ex-namorado por não terem ficados juntos, por se sentir abandonada quando sonhou ser o momento mais mágico de sua vida, o ato sagrado de se tornar mãe e ter uma família feliz, foi um sonho rompido, que construiu memórias que bloquearam de forma abrupta o brotar de novas frequências libertadoras. Se isso não for olhado com a profunda capacidade do perdão, será algo que comprometerá muito esta relação de convivência em toda sua história, com isso, agora não será mais apenas uma pessoa na frequência desta dor, passará para a criança, para o pai da criança e para aqueles que vivem em volta desta história.
Lembrando que o exemplo aqui não é para julgar ele ou ela, e deixar claro que cada um tem seu tempo de maturação de suas feridas, e nem dizer que ele está certo e nem que ela está certa, é para trazer a análise da auto responsabilidade, e o quanto somos causadores de frequências que podem atingir um campo social muito grande, pois talvez o culpado de toda esta história da dor desta menina, seja realmente a não capacidade do rapaz valorizar uma mulher que entre tantos homens por ai, escolheu ele para ser o privilegiado para construir uma família.
Bom, mais o fato aqui é que quando exercemos a capacidade do perdão, conseguimos olhar a partir de outra atmosfera, é como se tivéssemos uma miniatura do globo terrestre nas mãos e pudéssemos olhar de cima, tendo uma visão panorâmica de toda realidade. Tudo aquilo que nutro, vou enraizando e as raízes vão ficando cada vez mais profundas, bloqueando a consciência para se colocar em outro estado de pensamento, assim desta forma, a raiva, o ódio, estarão potencializados, assim nasce o sentimento de vingança, que nada mais é do que ver o outro na mesma situação emocional em que você está ou em níveis ainda mais profundos, é como se com isso você estivesse satisfeito, o mal do outro, se torna a sua felicidade, o prazer e o sentido da vida.
Que engano brutal acabamos de entrar, você já ouviu falar que tudo aquilo que emitimos ao universo, assim, de forma muito original ele nos devolverá? Então por quanto tempo continuará machucando, dilacerando o bem mais sagrado que lhe foi dado que é a vida em sua plenitude de contemplação? Só contempla a vida quem tem paz, quem sorri com a alma, quem olha para um rio, um jardim, com gratidão. Escolhemos pessoas como alvos, e não olhamos para dentro.
No caso desta criança que é fruto do relacionamento dos dois, será influenciada totalmente com este campo de energia negativa e refletirá em sua história de vida, com certeza no futuro esta criança ajudará psicólogos, terapeutas a ganhar dinheiro para curar seus traumas e bloqueios, depois lógico de ter se decepcionado com vários acontecimentos na vida.
O perdão é o caminho para a felicidade, aprender a perdoar é como chegar em casa depois de um longo dia de trabalho, cansado, todo sujo, com o desodorante vencido e depois de um bom e demorado banho quente, vestir uma roupa limpinha cheirando amaciante, se esparramar no sofá. O perdão nos permite provar da liberdade, este que é outro valor essencial para se deliciar da felicidade, digo a liberdade da mente, da consciência, da tranquilidade do pensar, isso nos torna presentes onde estamos. Entendeu? Vamos lá! Você já caminhou por algum lugar já conhecido, um bosque, na rua do seu bairro, e quando se dá conta, nem percebeu que já passou na frente da casa daquele seu vizinho que sempre acena ele com um bom dia, ou que andando pelo bosque, nem percebe que já passou por aquele banco que você sempre senta para olhar os pássaros que assentam naquela mesma arvores todos os fim de tarde de verão? Isso é não estar presente no agora, o poder do agora exige a liberdade e tranquilidade da mente.
Faça um teste, ao sair fazer uma caminhada ou ir na casa de uma amigo ou mesmo para o trabalho, tente estar presente em cada agora do trajeto, você vai perceber o tanto de casas, jardins, lojas, que a tempos não notava a presença deles ali. Se você já está fazendo isso, parabéns, continue, está no caminho certo.
Se conseguirmos olhar o globo do alto, obervar os amontoados de acontecimentos, bons ou ruins, de fora da cena, você irá conseguir se colocar no lugar do outro, e o mais importante, compreender em qual estagio de consciência estou, e tratar com rapidez para que as decepções não se enraízem, para que eu com urgência encontre as várias estradas da liberdade para trafegar.
A raiva, ódio acumulados do sentimento de vingança constrói pessoas ansiosas que remoem potencializando o tempo inteiro a dor do passado e projetando o futuro de forma desordenada e desequilibrada sem viver o presente da forma como poderia.
Perdoe para ser feliz, perdoar é olhar para frente, é viver o presente, é fazer o seu dia e daqueles que estão a sua volta mais alegre e em uma sinergia de completude. Aprendendo isso, dormirás melhor, não terás gastrite, sorrirás a toa, se emocionará com músicas, filmes, teatros, amizades surgirão, o orgulho cai ao chão e o amor brota de fontes límpidas.
Que tal escolher um trajeto para uma caminhada, e exercitar o agora, o perdão nos torna humildes de coração, solidários, amorosos. Seja protagonista do seu eu.
Roberto de Souza @roberto_de_souza_
Noventa e um dias de isolamento e um mergulho no meu lixo tóxico ao redor fez uma "conversão" de dias: parece que se foram cinquenta anos, meio século.
Foi tempo suficiente para saber quem é amigo e quem é apenas um velho e curioso conhecido, mas sem ressentimentos!
Deu pra perceber quem sempre esteve ao meu lado como um ávido expectador de trapézio, ansioso pra ver se haveria tombo na manobra da vida.
Mas fazia isso com um amável sorriso.
Essas pessoas não sabem que também estão no trapézio da vida e podem tombar, se perderem as mãos estendidas a ela.
Só fica agora quem eu quero, porque quero e pronto! E aos que se foram, o meu mais sincero #foda-se !!
O sorriso é de graça
O sorriso é de graça
Uma graça divina
Dádiva da alegria
Um sorriso de graça
Um sorriso solto
Um sorriso expontâneo
Um sorriso precioso
Um sorriso sincero
No olhar de uma criança
Um sorriso maduro
No olhar de um jovem eterno
Um sorriso materno
Vendo o seu sonho se multiplicando
Um sorriso
Fazendo acontecer outro sorriso
Um sorriso
Dois sorrisos
Três sorrisos
Temos assim uma família
Várias famílias
Vários sorrisos
Sorria
O sorriso é de graça
Mas é como se valesse bilhões
Vindo de quem a gente gosta
Dois irmãos
Somos unidos por uma aliança
feita de sangue
impossível de quebrar.
Os momentos e circunstâncias
nos fazem mais fortes
e mais unidos!
Nós não podemos
escolher nossos irmãos
e Deus me deu os melhores.
Eu tenho dois tesouros
dois professores e amigos
tão iguais e tão diferentes
dois irmãos!
MAPA-MUNDI
Certas coisas eu aprendo
Uma espanta, outra confunde
Não localizo um paraíso
Nesse imenso mapa-mundi
Quero ser de qualquer país
Quero que o amor inunde
Onde houver corações hostis.
A paz vencendo onde haja guerra
Um rei que crie uma lei que diz:
"Pra ser um lar basta ser terra."
Mais flores que armas nas mãos
Mais sorrisos que carrancas
Ser irmão para nossos irmãos
E uma só bandeira toda branca.
Nosofobia
Vê se você para e pensa
Ter ciúme é uma doença
E eu sofro de nosofobia
Sua descrença é uma dor intensa
Uma incurável alergia.
Nosso amor caiu em crises
Sem cairmos em deslizes
Ficas de bico, só porque passei da hora
De papo e chope eu não abdico
Passa o tempo, lá eu fico
E isso assim demora.
Como é que eu posso, me diz
Ao lado teu ser feliz
Se teu ciúme, é demais, demais!
De tudo você se queixa
Mas nem lucrando me deixa
E ainda leva minha paz. A minha paz!
Vê se você para e pensa
Ter ciúme é uma doença
E eu sofro de nosofobia
Sua descrença é uma dor intensa
Uma incurável alergia.
Quem ama, em seu bem confia
Qual um cego no seu guia
Não fantasia que o outro pula a cerca
Não dou motivo para ser tratado assim
Se você gosta de mim
Se encontre e não me perca.
Como é que eu posso, me diz
Ao lado teu ser feliz
Se teu ciúme, é demais, demais!
De tudo você se queixa
Mas nem lucrando me deixa
E ainda leva minha paz. A minha paz!
Nome de flor
Dália, é uma flor de tantas cores...
Dália tem também os seus olores.
Enfeitam infinitos jardins.
Dália é nome de flor,
Mas é também nome de amor.
Amor de criança irmã
Que comigo de mãos dadas cresceu.
Choramos juntas na madrugada
E até mesmo no romper do dia.
Na triste tarde calada nossas lágrimas
Juntas caíam parecendo que choveu.
Dália, nome de flor, de olhares de afã.
Dália, flor... Dália irmã!
Os sonhos de uma nação não se alcançam pela Guerra
Eu vi uma nação inteira, com objetivos comuns,
lutando por paz, justiça, direitos e Democracia.
E depois vi a mesma nação disseminando o ódio
entre seus próprios irmãos por terem divergências
de pensamentos. Mas o que seria mesmo a Justiça,
os direitos, a Democracia?
- Relacionados
- Frases para conquistar uma mulher e impressioná-la
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Mensagem para uma pessoa especial
- Mensagem para uma amiga especial
- Uma mensagem para alguém especial
- 57 mensagens de falecimento para confortar uma perda
- 27 poemas de bom dia para celebrar uma nova manhã
